Como fazer um artigo a partir de seu tcc ou monografia

Compartilhe esse post:
Tempo médio de leitura: 4 minutos

Uma vez encerrado seu TCC, é um desperdício permitir que sua pesquisa fique guardada para sempre dentro dos limites da sua universidade.  Por isso  fazer artigo a partir de seu TCC é uma ótima estratégia no final do seu curso. 

Mas muitos dos recém-formados são repelidos pela idéia, acreditando ser uma tarefa muito pesada reeditar o texto e a diagramação para as especificações dos artigos acadêmicos.

Na verdade, essa é uma tarefa que pode ser feita com certa facilidade ao se seguir algumas dicas e utilizando algumas ferramentas.

Enxugando as estruturas para fazer um artigo a partir de seu tcc

A base de um TCC segue a seguinte estrutura: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, introdução (normalmente um referencial teórico), desenvolvimento, conclusão e referências.

Os artigos científicos, por sua vez, precisam ser mais breves e enxutos, focados no fato de que terão que ser rapidamente apresentados em um evento ou incluído com outros em uma publicação de tamanho limitado.

Dessa forma, o primeiro passo é reler a sua monografia e marcar tudo que pode ser cortado sem perdas para o entendimento do trabalho.

Isso inclui principalmente referências e citações que servem apenas para reforçar outras de maior importância, mas também é preciso pesar a necessidade de cada parágrafo.

Isso apresenta uma especial dificuldade ao tornar uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado, já que esses trabalhos são ainda mais longos que um TCC.

Em alguns casos, o ideal pode ser realizar mais de um artigo a partir do trabalho, permitindo uma divisão e o foco exigido por um artigo.

Como determinar o que é importante?

A difícil tarefa de ranquear a importância do trabalho pode ser complicada. O primeiro trabalho a ser realizado é uma marcação do que é essencial, do que é importante mas pode ser encurtado e do que é dispensável.

Essa tarefa irá em geral exigir algumas releituras e um sistema inteligente de diferenciação, como marcações com cores que indiquem a qual dos tipos de elementos cada passagem faz parte.

Uma vez realizadas as leituras e as decisões, é possível prosseguir.

O próximo passo na transformação é pegar todo o texto que foi considerado como partes essenciais da pesquisa e copiar. Esse texto irá servir de esqueleto para a versão final, embora vá precisar de algumas revisões posteriores.

É importante lembrar de trazer também as referências das citações que entrarem para o artigo, evitando a trabalhosa tarefa de voltar e copiar essas informações.

Quando trouxer o texto essencial, lembre-se de anotar onde estavam, entre as partes exportadas, as passagens que foram consideradas importante mas poderia ser retrabalhado.

Dessa forma você irá se lembrar com maior facilidade onde precisa acrescentar contexto.

Com relação ao texto que é apenas complementar, você pode deixá-lo apenas no TCC.

Ele é útil para a monografia e poderia ser interessante numa discussão, mas o esforço de colocar essas informações no espaço reduzido de um artigo é contraprodutivo.

Reescrevendo um artigo a partir de seu tcc

As informações que você marcará como importantes mas devem ser retrabalhadas serão, em geral, aquelas que dão contexto ao dados, argumentações e conclusões.

Volte a elas uma vez que o esqueleto do seu artigo estiver completo e leia com atenção essas passagens.

Preste atenção nas informações que elas passam e tome cuidado com as repetições. Uma boa forma de reduzir o tamanho desses trechos é prestar atenção a todas as partes que resultam numa mesma apresentação de contexto e utilizá-las apenas uma vez.

Preste atenção também nas citações que não estão contribuindo completamente para o trabalho.

Se for possível tornar algumas das citações diretas longas em curtas com pequenos cortes, permitindo trabalhar no tamanho total do texto, corte.

Apesar da dica ser reduzir e cortar, pense com cuidado sobre o que está retirando do texto, já que é importante que o artigo científico seja compreensível da mesma forma que a monografia.

Finalizando o texto

O trabalho mais importante para a transformação da pesquisa em artigo passa por mais uma leitura.

Agora, o foco tem que ser em procurar inconsistências e partes do texto que deixaram de fazer sentido, consertando esses pedaços e restaurando a organização do trabalho acadêmico.

Esse trabalho deve ser cuidadoso, e é feito com mais facilidade por um leitor externo. Você pode convidar um amigo ou o orientador do seu TCC para fazer a revisão, pedindo para que anote as partes que precisam de esclarecimento.

Uma vez que ele termine, é hora de corrigir os erros.

Diagramação

Assim como o TCC, os artigos acadêmicos depende da diagramação para uma boa compreensão, e é preciso respeitar as Regras ABNT na sua finalização.

Apesar de grande parte do trabalho ser menor, ainda pode ser um esforço.

Para evitar problemas, você pode usar o Mettzer, um editor de texto especializado em trabalhos acadêmicos, com diversas ferramentas que facilitam a aplicação das normas ABNT no seu artigo.

Quer experimentar? Então que tal clicar no link abaixo para se cadastrar e ganhar uma experiência gratuita?

Resumo
Artigo
Como fazer um artigo a partir da sua monografia ou tcc
Descrição
Uma vez encerrado seu TCC, é um desperdício permitir que sua pesquisa fique guardada para sempre dentro dos limites da sua universidade. A diagramação para as especificações dos artigos acadêmicos é uma tarefa que pode ser feita com certa facilidade. Siga essas dicas!
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.