Redação do ENEM: Veja as dicas e aprenda como fazer do começo ao fim

compartilhe

Entender como funciona e como deve ser a redação do ENEM, vai te ajudar a melhorar seus resultados na próxima prova. Vem ver.


Sumário

  1. Qual o tipo de texto da redação do ENEM?
  2. Estrutura da redação do ENEM
  3. Exemplo de redação nota 1000
  4. Quais são as 5 competências da redação do ENEM?
  5. Como é feita a correção da redação do ENEM?
  6. Como são os temas de redação do ENEM?
  7. 4 Dicas para tirar uma nota excelente na redação do ENEM

A redação equivale a 20% da nota total do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), principal prova de admissão à educação superior no Brasil.

Por isso, é essencial saber sobre o seu funcionamento, quais tipos de temas costumam cair e como é feita a correção.

A proposta de redação do Enem é apresentada aos candidatos com uma frase-tema, sendo geralmente ligada a um problema social presente em nosso país.

A redação do Enem é um texto dissertativo argumentativo que deve ser escrito em até 30 linhas e possuir uma proposta de intervenção.

Qual o tipo de texto da redação do ENEM?

O Enem cobra na redação um texto dissertativo-argumentativo, no qual a pessoa candidata deve, além de expor o tema, apresentar argumentos que defendam o seu ponto de vista sobre o tema proposto.

Ou seja, o estudante precisa emitir uma opinião e buscar convencer o leitor.

O vestibulando deve desenvolver uma proposta de intervenção e elencar medidas que possam sanar o problema. Para apresentar essa proposta, é necessário que a redação tenha uma fundamentação e repertórios que embasem os argumentos do candidato.

Então, o participante deve recorrer ao seu conhecimento geral de mundo ou ao que aprendeu em outras disciplinas para argumentar.

A proposta de intervenção deve ser bem detalhada e estar conectada com os argumentos desenvolvidos ao longo do texto.

Estrutura da redação do ENEM

A estrutura da redação do Enem deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão. Costuma-se dividir o texto em 4 parágrafos, apesar de não ser uma regra: um para a introdução, 2 para o desenvolvimento e 1 para a conclusão. Confira o que cada parte da redação deve ter:

Introdução

A introdução é o parágrafo inicial da sua redação e deve apresentar ao leitor o assunto que será discutido ao longo do texto. A introdução deve ter 5 linhas em média. Saiba o que colocar na introdução:

  • Chame a atenção do leitor com citações, exemplos, alusões históricas, dados, filmes, séries, livros ou músicas. Isso instiga a curiosidade do corretor.
  • Contextualize: ao inserir um repertório sociocultural que chama a atenção do leitor, você precisa relacioná-lo ao assunto da redação.
  • Defenda a sua tese: posicione-se sobre o tema e deixe claro para o leitor qual ponto de vista será discutido ao longo da redação.

Desenvolvimento

No desenvolvimento, você deve apresentar e aprofundar os argumentos que defendem a sua tese, buscando sempre convencer o leitor. Você pode dedicar 2 parágrafos para isso, com cerca de 7 linhas cada. Saiba o que inserir no desenvolvimento:

  • Use tópicos frasais para introduzir as ideias centrais dos parágrafos. As ideias secundárias devem ser apresentadas a partir do tópico frasal.
  • Desenvolva seus argumentos de forma sólida para comprovar a sua tese. Apresente todas as informações de forma crítica para mostrar autoridade sobre o assunto.
  • Faça um fechamento em cada parágrafo conectando as ideias e mostrando o sentido de terem sido abordadas.

Conclusão

A conclusão, que deve possuir cerca de 7 linhas, é o parágrafo que finaliza a sua redação. Você não deve trazer mais argumentos, mas sim conectar o que já foi exposto anteriormente e propor soluções para os problemas levantados. Saiba o que a conclusão deve possuir:

  • Sintetize a ideia principal da sua redação para trazer coerência e fechamento ao texto.
  • Apresente uma proposta de intervenção detalhada: é importante que você detalhe o agente (quem vai intervir), o que fazer, como fazer e a finalidade da medida. 
  • Retome a ideia central da introdução para tornar o seu texto ‘’redondo’’.
plataforma

Exemplo de redação nota 1000

Quais são as 5 competências da redação do ENEM?

As competências do Enem são habilidades e conhecimentos que a banca espera do candidato. São 5 critérios que guiam a correção e, por isso, devem servir como roteiro de escrita para os estudantes.

Cada competência pode atingir até 200 pontos, ou seja, uma redação nota 1000 atende a todas elas de forma completa. Confira o que cada uma das competências cobra do vestibulando:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”

Todas as competências são explicadas de forma detalhada na Cartilha do Participante, que deve ser lida de forma minuciosa por quem vai fazer o Enem e deseja tirar uma boa nota na redação!

Como é feita a correção da redação do ENEM?

Dois avaliadores fazem a correção da redação do Enem levando em conta as 5 competências citadas anteriormente. Eles atribuem notas entre 0 e 200 pontos para cada um desses critérios. A nota final é obtida através da média aritmética da soma dos pontos das competências.

Ambos desconhecem a nota dada pelo outro e, caso haja uma diferença maior que 80 pontos em uma das competências ou maior que 100 pontos na nota final, a correção é feita por um terceiro membro da banca.

Caso haja mais uma discrepância entre o terceiro corretor e os dois demais, a redação é corrigida por uma banca constituída por outros três professores, que serão responsáveis pela nota final.

Como são os temas de redação do ENEM?

Um dos maiores medos dos candidatos do Enem está ligado ao tema da redação. Todos os anos surgem palpites e especulações sobre a proposta, mas dificilmente as pessoas acertam.

Sabemos, no entanto, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) seleciona temas relacionados a problemas que afetam socialmente o Brasil.

Apesar de muitos professores cobrarem temas atuais de seus alunos, as propostas do Enem costumam ser atemporais.

Confira os temas de redação que caíram no Enem desde a sua primeira edição:

2020 impresso: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira 

2020 digital: O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil 

2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Confira também os temas de redação que já caíram no Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade:

2009 – A família contemporânea e o que ela representa para a sociedade;

2010 – Ajuda humanitária;

2011 – Cultura e mudança social;

2012 – O grupo fortalece o indivíduo?

2013 – Cooperativismo como alternativa social

2014 – O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa?

2015 – O histórico desafio de se valorizar o professor

2016 – Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil

2017 – Consequências da busca por padrões de beleza idealizados

2018 – Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil

2019 – Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças

2020 – A falta de empatia nas relações sociais no Brasil

2021 – Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde no Brasil

4 Dicas para tirar uma nota excelente na redação do ENEM

Além de dominar a estrutura e as competências avaliativas citadas anteriormente, você deve seguir mais alguns passos se quiser alcançar uma nota acima de 900 na redação do Enem. Confira as nossas dicas a seguir: 

1. Leia redações exemplares

Como citada anteriormente, a Cartilha do Participante é um documento bem completo que reúne também os textos que receberam a nota 1000 em provas anteriores, ou seja, que cumpriram todas as competências avaliativas. 

É essencial ler essas redações para entender como funcionam as competências avaliativas na prática e como a redação pode ser estruturada. Então, se você está começando a estudar agora, leia estas redações com atenção e faça anotações sobre o que achar interessante replicar. Note onde e como foram inseridos todos os elementos cobrados nas competências.

2. Leia notícias e busque repertórios

Os repertórios devem fundamentar a tese do participante e são cobrados na competência 2. É possível inserir na redação repertórios que estejam presentes na sua rotina de estudos, inclusive os populares, como filmes, séries e livros.

Portanto, você precisa ficar antenado e se atualizar diariamente, lendo notícias em portais confiáveis, escutando podcasts, compreendendo os assuntos da atualidade e adquirindo repertório por meio de séries, filmes, livros e outros. 

3. Pratique

Você precisa exercitar sua escrita para aprender a estruturar a redação do Enem. Sugerimos que você escreva, pelo menos, uma redação por semana. Assim, você chegará no Enem pronto para qualquer proposta.

Escolha semanalmente um tema, leia com atenção os textos motivadores, faça seu rascunho e passe a limpo como na prova do Enem. Não se esqueça de cronometrar o tempo que leva para fazer todo o processo, assim, você já se prepara para  tempo de prova.

4. Receba o feedback de um profissional

Dificilmente a sua escrita vai evoluir se você não souber, por meio de um profissional, em quais aspectos está errando. Então, é essencial que você envie suas redações para um professor qualificado. 

Na plataforma do Redação Online, por exemplo, você pode enviar suas redações por foto ou digitadas e receber a correção detalhada por cada competência em até três dias úteis. Acesse o site agora e comece a enviar sua redações: www.redacaonline.com.br

Lembre: ao receber as correções, você deve prestar atenção nas considerações feitas pelo professor para não repetir seus erros nas próximas redações.

Uma correção bem feita, em conjunto com o seu trabalho de percepção e não repetição dos erros, garantirá a você uma nota acima de 900 na redação do Enem, com certeza! 

A Mettzer também pode ajudar no Enem

Não sei se você já sabe, mas a Mettzer também é uma ótima aliada de estudantes e pode te ajudar no Enem.

Isso porque a Mettzer tem o melhor editor de texto para fazer as suas anotações de aula e treinar suas redações. Você pode criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar 🙂

plataforma
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade