Ensaio clínico: o que você precisa saber sobre essa importante etapa da pesquisa médica

compartilhe

Ensaio clínico é uma pesquisa médica que avalia a eficácia e segurança de tratamentos em seres humanos. Quer entender como funciona? Leia nosso post


Sumário

  1. O que é um ensaio clínico?
  2. Objetivos do ensaio clínico
  3. Fases do Ensaio clínico
  4. Roteiro para delinear um ensaio clínico

Na pandemia, costumávamos nos perguntar “Por que a vacina demora tanto?”. Bom, além do atraso que o governo teve na época. É bem provável que tivemos que contar com diversos ensaios clínicos.

Se você é da área da saúde, já deve saber que ensaios clínicos ajudam muito na busca por informações sobre os efeitos clínicos, farmacológicos e adversos de medicamentos.

Além de avaliarem a segurança e eficácia do tratamento, através da análise da absorção, distribuição e excreção do medicamento pelo organismo.

Para um bom desenvolvimento de um medicamento, conta-se com diversas etapas.

Quer entender melhor? Vem comigo 🙂

O que é um ensaio clínico?

Os ensaios clínicos são usados para avaliar a segurança e eficácia de novos produtos, novas formulações, associações de produtos já existentes ou  novas indicações clínicas de produtos aprovados.

Antes de realizar um ensaio clínico em seres humanos, é necessário conhecer os aspectos químicos, farmacológicos, mecanismos de ação e toxicidade do produto em testes pré-clínicos. 

O modelo de desenho epidemiológico de ensaios clínicos é sempre prospectivo, e envolve a administração de uma intervenção teste e uma intervenção de comparação em dois ou mais grupos de comparação previamente definidos. 

Durante o seguimento, parâmetros clínicos e laboratoriais é avaliado de acordo com critérios de interesse previamente definidos. 

Os grupos de comparação devem ser semelhantes em todos os aspectos, exceto pelo tipo de intervenção recebida, e as características biológicas e clínicas dos indivíduos selecionados devem ser independentes dos produtos administrados.

No exemplo abaixo, vemos como é feito o processo do ensaio clínico.

ensaio clinico

Objetivos do ensaio clínico

É importante que o objetivo do ensaio clínico tenha uma definição clara antes do início da investigação, especificando detalhes como o produto, dose, forma de administração, tipo de paciente, efeito esperado e parâmetros medidos.

Uma definição precisa do objetivo do estudo é crucial para o delineamento da pesquisa, cálculo do tamanho da amostra, procedimentos de monitoramento dos participantes e interpretação dos resultados finais.

Em alguns casos, pode ser possível estabelecer objetivos principais e secundários, dependendo dos efeitos avaliados.

Fases do Ensaio clínico

Agora que você entendeu como funciona, é importante entender o que o ensaio clínico se divide em 4 etapas, que são:

Fase I

A fase inicial do ensaio clínico, conhecida como Fase 1, consiste na administração do medicamento em teste em seres humanos pela primeira vez

Esta fase envolve a participação de 10 a 30 voluntários saudáveis que não apresentam a doença que está sendo estudada. Durante a Fase 1, contém várias avaliações em diferentes doses do medicamento, realizados testes de segurança e verificada a interação com o uso de outras drogas e álcool.

O objetivo principal desta fase é descobrir se o medicamento apresenta toxicidade para os seres humanos e se causará muitos efeitos adversos.

Fase II

A Fase 2 do ensaio clínico envolve a participação de indivíduos que possuem a doença que está sendo estudada, sendo geralmente convocados entre 70 e 100 participantes. 

Nesta fase, o objetivo é verificar a capacidade do medicamento em estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos, sendo administrado em dezenas de participantes.

Além disso, faz-se uma coleta de mais dados de segurança e avaliada a eficácia do novo medicamento.

Fase III

A Fase 3 do ensaio clínico é a mais significativa, com um número considerável de participantes envolvidos, podendo chegar de 100 a 1000 indivíduos. 

Nesta fase, realiza-se um estudo randomizado, onde um grupo recebe o medicamento em teste e outro grupo recebe uma substância sem eficácia, conhecida como placebo. 

Nem os pacientes nem os pesquisadores sabem qual grupo recebeu qual tratamento. O objetivo desta fase é descobrir se o medicamento é seguro e eficaz, sendo uma etapa crucial para a aprovação do medicamento pelas agências reguladoras.

Caso o medicamento for eficaz, um relatório é enviado para a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para a avaliação do estudo e posterior do registro.

Neste relatório, deve estar incluso: as informações da doença, a forma como a mediação atuará no corpo, restrições, reações, formas de aplicação e cuidados.

Fase IV

Na Fase 4 do ensaio clínico, os resultados obtidos na Fase 3 são confirmados em uma amostra ainda maior da população doente. Assim, faz-se uma monitoração de longo prazo dos riscos e benefícios do medicamento. 

Nesta fase, também é comparado o perfil do novo medicamento com outros já existentes no mercado. Além disso, novas indicações para o medicamento identificadas.

Assim, a pesquisa clínica é fundamental para o desenvolvimento de novos medicamentos para tratar doenças, inclusive aquelas menos conhecidas. 

No entanto, é importante seguir as recomendações dos órgãos sanitários e não utilizar medicamentos por conta própria, sem orientação médica adequada.

plataforma

Roteiro para delinear um ensaio clínico

Agora que você viu o que é e como funcionam as etapas do ensaio clínico, vou te guiar em como delinear o roteiro para o seu ensaio. Siga as dicas a seguir:

Formule com clareza o questionamento do trabalho

  • No planejamento de um ensaio clínico, é essencial definir claramente os objetivos, incluindo o tipo de intervenção que será utilizada (como dose, via de administração e duração), as características dos pacientes que receberão a intervenção (incluindo a doença de base). Logo, o tempo e o método de seguimento, a variável que será utilizada para avaliar o efeito da intervenção, a magnitude da diferença que se pretende detectar entre os grupos de intervenção e o poder estatístico necessário para alcançar esse objetivo.

Esclareça questões éticas

  • Descreva os procedimentos para a obtenção do consentimento informado;
  • Estabeleça as regras de decisão para retirada dos participantes do estudo e para
  • interromper o estudo 
  • Deixe claro os riscos e benefícios da intervenção, e também o tipo de assistência médica garantida aos participantes;

Defina os critérios de elegibilidade e a definição de caso

  • Características demográficas (sexo, idade, etc.);
  • Testes laboratoriais, exame clínico;

Faça a descrição das intervenções

  • Produto químico, procedência;
  • Via de administração, dose, tempo;
  • Procedimentos para a avaliação da aderência ao protocolo.

Pontue os métodos para recrutamento e alocação dos participantes à intervenção

  • Fonte de seleção dos participantes;
  • Alocação dos participantes à intervenção: aleatorização simples, estratificada, em bloco;
  • Mascaramento: duplo-cego, triplo-cego

Descreva a metodologia para seguimento dos participantes

  • Estratégias utilizadas para minimizar as perdas de seguimento durante o estudo
  • guarda de códigos, critérios para quebra de códigos

Faça o calculo do tamanho da amostra

  • Especifique o tamanho mínimo da diferença que se espera detectar entre os grupos de intervenção;
  • Certifique-se da factibilidade do estudo em termos logísticos e de tempo de recrutamento dos participantes.

Descreva as etapas para análise de dados

  • Na especificação do estudo, é importante indicar os parâmetros avaliados, como proporções e médias, bem como os métodos estatísticos utilizados para a análise das características dos grupos de estudo e os efeitos da intervenção;
  • Deve-se esclarecer qual será o tipo de análise adotada, como a análise de intenção de tratamento, análise de pessoas/tempo, análise de sobrevida e análise intermediária, e também definir quais subgrupos serão avaliados durante o estudo

Conte com a Mettzer em seus trabalhos

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de todos os universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento, modelo de tese e também, nosso gerador de resumo.

Assim, fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade