E agora? Qual escolher entre licenciatura ou bacharelado?

compartilhe

Entenda de uma vez por todas a diferença entre licenciatura e bacharelado.


Sumário

  1. Primeiramente, a graduação
  2. O que é bacharelado?
  3. O que é licenciatura?
  4. Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado?
  5. Qual é melhor licenciatura ou bacharelado?

Bom, se você está na dúvida de como escolher entre licenciatura ou bacharelado, deixa eu te ajudar.

Sem dúvida, o primeiro ponto é entender o que significa, de fato, cada um desses tipos de curso de graduação. E qual, afinal, é a diferença entre eles.

Depois disso, vai ficar muito mais fácil escolher. Bora lá? 🙂

Primeiramente, a graduação

Antes de continuar, é necessário dar um passo pra trás. Você não pode ter dúvidas sobre o que é graduação, já que é a base dos dois tipos de curso.

A graduação é o nome dado ao primeiro nível de formação universitária, que pode ser feita em uma universidade ou em uma faculdade. Independentemente de ser no formato presencial ou à distância.

Ao concluir o curso, o diploma dá à pessoa graduada o direito de exercer a profissão, realizar pesquisas ou dar aula sobre a área de estudo.

Também fornece a habilitação para seguir a vida acadêmica e fazer uma pós-graduação (seja lato sensu ou mestrado e doutorado). Esse seria, portanto, um próximo passo no Ensino Superior.

Quais os tipos de graduação que existem?

Nesse sentido, a graduação é uma categoria única. Existe três tipos de cursos que integram a graduação: bacharelado, licenciatura e tecnológica.

Ou seja: bacharelado e licenciatura são dois tipos diferentes de um curso de graduação. Guarda essa informação, ok?

O que é bacharelado?

O curso de bacharelado tem o foco de formar pessoas profissionais que desejam atuar no mercado de trabalho da profissão. O diploma de bacharelado fornece o grau de bacharel ou bacharela à pessoa graduada.

Em outras palavras, é um curso generalista. Ou seja: é o tipo de graduação que permite que a pessoa trabalhe em diversas áreas dentro da sua especialidade.

A maior parte das graduações nas universidades brasileiras concede o bacharelado em todas as áreas do conhecimento: Ciências Exatas, Ciências Tecnológicas, Ciências Humanas, Ciências Sociais aplicadas, Ciências Biológicas e da Saúde e por aí vai.

Entre os cursos de bacharelado estão:

Então, por exemplo, em um curso de graduação em Direito, a pessoa graduada torna-se bacharel ou bacharela em Direito e pode exercer a profissão no mercado de trabalho.

O que é licenciatura?

O curso de licenciatura, por outro lado, tem o foco de formar pessoas professoras e educadoras.

Sendo assim, o plano de ensino do curso combina matérias específicas da área (Matemática, Letras, Física, História, Geografia…) com disciplinas ligadas à educação, como didática, metodologia do ensino, políticas educacionais, gestão escolar e por aí vai.

O resultado disso é que as pessoas que se formam em licenciatura obtém o título de licenciada e podem dar aulas em escolas públicas ou particulares, no ensino médio ou fundamental.

Então, de forma geral, a licenciatura é para aquelas pessoas que querem dar aula na Educação Básica.

Os principais cursos de licenciatura são:

  • Ciências Biológicas ou Biologia
  • Ciências Sociais
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Geografia
  • Física
  • História
  • Letras
  • Matemática
  • Química

Quer dizer, uma pessoa formada em um curso de licenciatura de Educação Física, por exemplo, pode dar aulas de Educação Física no Ensino Básico público ou privado.

mettzer

Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado?

Agora que você já sabe o que significa cada um desses tipos de curso, fica mais fácil entender a diferença entre eles. Mas vamos lá.

A principal diferença entre licenciatura e bacharelado é o objetivo principal do curso.

Enquanto o curso de bacharelado tem o objetivo de formar pessoas para exercer específica profissão no mercado de trabalho (empresas públicas e privadas), o curso de licenciatura forma pessoas professoras e educadoras.

Além disso, alguns cursos, como Matemática, Letras, Geografia, Física e por aí vai, têm os dois tipos de habilitação: licenciatura e bacharelado. Nesse caso, no início do curso você deve optar por uma delas.

Nesse ponto, é importante falar que alguns cursos coincidem as disciplinas de licenciatura e bacharelado. Especialmente no começo do curso em que ambos precisam ter uma base teórica sobre a área.

Depois disso, no plano de ensino de licenciatura começam as disciplinas referentes à pedagogia, como didática e metodologia do ensino.

É o caso, por exemplo, do curso de Educação Física que tem formação de bacharelado e licenciatura. Em média, no primeiro ano do curso todas as disciplinas são basicamente as mesmas. Depois disso, vão se distinguindo a partir dos objetivos.

Qual é melhor licenciatura ou bacharelado?

Então, não é possível responder qual é a melhor opção sem saber outras informações. Todas as respostas vão depender do seu objetivo com o curso de graduação.

Se o seu objetivo é dar aulas daquela disciplina em uma escola, por exemplo de Química ou Filosofia, você deve fazer o curso de licenciatura. Essa é, sem dúvida, a melhor opção para você.

Agora se o seu objetivo é exercer a profissão no mercado de trabalho como, por exemplo, ser um geógrafo e analisar e desenvolver dados estatísticos sobre as composições e características dos solos, você deve fazer o curso bacharelado.

Essa lógica funciona para todos os cursos que existem as duas modalidades de curso de graduação.

Você não pode confundir, entretanto, com professores universitários. Para dar aula na graduação em universidades, você precisa fazer uma pós-graduação. Nesse caso, não importa se você fez licenciatura ou bacharelado.

Pedagogia é licenciatura ou bacharelado?

Assim como muitos outros, o curso de Pedagogia é disponibilizado em duas modalidades diferentes de graduação: bacharelado e licenciatura.

Nesse caso, o curso de pedagogia bacharelado não habilita as pessoas graduadas a darem aulas no ensino básico. Sendo assim, essas pessoas podem atuar em instituições de ensino, mas em cargos administrativos, consultorias e treinamentos educativos em empresas privadas.

Psicologia é licenciatura ou bacharelado?

O curso de Psicologia é oferecido apenas na modalidade de bacharelado.

Administração é licenciatura ou bacharelado?

Assim como psicologia, o curso de administração é apenas bacharelado.

Educação Física é licenciatura ou bacharelado?

Existem as duas modalidades do curso de Educação Física: licenciatura e bacharelado. Você pode escolher.

Na licenciatura, o foco é formar pessoas profissionais para dar aulas de educação física na educação básica. No caso de bacharelado, forma-se pessoas que podem ser personal trainers, por exemplo.

Letras é licenciatura ou bacharelado?

Você pode optar por fazer curso de letras na modalidade de licenciatura ou bacharelado. Existem as duas opções.

No caso de bacharelado, pode-se trabalhar com escrita e revisão de textos, por exemplo. Na licenciatura, a pessoa pode dar aula de português.

Formatação automática de trabalhos de licenciatura ou bacharelado nas normas da ABNT

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNTnormas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de tese.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

plataforma
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade