Cultura não é só aquilo que você conhece e gosta — é tudo que caracteriza diferentes formas de existir

compartilhe

Cultura engloba as religiões, as comidas, as formas que nos vestimos, os idiomas, as músicas e, principalmente, é diferente em cada pedacinho do mundo.


Sumário

  1. O que é cultura?
  2. Por que a cultura é tão importante?
  3. Principais características da cultura
  4. E quais são os elementos da cultura?
  5. 7 principais tipos de cultura
  6. O que é apropriação cultural?
  7. A importância da cultura no desenvolvimento científico

Provavelmente, você já ouviu falar do termo “pessoa sem cultura“, certo? E se eu te falar que isso é impossível de acontecer? 

É isso mesmo. A cultura não é apenas aquilo que você vive e gosta. Mas é um conjunto de coisas que compreende diferentes formas de existências a partir de diferentes fatores.

Pode parecer, mas esse papo não é subjetivo não. Esse artigo vai te explicar melhor o que é cultura, quais suas características e principais tipos e, especialmente, qual é a importância da cultura para a sociedade e para o desenvolvimento científico.

Se você ficar com alguma dúvida, é só deixar um comentário, ok? 🙂 

O que é cultura?

De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.

Na antropologia, a cultura é considerada um conceito central, que engloba a gama de fenômenos que são transmitidos por meio da aprendizagem social na humanidade. Bom, pelo menos foi assim que Edward B. Tylor definiu.

No entanto, esse conceito vem sendo reformulado o tempo todo. Afinal de contas, a cultura engloba uma quantidade gigantesca de definições. 

No século XVIII o termo foi fortemente associado ao conceito de “civilização”, se confundindo com noções de desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamento de elite. Ou seja, pensava-se que só havia cultura quem tinha dinheiro.

Atualmente, considerando que tanto dinheiro quanto cultura são produtos dos seres humanos, a cultura é mais do domínio do “ser”. Isto é, da formação pessoal, dos valores e da mentalidade.

Por outro lado, a civilização se relaciona ao “ter”. Ou seja, vida material, técnica, tecnologia, equipamentos e aí por diante.

cultura

Por que a cultura é tão importante?

Pois bem. A cultura é a força vital de uma sociedade. Quando contamos nossas histórias, celebramos, lembramos o passado, nos divertimos e imaginamos o futuro é a nossa cultura que está se manifestando.

Também é ela que ajuda a definir quem somos e nos ajuda a ver o mundo através dos olhos dos outros.

Além de seu valor intrínseco, a cultura também oferece importantes benefícios sociais e econômicos. Afinal de contas, ela desenvolve maior tolerância e oportunidades de reunir pessoas, melhora nossa qualidade de vida e aumenta o bem-estar geral de pessoas e comunidades.

Principais características da cultura

As principais características da cultura são:

  • Mecanismo adaptativo: essa característica cultural permite que uma sociedade sobreviva em seu ambiente ou se ajuste às constantes mudanças em seu ambiente. 

É por isso que se diz que a cultura se instala, de forma automática, entre as pessoas e seus ambientes. E a função básica da dela é garantir que os humanos sobrevivam em qualquer ambiente. Cada cultura tem uma forma única e peculiar de se adaptar a um ambiente específico

  • Mecanismo cumulativo: é o processo pelo qual as inovações são progressivamente incorporadas ao conjunto de habilidades e conhecimentos de uma população, gerando repertórios mais complexos.
  • Transformação permanente: Nunca será sempre a mesma coisa, ela estará em constante mudança, pois é influenciada pelos novos hábitos que surgem com o desenvolvimento do ser humano e da própria sociedade.
plataforma

E quais são os elementos da cultura?

Os elementos culturais são divididos em duas categorias, a cultura material e a imaterial, veja a diferença:

  • Elemento da cultura material: Associadas às produções culturais ligadas aos elementos tangíveis. Por exemplo, construções, obras de arte, vestuário, utensílios típicos, transporte, cidade, etc. 
  • Elemento da cultura imaterial: Neste, os elementos não têm resultado material. Por exemplo, tradições, festas populares, música, dança, lendas.

7 principais tipos de cultura

Para entender melhor a diferença entre os diferentes tipos de de cultura, separei aqui alguns para você.

Cultura de massa

Nesse conceito, o termo massa se refere às ideias e aos valores que se desenvolvem a partir de mídia, notícia, música ou arte.

Ou seja, a transmissão de uma pessoa para outra não considera as especificidades locais e/ou regionais.

Uma das consequências ruins da cultura de massa é a promoção do consumismo, como um comportamento típico do capitalismo.

Um exemplo disso é o aumento de vendas de algum produto, por causa de uma propaganda na televisão.

Cultura Erudita

A cultura erudita compreende um tipo de conhecimento que se desenvolve por meio da pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento

Por exemplo: exposições de arte, concertos e apresentações teatrais.

Cultura Popular

A cultura popular se relaciona à tradição e aos saberes de um povo. Por exemplo: festas, folclore, estilos de música e comidas típicas.

Diferentemente da erudita, a popular se desenvolve de forma totalmente orgânica.

CULTURA
Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma festa do folclore popular brasileiro

Cultura material

Como você viu antes, a cultura material representa o conjunto de patrimônios culturais e históricos.

Por exemplo: igrejas, museus, bibliotecas, obras de arte, vestimenta.

Cultura imaterial

A cultura imaterial compreende elementos intangíveis. Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um grupo.

Cultura organizacional

É o que chamamos de valores, missões e comportamentos de uma determinada organização.

Dentro do contexto empresarial e dos estudos mercadológicos, esse tipo de cultura serve para definir padrões de funcionamento e operações dentro de empresas.

Cultura corporal

A cultura corporal analisa os diferentes comportamentos dos seres humanos em seus grupos sociais. Ela reúne práticas relacionadas ao movimento, como dança, jogos, sexo e também festividades.

Cultura é entretenimento?

Nem sempre cultura é sinônimo de entretenimento. Como você já sabe, a cultura engloba inúmeros fatores, como comportamentos, tradições, conhecimentos, religião e por aí vai.

O entretenimento, no entanto, é aquilo feito com o intuito exclusivo de divertir alguém. Então, nem sempre a cultura significa algum tipo de lazer.

Imagine a seguinte situação: uma religião, por exemplo, faz parte da cultura de uma pessoa, certo? Mas, ainda que existam as festas religiosas, a religião não tem ligação exclusiva com entretenimento.

O que é apropriação cultural?

Você provavelmente já ouviu falar em apropriação cultural, né? Esse é um assunto extremamente sério que merece nossa atenção.

Como o próprio nome diz, apropriação é tomar para si algo sem o consentimento da pessoa proprietária. Você pode entender a apropriação cultural como o ato de adotar elementos de uma cultura da qual você não faz parte. Mas não é só isso.

Isso porque envolve uma relação de poder. A apropriação cultural ocorre quando membros de um grupo histórica e socialmente dominante adotam elementos culturais de um grupo historicamente minorizado de forma exploradora, desrespeitosa ou estereotipada.

Em seu livro “Apropriação Cultural”, o antropólogo e doutor em Ciências Sociais, Rodney William, definiu da seguinte forma:

A apropriação cultural é uma estratégia de dominação que visa apagar a potência de grupos histórica e sistematicamente inferiorizados, esvaziando de significados todas as suas produções, como forma de promover seu genocídio simbólico“.

No fim das contas, a apropriação da cultura colabora para a manutenção de estruturas racistas e classistas em nossa sociedade.

Os turbantes e as tranças, por exemplo, são historicamente utilizados pelas culturas de matrizes africanas. Quando uma pessoa negra usa um turbante ou tranças não é meramente estético. E sim uma reafirmação da ancestralidade – que, inclusive, ela sempre foi obrigada a reprimir.

A tirinha do Djinn ajuda a explicar melhor essa situação de apropriação:

apropriação cultural

cultura
Fonte: Djiinn

A importância da cultura no desenvolvimento científico

Às vezes nos perguntamos, “a cultura afeta a ciência?” Pois bem, a resposta é sim

 Se a sociedade deseja obter certos tipos de aplicações médicas ou soluções tecnológicas de base científica, isso influenciará os tipos de pesquisa científica que precisa apoiar com seus recursos financeiros.

E se as pessoas cientistas  — ou quem financia suas pesquisas  — já aceitaram alguns conceitos culturais, como teorias metafísicas e/ou ideológicas, tenderão a preferir (e apoiar) teorias científicas que concordam com essas teorias culturais-pessoais.

E a ciência, afeta a cultura?

O efeito mais óbvio da ciência tem sido suas aplicações médicas e tecnológicas, com os efeitos concomitantes nos cuidados de saúde, estilos de vida e estruturas sociais.

Mas a ciência também influencia a cultura, em muitas sociedades modernas, desempenhando um papel importante na formação de visões de mundo culturais, conceitos e padrões de pensamento.

Às vezes isso ocorre pela difusão gradual e não orquestrada de ideias da ciência para a cultura. Em outras ocasiões, porém, há um esforço consciente, por parte de cientistas ou não-cientistas, de usar “a autoridade da ciência” para fins retóricos, para afirmar que as teorias e evidências científicas apoiam um determinado sistema de crença ou programa político.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de TCC.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade