Um guia para te ajudar a escolher um entre tantos tipos de engenharias

compartilhe

Saiba como escolher um curso entre tantos cursos de engenharias.


A gente sabe que decidir qual carreira profissional seguir é uma das etapas mais importantes da vida da pessoa.

Afinal de contas, embora possa mudar muitas vezes pelo caminho, essa decisão pode definir muitos aspectos importantes.

Se você já se adiantou e sabe que quer cursar uma das engenharias, mas ainda não sabe qual escolher, esse artigo é pra você 🙂

Antes de pensar em qualquer uma delas, você precisa entender exatamente qual é o foco de cada um desses cursos. Bora?

O que são engenharias?

Antes de mais nada, vamos começar pelo conceito geral. As engenharias são cursos que se dedicam a oferecer soluções práticas para problemas da vida cotidiana. Além disso, esses cursos envolvem muitas disciplinas das Ciências Exatas, como matemática, física e química.

De forma geral, as pessoas que se formam em uma das engenharias precisa criar soluções que sejam viáveis econômica e tecnicamente.

Nesse contexto, engenheiros e engenheiras podem atuar em áreas muito diferentes. Afinal de contas, existem muitos tipos de engenharias e é possível se especializar em diversos segmentos, como, por exemplo, no ramo da construção civil, da infraestrutura e dos transportes.

Um ponto importante é que a carreira na área das engenharias é uma das mais promissoras no país. E dados de pesquisas constataram isso.

A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) chegou à conclusão de que as engenharias estão entre as profissões com maior taxa de ocupação (cerca de 95%).

Como se não bastasse, também estão entre as cinco profissões que oferecem as remunerações mais altas do país.

Não por menos, os cursos de engenharias estão sempre entre os mais concorridos em vestibulares, Enem, Sisu e ProUni.

modelo de trabalho academico - baner

Tipos de engenharias

Para te auxiliar na escolha, é importante conhecer as características de cada um dos tipos de engenharias. Vamos lá.

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é, possivelmente, a engenharia mais conhecida no Brasil.

As pessoas profissionais da Engenharia Civil desenvolvem e gerenciam projetos de construção de obras de infraestrutura: prédios, rodovias e ferrovias.

Além disso, também são responsáveis por gerenciar a execução desses trabalhos.

Engenharia Elétrica

As pessoas profissionais da Engenharia Elétrica trabalham com tudo que envolve energia elétrica.

Então, são responsáveis por empresas de abastecimento de energia, por siderúrgicas e no desenvolvimento de projetos e equipamentos para geração de energia.

Engenharia Ambiental e Sanitário

O curso de Engenharia Ambiental destina-se à formação de pessoas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da avaliação de alterações que os seres humanos causaram no meio ambiente.

Esse processo de avaliação compreende todos os estudos de possibilidade de reversão, de prevenção, de controle de poluição e de estratégias de recuperação de sistemas ambientais.

Na área do saneamento, engenheiros e engenheiras são responsáveis pelo tratamento de esgotos, resíduos, efluentes industriais e pela gestão de recursos hídricos.

Engenharia Química

É provável que você já conheça o curso de química, certo? Pois bem. A Engenharia Química compreende a produção e o controle de reações químicas em um foco muito específico: o uso em processos industriais.

Nesse contexto, são pessoas profissionais dessa área que atuam na pigmentação de produtos têxteis por exemplo.

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção estuda todas as etapas de sistemas produtivos: projeto, implantação, melhoria e manutenção.

É por isso que são pessoas profissionais indispensáveis em todos os tipos de empresas, sejam industriais ou de serviços.

O curso de Engenharia de Produção capacita pessoas para atuar na gestão de projetos, através de planejamento, controle e redução de desperdícios.

Da mesma forma, desenvolve habilidade de organização e controle de qualidade, eficiência, flexibilidade e inovação de todos os processos.

Engenharia Agrícola

A Engenharia Agrícola trabalha com processos que se relacionam ao cultivo de plantas e à criação de animais.

O foco dessas profissionais é, portanto, encontrar maneiras de melhorar os resultados na produção agropecuária. Então, são essas pessoas que definem o melhor adubo, a melhor época para plantar, os tipos de solo para plantar cada tipo de vegetal, os equipamentos necessários e assim por diante.

Engenharia de Computação

Na Engenharia de Computação é possível seguir dois caminhos diferentes.

A primeira opção é trabalhar com o desenvolvimento de hardwares. Ou seja: na construção de computadores e gadgets (celulares e tablets, por exemplo).

No outro caminho, as pessoas engenheiras de computação podem trabalhar com o desenvolvimento de softwares. Isto é, programas, processadores de textos, editores de imagens e até jogos.

Engenharia Mecânica

Na Engenharia Mecânica, busca-se entender como e por que os mecanismos funcionam.

Isso porque profissionais dessa área atuam no desenvolvimento, construção e manutenção de todos os tipos possíveis de máquinas.

É por isso que sempre haverá uma pessoa engenheira mecânica envolvida na criação de um novo modelo de carro ou de uma geladeira nova.

Dicas de como escolher entre uma das engenharias

Agora que você já sabe o que faz cada uma das engenharias, é provável que você esteja mais perto de saber o que se encaixa melhor para você.

Para te ajudar ainda mais, aqui vão nossas dicas:

Pesquise sobre o mercado de trabalho

Ao ler sobre cada um dos cursos, você consegue ter uma base sobre as possibilidade de atuação de pessoas engenharias.

Mas é importante pesquisar como está a demanda do mercado de trabalho. Algumas condições, como situação política e econômica do país, podem influenciar nisso.

Antes de tomar uma decisão, pesquise a situação e as exigências do mercado: qual é a média salarial? qual é a possibilidade de evoluir na carreira?

Converse com profissionais e estudantes da área

Além disso, você pode conversar com quem realmente entende sobre o tema: profissionais e estudantes da área. Ninguém conhece melhor a área do que essas pessoas.

Então, visite as universidades, pesquise sobre as empresas, participe de eventos, se possível. Com certeza, essas experiências vão te apresentar perspectivas diferentes sobre o curso.

Analise as disciplinas do curso

Para ter uma ideia geral sobre o curso, é sempre bom dar uma olhada na grade curricular do curso. Analise as disciplinas da instituição que você pretende cursar. Isso pode variar bastante para cada universidade.

Pense no que vai te fazer feliz

Não adianta pesquisar por “engenharias mais bem pagas” ou “engenharias com maiores salários“. Para ser bem-sucedida, você precisa fazer o que gosta.

Por isso, você não pode deixar de analisar quais são suas preferências e suas habilidades. O que vai te fazer feliz, afinal?

Encontre bibliografias de engenharias na Mettzer

Agora que você já sabe o que são engenharias, já pode se preparar para melhorar ainda mais a sua vida acadêmica. Nesse sentido, a Mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

editor de texto
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade