Entenda o que é o qualis de revista e aprenda como consultá-lo

compartilhe

O qualis da revista é uma ferramenta de avaliação do periódico. Aprenda a consultar a classificação em um passo a passo.


Sumário

  1. O que é o qualis da revista?
  2. Pra quê serve o qualis da revista?
  3. Como funciona a classificação qualis da revista?
  4. Tutorial de como consultar o qualis da revista
  5. Quais são os critérios de avaliação para uma revista?
  6. Conte com a Mettzer em seu trabalho acadêmico

“Qual é o qualis da revista? Você precisa escolher uma revista com bom qualis para publicar seu artigo” — é provável que você já tenha escutado isso. Certo?

Isso acontece porque o qualis da revista é fundamental para saber a qualidade e a credibilidade dos artigos que são publicados nela.

O objetivo desse artigo é explicar o que é e como consultar o qualis de uma revista científica. Vamos lá? 🙂

O que é o qualis da revista?

Para começar essa conversa, você precisa entender o que é o Qualis Capes. Em resumo, o Qualis é um conjunto de procedimentos — desenvolvido pela Capes — para analisar e categorizar a qualidade da produção intelectual.

A análise do Qualis considera, portanto, a qualidade dos artigos científicos que foram publicados em revistas, anais e livros por professores e professoras filiados às instituições de ensino.

Então, em primeiro lugar, você deve ter em mente que ele não é uma base de indexação de periódicos. Ou seja, ele não armazena as informações bibliográficas dos artigos.

Na verdade, ele é uma ferramenta de avaliação dos programas de pós-graduação, a partir da análise da qualidade de suas produções.

Para isto, ele compreende diferentes níveis de classificações para as revistas científicas, levando em consideração os artigos publicados nela.

Sendo assim, na prática, o qualis de uma revista é a classificação desse periódico. Que, dentre outras coisas, retrata especialmente a qualidade da sua produção científica.

Antes, o sistema Qualis tinha a sua própria plataforma. Atualmente, no entanto, faz parte da Plataforma Sucupira, que engloba vários sistemas e outras funcionalidades que o Ministério da Educação (MEC) oferece.

Pra quê serve o qualis da revista?

De forma objetiva, o qualis serve para avaliar a qualidade dos artigos desenvolvidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu do país. Ou seja, os programas de mestrado e doutorado.

De forma mais abrangente, também é possível considerar que tem o objetivo de garantir a qualidade da formação de pessoas pesquisadoras no Brasil.

Como resultado de suas análises, o Qualis Capes disponibiliza uma lista com a classificação das revistas de divulgação de artigos científicos.

E aí, é importante afastar outra confusão: o qualis analisa os artigos e, a partir disso, classifica revistas. Mas não é, de forma alguma, um critério de avaliação das pessoas que escrevem esses artigos.

Como é uma classificação que compreende todo país, o qualis também serve para identificar desigualdades entre a produção científica das regiões.

Assim, é possível criar estratégias para expandir e melhorar programas de pós-graduação em áreas específicas.

Como funciona a classificação qualis da revista?

A classificação do qualis não é absoluta e, constantemente, recebe atualizações. Inclusive, em julho de 2019, o qualis se tornou o Qualis-Referência — ou o novo Qualis.

A partir dessa atualização, o qualis classifica as revistas de acordo com sua área mãe. Ou seja, a área do conhecimento que a revista tem mais publicações. Isso faz com que cada revista receba apenas uma “nota” qualis.

Antes disso, por exemplo, uma revista que tinha publicações do Direito e outras de outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas podia receber notas diferentes. Agora, ela recebe apenas uma nota, referente à área principal.

A partir disso, a classificação qualis de uma revista funciona da seguinte forma: vai de A1 — que representa a nota mais alta, à B4. O estrato C, que existia anteriormente, foi excluído.

estratificação do qualis capes

Tutorial de como consultar o qualis da revista

Para saber qual é a classificação qualis de uma revista, você precisa acessar a página de consulta da Plataforma Sucupira da Capes. Aqui está um passo a passo:

Página de consulta – Plataforma Sucupira

Você pode pesquisar por três formas diferentes:

1. Por ISSN da revista

O International Standard Serial Number (ISSN) é uma combinação de oito números que tem como objetivo reconhecer e especificar o título de uma publicação científica.

Se você tiver o ISSN da revista, basta digitar o código na área de busca e conferir a sua classificação.

2. Pelo título da revista

Se você não souber o ISSN do periódico, pode consultar a classificação qualis através do título da revista.

Você pode fazer a pesquisa apenas com parte do nome. O sistema é capaz de localizar por palavras-chave.

3. Pela classificação ou área de avaliação

O sistema também oferece alguns filtros que limitam a pesquisa das revistas de acordo com o estrato ou a área que você escolher. Os resultados aparecerão em ordem alfabética, por título.

Essa ferramenta é muito útil quando se quer encontrar apenas as revistas mais qualificados para publicar seu trabalho, por exemplo.

Outro ponto interessante é que esse mecanismo reduz o risco de fazer uma consulta com erros.

Quais são os critérios de avaliação para uma revista?

Os critérios usados para avaliar uma revista são:

Qualidade dos artigos

A qualidade dos periódicos depende da relevância dos seus artigos para a sociedade, originalidade, um bom nível científico e ser bem escrito.

Periodicidade

A princípio, periódicos e revistas mais antigos no mercado passam maior credibilidade.

Além disso, a frequência das publicações também ajuda a melhorar a classificação.

Qualidade do corpo editorial

Esse ponto é relativo à equipe que analisa os artigos do periódico.

Diversidade de origens do trabalho

Então, para receber uma classificação melhor, o periódico deve ter de autores institucionais a internacionais;

Difusão e popularidade da revista

Por isso, quanto mais conhecido, melhor para o periódico. Isso também passa uma maior credibilidade.

Indexação

Esse ponto faz com que se recupere os dados e as informações, caso alguém faça uma pesquisa em um sistema de informação.

Para ter uma boa indexação, é importante que o periódico seja acessível e de boa qualidade.

Conte com a Mettzer em seu trabalho acadêmico

Não sei se você sabe, mas a Mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

plataforma
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade