Modelo de redação: use nosso modelo para escrever seu texto

compartilhe

Neste post você verá modelo de redação, no qual pode se inspirar e fazer qualquer texto com qualquer tipo de tema proposto. Vem comigo!


Sumário

  1. Como fazer uma boa redação?
  2. Tipos de redação
  3. Passo a passo para fazer uma boa redação
  4. Modelo de redação pronta

A redação desempenha um papel crucial em diversos cursos, sendo um componente essencial em avaliações. Em alguns contextos, a redação pode ser determinante para o sucesso acadêmico, afinall, é com ela que muitos estudantes passam no vestibular.

Apesar dos desafios, alcançar um desempenho destacado na redação não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com dedicação e orientação adequada, é possível aprimorar suas habilidades na elaboração de textos. Por isso que você está lendo esse texto. Aqui, vamos ajudar na estruturação de introduções, desenvolvimentos e conclusões, tornando o processo muito mais simples.

Adicionalmente, oferecemos modelo de redação que podem servir como fonte de inspiração, contribuindo para o aprimoramento contínuo de suas capacidades de redação.

Como fazer uma boa redação?

Antes de mais nada, é fundamental compreender o formato de uma redação, pois os avaliadores levam em consideração diversos aspectos ao atribuir notas aos candidatos.

Examine as cinco competências que garantem uma pontuação máxima na redação:

  1. Conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa;
  2. Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema, seguindo a estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Seleção, relacionamento, organização e interpretação de informações e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstração de conhecimento dos recursos linguísticos necessários para construir a argumentação;
  5. Elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.

É crucial articular suas ideias, evidenciando a capacidade de sustentar argumentos e relacioná-los aos seus conhecimentos. Um guia simples para conquistar a pontuação máxima na redação envolve:

  • Leitura atenta do tema
  • Preparação do rascunho após compreender o enunciado,
  • Consideração dos argumentos e propostas de intervenção,
  • Composição de uma introdução em um parágrafo,
  • Elaboração de dois a três parágrafos para o desenvolvimento,
  • Por fim, a conclusão com um parágrafo apresentando uma proposta de intervenção.

Tipos de redação

As redações para vestibulares geralmente pedem um texto dissertativo, porém, existem outros tipos de textos que podem aparecer em sua prova. Afinal quais são os tipos de redação?

Redação dissertativa

O texto dissertativo tem o objetivo de defender uma ideia baseada na argumentação e desenvolvimento de um tema. Quem escreve precisa persuadir quem está lendo com opiniões e fatos ou simplesmente apresentar um tema ou assunto.

O texto dissertativo acaba classificado em duas formas, sendo elas:

  1. Dissertativo expositivo: Não tem intenção de persuadir a pessoa leitora, usa-se apenas como exposição de ideias. 
  2. Dissertativo argumentativo: você precisa convencer a pessoa que está lendo seu texto, logo, é indispensável o uso de argumentação e contra argumentação.

Independente de como você for escrever, esse tipo de texto depende da apresentação de argumentos, justificativas, conceitos, exemplos, dados, conceitos filosóficos, etc. Lembre-se de usar a argumentação no desenvolvimento do seu texto. 

Veja nosso vídeo sobre dissertação, garanto que vai gostar!

Redação narrativa

Como você viu, a redação dissertativa é o mais utilizado para avaliações em vestibulares. Porém, sabia que podem te pedir uma redação narrativa? Mas pode ficar de boa, vou te explicar como funciona. 

Dentro da literatura existem inúmeros tipos de texto. Um dos mais utilizados é o texto narrativo. 

Esse tipo de texto tem a função de contar uma história, no qual existe um enredo onde as ações dos personagens são desenvolvidas pelo tempo e espaço.

Assim, o texto narrativo conta com algumas características principais, como:

  • Enredo: é o que vai designar sua história. De acordo de como será contado, pode classificar-se em dois tipos: enredo linear (cronológico) e enredo não linear (não cronológico);
  • Narrador: existem três tipos de narrador, o observador (que não faz parte da história, somente conta), narrador personagem (que está inserido na história) e narrador onisciente (o narrador que sabe tudo da trama, por exemplo, sentimentos de personagens, pensamentos, etc.);
  • Personagens: são eles quem vão fazer parte da história, podendo separar entre personagens principais e personagens secundários;
  • Tempo: marca o momento em se desenvolve a trama;
  • Espaço: representa o local onde a história se desenrola.

Redação descritiva

A redação descritiva tem como objetivo descrever as características de uma pessoa, objeto ou ideia. Esse tipo de texto faz com que a pessoa leitora idealize a imagem passada através da escrita.

Na descrição objetiva não há juízo de valor ou opinião. A imparcialidade é a principal característica desse tipo de descrição. Tem o objetivo de apontar de maneira verossímil os atributos de alguma coisa (alto, baixo, escuro, claro, grande, pequeno)

Já a descrição subjetiva é o contrário, a opinião de quem está descrevendo aparece de forma muito clara. Assim, tem o objetivo de influenciar a pessoa leitora através de um juízo de valor sobre o que está sendo descrito. 

Redação expositiva

A redação expositiva fornece fatos de uma forma educacional e objetiva. Então, apresenta um tema a partir de vários recursos, como definição, descrição, comparação, informação e enumeração. E assim, discutir e explicar sobre um determinado tema.

Para escrever esse tipo de texto, você precisa oferecer informações e argumentos a partir de um conhecimento objetivo, ou seja, é necessário um levantamento de dados confiável. 

Assim, você vai conseguir expor informações corretas e úteis sobre o tema escolhido,  com a intenção de expor pontos de vista, ideias e conhecimento. 

Lembre-se que no final da leitura, o texto expositivo precisa acrescentar algo para quem está lendo, e também, você não precisa de fato convencer ele da sua ideia, pois o intuito é expor ela.

Redação Injuntiva

Essa tipologia é feita para explicação e método para realizar algo. Logo, é muito utilizado os verbos no modo imperativo, para que assim, indique uma ordem ou ação.

Geralmente não há marcas de pessoalidade e também são textos mais curtos.

Como o texto injuntivo é feito para determinar ações. Assim, é preciso que se use verbos no imperativo para evidenciar uma atitude ou ação a ser tomada pela pessoa leitora.

plataforma

Passo a passo para fazer uma boa redação

Você já sabe a importância de escrever uma boa redação, certo? Agora, mãos à obra.

Aqui está um passo a passo para fazer uma boa redação:

1. É importante ler muito para escrever bem

Pois bem, esse é o primeiro passo. A leitura estimula o desenvolvimento de uma boa escrita. Tanto para aumentar (e melhorar!) o vocabulário, quanto para desenvolver maior noção de coesão e coerência.

Então, se escrever bem é uma das suas metas, você precisa incluir o hábito da leitura na sua vida. Comece com livros menores e de temas do seu interesse.

Bons livros não precisam ser demorados, nem tratar sobre temas muito complexos. Faça que a leitura seja um hábito leve e estimulante na sua vida.

2. Comece pela estrutura do texto

A estrutura é muito importante para as redações. Isso porque os elementos da estrutura constroem um pensamento lógico e definem as características do texto.

Fica muito mais simples atingir o objetivo do texto através dessa estrutura. Confia em mim.

Nesse ponto, é fundamental entender que cada elemento tem uma função específica dentro da estrutura.

Então, mais importante do que a delimitação de cada elemento, é a distribuição das informações neles. Quer dizer, você precisa colocar cada conteúdo em seu devido lugar 🙂

Ao pensar sobre estrutura de textos, você vai perceber que cada tipo de redação tem características e elementos próprios. Aqui vamos apresentar a estrutura mais comum entre as redações:

Introdução

A introdução do texto deve compreender duas partes principais: a primeira, com a apresentação do tema; e a segunda com a explicitação do ponto de vista.

Também, é importante que a introdução desperte o interesse das pessoas para ler o texto. Nesse sentido, pode conter:

  • Informações gerais
  • Contexto histórico e filosófico
  • Citação
  • Comparação
  • Perguntas relevantes sobre o tema.

Desenvolvimento

Depois de apresentar o tema, é hora de colocar os argumentos para jogo.

Explore todas as suas convicções e opiniões e apresente informações que justifiquem-nas com detalhes. É importante você trazer dados e fatos verídicos para basear sua opinião.

Conclusão

conclusão do texto pode ser feita de duas formas: em forma de síntese ou com uma proposta de solução.

No caso da síntese, você deve resumir os argumentos principais do texto e reafirmar a opinião. A ideia é concluir o raciocínio que se construiu ao longo do desenvolvimento.

Se for uma proposta de solução, você deve apresentar a resolução dos problemas centrais do tema, a partir da sua opinião e de seus argumentos.

Modelo de redação pronta

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Agora que você viu modelos de redação, sabia que você pode ter modelos para todo tipo de trabalho?

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de TCC.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Em suma, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. Assim, é possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade