Muitos alunos de graduação enxergam a banca do TCC como a última etapa na jornada acadêmica, pois depois resta apenas pegar o diploma e ingressar no mercado de trabalho. Como consequência desse tipo de pensamento, acabam nunca mais utilizando a monografia elaborada como trabalho de conclusão de curso.

O problema é que esse comportamento é um desperdício para o próprio aluno, que investiu muito tempo e trabalho na produção de uma obra que vai acabar sendo esquecida em alguma gaveta ou perdida entre os arquivos de algum computador.

Mas e se você pudesse mudar esse cenário e realmente dar uma nova utilidade para seu projeto do TCC? Pois saiba que você tem muitas possibilidades para fazer isso acontecer e sua monografia não precisa se tornar só uma lembrança dos tempos de graduação, mas ela pode se tornar útil novamente e abrir portas para novas oportunidades.

É para mostrar essas possibilidades que produzimos este post, onde vamos falar sobre outras maneiras de se aproveitar o TCC que vão muito além da apresentação para uma banca. Acompanhe ao longo dos próximos parágrafos!

Como publicar seu TCC

Uma monografia é um trabalho acadêmico denso e que, quando bem feito, pode ser reaproveitado de muitas formas. Uma dessas possibilidades de reutilização da monografia é publicá-la como um livro, algo que dá muita visibilidade ao trabalho de pesquisa e ao seu autor.

Como os livros já possuem um sólido status social, esse formato de publicação aumenta a credibilidade e a relevância do trabalho, que passa a ser acessível a um maior número de pessoas e ganha maior autoridade entre pesquisadores.

Publicar sua pesquisa em livro é academicamente interessante porque traz destaque para seu perfil profissional, promove seus conhecimentos, gera um certo prestígio e demonstra que você é especialista na sua área de atuação. Além disso, existe também um benefício financeiro, pois você estará gerando um produto real e rentável, isto é, seu livro não servirá apenas para decorar sua estante, mas ele pode ser comercializado e se tornar uma fonte de renda para você.

Para realizar a publicação do seu trabalho, existem alguns passos que você deve seguir. O primeiro deles é verificar a demanda por obras na área da sua pesquisa, pois caso o mercado já esteja saturado, será mais difícil conseguir publicar seu TCC e atrair leitores. Por outro lado, se houver uma lacuna no mercado sobre a temática do seu trabalho, será mais fácil conseguir uma editora interessada em transformar sua monografia em livro.

O segundo passo é adaptar seu material, pois ele não será publicado integralmente como está no TCC. Fazer adaptações no formato e linguagem é importante para tornar o conteúdo mais acessível à um público mais abrangente e retirar sua aparência de trabalho de faculdade. Isso quer dizer que você pode editar sua monografia para manter algumas partes da sua pesquisa apenas no trabalho acadêmico, enquanto publica no livro apenas o conteúdo que é mais interessante para um público maior.

Nesta etapa, é importante revisar todo o conteúdo e retirar jargões e conceitos que sejam muito técnicos, o que poderia limitar a compreensão do material. A revisão também é importante para identificar e corrigir erros textuais ou conceituais que possam ter passado despercebidos no processo de elaboração do TCC, mas que não seriam aceitos por uma editora.

Por fim, é preciso encontrar uma forma de publicar seu material. A maneira mais tradicional é com o auxílio de uma editora, que vai poder fornecer orientações para adequar seu material ao mercado, além de já possuir acesso à um público de nicho. Uma boa ideia para facilitar a busca por uma editora é procurar por aquelas que são especializadas na publicação de trabalhos acadêmicos e também as editoras universitárias.

Além disso, existe uma outra alternativa que é a publicação independente, ou seja, você mesmo edita, organiza e publica seu trabalho. Hoje em dia já existem formas mais econômicas para se publicar um livro fisicamente e você pode fazer uso delas, como a impressão digital, que possibilita a publicação por demanda, é menos cara e não perde a qualidade do produto final. Outra possibilidade é publicar seu trabalho digitalmente, pois a produção de um e-book é muito menos custoso e ele pode ser facilmente distribuído.

Outras utilidades para o TCC

Além da publicação em livro, existem ainda outras alternativas para se reaproveitar a monografia, como utilizá-la como base para um projeto de mestrado ou publicá-la em formato de artigo em periódicos especializados. No primeiro caso, você pode dar continuidade à investigação iniciada no TCC para criar uma proposta de pesquisa que pode servir como porta de entrada em programas de mestrado. Desse modo, sua monografia também pode ser a base da sua dissertação, lhe poupando muito tempo e trabalho de pesquisa.

Já a publicação de artigos científicos é um diferencial em qualquer fase dos estudos, já que ela é uma forma de divulgar a pesquisa, apresentar novos conhecimentos e reconhecer o autor. Para isso, o autor da monografia deve fazer adequações em seu trabalho, reescrevendo o conteúdo do TCC para que se encaixe no formato de artigo e possa ser submetido às revistas científicas.

Qualquer que seja a utilidade que você queira dar para sua monografia após o término da graduação, ela terá uma importância acadêmica, além de precisar ser editada e revisada. Para facilitar essa tarefa, você pode contar com um editor como o Mettzer, que te ajuda a formatar seu texto e ainda possui outras vantagens que um editor de texto comum não tem, como alertas por email e lembrete de metas.

Summary
Article Name
Além da graduação: veja como publicar sua monografia e por que você deveria fazer isso
Description
Aprenda outras maneiras de aproveitar seu TCC ou Monografia que vão muito além da apresentação para a banca e receber a nota final do seu curso.
Author
Publisher Name
Mettzer