Projeto Gutenberg: redefinindo o acesso à literatura mundial

compartilhe

Nesse post você vai conhecer a história dessa invenção visionária e também aprender como acessar os e-books do projeto.


Sumário

  1. O que é o Projeto Gutenberg?
    — Contexto histórico
    — Por que o nome Gutenberg?
  2. A revolução dos e-books
  3. Como acessar os livros do projeto Gutenberg?
  4. Mettzer: tecnologia aliada ao conhecimento científico

Você sabia que o Projeto Gutenberg representa um marco histórico para a humanidade?

Pois é, esse projeto revolucionou a forma como o conhecimento é transmitido ao democratizar o acesso à informação através do uso da tecnologia.

Incrível, né?! 🙂

Vem comigo conhecer um pouco mais dessa história.

O que é o Projeto Gutenberg?

Bom, pra começar, o Projeto Gutenberg é a biblioteca digital mais antiga do mundo.

Atualmente, conta com um acervo de mais de 70 mil livros digitalizados e de domínio público  — ou seja, disponíveis para todas as pessoas de forma gratuita.

O projeto foi fundado em 1971 por Michael Hart, um estudante na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. De acordo com Hart (2004), “a missão do Projeto Gutenberg é simples: encorajar a criação e distribuição de livros eletrônicos”.

Com o avanço tecnológico, o acervo disponibilizado pelo Projeto Gutenberg pode crescer cada vez mais e chegar em mais pessoas ao redor do mundo.

Contexto histórico

Em 1971, em um momento em que a internet recém dava seus primeiros passos, o estudante Michael Hart teve a percepção visionária de que, com a expansão dos computadores e da internet, haveria o aumento da busca de informações por esse meio.

Ao ter acesso a um computador Xerox Sigma V — com tempo virtual ilimitado — Hart resolveu colocar sua ideia em prática e passou a disponibilizar livros virtualmente.

Assim, o Projeto Gutenberg pode ser reconhecido como precursor dos livros digitais ou do que nós chamamos hoje de E-books. 

O primeiro documento a ser digitalizado e disponibilizado foi o texto da Declaração de Independência dos Estados Unidos. Depois desse primeiro passo, outras pessoas passaram a se juntar ao projeto de forma voluntária.

Atualmente, o projeto conta com voluntários de mais de 150 países e disponibiliza mais de 70 mil livros digitalizados de forma gratuita.

Nesse post você vai conhecer a história dessa invenção visionária e também aprender como acessar os e-books do Projeto Gutenberg.

Por que o nome Gutenberg?

Bom, o nome dado ao projeto é uma homenagem a Johannes Gutenberg, considerado o pai da imprensa. 

Entre os anos 1440 e 1450, Gutenberg foi o responsável por desenvolver um sistema móvel de prensa mecânica que passou a ser utilizado para a impressão de textos. 

Essa invenção é considerada umas das mais importantes do segundo milênio. 

A possibilidade de impressão de textos em maior escala contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Revolução Científica, um fenômeno que foi base para a construção da ciência e a disseminação do conhecimento.

Imagem de Johannes Gutenberg.
Johannes Gutenberg

A revolução dos e-books

Nos últimos anos temos vivenciado um aumento significativo na busca por livros digitais ou e-books e também de aparelhos de leitura digital  — os e-readers  — como o Kindle, por exemplo.

Portanto, além do avanço tecnológico que possibilitou a criação de um aparelho que se aproxima da sensação de leitura de um livro físico, a difusão dos e-books e e-readers facilitou o acesso à literatura para muitas pessoas.

Imagina poder ter à sua disposição uma quantidade enorme de livros em um dispositivo super pequeno e leve que você pode carregar pra qualquer lugar? 

Isso significa dizer que os e-books têm revolucionado a maneira como nos relacionamos com a leitura e possibilitam uma difusão cada vez maior de informações e conhecimento.

Mas você já imaginou que essa ideia já foi desenvolvida lá nos anos 1970 e que existe uma plataforma digital com milhares de livros disponíveis de forma gratuita? 

Pois é, esse é o marco do Projeto Gutenberg —  aumentar o acervo de livros digitais e democratizar o seu acesso.

Outro projeto com objetivo similar é o Sci-Hub, um repositório digital de artigos científicos com acesso livre 🙂

Como acessar os livros do projeto Gutenberg?

Através do site gutenberg.org você tem acesso à milhares de livros em formato digital e de forma gratuita! 🙂 

Apesar da plataforma estar em inglês, ao navegar por ela você encontra livros em vários idiomas, inclusive em português.

Você também pode direcionar sua busca a partir de alguns critérios:

Como navegar pelo projeto gutenberg

Pra facilitar sua experiência na plataforma do Projeto Gutenberg você pode acessar diretamente a página que contém os livros em língua portuguesa 🙂

Lá você vai encontrar os livros organizados em ordem alfabética pelo sobrenome do autor (a). Mas, você também pode digitar o nome do livro que está buscando, no canto superior esquerdo da página. Olha só:

livros em portugues projeto guntenberg

Incrível, né? 🙂

E se você quiser praticar o inglês, também tem milhares de livros nesse idioma pra você baixar. É só acessar e se esbaldar!

Agora, se você precisa de bibliografia para fazer um trabalho acadêmico, o Projeto Gutenberg também te ajuda! Que tal dar uma olhadinha e ver se você não encontra aquele livro que tanto precisa no acervo da plataforma — e de forma gratuita?

Mettzer: a tecnologia aliada ao conhecimento científico

Não sei se você já sabe, mas a Mettzer é super aliada dos estudantes e da democratização do conhecimento científico.

Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade