Conectivos de Desenvolvimento: Sua Importância no Trabalho

compartilhe

Os conectivos para desenvolvimento servem principalmente para dar clareza às ideias propostas no texto. Quer entender como funciona?


Sumário

  1. O que são conectivos para desenvolvimento? 
  2. Qual a importância de usar conectivos para desenvolvimento?
  3. Quando usar conectivos para desenvolvimento?
  4. Tipos de conectivo para desenvolvimento
  5. Dicas de como aprender a usar conectivos de desenvolvimento

Você já deve saber que escrever uma boa redação é muito importante para garantir uma vaga na universidade e também se manter nela.

Afinal, todos os trabalhos acadêmicos precisam que você escreva um texto como, por exemplo, o próprio TCC e as monografias. Mas também outros trabalhos mais simples como resenhas e resumos.

Assim, usar conectivos de forma correta vai te ajudar muito na escrita de redações de processos seletivos e, se for o caso, na redação do ENEM ou de outros vestibulares.

No entanto, para fazer um bom texto, você precisa ter domínio de alguns mecanismos linguísticos. É aqui que entram os conectivos para desenvolvimento.

Afinal, você sabe o que são conectivos para desenvolvimento? Para quê servem? Qual é a sua importância?

Eu preparei para você um artigo para explicar sobre isso e também vou te dar algumas dicas de como usá-los em seus textos. Vem comigo 🙂

O que são conectivos para desenvolvimento? 

Os conectivos para desenvolvimento são palavras que unem frases, orações, períodos e parágrafos. Assim, os conectivos permitem que haja uma sequência de informações com coesão textual.

Além disso, servem para te ajudar a expressar suas ideias e proporcionar sentido entre todos os parágrafos. Logo, fornecem a coerência textual necessária em seu texto.

Dependendo de sua classe, eles acabam tendo funções diferentes, como: adição, conclusão, comparação, oposição e outros fatores.

Visto isso, os conectivos para desenvolvimento são importantes para o desdobramento das suas ideias expostas no texto, especialmente para evitar a repetição de palavras e para deixar a leitura mais fluida.

Qual a importância de usar conectivos para desenvolvimento?

Para que você possa apresentar suas ideias em um texto de modo claro e compreensível à pessoa que está lendo, é muito importante que você use os conectivos para desenvolvimento. 

São eles que vão garantir que quem está lendo tenha uma leitura descomplicada, e também, ajuda no entendimento da mensagem que você quer transmitir em seu texto.

Como você viu, os conectivos são importantes para a coesão e coerência textual. A coesão textual é o mecanismo linguístico que permite a conexão entre as partes do texto. E a coerência é responsável pela organização lógica do texto, em que as ideias presentes nos textos se relacionam entre si.

Por fim, é importante ter em mente que para que suas ideias fiquem organizadas, a estrutura também precisa estar. Logo, os conectivos de desenvolvimento são essenciais para estruturar o seu texto.

plataforma

Quando usar conectivos para desenvolvimento?

Você já sabe que os conectivos são usados para conectar enunciados, frases e muitos outros elementos textuais.

Ou seja, você precisa usá-los para articular suas ideias no texto como, por exemplo, a construção de sequências discursivas, a estruturação do texto e a mensagem que você quer passar para a pessoa que está lendo. 

No entanto, cada conectivo tem um significado diferente do outro. Então, ao escrever, é necessário prestar atenção aos conectivos e suas variações.

Então, é importante fazer uma revisão do texto e também conhecer os diferentes tipos de conectivos da língua portuguesa.

Tipos de conectivo para desenvolvimento

Os conectivos para desenvolvimento servem para a continuação da ideia que você quer transmitir em seu texto. Veja alguns exemplos que você pode usar:

ConectivoExemplo
Em primeiro lugarEm primeiro lugar, o combate à discriminação religiosa é de suma importância;
Por exemploPor exemplo, o atual presidente do Brasil venceu democraticamente
Da mesma formaDa mesma forma, pesquisas mostram a necessidade de reflexão sobre a mortalidade infantil
Por outro ladoPor outro lado, pesquisas mostram a necessidade de

Dicas de como aprender a usar conectivos de desenvolvimento

Escrever não é uma tarefa fácil. Não por menos, é necessário muito aprendizado e paciência para evoluir na escrita.

Mas, isso tem que partir da pessoa e sua dedicação à confecção de textos.

Aqui vou te dar algumas dicas de como utilizar os conectivos sem dificuldade. É fácil, eu prometo.

Leia muito

A leitura é muito importante para quem quer escrever. Não somente para quem quer escrever textos dissertativos ou crônicas.

Afinal de contas, através da leitura, é possível se deparar com diferentes tipos de escritas e vocabulários variados.

Isso cria uma versatilidade literária indispensável para escrever bem. Em outras palavras, leia tudo que for possível.

Estude muito

Estudar os diferentes conectivos de redação e seus respectivos significados é muito importante para se adequar aos diferentes contextos.

E, da mesma forma, isso cria versatilidade na hora de escrever.

Enriqueça seu vocabulário

A partir da leitura e estudo de textos é possível descobrir novas palavras e ampliar o vocabulário.

Diante disso, o uso de conectivos de redação, para os diferentes tipos de gêneros textuais são muito importantes para a progressão de ideias. Tendo em mente seus variados tipos, com certeza você irá se dar bem. 

Então agora, é papel e caneta na mão e dá-lhe na escrita!

Conte com a Mettzer em seus trabalhos

Quer anotar tudo o que aprendeu aqui? Com a Mettzer, você pode fazer as anotações de suas aulas de forma rápida e gratuita.

O melhor de tudo é que você pode acessar as anotações de todos os lugares, de qualquer celular ou computador.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho

Se interessou? Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade