NBR 12225: entenda como fazer a lombada do seu TCC

compartilhe

A norma NBR 12225 estabelece os requisitospara a apresentação de lombadas. Quer entender à fundo o que ela diz? Leia o post!


Sumário

  1. O que é a NBR 12225?
  2. O que é uma lombada?
  3. Elementos da lombada
  4. Regras de apresentação da lombada

Você que está fazendo trabalho acadêmico, provavelmente deve conhecer as normas, né? Entre a variedade de normativas disponíveis, a mais amplamente requerida nas instituições de ensino do Brasil é a ABNT.

De acordo com as diretrizes ABNT, existem uma série de regulamentos que abrangem os aspectos relativos à disposição, formatação e organização dos trabalhos acadêmicos.

Então, a NBR 12225, famosa por apresentações das lombadas (não, não as da sua rua). Vem comigo 🙂

O que é a NBR 12225?

A Norma NBR 12225 estabelece requisitos claros para a apresentação de lombadas e é aplicável exclusivamente a documentos redigidos em caracteres latinos, gregos ou cirílicos.

Com o propósito de fornecer diretrizes consistentes, esta norma visa orientar editores, encadernadores, livreiros, bibliotecas e seus clientes na formatação adequada das lombadas.

Além disso, sua aplicabilidade se estende, quando pertinente, às lombadas de outros suportes, tais como gravações de vídeo, áudio e afins.

O que é uma lombada?

Agora que você entendeu que não é a lombada da rua que estamos falando, vou te mostrar com mais detalhes como ela é e até como fazer a sua de acordo com a NBR 12225.

A lombada é porção da capa é responsável por englobar as bordas internas ou vincos das folhas, independentemente de estarem costuradas, grampeadas, coladas ou fixadas de qualquer outra forma. Ela também é conhecida como dorso.

lombada nbr 12225
Exemplo de lombada

Elementos da lombada

De acordo com as diretrizes da NBR 12225, a lombada deve conter uma variedade de elementos essenciais. A estrutura completa da lombada deve compreender:

  1. Nome da pessoa autora ou autoras, especialmente quando se tratar de uma colaboração.
  2. Título do livro ou do trabalho acadêmico.
  3. Logomarca da editora, se aplicável à publicação.
  4. Componentes alfanuméricos para identificar volume, data e fascículo do documento publicado, caso tais informações estejam disponíveis.

No que diz respeito a esse último aspecto da estrutura, ou seja, os elementos alfanuméricos, é aconselhável manter uma margem mínima de 30 mm a partir da borda inferior da lombada, quando possível, para inserir esses detalhes.

Importante notar que essa característica é relevante somente quando há mais de um volume ou fascículo relacionado ao documento publicado. Caso contrário, a inclusão dos elementos alfanuméricos não se faz necessária.

Regras de apresentação da lombada

As Normas ABNT delineiam de que forma essa composição deve ser representada na lombada de diversos itens, tais como livros, trabalhos acadêmicos, capas de vídeo, e outros elementos formatados em conformidade com a NBR 12225. A seguir, serão expostas as diretrizes para a apresentação de cada elemento da lombada, conforme prescrito pelas normas técnicas:

Pessoa autora

A inclusão do nome do autor é uma exigência essencial e deve ser inequivocamente incorporada na lombada. Esse elemento deve ser impresso seguindo a mesma orientação da lombada, isto é, no sentido descendente. Quando o documento é posicionado horizontalmente, a leitura do nome do autor é facilitada.

Essa orientação é aplicável para obras com apenas um autor.

Caso haja múltiplos autores, é necessário adotar abreviações ou a exclusão de prenomes, associando cada autor através de sinais gráficos, espaços ou pontuação, de modo a diferenciar claramente os nomes. Nas lombadas horizontais, os nomes devem ser apresentados na horizontal, um abaixo do outro. No caso das lombadas descendentes, os nomes precisam ser segreg

Título

 caso seja muito grande para colocar no mesmo sentido que o nome dos autores, pode-se abreviar o título para deixá-lo menor. O ideal é que o título seja impresso da mesma forma que o nome dos autores (horizontal ou descendente).

Lombada do tipo horizontal

é quando o título descrito na lombada é impresso de forma horizontal. Ou seja, quando o documento está “em pé”, o título é lido facilmente na horizontal.

Lombada do tipo descendente 

é quando o título descrito na lombada é impresso de forma descendente. Ou seja, quando o documento está “deitado”, o título é lido facilmente na horizontal.

Logomarca da editora: 

Em caso de publicações editoriais (livros), é necessário incluir a logomarca da editora na lombada do documento. Então, nesse caso, a logomarca deve ser impressa no mesmo sentido da lombada (acompanhando título e nome do autor ou autores).

Elementos alfanuméricos

para identificar os volumes de um documento, é necessário utilizar elementos alfanuméricos de identificação. Cada elemento utilizado deve corresponder ao conteúdo do documento. Então, os elementos podem ser descritos de forma abreviada e podem ser separados por sinais gráficos, de pontuação ou espaços.

lombada na nbr 12225

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

A Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Então, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade