Como começar uma redação: dicas para você arrasar em seu texto

compartilhe

Quando vamos escrever, começar o texto é uma das tarefas mais difíceis. Neste post você vai aprender como começar uma redação. Vem comigo!


Sumário

  1. Qual a importância de saber começar uma redação?
  2. Tipos de redação
  3. Afinal, como começar uma redação?
  4. Exemplos para começar uma redação
  5. Passo a passo de como fazer uma redação

Saber como iniciar uma redação pode ser fundamental para alcançar um bom desempenho na escrita.

Por isso, se você está se preparando para o Enem, vestibular, concurso público ou qualquer processo seletivo, é importante não deixar passar as orientações que preparamos neste material. 

Esteja pronto para registrar todas as estratégias e sugestões que vamos compartilhar. Sem mais demora, vamos começar. Vem comigo.

Qual a importância de saber começar uma redação?

Para você começar uma redação, primeiramente, você precisa focar na introdução do seu texto. Por isso, também é necessário entender a importância de um começo cativante. 

Claro que o meio e o fim da sua redação são importantes, porém, o início também tem um peso importante. Isso, por dois motivos:

Prende a atenção da pessoa leitora

A pessoa leitora geralmente decide se vai continuar a leitura do texto logo no começo, sendo assim, é crucial despertar o interesse dele nesse momento. 

Começar a redação de forma impactante é fundamental para capturar a atenção de quem está lendo e despertar nele a curiosidade de seguir adiante na leitura do seu texto.

Resumo do conteúdo

A introdução do texto é responsável por apresentar o tema que será explorado e isso permite que a pessoa leitora compreenda o assunto e acompanhe o desenvolvimento do conteúdo com mais facilidade.

 O início do texto é uma parte fundamental para garantir que quem está lendo compreenda o que será abordado e possa se engajar na leitura do texto.

Tipos de redação

É importante lembrar que a construção da introdução de uma redação pode variar de acordo com o tipo de texto que está sendo produzido. 

Por isso, é fundamental ter em mente os diferentes gêneros textuais e suas características específicas para descobrir como iniciar uma redação de forma adequada. 

Abaixo, apresentamos os principais tipos de redação e suas características.

Descritiva

A redação descritiva consiste em um tipo de texto utilizado para descrever uma pessoa, objeto ou situação, sendo construída a partir das observações e impressões da pessoa autora.

Quando se trata de elementos concretos, como características físicas, objetos, cores e dimensões, é denominada de redação descritiva objetiva.

Já quando envolve opiniões pessoais, transforma-se em uma redação descritiva subjetiva.

Dissertativa

A redação dissertativa é um dos modelos de texto mais utilizados em vestibulares, processos seletivos e concursos públicos, sendo inclusive o tipo de texto adotado pelo ENEM.

Nesse formato de redação, a autora discorre sobre um tema e apresenta sua opinião acerca do assunto abordado

Existem dois tipos de abordagens que podem ser adotadas:

  • A redação dissertativa: que se baseia no uso de argumentos para defender a tese apresentada;
  • E a dissertativa-expositiva: que utiliza dados e informações com o objetivo de informar o leitor sobre o tema discutido.

Narrativa

A redação narrativa é um tipo de texto que conta uma história, que pode ser tanto real como fictícia. 

Ela é composta pelo narrador, que pode ser em primeira ou terceira pessoa, e envolve elementos como enredo, personagens, tempo e espaço em que a história se passa.

Afinal, como começar uma redação?

Uma das partes mais desafiadoras na escrita de um texto é o início. As primeiras palavras podem ser as mais difíceis de se encontrar, mas assim que você começa a escrever, tudo pode se tornar mais fácil. 

Se você também tem dificuldade em começar sua redação, há diversas frases e palavras que podem ser utilizadas como ponto de partida. 

Além disso, é importante evitar clichês, palavras e frases muito comuns que podem diminuir a credibilidade do texto.

Nesse sentido, utilizar conectivos adequados pode ser uma boa opção para construir uma introdução, desenvolvimento e conclusão coerentes.

Alguns exemplos de conectivos são:

  • Primeiramente;
  • Em primeiro lugar;
  • Antes de mais nada;
  • Antes de tudo;
  • Acima de tudo;
  • Para começar;
  • Sobretudo;
  • Principalmente;
  • Primordialmente.

Alusão histórica

Utilizar uma alusão histórica na introdução pode ser uma forma interessante de começar uma redação. 

Para isso, é necessário apresentar um fato histórico que tenha relação com o tema abordado e conectá-lo com a realidade atual, estabelecendo uma comparação relevante.

Citação

A citação é uma ferramenta útil e interessante para iniciar uma redação, já que pode contribuir para o desenvolvimento do conteúdo.

No entanto, é importante que a citação escolhida seja relevante e esteja diretamente relacionada ao tema abordado no texto, de forma a estabelecer uma conexão clara entre as ideias apresentadas.

formatação

Exemplos para começar uma redação

Agora que você viu na teoria como é feito o começo da redação, vou te mostrar alguns exemplos de introdução que você pode se inspirar e pôr em prática nos seus textos.

Exemplo 1

“O conceito “cidadania multiladas”, do geógrafo brasileiro Milton Santos, explicita que a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social. A partir dessa perspectiva, é possível observar que a realidade contemporânea brasileira se distancia desse ideal democrático , uma vez que inúmeros indivíduos ainda permanecem em uma situação de invisibilidade acarretada pela ausência do registro civil – o qual atua como uma ferramenta de garantia de acesso à cidadania no país. Desse modo, é essencial analisar os principais propulsores desse contexto hostil: o descaso governamental e a falta educacional.”

Exemplo 2

“Uma referência quando o assunto é democracia é a antiga cidade grega Atenas, onde surgiu essa forma de governo com a participação popular na política e a valorização da cidadania, a qual, contudo, era bastante restrita, visto que excluía mulheres, estrangeiros e escravos. Nesse sentido, é possível observar que o Brasil atual vive uma situação análoga à ateniense, dado que, mesmo sendo uma democracia…”

Passo a passo de como fazer uma redação

Agora que você já está familiarizado com algumas técnicas para iniciar sua redação, é hora de abordarmos um passo a passo completo que abrange todas as etapas da produção textual. 

A seguir, apresentaremos dicas valiosas que vão te ajudar a escrever um texto de qualidade, desde o começo até o fim.

Faça um rascunho

Uma maneira recomendada de iniciar um texto é por meio da elaboração de um rascunho. 

Nele, é possível incluir todas as ideias e considerações acerca do tema, tais como suas próprias crenças, o que já foi escrito sobre o assunto e tudo o que você deseja abordar na redação. 

Pode-se criar o rascunho em formato de lista ou de outras maneiras que facilitem a compreensão de todas as suas ideias sobre o tema.

Transforme suas ideias em argumentos

Para construir uma redação coerente, é importante estruturá-la de forma argumentativa, o que envolve a organização das ideias em tópicos.

O primeiro tópico é sempre para à introdução, que desperta o interesse do leitor ao apresentar o tema. 

Em seguida, é necessário abordar os principais argumentos no desenvolvimento, organizando-os em parágrafos distintos.

Tenha uma conclusão coerente

Finalizar uma redação pode ser desafiador, uma vez que existem diversas características para conclusão, tais como: 

  • Não apresentar nenhuma ideia nova sobre o tema;
  • Oferecer soluções para o assunto abordado;
  • Proporcionar alguma reflexão;
  • Retomar o que já foi discutido. 

É importante lembrar que um texto deve ter uma estrutura bem definida, composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Para encerrar sua redação de forma adequada, é fundamental deixar claro que o assunto foi finalizado.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de todos os universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento, modelo de tese e também, nosso gerador de resumo.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade