O tópico frasal é o resumo da ideia central dos parágrafos. Na prática, é o que se usa para iniciar um argumento. Vem saber mais.
Sumário
- O que é tópico frasal?
- Qual é a diferença entre ideia-chave e tópico frasal?
- Tipos de tópico frasal
- Como fazer tópico frasal?
- A importância do tópico frasal
- A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória científica mais leve
Para escrever um boa redação, seja ela pro Enem ou pra algum trabalho acadêmico, você deve ficar por dentro da organização da estrutura do texto. Isso é fundamental para fazer com que o texto fique claro e objetivo.
Sendo assim, você precisa saber o que é e como fazer um tópico frasal. Que nada mais é do que a introdução da ideia central em cada parágrafo do texto.
É sobre isso que vamos falar aqui. Então, vamos lá. O objetivo desse artigo é refletir sobre o que é tópico frasal e, especialmente, como desenvolver esse tipo de recurso em seus textos.
O que é tópico frasal?
A primeira pessoa que usou o termo “tópico frasal” foi o gramático Othon Moacyr Garcia, em seu livro “Comunicação em Prosa Moderna“, em 1967.
Em sua definição, tópico frasal é “um ou dois períodos curtos iniciais que contêm a ideia-núcleo do parágrafo em texto dissertativo, descritivo ou narrativo“.
Em outras palavras, é o resumo da ideia central dos parágrafos de argumentação. Então, na prática, é a estrutura textual que as pessoas precisam usar para iniciar uma argumentação.
Ou seja, é a primeira frase do parágrafo que compreende seu argumento principal. Isso significa que cada parágrafo contém um tópico frasal próprio.
Tipos de tópico frasal
1. Tópico Frasal Descritivo
O tópico frasal descritivo é a frase de abertura de um parágrafo de descrição que é bastante particular em termos de uma pessoa, lugar, coisa ou cenário. É um agrupamento de detalhes que são ordenados de uma maneira que ajuda a pintar uma imagem extremamente gráfica para o leitor.
Exemplo de Tópico Frasal Descritivo:
“Havia muita luz natural no quarto, das grandes janelas, iluminando as cores pastel das paredes.”
Variações e Usos:
Pode ser usado em tipos de escritos que têm como objetivo fazer o leitor imaginar uma imagem ou uma atmosfera, como na escrita descritiva de um trabalho literário, ou em relatórios em que se deseja descrever visualmente algo. Pode ser feito para corrigir estados emocionais ou situações históricas.
2. Tópico Frasal Narrativo
O tópico narrativo deixa claro que a sequência será uma narrativa ou uma história. É mais comumente empregado em ensaios narrativos e em trabalhos que são realizados.
Exemplo de Tópico Frasal Narrativo:
“Na manhã do seu aniversário, João levantou-se muito cedo, cheio de expectativas pelas surpresas que viriam.”
Variedades e Usos:
É mais frequentemente usado em texto narrativo, crônica e ensaios para agarrar o leitor e envolvê-lo na narrativa. Pode ser da variedade elementar, mostrando uma ocorrência solitária, ou de uma ocorrência encadeada de variedade.
3. Tópico Frasal Expositivo
Uma frase de tópico frasal expositivo é uma frase de tópico que declara um fato ou uma explicação. É uma das classes de frases de tópicos que são empregadas em um artigo de redação que visa informar.
Exemplo de Tópico Frasal Expositivo:
“O plástico precisa ser reciclado para reduzir lixo e para salvar o mundo.”
Variações e Usos:
Usado principalmente em ensaios, artigos e outros tipos de discurso informativo, cujo objetivo principal é informar. Pode variar em complexidade, como a descrição de palavras, até descrições de objetos e processos.
4. Tópico Frasal Argumentativo
A frase do tópico frasal argumentativo é aquela que mostra a tese argumentativa mais importante, a qual é argumentada no parágrafo em que a mesma é encontrada. Este é um dos elementos chave de um texto argumentativo-expositivo, já que é através dele que se procura convencer o destinatário de algo.
Exemplo de Frase de Tópico Argumentativo:
“Uma política pública de transporte sustentável é um dos elementos centrais na luta contra as mudanças climáticas.”
Variações e Usos:
Usado proeminentemente em ensaios de admissão, editoriais e ensaios, para fins de argumentação. Um tipo flexível que tem a capacidade de trazer à tona o argumento de ambos os lados de um tópico.
Qual é a diferença entre ideia-chave e tópico frasal?
Frequentemente, as pessoas confundem ideia-chave com tópico frasal. No entanto, tratam-se de conceito diferentes.
A ideia-chave é o conjunto de palavras-chave que se relacionam ao contexto do texto. Se o tema do texto for trabalhos acadêmicos de direito, por exemplo, a ideia-chave pode ser: trabalho acadêmico; direito; trabalho de direito.
O tópico frasal, como você já sabe, é o resumo da ideia central do assunto que o parágrafo vai desenvolver em seguida.
Tipos de tópico frasal
Também na perspectiva de Othon Moacyr, apesar de existirem muitas formas de se escrever um tópico frasal, 60% deles se enquadram em uma dessas seis classificações:
Declaração inicial
O primeiro tipo de tópico frasal é a declaração inicial — que é uma ideia muito impactante e forte, tanto na forma positiva quanto negativa.
Ou seja, é o resumo da ideia central na primeira frase. Nas seguintes, a pessoa autora pode desenvolver e justificar o argumento central.
Nesse ponto, é necessário tomar certo cuidado para que as ideias secundárias sejam relevantes e, de fato, justifiquem a ideia central.
Caso contrário, pode dar a impressão que faltou unidade no parágrafo ou, pior, que não existem argumentos suficientes para desenvolver o tópico frasal.
Olha só esse exemplo:
“O ambiente escolar pouco estimula o jovem brasileiro. De acordo com a pesquisa feita pela Unicef em 2018, 3.5 milhões de estudantes foram reprovados ou abandonaram as escolas do Brasil”.
A declaração é a parte em negrito. Percebe o quanto é uma ideia forte e impactante? E, depois disso, tudo que vem depois são explicações secundárias que se relacionam à primeira frase.
Definição
O tópico frasal é do tipo definição quando ele apresenta o conceito de uma palavra relevante para o tema. Olha só esse exemplo:
Além do conceito, o tópico frasal por definição também serve para informar qual é o sentido que a palavra tem para o texto.
Sendo assim, as pessoas usam esse tipo apenas quando é uma palavra desconhecida (e, por isso, é necessário conceituar) ou quando é uma palavra que tem um sentido específico.
Olha só esse exemplo:
“A palavra intolerância tem o sentido de falta de habilidade ou vontade de reconhecer as diferenças como válidas, mas sua aplicação mais comum tem acontecido com o significado de rejeição, separação, diferenciação e preconceito”.
Mais do que simplesmente conceituar a palavra “intolerância”, o tópico frasal serviu para informar o que a pessoa autora entende sobre isso e qual é a forma que o texto vai lidar com esse conceito.
Contraste ou comparação
No tópico frasal de contraste ou comparação, a pessoa autora apresenta ideias opostas ou faz comparação entre elementos que são importantes para o texto.
Ou seja, é quando a pessoa autora precisa diferenciar ou apontar semelhança entre dois ou mais assuntos relevantes para o contexto textual.
Quando é uma comparação bem feita, o contraste é uma forma interessante e criativa para instigar a pessoa leitora e contextualizar o parágrafo.
Esse exemplo mostra bem essa ideia:
“De um lado, pessoas desmotivadas, sem tempo e sem saúde para se exercitar. Por outro lado, as atividades físicas são a ferramenta mais poderosa de promover saúde e bem-estar. Esse é o paradoxo do contexto do sedentarismo no país”.
O contraste e a comparação são claros a partir das expressões “de um lado” e “por outro lado”. O contexto mostra a comparação: da mesma forma que os exercícios podem promover saúde física e mental, as pessoas não têm condições de fazê-los.
Divisão
A divisão, por sua vez, tem a função de criar uma sistematização entre conceitos que se relacionam ao assunto. Ou seja, a ideia é criar uma forma de esquematizar o assunto a partir dos elementos.
Por isso, é um tipo bastante utilizado em temas que têm etapas de realizações, por exemplo:
“Para fazer o bolo de cenoura com chocolate, é necessário: fazer a massa do bolo, assar, fazer e colocar a cobertura. Todas essas etapas são muito importantes para o resultado final”.
Mas nem sempre são etapas. Às vezes serve para fazer a divisão por fases como:
“Hoje em dia, as pessoas estão mais atentas ao roteiro pré-estabelecido vida de: nascer, crescer, casar, ter filhos e morrer. Nem sempre é isso que elas querem para a vida”.
Como você pode perceber, é bastante comum usar dois pontos em tópicos frasais por divisão. Os dois pontos anunciam a divisão.
Alusão história
A alusão histórica é uma forma de começar o parágrafo contextualizando a pessoa leitora sobre o tempo e o espaço do texto.
O intuito da alusão história deve ser trazer uma explicação ou sustentar um ponto de vista. Não se deve usar só para enfeitar o texto, muito menos para encher linguiça. Ele deve ter um propósito claro e importante.
Vamos ao exemplo:
“Após a pandemia do Covid-19 no começo de 2020, o mundo inteiro ficou sob alerta diante de tamanha crise, que reestruturou toda a organização da sociedade”.
Pois bem. A referência à pandemia do Covid-19 dá o contexto necessário para se falar de crises que reestruturam a organização da sociedade.
Interrogação
Por fim, a última forma de construir um tópico frasal é a partir de uma pergunta. O objetivo principal, nesse caso, é fazer com que a pessoa leitora entre no texto a partir de um questionamento.
No entanto, é importante dizer: todas as perguntas feitas devem ser respondidas no próprio texto. Não deixe a pessoa leitora com uma dúvida sem resposta, ok?
Aqui está um exemplo de tópico frasal desse tipo:
“O programa Bolsa Família realmente ajuda as famílias brasileiras? A nova versão do programa tem pagamento médio de R$ 705,40 por família e consiste em transferência direta e indireta de renda”.
Como fazer tópico frasal?
De forma inevitável, sempre que você for escrever um tópico frasal, deve prestar atenção no projeto do texto: qual é a estrutura que deve ter? quais são as ideias de cada parágrafo de desenvolvimento?
Para começar, você precisa saber que cada parágrafo contém um tópico frasal próprio. Ou seja, você vai precisar fazer o tanto de tópicos suficientes para todos os parágrafos do texto.
Além do mais, após o tópico frasal, você deve continuar o texto aprofundando o que foi apresentado como sendo a ideia central.
Essa deve a estrutura principal do parágrafo: TÓPICO FRASAL + APROFUNDAMENTO
Depois dessa organização, você precisa sintetizar o assunto de forma clara e objetiva. Sempre discutindo a ideia central do parágrafo.
Ainda, o tópico frasal devem ser apenas duas frases curtas. Não mais que isso. Mas podem ser frases afirmativas, negativas ou interrogativas.
A importância do tópico frasal
A importância do tópico frasal é principalmente construir um texto coerente e organizado. Afinal de contas, ao elaborar um bom tópico frasal, aumentam as chances de elaborar um parágrafo coeso e, principalmente, repassar a mensagem desejada.
Além do mais, a partir de bons tópicos frasais e ótimos parágrafos, os capítulos do texto também ficarão bons. É uma cadeia, em que um elemento depende do outro para funcionar bem.
A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória científica mais leve
O processo de pesquisa pode ser muito gratificante e acolhedora, quando feita de forma coletiva e com afeto. E sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer!
Para começar, a plataforma da Mettzer tem um editor de texto que formata todo trabalho, de forma automática, nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.
Mas não é só isso. Nós somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico e da pesquisa científica.
Ou seja, nós criamos um fluxo de trabalho de pesquisa de ponta a ponta: desde o planejamento, a redação, a padronização, a orientação online, a publicação e a verificação de plágio.
Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias.
Junte-se a + de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias! Juntos (as) somos mais fortes 🙂
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.