Tudo sobre a Scopus, a maior base de dados de resumos e citações do mundo.
Não é mais novidade a importância que os artigos de periódicos têm para a produção científica no mundo. Especialmente diante da facilidade de acesso e segurança de informação que eles trazem em relação aos livros e aos artigos de internet.
É aí que entra a Scopus, a maior fonte global de resumos e citações de revistas científicas, livros e publicações.
Já deu para perceber que não dá para ficar fora dessa assunto né? Então vem ver 🙂
O que é Scopus?
De forma geral, a Scopus é o maior banco de dados de resumos e citações de literatura com revisão por pares. Ou seja, de artigos para revistas científicas, livros e publicações de congressos e outros eventos.
Em outras palavras, a Scopus fornece um panorama abrangente da produção de conhecimento científico mundial de diversas áreas do conhecimento: Ciências Sociais, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências da Saúde e por aí vai.
Além disso, a Scopus disponibiliza ferramentas inteligentes para monitorar, analisar e visualizar pesquisas científicas. Isso porque, além das publicações, é possível ter acesso aos dados bibliográficos de quem escreveu e o número da publicação.
Um ponto importante é que, cada vez mais, a Scopus têm se tornado global, interdisciplinar e colaborativo.
Atualmente, a Scopus compreende cerca de 36.377 títulos (22.794 títulos ativos e 13.583 inativos), de aproximadamente 11.678 editores. Esses títulos abrangem três tipos diferentes de fontes: periódicos, série de livros e periódicos comerciais.
É, portanto, uma base internacional com uma ampla representação da produção científica na América Latina.
Como se não bastasse, a Scopus também uma base de dados de pesquisadores e pesquisadoras. Isso porque cataloga todas as pessoas autoras dos artigos que faz indexação e atribui um identificador a cada uma delas: o Author ID.
Para quê a Scopus serve?
A Scopus é especialmente importante para quem está na fase de pesquisar fontes de pesquisa para seu referencial teórico. Afinal de contas, ela é uma ótima (e segura!) fonte de consulta para elaborar trabalhos.
Você já deve saber que nenhum trabalho começa do zero, né? Pra construir a sua fundamentação teórica, você precisa partir de ideias de outras pessoas que já escreveram sobre o mesmo tema.
A forma de incorporar ideias de outras pessoas no seu trabalho é através de citações, que são referências às informações extraídas de outros trabalhos, como livros, filmes, sites, artigos. Quer dizer, outras fontes que já escreveram sobre o seu assunto,
Então, são as citações que dão a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico firme e técnico. Ou seja: as citações são uma parte fundamental da tua pesquisa, porque elas garante a confiabilidade e qualidade técnica do trabalho.
É aí que a Scopus têm um papel fundamental. Já que eles proporcionam acesso gratuito e livre a diversos conteúdos para desenvolver as pesquisa.
O que é Scopus Author ID?
O Scopus Author ID é um identificador atribuído às pessoas autoras, de forma automática, assim que publicam dois ou mais artigos em revistas indexadas pela Scopus.
Ou seja: o identificado da Scopus distingue uma pessoa autora das demais, atribuindo-lhe um número exclusivo para, em seguida, agrupar todas as suas publicações indexadas na Scopus.
A partir do Author ID, a Scopus registra todas as informações e dados que a pessoa autora informa no momento da submissão dos artigos. É por isso que, na verdade, cria-se um perfil da pessoa pesquisadora.
Você deve apenas prestar atenção para manter sempre a mesma forma de citação de seu nome e de sua afiliação na instituição para evitar a criação de mais de um perfil na Scopus.
Para que serve o Scopus Author ID?
De forma resumida, a partir dos dados do Scopus, a pessoa pesquisadora pode obter o seu total de citações e seu índice H (ou h-index).
Apenas para esclarecer, o índice H é uma proposta de quantificar a produtividade e o impacto das pessoas cientistas, com base em seus artigos mais citados.
O índice H também classifica as pessoas numa perspectiva coletiva, já que o seu número reflete o maior número de artigos publicados que receberam a mesma quantidade de citações.
Por exemplo: uma pessoa com índice h = 5 tem cinco artigos publicados que receberam pelo menos cinco citações
Qual é a importância da Scopus para uma pessoa pesquisadora?
O Scopus é uma ótima opção de fonte de pesquisa e vou te mostrar o porquê:
1. Acessar fontes confiáveis e relevantes
Em primeiro lugar, as informações dos periódicos vêm de pessoas pesquisadoras, que seguem uma estrutura básica e um método científico para caracterizar uma conhecimento científico.
Por esse motivo, são fontes de pesquisas de alta qualidade e relevância. Isso é fundamental em um trabalho acadêmico.
2. É muito fácil de pesquisar
O Scopus funciona de forma bastante simples e intuitiva. É bem possível que você não tenha dificuldades de pesquisar e encontre as informações que precisa muito mais rápido.
3. Categorização e classificação
Através dos Scopus Author é possível verificar o perfil de cada pessoa pesquisadora e seus artigos publicados e indexados pela Scopus.
Além disso, através do ID cria-se uma categorização e classificação dessas pessoas, a partir do nível de produtividade acadêmica.
A Mettzer também pode te ajudar na pesquisa de novas bibliografias
Pois bem. Agora você já sabe como funciona a Scopus e pode começar a sua pesquisa de referências bibliográficas.
Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet.
Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?
É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?
Ótima notícia: eu tenho a solução. Nisso a Mettzer pode te ajudar.
A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.
Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.
Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.
Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.
Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.
E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂
Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.
Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.
É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.
Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.