Direto ao ponto: como fazer citação direta nas normas da ABNT?

compartilhe

Aprenda a fazer todos os tipos de citação direta nas normas da ABNT (com exemplos) e não corra mais risco de cometer plágio no seu trabalho.

Postado no dia 03 de maio de 2017. | Atualizado em 05 de julho de 2023.


Sumário

  1. O que é citação?
  2. O que é citação direta?
  3. Grifo em citação direta
  4. Citação direta curta – até 3 linhas
  5. Exemplo de citação direta curta
  6. Citação direta longa
  7. Exemplo de citação direta longa
  8. Sistema autor-data
  9. Sistema numérico
  10. Como utilizar as citações diretas nas normas da ABNT?
  11. Como fazer citações diretas de forma automática com o editor da Mettzer
  12. Vídeo passo a passo de como fazer citação na Mettzer

Ao contrário do que pensam, fazer citações nos trabalhos da faculdade não é nada complicado. Você só precisa saber a diferença entre os tipos de citações e como se deve formatar cada um dos tipos.

Então, para começar, esse artigo é para te explicar o que é citação direta e a diferença entre citação direta longa e citação direta curta.

A ideia é que, no final do texto, você saiba como fazer a formatação de todos os tipos de citação direta. Bora? 🙂

O que é citação?

Em primeiro lugar, é importante saber que a ABNT tem uma definição específica sobre o que é citação.

De acordo com a norma NBR 10520 (2002, p. 1), citação é a “[…] menção de uma informação extraída de outra fonte de pesquisa”, como livros, jornais, revistas, blogs, vídeos, etc.

Você percebeu que, para apresentar a definição de citação de acordo com a ABNT, nós utilizamos uma citação?

Pois é, elas estão em qualquer texto e dão mais confiabilidade ao que está escrito. Percebeu?

Sem contar que é a única forma de usar a ideia de outras pessoas no seu trabalho sem cometer plágio.

O foco desse post é sobre o formato de citação direta. Mas nós também temos conteúdo citação indireta, é só clicar no link 🙂

mettzer

O que é citação direta?

A citação direta é a transcrição exata das palavras da própria pessoa autora. Sem nenhuma alteração.

Então, não é uma tradução da ideia da fonte de pesquisa. Mas copiar e colar o texto na íntegra. CTRL C + CTRL V

Nesse ponto, existem dois tipos de citação direta: a citação direta curta e a citação direta longa.

Vamos conversar sobre as características de cada uma delas?

Citação direta curta – até 3 linhas

As citações diretas curtas são pedaços copiados integralmente do texto original cuja extensão não ultrapassa três linhas. O tamanho é a principal característica desse tipo de citação.

Elas devem fazer parte do texto. Ou seja, devem ser transcritas ao longo do texto e precisam estar entre aspas.

Vamos aos exemplos:

  • Segundo Anderson (2006, p. 19) “obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real.”
  • “Obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real” (ANDERSON, 2006, P. 19).

Exemplo de citação direta curta

citação direta curta

Citação direta curta na lista de referências

Além de referenciar ao longo do texto, a referência do texto original deve aparecer na lista de referências bibliográficas. A formatação é igual às outras:

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação. 14. ed. Porto Alegre: [s.n.], 2006.

Citação direta curta no editor da Mettzer

Dentro do editor da Mettzer, as citações são formatadas automaticamente nas normas da ABNT. Veja como é fácil fazer:

Citação direta curta no mettzer

Citação direta longa

Por outro lado, a citação direta longa é a transcrição de trechos maiores do texto original. O texto transcrito deve ter mais de 3 linhas.

Um ponto que precisa ter atenção é que o uso excessivo de citações diretas longas prejudica a leitura do texto. Além do mais, passa a impressão de que as ideias estão sendo apenas copiadas e não desenvolvidas e construídas.

Formatação da citação direta longa na ABNT

Além disso, a formatação é diferente:

  • Recuo de 4 cm
  • Tamanho da fonte 10
  • Não utilizar aspas.
  • O espaçamento dentre as linhas deve ser simples.
  • Deve-se deixar um espaço de 1,5 entre o restante do texto e a citação.
  • O alinhamento deve ser justificado.

Ao final da citação, deve-se acrescentar o sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano e página.

Um detalhe: indica-se com reticências entre colchetes […] a supressão de alguma parte do texto original. Os comentários ou observações também devem ser feitos entre colchetes.

Exemplo de citação direta longa

Citação direta longa na lista de referências

Assim como as citações curtas, as referências das citações diretas longas também devem ser incluídas na lista de referências bibliográficas.

Por exemplo:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 634 p.

Citação direta longa no Mettzer

No editor da Mettzer, basta selecionar todo o texto e clicar em “transformar em citação direta longa“. De forma automática, toda formatação é aplicada.

citação direta longa no mettzer

Grifo em citação direta

Caso exista algum tipo de grifo no texto original, a transcrição deve reproduzir de forma fiel, seguido da expressão “grifo do autor”.

Exemplo:

  • “São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a raças ou a outros grupos humanos” (LARAIA, 1986, p. 17, grifo do autor).

Nós também temos um post específico sobre grifo nosso. Você pode acessá-lo a partir do link.

Citação direta no sistema numérico e sistema autor-data

De fato, as citações e as referências bibliográficas andam juntas. Por isso, é importante saber qual é o sistema de referências bibliográficas que a sua instituição de ensino exige para a elaboração dos trabalhos acadêmicos.

Sistema autor-data

Quando as referências estão organizadas no sistema autor-data, deve-se fazer uma lista no final do trabalho, em uma seção especial, para todas as referências em ordem alfabética.

Neste sistema, a citação deve constar apenas o nome da pessoa autora, a página e a data de publicação. Por exemplo “Autora (2015, p. 34) ou (AUTOR, 2015, p. 34).

Sistema numérico

Já no sistema numérico, por outro lado, deve-se listar as referências de acordo com a ordem de aparição no texto, ou seja, na ordem em que você fizer as citações.

Por isso, pode-se listar as referências no final de cada página, de cada seção ou de forma completa no final do trabalho.

Neste caso, para identificar a citação utiliza-se apenas números arábicos (1,2,3…).

A citação ficaria da seguinte maneira: Segundo o Autor¹ “Fazer TCC é muito importante para se formar”.

Como fazer citações diretas nas normas da ABNT?

Em resumo, para fazer qualquer tipo de trabalho da faculdade (inclusive, TCC, monografia ou dissertação), deve-se usar teorias de outras pessoas autoras para desenvolver a parte teórica.

Quer dizer, as ideias do trabalho são fundamentadas a partir de ideias escritas por outras pessoas. Isso faz com que o trabalho tenha credibilidade e qualidade técnica.

No entanto, é importante ter atenção. Ao usar a ideia de outras pessoas, você deve formatar as citações e as referências de acordo com as normas da ABNT.

Formatar as citações de forma correta garante que você dê os créditos necessários às pessoas. E, por consequência, não cometa plágio.

Além disso, é necessário construir uma conversa entre todas as bibliografias e evitar criar uma “colcha de retalhos”. Ou seja: não se deve copiar informações de qualquer maneira, que não conversam entre si.

Em outras palavras, busque criar uma estrutura lógica e compreensível entre as ideias das pessoas autoras que você citou no trabalho.

Como fazer citações diretas de forma automática com o editor da Mettzer

A Mettzer facilita muito a vida de universitários e professores. Com a formatação das citações diretas não é diferente 😉

Como você pode ver, no caso de uma citação curta, você precisa apenas digitar o conteúdo e colocar o conteúdo entre aspas.

Já em uma citação longa, basta você digitar o conteúdo no Mettzer, selecioná-lo e indicar no menu principal que aquele parágrafo é uma citação longa.

O editor formata o texto para você de forma automática. Em outros editores, você precisa fazer formatações especiais que podem confundir bastante.

Em ambos os casos, a referência pode ser adicionada ali mesmo, basta clicar no menu “adicionar referência na citação” que aparece sempre quando você terminar de digitar.

Passo a passo de como fazer citação nas normas da ABNT no editor da Mettzer

É tudo muito simples, basta seguir o passo a passo.

Ao final, a referência aparece formatada no texto e também na lista de referências bibliográficas, já em ordem alfabética.

Nesse vídeo você pode conferir como funcionam na Mettzer:

E aí o que achou?

Faça um teste gratuito e comprove como a Mettzer pode te ajudar 🙂

Ah e nem precisa cadastrar o seu cartão de crédito para fazer o teste. É gratuito de verdade.

O que é uma citação?

A citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte, como, por exemplo, livros, jornais, revistas, blogs, vídeos.

O que é uma citação direta?

A citação direta é a transcrição exata das palavras do próprio autor. Sem alterações. Não é, portanto, uma tradução de uma ideia. Mas, a utilização da ideia exatamente na íntegra.

O que é uma citação direta curta?

As citações diretas curtas são pedaços copiados integralmente do texto original cuja extensão não ultrapassa três linhas. O tamanho é a principal característica desse tipo de citação.

Como fazer uma citação direta curta?

As citações diretas curtas devem fazer parte do texto. Ou seja, devem ser transcritas ao longo do texto e precisam estar entre aspas.

O que é uma citação direta longa?

A citação direta longa é a transcrição de trechos maiores do texto original. O texto transcrito deve ter mais de 3 linhas.

Como fazer uma citação direta longa?

A citação direta longa deve ser destacada com recuo de 4 cm, tamanho da fonte 10 e não utilizar aspas. O espaçamento dentre as linhas deve ser simples. Deve-se deixar um espaço de 1,5 entre o restante do texto e a citação. O alinhamento deve ser justificado.

compartilhe

27 comentários em “Direto ao ponto: como fazer citação direta nas normas da ABNT?”

  1. Olá!!!
    Boa noite tudo bem,espero que sim. Me chamo Noemi.
    Gostaria que me tirasse uma duvida se puder,estou fazendo meu TCC direcionado em citações diretas e indiretas,saberia me dizer se existi um limite para a quantidade de citações que se deve ter em um trabalho?
    Ficarei muito feliz se pouder me ajudar.
    Desde já agradeço fico no aguardo.
    Obrigada!!!
    Att

    Responder
    • Oi, Noemi! Tudo bem?
      Não há limite pré-estabelecido para citações,mas tome cuidado para não fazer um trabalho só com citações e nenhuma escrita própria. 🙂

      Responder
  2. Adorei, o conteúdo me ajudou muitooooo para trabalhos acadêmicos.
    Parabéns pela explicação e clareza do conteúdo.
    Grata.

    Responder
  3. Olá! Ótimo conteúdo, foi muito esclarecedor! Eu tenho uma dúvida a respeito de como utilizar uma citação direta de um trecho de uma fanfiction online (importante para minha análise de conteúdo) que é separada no site não por páginas, mas por capítulos. Devo colocar o sobrenome da autora, ano de publicação e capítulo? Ou colocar algo como “NP” para indicar “não paginado”?

    Desde já, agradeço!

    Responder
  4. Oi Beatriz!
    E quanto a um romance? No que estou escrevendo, a personagem lê um fragmento de livro, sem conhecer o autor… Daí, escrevi, por enquanto assim:
    […] estava lendo a décima ou décima primeira página: “O seu cabelo, preto e encrespado, descia-lhe ondulado pelas costas, e ela usava uma grinalda de flores aromáticas. Suas mãos eram adoráveis – tão pequeninas, tão mimosas que confrangiam o coração.”
    Li e reli este fragmento várias vezes e fiquei imaginando como seria a moça que inspirou o autor e até imaginando se eu poderia […]
    Em outro momento, dentro do próprio capítulo, ela (a minha personagem) tem que “investigar” sobre o romance, até encontrá-lo e descobrir, também, seu autor… então, neste outro trecho, evidencio o título, autor, ano… o que não faço no primeiro momento, pois, ali, o meu leitor também não pode saber mais detalhes, devendo ficar intrigado com aquele pequeno trecho…
    Mas… tecnicamente falando… meu procedimento pode estar correto?
    (para minha alegria, mesmo que temporária, nem o Google consegue identificar a obra, sequer o autor daquela frase ali, acredite!)
    Brigadu por qualquer dica e parabéns pelo blog!

    Responder
    • Oi, Paulo. Tudo bem?

      Como é um romance e não um texto acadêmico, você não precisa seguir as regras da ABNT.
      Então, pode ter liberdade para referenciar as fontes de pesquisa da forma que você achar melhor.
      O único cuidado que precisa ter é de não referenciar o texto em nenhum momento e acabar cometendo plágio.
      Pelo que você me falou, não é o seu caso. Já que você indicou em um momento o título, o autor e o ano do livro.

      Então está ótimo 🙂
      Espero ter ajudado,
      Um abraço e boa sorte com livro!

      Responder
  5. Ola, tudo bem?

    Pode me orientar a fazer uma citação longa acima de 10 linhas e que contenha tópicos, exemplo:
    Fulano de tal (2021), cita as atribuições que o enfermagem deve seguir: a)exercer a função assistencial; b) implantar sistematização de cuidados; c)realizar o acolhimento;….. h)determinar ações de qualidade assistencial.

    Como posso referenciar essa citação longa?

    Responder
    • Oi, Hilda. Tudo bem?

      A citação com tópicos deve seguir o mesmo padrão de citação longa. Você deve fazer o recuo e diminuir a letra, com espaçamento simples.
      Assim como todas as citações longas. A única diferença é que vai conter os elementos os tópicos.
      Mas isso não traz nenhuma alteração, ok?

      Qualquer dúvida, só me escrever de novo 🙂
      Um abraço.

      Responder
  6. Olá! Ótimo blog! Por gentileza, tenho dúvidas sobre as citações longas. É dito, de forma geral, que o trecho deve ter “mais de três linhas”, no entanto como caracterizá-las. Por exemplo, são 3 linhas cheias (completas)? Porque, geralmente, a citação surge no decorrer do texto, muitas vezes no meio ou fim da frase, mais duas linhas e o fim da citação na última linha. Se o trecho fosse escrito separadamente, teria somente três linhas. De uma forma mais gráfica:
    texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto “citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação citação” texto texto texto texto texto texto texto…
    Em um curso sobre formatação, me disseram que seria citação curta, pois a primeira e última linha de citação resultariam em uma linha completa.
    Existe algo em que eu possa embasar isto para um parecerista, por exemplo? Grata!

    Responder
    • Oi, Cristina. Tudo bem?

      A citação curta pode ocupar só até três linhas. Não importa o quanto ocupe dessas linhas.
      Ainda que a primeira linha tenha ocupado um pequeno espaço, já vai contar.
      Ou seja: se passar de três linhas, já deve ser uma citação longa.

      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Responder
      • Oi, Beatriz! O problema é que, quando estas mais de três linhas incompletas são destacadas para uma citação longa, elas automaticamente se transformam em…somente três linhas! Eis aí a raiz da dúvida e o motivo do conselho no curso de formatação para trabalhos científicos. A questão é que não há referência sobre isto, somente opiniões diversas. Agradeço tua contribuição.

        Responder
        • Oi, Cristina. Tudo bem?

          Na minha opinião, nesse caso deves deixar como uma citação longa. Ainda que fiquem apenas três linhas.
          Já que se for transformar em citação direta, ficará maior que três linhas.

          Um abraço.

          Responder
  7. Olá, boa noite.
    Em relação às citações longas, referentes a entrevistas. Não são colocadas entre aspas, certo? Mas se no decorrer da entrevista são citadas falas de outras pessoas, neste caso são utilizadas as aspas ou o apóstrofo?

    Responder
    • Oi, Nágila. Tudo bem?

      Nesse caso, quando dentro da citação longa são citadas falas de outras pessoas, você deve utilizar aspas sim.

      Um abraço.

      Responder
  8. Bom dia! Como vão? Gostaria de saber como devo estruturar o texto caso a citação direta seja muito longa e inclua uma série de parágrafos. O certo é pular uma linha e iniciar uma nova citação para cada um deles? Gostaria de aproveitar a a oportunidade para perguntar-lhes se a ABNT possui uma regra sobre a formatação de títulos primários, secundários, terciários, quaternários, etc. Desde já, muito obrigado pela atenção! Aguardo resposta.

    Responder
  9. Bom dia! Como vão? Gostaria de saber como devo estruturar o texto caso a citação direta seja muito longa e inclua uma série de parágrafos. O certo é pular uma linha e iniciar uma nova citação para cada um deles Desde já, muito obrigado pela atenção!

    Responder
    • Oi Morison, tudo bem?

      Sempre que uma citação direta, tiver mais que 4 linhas ela deve ir para recuo.

      Você pode colar todo o conteúdo que precisar e não precisa pular linhas, basta colar o texto. Mas deve seguir a pontuação e sempre que existir um novo parágrafo pode usar o recuo no início dele.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  10. Bom dia!

    Tenho uma dúvida quanto às citações diretas curtas: esse limite de até três linhas corresponde a linhas “cheias”, ou a qualquer citação que se encontre em três linhas diferentes do texto, independente do espaço ocupado?
    Por exemplo, uma citação que começa no finalzinho da primeira linha, pega as duas linhas seguintes inteiras, e termina no comecinho da quarta linha, conta como citação direta curta ou longa?
    Sei que é confuso, mas talvez só com um print pra explicar melhor.
    Fico com essa confusão porque, se formos levar ao pé da letra, este exemplo que dei está ocupando quatro linhas. Mas se somarmos os trechos da primeira e da quarta linha, não chega a completar uma linha inteira, então ainda estaria dentro do limite de três linhas.
    Não consigo encontrar respostas quanto a essa dúvida.

    Se for possível entender a minha pergunta e respondê-la, ficarei muito feliz.
    E, desde já, grato pela atenção e pelo trabalho de vocês!

    Responder
    • Oi Péricles, tudo bem?

      Isso sempre gera dúvida. Você pode sempre levar em consideração 3 linhas cheias. Sempre compare com 3 linhas escritas inteiras no início ao final.

      Se passar disso, será uma citação direta longa e deve ganhar o recuo.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
    • Oi Beatriz, tudo bem?

      Todas referências devem ir na lista de referências ao final do seu trabalho.

      Não precisa sem inserido no rodapé.

      Espero ter ajudado.
      Abraços

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade