NBR 5892: saiba quais são as regras da ABNT para datas especificas

compartilhe

A diretriz NBR 5892 estabelece os critérios necessários para a correta indicação da data de um documento ou evento, bem como a representação adequada das horas. Entenda mais sobre


Sumário

  1. O que é a NBR 5892?
  2. Regras gerais de apresentação
  3. Importância das datas em trabalhos acadêmicos

Um trabalho acadêmico é composto por diversas regras que provavelmente você já deve conhecer, tem regra pra tudo, fontes, linhas, parágrafos, muita coisa.

Mas sabia que também existem regras para a data e hora do seu trabalho? Pois é, essa é a função da NBR 5892.

Neste post você vai entender como ela se aplica às normas ABNT e a sua importância para o seu trabalho acadêmico. Vem comigo 🙂

O que é a NBR 5892?

A norma NBR 5892:2019 é uma regra indispensável quando se trata de indicar a data precisa de um documento ou evento, além de fornecer diretrizes para representar as horas de forma adequada. 

Essa norma estabelece requisitos claros e objetivos para garantir a correta indicação da data, permitindo uma comunicação precisa e uniforme em diversos contextos.

Com base na NBR 589, é possível evitar confusões e ambiguidades na representação das datas, garantindo que todas as partes envolvidas interpretem corretamente as informações. 

Além disso, essa norma também fornece orientações precisas para a representação das horas, permitindo uma comunicação eficiente e evitando mal entendidos.

Por fim, ela aponta os requisitos de indicação de data a hora. 

Regras gerais de apresentação

Como você já deve saber, existem regras a serem seguidas em trabalhos acadêmicos, no caso da NBR 5892 essas regras são diretamente para datas, veja:

Calendário

Documentos até o dia 4 de outubro de 1582, devem seguir o calendário juliano para, e documentos a partir do dia 15 de outubro do mesmo ano, devem usar o calendário gregoriano.

O calendário é composto por 12 meses, que se iniciam em janeiro e finalizam em dezembro, sendo que cada mês possui entre 28 e 31 dias. O dia é dividido em 24 horas.

Elementos de data

As datas devem seguir as seguintes normas, por exemplo:

Ordem: dia, mês e ano. 

Formato para números arábicos: 00.00.0000

Dia

Deve  ser  indicado  por  extenso  ou  em algarismos arábicos.

  • Exemplo 1 – quatro de julho de dois mil e vinte e três
  • Exemplo 2 – 4 de Julho de 2023
  • Exemplo 3 – 4 maio 2023

Mês

A forma correta de representar números em textos de acordo com a NBR 5892 é por extenso ou em algarismos arábicos. Também é possível abreviá-los pelas três primeiras letras, em minúsculo, seguidas de ponto.

  • Exemplo 1: 4 de Julho de 2023
  • Exemplo 2: 04.06.2023
  • Exemplo 3: 4 jul. 2023

Ano

Deve ser grafado por extenso ou em algarismos arábicos com quatro dígitos.

  • Exemplo 1 – quatro de julho de dois mil e vinte e três
  • Exemplo 2 – 4 de Julho de 2023

Elementos das horas

A ordem para representação de horas, minutos e segundos pode ser feita tanto por extenso como em algarismos arábicos.

  • Exemplo 1 Oito horas, vinte e um minutos e trinta e dois segundos
  • Exemplo 2 – 8 h 21 min 32 s
  • Exemplo 3 – 08:21:32 (hora digital)

Para melhor detalhamento da hora podemos usar essa ordem: dia, mês, ano, hora, minuto e segundo:

Exemplo:

Eclipse total do sol, em 04 de julho de 2023, às 12 h 21 min 32, 3 s.

Dias da semana

Os dias da semana podem ser grafados por extenso ou por forma reduzidas

  • Exemplo 1 – domingo; segunda-feira; terça-feira; quarta-feira; quinta-feira; sexta-feira; sábado
  • Exemplo 2 – dom.; 2ª feira; 3ª feira; 4ª feira; 5ª feira;6ª feira; sáb.
  • Exemplo 3 – dom.; seg.; ter.; qua.; qui.; sex.; sáb

Séculos e milênios

Ao expressar as indicações dos milênios por extenso, utiliza-se a forma ordinal, enquanto para os séculos, utiliza-se a forma cardinal. Na representação numérica, são empregados algarismos romanos precedendo os milênios e seguindo os séculos.

  • Exemplo 1: século vinte = século XX = séc. XX
  • Exemplo 2: segundo milênio antes da era cristã = II milênio a.C. = II mil. a. C

Ah, para referências, indicar o século em algarismos arábicos.

Importância das datas em trabalhos acadêmicos

De acordo com a NBR 5892 As datas em um trabalho acadêmico  é importante por várias razões:

Contextualização

Ao fornecer datas específicas, você situa seu trabalho em um determinado período de tempo, permitindo que os leitores compreendam o contexto histórico, social ou científico em que seu trabalho se baseia.

Assim, isso ajuda a estabelecer a relevância e a importância do seu trabalho em relação a outras pesquisas ou eventos ocorridos na mesma época.

Citações e referências

Ao citar fontes ou referências, é fundamental fornecer a data em que o trabalho original foi publicado. Isso permite que os leitores localizem e verifiquem as fontes por conta própria.

Além disso, em muitas áreas acadêmicas, as ideias e as descobertas evoluem ao longo do tempo, e é importante fornecer informações atualizadas para respaldar seus argumentos.

Precisão e verificabilidade

Incluir datas em seu trabalho acadêmico aumenta a precisão e a verificabilidade das informações apresentadas. Assim, permite que os leitores avaliem a validade e a relevância das informações, especialmente se houve algum desenvolvimento posterior que possa afetar a interpretação ou conclusões do seu trabalho.

Evitar plágio

Ao citar corretamente as fontes e fornecer as datas das publicações originais, você demonstra honestidade acadêmica e evita o plágio. Fornecer datas ajuda a diferenciar suas próprias ideias das de outros pesquisadores e fornece um registro claro das fontes utilizadas em seu trabalho.

Reprodutibilidade da pesquisa

Em trabalhos científicos, é importante que outras pessoas pesquisadoras possam reproduzir os resultados e validar as descobertas.

Então, ao fornecer as datas em que os experimentos foram conduzidos, você permite que outros pesquisadores repliquem suas etapas e verifiquem se os resultados são consistentes ao longo do tempo.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Sabia que a Mettzer é a melhor amiga de estudantes?

Isso pois, a Mettzer pode te ajudar em todas as etapas do trabalho acadêmico.

Em primeiro lugar, faz a formatação de todo trabalho nas normas da ABNT, independentemente do tipo — seja um TCC, uma monografia, uma dissertação e até uma tese.

Mas não é só isso. A Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias e veja como podemos ajudar a simplificar sua trajetória acadêmica.

E nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste, viu? 🙂

Perguntas frequentes

Como formatar datas nas normas ABNT?

De acordo com a ABNT, as datas devem ser apresentadas no formato dia/mês/ano. Utilize algarismos arábicos para o dia e o ano, e o nome do mês por extenso, sem abreviações. Exemplo: 15 de agosto de 2023.

Qual é o formato correto para apresentar datas em tabelas ou gráficos?

Ao apresentar datas em tabelas ou gráficos, é recomendado seguir o formato dia/mês/ano para garantir clareza e consistência. Além disso, é importante fornecer uma legenda adequada para a tabela ou o gráfico, explicando o significado das datas apresentadas.

Existe um estilo específico para escrever datas em referências bibliográficas?

Sim, ao referenciar fontes bibliográficas nas normas ABNT, as datas devem ser apresentadas de acordo com o formato recomendado (dia/mês/ano). Além disso, certifique-se de seguir as regras específicas para cada tipo de documento (livros, artigos, sites, etc.) e incluir todas as informações necessárias para identificar corretamente a fonte.

Como citar uma data no corpo do texto?

Ao citar uma data no corpo do texto, você pode escrevê-la por extenso ou utilizar a forma numérica, conforme preferir. Então, certifique-se de utilizar o formato recomendado pela ABNT (dia/mês/ano) e de que a data esteja clara e compreensível para os leitores.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade