Licenciatura presencial e à distância: Veja qual a melhor opção para você

compartilhe

A licenciatura é uma modalidade de curso superior cujo enfoque está na educação, permitindo aos licenciados que trabalhem no ensino fundamental, médio e profissionalizante sobre a área do conhecimento em que se formou.


O que é licenciatura?

O principal foco da licenciatura é formar professores e educadores.

Deste modo, o conteúdo desse curso superior combina matérias específicas da área escolhida (Matemática, Letras, Física, História, Geografia, etc.) com disciplinas ligadas à educação, como Didática, Metodologia de Ensino, Políticas Educacionais, Gestão Escolar, etc.

Quem se forma em licenciatura obtém o título de licenciado e pode dar aulas em escolas públicas ou particulares, no ensino fundamental ou médio.

De modo geral, a licenciatura é para aquele estudante que pretende dar aulas na Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio ou Profissionalizante).

Por isso, deve-se preparar para lecionar o que aprendeu em sua área do conhecimento. Os cursos costumam durar entre 4 e 5 anos.

As principais licenciaturas estão relacionadas às disciplinas ministradas nos colégios de Educação Básica, como Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, etc.

Licenciatura e bacharelado

A principal dúvida é entre os cursos de licenciatura e bacharelado, já que alguns cursos dessas modalidades possuem a mesma base curricular inicial nas faculdades.

Há casos em que o aluno de licenciatura passa a ter um conteúdo diferente de quem faz bacharelado somente após um determinado momento do curso, por exemplo na educação física.

Na licenciatura, também é comum que o aluno passe a estudar disciplinas relacionadas à Pedagogia, Didática e Psicologia, que o habilita a ministrar aulas.

Licenciatura plena

A licenciatura plena é fornecida por universidades, centros universitários ou instituições não universitárias de educação superior, com desígnio de formar docentes para a educação básica.

Segundo o artigo 7º da Resolução CNE/CP Nº 1, de 30.09.1999, os cursos de licenciatura plena ministrados pelos Institutos Superiores de Educação, podem ser de dois tipos:

  • O curso normal superior, para licenciatura de profissionais em educação infantil e de professores para os anos iniciais do ensino fundamental.
  • E os cursos de licenciatura destinados à formação de docentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, organizadas em habilitações polivalentes ou especializadas por disciplina ou área de conhecimento.

Ambos deverão ter duração mínima de 3.200 horas, computadas as partes teóricas e práticas. Além desses, nos termos da Resolução CNE No 2/97, poderão ser desenvolvidos programas especiais de formação pedagógica, destinados a portadores de diploma de nível superior que desejem ensinar nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio, em áreas de conhecimento ou disciplinas de sua especialidade.

anotações de aula
anotações de aula

Diferença de licenciatura e bacharelado

A principal dúvida é entre os cursos de licenciatura e bacharelado, já que alguns cursos dessas modalidades possuem a mesma base curricular inicial nas faculdades.

Há casos em que o aluno de licenciatura passa a ter um conteúdo diferente de quem faz bacharelado somente após um determinado momento do curso, por exemplo na educação física.

Na licenciatura, também é comum que o aluno passe a estudar disciplinas relacionadas à Pedagogia, Didática e Psicologia, que o habilita a ministrar aulas.

Desta forma, o grau de bacharel ou bacharela é concedido para o estudante graduado em algum curso de bacharelado. É, por isso, focado em formar profissionais que desejam atuar no mercado de trabalho da profissão escolhida.

Um exemplo é o curso de Direito. Alguém portando o diploma de bacharel em direito pode atuar como advogado, juiz, promotor e tantos outros cargos na área da Justiça.

Diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo

Estrutura e grade curricular dos cursos de licenciatura

Cada curso de licenciatura tem uma estrutura específica relacionada ao seu objetivo.

Por exemplo, uma licenciatura em Matemática terá matérias como Cálculo e Estatística, enquanto uma licenciatura em Letras terá matérias como Literatura Brasileira, Gramática e Teoria da Literatura.

Duração e Carga Horária do Curso

Os cursos de Licenciatura duram em média 4 anos ou oito semestres e variam de acordo com a área escolhida.

A carga horária do curso é de 3.640 horas aula, incluindo atividades extra curriculares, aulas presenciais e estágios.

Grade comum

Entretanto, as licenciaturas em geral, independentemente da área de conhecimento, tem uma carga horária considerável de disciplinas de cunho pedagógico, voltadas às técnicas de ensino, teorias de aprendizagem e didática, por exemplo.

Já que, além de aprender acerca do tema, um licenciado precisar aprender a passar esse conhecimento e adaptá-lo para seus receptores.

Os componentes que formam a grade curricular de um curso de Licenciatura têm o objetivo principal de transformar o estudante em educador e para isso são exigidas disciplinas básicas para todas as áreas.

Os cursos, geralmente, são divididos em módulos.
Para melhor visualizar, trouxemos alguns módulos como exemplo.

Inicialmente, o módulo Formação Básica Geral compreende aproximadamente a 630 horas da carga horária total.

Outro módulo é o de Formação Específica do Profissional da Educação e possui 1.470 horas.

Assim, é neste módulo que o estudante adquire conhecimento das particularidades de sua disciplina e as matérias correspondentes.
O terceiro módulo é o de Diversificação ou Aprofundamento, que promove a prática da teoria já estudada e utiliza 540 horas da carga horária total. As atividades complementares, ou extra curriculares, têm duração de cerca de 200 horas e aparecem em um módulo separado.

Por último, temos o módulo de Práticas Pedagógicas de Ensino, no qual o estudante aprende a lecionar e ministrar aulas específicas, colocando em prática o conhecimento adquirido, a fazer o uso de didáticas para facilitar a aprendizagem e também a utilizar dos recursos tecnológicos em seus planos de aula e projetos pedagógicos.

Exemplos de matérias iguais

Dentre as matérias que costumam ser de tronco comum, selecionamos algumas, mas, a nomenclatura pode mudar de acordo com a instituição de ensino:

  • Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
  • Cultura Brasileira
  • Didática
  • Educação Ambiental
  • Educação Especial
  • Filosofia da Educação
  • História da Educação no Brasil
  • Libras: Linguagem Brasileira de Sinais
  • Metodologia Científica
  • Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
  • Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem

Cursos encontrados na modalidade licenciatura

Confira a seguir alguns cursos que são oferecidos em grau de licenciatura em instituições de ensino superior por todo o Brasil:

  • Artes Cênicas
  • Artes Visuais
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Sociais
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Matemática
  • Música
  • Pedagogia
  • Teologia
  • Turismo

Empregabilidade

O investimento na educação é muito importante para o desenvolvimento de uma nação e de um futuro melhor, assim, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os profissionais da área de Educação estão entre os que têm maior taxa de empregabilidade.

Entretanto, o mercado de trabalho para professores está se tornando cada vez mais exigente.

Atualmente, a procura tem aumentado para profissionais da educação que fazem uso dos recursos tecnológicos, didáticos e pedagógicos com a finalidade de inovar a educação e repassar o conhecimento de forma interativa e prazerosa.

Desta forma, o profissional da educação precisa estar sempre atualizado sobre novos métodos de ensino e aprendizagem.

Áreas de trabalho para licenciatura

Lecionar é a atividade principal do licenciado, mas há outros lugares além da sala de aula onde o profissional pode atuar, principalmente se investir em especializações. Conheça algumas das opções:

  • Administração escolar
  • Ensino a distância
  • Centros de pesquisa
  • Editoras
  • Consultorias
  • Institutos de pesquisa
  • Serviço público
  • ONGs

Ademais, quem se graduar em Licenciatura pode atuar de acordo com a especialização que possui, como, por exemplo, lecionar na Educação Básica em escolas particulares ou públicas.

Além de atuar em centros de Ensino; tornar-se pesquisador em instituições privadas ou públicas que possuam projetos de pesquisa em educação; Fornecer consultoria sobre didática e planejamento escolar; Lecionar em cursinhos pré-vestibulares públicos ou privados que preparam alunos para entrarem no Ensino Superior.

Licenciatura e pedagogia

O curso de pedagogia é considerada uma licenciatura sobre a licenciatura

Isto porque é um curso focado especialmente no ato de lecionar.

Deste modo, todas as licenciaturas têm Pedagogia em suas grades, justamente porque essa área do conhecimento envolve métodos de ensino e absorção do conhecimento.

O licenciado em Pedagogia é habilitado a dar aulas no ensino infantil e fundamental (até o 5o ano), e também pode realizar uma série de outras atividades, como coordenação e orientação educacional.

Quem é pedagogo geralmente tem enorme interesse por ensinar e entender os mecanismos da aprendizagem.

Licenciatura à distância (ead)

Atualmente há várias licenciaturas em formato de Ensino à distância (ead), em muitos campos do conhecimento.

Neste sentido, se você tem o objetivo de fazer uma licenciatura e não possui tempo ou disponibilidade para estudar presencialmente, esta é uma ótima opção.

A validade do diploma não tem diferença em relação à modalidade presencial, mas, para isso, a faculdade ou universidade deve ser autorizada pelo MEC a oferecer o curso.

Universidades que oferecem cursos de licenciatura a distância

Atualmente existem no Brasil cerca de 157 universidades públicas e privadas autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de Licenciatura a distância.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece cursos de Licenciatura a distância gratuitos para professores da rede pública.

Busque o site do MEC para conhecer todas as opções de cursos licenciados.

Complementação pedagógica ou licenciatura?

Inicialmente a complementação pedagógica foi criada originalmente com a intenção de formação de professores em caráter emergencial.

Mas desde sua criação (Resolução CNE/CEB Nº 02/97) tem formado graduados não licenciados (bacharéis ou tecnólogos) que queiram se habilitar para ministrar aulas na educação básica.

É importante frisar que é um curso exclusivo para bacharéis e tecnólogos.

É um curso reconhecido e garantido como formação de professores para o ensino básico (Art. 61 e 63 Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 , Lei n°13.415, de 16 de Fevereiro de 2017 e Art. 14 Decreto n° 8.752 de 9 de Maio de 2016).

Nos cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados (Art. 14 Resolução n° 2, de 1° de Julho de 2015), por isso, a carga horária mínima é de 1.000 a 1.400 horas de efetivo trabalho acadêmico.

Depende da equivalência entre o curso de origem e a formação pedagógica pretendida.

É necessário também 300 horas de estágio curricular supervisionado.

O concluinte da complementação pedagógica tem garantido o direito a registro profissional equivalentes à Licenciatura Plena (Art. 10 da Resolução CNE/CEB Nº 02/97).

Para isso é importante que seja feita em uma instituição devidamente credenciada pelo MEC.

A licenciatura R2 ou segunda licenciatura atende graduados que já tenham licenciatura, independentemente da área de formação.

Deste modo é indicado para licenciados que queiram mudar a área específica de formação. Por exemplo, um licenciado em matemática que queira dar aulas de química.

A carga horária (Art. 15 Resolução n° 2, de 1° de Julho de 2015) também é variável.

No mínimo 800 horas a 1.200 horas, dependendo da equivalência entre a formação original e a nova licenciatura.

E também é necessário 300 horas de estágio curricular supervisionado.

Editor de formatação automática nas normas da ABNT

Qualquer graduação, seja ela bacharelado ou licenciatura, vai depender de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que poderá ser uma monografia, artigo científico ou tantos outros tipos de trabalhos de acordo com a instituição.

Portanto, de qualquer forma você vai precisar das normas da ABNT, e assim, vai precisar também do Mettzer, o melhor editor do mercado que formata automaticamente qualquer trabalho de acordo com as normas da ABNT, pronto para entregar!

Teste agora mesmo!

compartilhe

2 comentários em “Licenciatura presencial e à distância: Veja qual a melhor opção para você”

  1. Olá, boa tarde, Tudo bem?
    O motivo deste e mail é saber se vocês estão interessados em conteúdos sobre pedagogia, cultura e música. Meu nome é Pedro Guimarães  e sou produtor de conteúdo.
    Os assuntos que desenvolvo para blogs de faculdades atualmente são:
    Música como recurso pedagógico, cultura digital, inteligências múltiplas, métodos ativos em aulas online, educação inclusiva e outros 

    Além de meu currículo, estou enviando os links de minha tese de mestrado e alguns artigos acadêmicos que desenvolvi para faculdade Uniplena.
    file:///C:/Users/Positivo/Downloads/3379-12402-1-PB%20(5).pdf

    Obrigado, Abs.Pedro 

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade