Os conectivos para desenvolvimento são utilizados para dar clareza a ideia que foi proposta no texto, entenda como funciona.
Sumário
- O que são conectivos para desenvolvimento?
- Qual a importância de usar conectivos para desenvolvimento?
- Quando usar conectivos para desenvolvimento?
- Tipos de conectivo para desenvolvimento
- Dicas de como aprender a usar conectivos de desenvolvimento
Escrever uma boa redação é muito importante para garantir aquela vaga em uma universidade e também se manter nela.
Afinal, todos os trabalhos acadêmicos utilizam a produção textual como, por exemplo, o próprio TCC e as monografias.
Assim, utilizar conectivos de forma correta vai te ajudar muito na escrita de redações de processos seletivos, como para redação do ENEM ou de outros vestibulares.
Mas, para fazer um bom texto, você precisa ter domínio de alguns mecanismos linguísticos. Por isso, é fundamental saber o que são conectivos para desenvolvimento e como usá-los em seu texto.
Afinal, você sabe o que são conectivos para desenvolvimento? Eu preparei para você um artigo para explicar sobre isso e também vou te dar algumas dicas de como usá-los em seus textos. Vem comigo 🙂
O que são conectivos para desenvolvimento?
Os conectivos para desenvolvimento são palavras que unem frases, orações, períodos e parágrafos. Assim, os conectivos permitem que haja uma sequência de informações com coesão textual.
Além disso, servem para te ajudar a expressar suas ideias e proporcionar sentido entre todos os parágrafos. Logo, fornecem a coerência textual necessária em seu texto.
Dependendo de sua classe, eles acabam tendo funções diferentes, como: adição, conclusão, comparação, oposição e outros fatores.
Visto isso, os conectivos para desenvolvimento são importantes para o desdobramento das suas ideias expostas no texto, especialmente para evitar a repetição de palavras e para deixar a leitura mais fluida.
Qual a importância de usar conectivos para desenvolvimento?
Para que você possa apresentar suas ideias em um texto de modo claro e compreensível à pessoa que está lendo, é muito importante que você use os conectivos para desenvolvimento.
São eles que vão garantir que quem está lendo tenha uma leitura descomplicada, e também, ajuda no entendimento da mensagem que você quer transmitir em seu texto.
Como você viu, os conectivos são importantes para a coesão e coerência textual. A coesão textual é o mecanismo linguístico que permite a conexão entre as partes do texto. E a coerência é responsável pela organização lógica do texto, em que as ideias presentes nos textos se relacionam entre si.
Por fim, é importante ter em mente que para que suas ideias fiquem organizadas, a estrutura também precisa estar. Logo, os conectivos de desenvolvimento são essenciais para estruturar o seu texto.
Quando usar conectivos para desenvolvimento?
Você já sabe que os conectivos são usados para conectar enunciados, frases e muitos outros elementos textuais.
Ou seja, você precisa usá-los para articular suas ideias no texto como, por exemplo, a construção de sequências discursivas, a estruturação do texto e a mensagem que você quer passar para a pessoa que está lendo.
No entanto, cada conectivo tem um significado diferente do outro. Então, ao escrever, é necessário prestar atenção aos conectivos e suas variações.
Então, é importante fazer uma revisão do texto e também conhecer os diferentes tipos de conectivos da língua portuguesa.
Tipos de conectivo para desenvolvimento
Os conectivos para desenvolvimento servem para a continuação da ideia que você quer transmitir em seu texto. Veja alguns exemplos que você pode usar:
Conectivo | Exemplo |
Em primeiro lugar | Em primeiro lugar, o combate à discriminação religiosa é de suma importância; |
Por exemplo | Por exemplo, o atual presidente do Brasil venceu democraticamente |
Da mesma forma | Da mesma forma, pesquisas mostram a necessidade de reflexão sobre a mortalidade infantil |
Por outro lado | Por outro lado, pesquisas mostram a necessidade de |
Dicas de como aprender a usar conectivos de desenvolvimento
Escrever não é uma tarefa fácil. Não por menos, é necessário muito aprendizado e paciência para evoluir na escrita.
Mas, isso tem que partir da pessoa e sua dedicação à confecção de textos.
Aqui vou te dar algumas dicas de como utilizar os conectivos sem dificuldade. É fácil, eu prometo.
Leia muito
A leitura é muito importante para quem quer escrever. Não somente para quem quer escrever textos dissertativos ou crônicas.
Afinal de contas, através da leitura, é possível se deparar com diferentes tipos de escritas e vocabulários variados.
Isso cria uma versatilidade literária indispensável para escrever bem. Em outras palavras, leia tudo que for possível.
Estude muito
Estudar os diferentes conectivos de redação e seus respectivos significados é muito importante para se adequar aos diferentes contextos.
E, da mesma forma, isso cria versatilidade na hora de escrever.
Enriqueça seu vocabulário
A partir da leitura e estudo de textos é possível descobrir novas palavras e ampliar o vocabulário.
Diante disso, o uso de conectivos de redação, para os diferentes tipos de gêneros textuais são muito importantes para a progressão de ideias. Tendo em mente seus variados tipos, com certeza você irá se dar bem.
Então agora, é papel e caneta na mão e dá-lhe na escrita!
Conte com a Mettzer em seus trabalhos
Quer anotar tudo o que aprendeu aqui? Com a Mettzer, você pode fazer as anotações de suas aulas de forma rápida e gratuita.
O melhor de tudo é que você pode acessar as anotações de todos os lugares, de qualquer celular ou computador.
Além do mais, a Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.
Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.
Se interessou? Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂
Graduando de Letras e literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Gosta muito da área de comunicação, pois, é através dela que podemos dar voz à ciência.