O que é pacote Office? Conheça os principais programas da Microsoft

compartilhe

Você sabe o que é pacote office? São diversos softwares que te ajuda nas tarefas do dia a dia acadêmico. Quer saber como? Leia o post.


Sumário

  1. O que é pacote office?
  2. Quais são e como funcionam os programas do pacote office?
  3. Quais os benefícios do pacote no dia a dia?
  4. Conte com a Mettzer para automatizar a produção do seu trabalho

Você que é estudante provavelmente já ouviu falar no pacote Office, né? Sabe aqueles softwares que utilizamos para fazer trabalhos? Isso mesmo, aqueles como o Word, PowerPoint, Excel, etc. Todos esses softwares fazem parte do pacote office. 

Esses softwares servem para nos ajudar no dia a dia acadêmico, seja para escrever um texto, apresentações de trabalhos acadêmicos e até mesmo para fazer contas! 

Quer entender o que são e como utilizar o esses programas? Vem comigo! Neste post você vai aprender sobre o que é pacote Office e suas principais funcionalidades. 

O que é pacote office?

O Pacote Office, como você deve conhecer, é um conjunto de aplicativos de software de escritório (mas também muito utilizado no âmbito acadêimico, é desenvolvido pela Microsoft Corporation

Ele inclui vários programas usados comumente em escritórios e salas de aula, como:

  • Microsoft Word para processamento de texto; 
  • Microsoft Excel para planilhas;
  • Microsoft PowerPoint para apresentações;
  • Microsoft Access para gerenciamento de bancos de dados;
  • Microsoft Outlook para gerenciamento de e-mails, contatos e calendários.

O Pacote Office é um dos programas mais utilizados no mundo, especialmente em ambientes corporativos e acadêmicos.

Ele está disponível para computadores com sistemas operacionais Windows e Mac, além de estar disponível também como aplicativo na nuvem, o Microsoft 365.

Quais são e como funcionam os programas do pacote office?

Agora que você entendeu o que é pacote office, você já deve saber que o pacote office tem vários softwares, mas você sabe qual é a utilidade de cada um? 

Se você está procurando essa informação, está no lugar certo. Veja agora os principais programas do pacote office e suas funções no dia a dia. 

Word

O Word é amplamente reconhecido como o editor de texto mais utilizado, permitindo a criação de uma ampla variedade de conteúdos profissionais, acadêmicos, técnicos e informativos, bem como a elaboração de layouts e formatações diversas. 

Mesmo em contextos mais desafiadores, o software é capaz de suportar a escrita de livros complexos e projetos de diagramação sofisticados.

Assim, um dos maiores atrativos do Word é sua facilidade de uso. Ao abrir o programa, você é recebido por uma tela em branco, permitindo que a escrita comece imediatamente. 

Ademais, é simples inserir imagens, gráficos, tabelas e hiperlinks, garantindo uma experiência de edição fluida e eficiente.

Outro destaque do Word é sua capacidade de exportar documentos em diferentes formatos e se integrar a outros softwares, permitindo um fluxo de trabalho mais dinâmico e produtivo.

formatação

Excel

Para pessoas desenvolvedoras, permitindo a criação de fórmulas lógicas para realizar cálculos complexos e processar informações nas células.

Funções populares, como “SOMA” e “SOMASE”, permitem que as empresas realizem operações específicas nas planilhas de forma mais eficiente.

Devido ao seu sucesso e eficácia, o Excel continua sendo amplamente utilizado por muitas empresas para planejamento financeiro, controle de vendas e análise de dados, já que oferece recursos gráficos e de relatórios. 

E claro, você também pode utilizá-lo em sua pesquisa acadêmica, caso queira organizar melhor a coleta de dados.

Algumas empresas também utilizam a aplicação para gerenciar grandes e crescentes bancos de dados, aproveitando as funções e a capacidade de manipular tabelas com lógica para gerenciar informações de forma inteligente.

PowerPoint

O PowerPoint é um conhecido aplicativo de apresentação de slides, utilizado para criar apresentações com sequência de informações, incluindo texto, vídeos, links, pontos de destaque, títulos e subtítulos, entre outros elementos.

Por ser uma ferramenta flexível e versátil, o PowerPoint pode ser muito útil em contextos acadêmicos, como em, apresentações de aulas em universidades e para a defesa de trabalhos de conclusão de curso.

Além disso, é amplamente utilizado no ambiente corporativo, onde é possível apresentar relatórios, projetos e ideias para chefia e para outros membros da equipe.

O aplicativo também pode ser útil para a apresentação de palestras, webinars e videochamadas, proporcionando uma maneira eficiente e visualmente atraente de compartilhar informações e envolver o público-alvo. 

OneNote

O OneNote é um aplicativo dedicado à gestão de anotações digitais. Ele oferece recursos para criação e compartilhamento de imagens, desenhos, recortes de tela e até mesmo arquivos de áudio. 

Devido a sua facilidade de uso, o OneNote se tornou uma ferramenta popular para lembretes e organização de tarefas diárias, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Teams

O Teams é uma ferramenta do pacote que é responsável por oferecer recursos de videoconferência e interações em tempo real por meio de vídeo. Ele permite a comunicação direta entre os usuários, além de contar com diversas funcionalidades específicas.

Dessa forma, é bastante proveitoso para realizar reuniões de equipes de trabalho em empresas, para aulas online e também para encontros entre amigos que estejam em locais distantes.

Foi um dos grandes aliados do ensino remoto na pandemia junto com o Google Meet.

OneDrive

Em contrapartida, o OneDrive é o componente responsável pelo armazenamento em nuvem. Trata-se de uma solução que permite o upload e o armazenamento seguro de arquivos, com suporte a backups e soluções de segurança.

Além disso, simplifica o compartilhamento de dados, inclusive com outros aplicativos do pacote, como o PowerPoint.

Quais os benefícios do pacote no dia a dia?

Agora que você já entendeu a função de cada um, vamos ver como eles afetam sua rotina? Confira os principais benefícios dos softwares. 

Integração

Uma das principais vantagens do pacote Microsoft Office é a sua integração, uma vez que os seus softwares são da mesma família e se conectam para facilitar o trabalho no cotidiano acadêmico.

Essa integração permite que seja fácil exportar informações de um aplicativo para outro, tornando o trabalho mais colaborativo e produtivo.

Além disso, é possível combinar mais de duas aplicações em uma mesma tarefa, criando um ecossistema que trabalha a favor do usuário.

Dessa forma, é possível compartilhar planilhas nas ferramentas de videoconferência, importar dados de tabela para o Word, compartilhar arquivos das outras aplicações em portais acadêmicos, entre outras possibilidades.

Conectividade

Os programas Word, Excel e Power Point, que formam a tríade clássica do pacote, são conhecidos por serem soluções offline. 

Assim, eles geralmente são instalados no sistema operacional e permitem que o usuário os utilize mesmo sem acesso à internet ou em caso de instabilidade de conexão.

Apesar das novas soluções do Office, como a versão 365, também permitirem o acesso offline, se necessário.

Além disso, a conectividade também está relacionada à facilidade de acesso aos softwares em diferentes dispositivos, graças à computação em nuvem.

Com isso, é possível gerenciar arquivos e dados em qualquer aparelho, facilitando o compartilhamento de informações em uma equipe, por exemplo.

Confiança

A opção de utilizar softwares na nuvem oferece maior segurança e confiabilidade em relação aos dados. Isso permite que os usuários gerenciem portais corporativos, planilhas, documentos de texto, slides e muito mais, com a garantia de uma proteção completa.

Os arquivos são armazenados na nuvem, o que possibilita a realização de backups e o registro do histórico de alterações. 

Desse modo, caso algum erro comprometa os dados, o usuário pode facilmente voltar para uma versão anterior segura com apenas alguns cliques.

Apesar de ser um ambiente compartilhado, as empresas podem gerenciar melhor para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso aos arquivos.

Procurando por mais automação em seu trabalho acadêmico? Vem com a Mettzer

A Mettzer é uma plataforma de produção e gestão de trabalhos acadêmicos que oferece uma série de ferramentas para facilitar a vida de estudantes e pesquisadores.

A plataforma conta com um editor de texto próprio, no qual é possível trabalhar com diversos formatos de trabalhos acadêmicos, como TCCs, dissertações, teses, artigos e relatórios.

Uma das grandes vantagens da Mettzer é que ela automatiza uma série de tarefas que antes eram manuais e trabalhosas, como a formatação das referências bibliográficas, a verificação da originalidade do texto e a correção gramatical e ortográfica.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

A Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

O editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade