Estratégias poderosas para revisar TCC dos seus estudantes

compartilhe

Precisa corrigir tcc dos seus alunos e não sabe como otimizar esse processo? Vem conferir nossa lista com 6 dicas!


Sumário:

  1. Mantenha anotações para corrigir o tcc
  2. Revisão da linguagem
  3. Leia mais de uma vez
  4. A corrigir o TCC, atenção ao detalhes
  5. Lembre-se de incentivar o aluno
  6. A Mettzer tem ferramentas para ajudar na correção do TCC

Para ajudar no trabalho de corrigir o tcc e revisão dos problemas e poder enfim encerrar o processo de produção do trabalho, separamos algumas dicas para os orientadores.

A revisão é uma das etapas mais importantes na produção de um trabalho acadêmico.

Ao realizá-la em conjunto com o aluno, o professor garante que o resultado final está afinado com as expectativas e cumpre com as exigências, evitando a passagem de pequenos erros e garantindo a aprovação do TCC, cumprindo seu dever de orientador.

Mas nem tudo é tão simples assim.

O TCC é uma modalidade longa de texto e diversos erros podem acabar passando despercebidos graças a descuidos.

Mantenha anotações para corrigir o tcc

Tomar notas é uma parte importante da revisão de um TCC. Nem sempre podemos confiar na memória, e portanto uma folha de anotações detalhadas é importante.

Anote cada pequeno detalhe: número de citações e extensão destas, quantas vezes são repetidas as palavras chaves do trabalho, até mesmo quantas vezes as informações mais importantes são reapresentadas. Isso será um auxílio caso algo tenha que ser cortado ou substituído dentro do trabalho.

É importante lembrar a importância de manter essas anotações organizadas e facilmente compreensíveis pelo aluno, pois qualquer comunicação errada pode atrasar o processo e forçar a necessidade de mais uma revisão que poderia ser evitada.

Revisão da linguagem

Um ponto importante, mas muitas vezes deixado de lado na revisão é o questionamento sobre se o trabalho apresenta a linguagem adequada a um TCC.

Muita vezes o aluno está desacostumado com a produção de trabalhos acadêmicos e acaba tendo problemas em ser objetivo.

Use um marcador de texto ou as ferramentas do editor de textos no computador para destacar no corpo do texto os locais em que o orientado foi prolixo ou redundante.

O resultado final pode ser um TCC mais curto em número de páginas, mas será mais fácil de compreender e, portanto, mais útil a quem for ler o trabalho no futuro.

Leia mais de uma vez

O ideal é fazer ao menos duas leituras: uma mais leve, procurando apenas entender o que está sendo discutido, e uma mais pesada, levantando questionamentos a cada passagem.

O uso de múltiplas leituras ajudará a impedir os pequenos detalhes de saírem do controle, em especial ao se fazer análises de diferentes profundidades.

Enquanto uma revisão mais leve irá beneficiar o entendimento geral e deixará claro se o trabalho é relevante e compreensível, uma leitura mais questionadora irá ajudar a encontrar as pequenas falhas na lógica ou na argumentação que poderiam causar problemas posteriores.

É importante, enquanto orientador, ajudar o aluno a blindar seu TCC de questionamentos sobre a forma como a conclusão foi alcançada e a dupla leitura na revisão é a única forma de garantir isto.

A corrigir o TCC, atenção ao detalhes

Um TCC é um conjunto de informações e argumentos conectados por diversas ferramentas de apresentação de dados, tais como tabelas, imagens e citações.

É preciso atenção redobrada aos detalhes, pois o autor do trabalho pode ter deixado escapar algum detalhe por estar imerso na pesquisa, o que o impossibilita de enxergar as coisas de todas as perspectivas.

É trabalho do orientador, durante a revisão, apontar os equívocos com relação a esses detalhes.

Confira se a autoria das citações está corretamente atribuída, verifique se as tabelas estão coerentes e compreensíveis. Se assegure de que as imagens estão com qualidade o suficiente para serem entendidas e se suas legendas não são redundantes com relação ao material apresentado nelas.

Lembre-se de incentivar o aluno

É importante ter na cabeça que o TCC em fase de revisão é o resultado de um longo processo de dedicação e esforço por parte do aluno.

Por mais que a relação entre orientador e aluno deva ser encarada com profissionalismo, é preciso lembrar que se trata de alguém nos passos finais da realização de um sonho. Dessa forma, é importante ter um certo cuidado para evitar criticar sem elogiar.

Por sorte, esse é um dos problemas mais fáceis de ser resolvidos da revisão do TCC para um orientador. Basta anotar elogios em meio às críticas e deixar claro quais foram os pontos fortes do trabalho apresentado, reforçando para o aluno que apesar de haver necessidade de correções no seu trabalho, ele também realizou um grande número de coisas da forma correta.

A Mettzer tem ferramentas para ajudar na correção do TCC

Não sei se você já conhece, mas a Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

Formatação automática nas normas da ABNT

editor de texto da Mettzer é uma ferramenta para escrever, editar e formatar trabalhos nas normas da ABNT. Os estudantes podem começar o trabalho a partir de um modelo pronto.

Toda estrutura e formatação nas normas da ABNT e APA é automática:

  • Fazer títulos, listas, sumários, citações e referências de forma automática
  • Verificar se cometeu algum tipo de plágio
  • Com o histórico de versões os alunos não correm o risco de perder o trabalho
  • Importar o conteúdo do Word e formatar o trabalho em minutos
  • Exportar o trabalho em PDF ou docx

Ou seja, é possível economizar tempo com a correção de formatação dos trabalhos e focar só no mais importante: que é o conteúdo do trabalho.

Orientação online

A plataforma da Mettzer é um espaço para fazer toda orientação de trabalhos de forma online — sem aquelas trocas infinitas de e-mails.

  • Fazer comentários pontuais ao longo do trabalho
  • Trocar mensagens online entre estudantes e professores
  • Fazer trabalhos em grupo
  • Fazer avaliação de trabalhos

E aí, o que achou da ideia?

Faça um teste gratuito por 7 dias. Nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade