Entenda agora como fazer um relatório de estágio supervisionado

compartilhe

O Relatório de estágio supervisionado apresenta as atividades e aprendizados durante o período de vivência prática na área de atuação. Entenda como fazer o seu!


Sumário

  1. O que é um relatório de estágio supervisionado?
  2. Pra que serve o relatório de estágio supervisionado?
  3. Como fazer um relatório de estágio?
  4. Estrutura do relatório de estágio
  5. Como formatar o relatório de estágio supervisionado?

O estágio é um dos momentos mais esperados por estudantes, afinal, é onde você irá colocar em prática tudo que aprendeu na graduação até agora. 

E junto com o estágio, você provavelmente deve saber que terá que fazer um relatório no final. E é dele que vamos falar hoje. 

O relatório de estágio supervisionado é o documento que vai mostrar se você atingiu os requisitos necessários para sua aprovação na disciplina. 

Quer saber mais? Continue lendo esse post. Vem comigo 🙂

O que é um relatório de estágio supervisionado?

O relatório de estágio é um documento acadêmico que descreve a experiência do aluno durante seu período de estágio. Nele, o estudante relata as atividades realizadas, apresenta o conteúdo abordado durante o estágio e valida essas experiências por meio de fotos e outros materiais exigidos.

A cada semestre de estágio, o aluno é responsável por elaborar um relato que descreva suas atividades e o aprendizado adquirido ao longo desse período.

Além disso, a elaboração dos relatórios de estágio é um requisito obrigatório para a obtenção do diploma universitário e para a formação profissional do estudante.

Pra que serve o relatório de estágio supervisionado?

O relatório de estágio é mportante, pois permite que o aluno registre suas experiências ao longo dessa fase. Nele você anota as ações empreendidas, os desafios enfrentados e as soluções propostas por você, enquanto também proporciona uma reflexão global sobre essa experiência. 

Consequentemente, esse documento serve como uma forma de documentação que possibilita ao professor orientador avaliar o aluno.

Além disso, esse registro possui uma importância significativa como preparação para uma etapa subsequente de extrema relevância no processo de formação acadêmica: o Trabalho de Conclusão de Curso.

Através do exercício de elaborar o relatório de estágio, o aluno adquire habilidades e conhecimentos que podem ser aplicados na futura criação do Trabalho de Conclusão de Curso, ampliando sua capacidade de pesquisa, análise crítica e comunicação acadêmica.

Ah, em alguns casos, alguns cursos com estágios obrigatórios não necessitam do TCC. Por isso, entre em contato com a coordenação do seu curso. 🙂

Como fazer um relatório de estágio?

Como o relatório é baseado nas vivências que você tem no estágio, você não precisa deixar para fazê-lo no último dia. 

Não é necessário um esforço complexo; você pode simplesmente reservar algumas páginas do seu caderno para anotar as atividades diárias do seu estágio.

Agora, para você começar a fazer o seu, vou te ensinar como:

1ª Dica

O primeiro passo é descrever detalhadamente a instituição ou empresa onde você realizou o estágio, considerando que seu professor pode não estar familiarizado com ela.

Nesse sentido, é sua responsabilidade descrever a instituição, seus valores, missão e outras informações relevantes. Isso é um elemento comum em diversos modelos de relatório de estágio.

2ª Dica

Em seguida, você deve descrever as atividades que desempenhou, especificando o que fez, onde e quando. É fundamental fornecer detalhes precisos, destacando suas responsabilidades.

Lembre-se de que essas atividades têm o propósito de proporcionar seu primeiro contato com a área de atuação desejada e servem como oportunidade de aprendizado, tanto para relatórios de estágio no ensino superior quanto para outros níveis.

3ª Dica

Uma dica valiosa é começar a trabalhar no relatório enquanto ainda estiver realizando o estágio. Apesar de a entrega ocorrer após o término do estágio, iniciar a redação antes permitirá que você mantenha as informações frescas na memória e evite a pressa no final, resultando em um relatório mais consistente.

Caso não siga essa dica, pelo menos faça uma lista das tarefas realizadas durante o estágio para evitar omitir informações importantes.

Estágios obrigatórios são medidos em horas, e a duração pode ser de vários meses, dependendo da carga horária diária. Portanto, é fácil esquecer tarefas ou projetos significativos ao final.

Estrutura do relatório de estágio

A estrutura do relatório de estágio segue as normas ABNT, assim como todo trabalho acadêmico. Ele é organizado em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Dentre esses componentes, alguns são obrigatórios, enquanto outros podem variar de acordo com o curso ou a instituição vinculada ao estágio.

Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais desempenham um papel crucial na estruturação do trabalho, tornando-o mais organizado, identificável e apresentável ao leitor.

Como o nome sugere, esses elementos são posicionados antes do texto principal do trabalho acadêmico e seguem uma formatação e ordem padronizadas.

Elementos textuais

Os elementos textuais constituem os principais componentes do corpo do trabalho. Nessa seção, o aluno apresentará informações essenciais sobre o período de estágio, bem como as reflexões realizadas ao longo dessa fase. Esses elementos são:

  • Introdução
  • Objetivos do estágio
  • Descrição das atividades desenvolvidas
  • Considerações finais

Elementos pós textuais

Na etapa final do relatório, os elementos pós-textuais desempenham um papel fundamental ao preencher possíveis lacunas que possam surgir durante a avaliação. Eles fornecem aos avaliadores informações adicionais que podem contribuir de maneira significativa para a aprovação do trabalho.

Como formatar o relatório de estágio supervisionado?

Como você já deve saber, a ABNT estabelece diretrizes que os alunos devem seguir ao criar um documento com rigor acadêmico. Configurações de página, tamanho de folha, fonte, espaçamento e alinhamento podem ser definidos antes de começar a redigir o relatório. A seguir estão alguns parâmetros iniciais para esses elementos:

  • Folha: tamanho A4;
  • Margem: 3 cm para as margens superior e esquerda e 2 cm para as margens inferior e direita;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman ou Arial (tamanho 12) em cor preta;
  • Itálico: usa-se em palavras e expressões de outros idiomas;
  • Espaçamento: 1,5 no texto e 1,0 para citações com mais de três linhas;
  • Alinhamento: Justificado.

Não quer perder tempo formatando? A Mettzer cuida disso pra você

Formatar o trabalho não é uma tarefa divertida, isso é fato. Mas nós fazemos isso por você 🙂

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese, você deve respeitar as normas da ABNT e as normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

A Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

custo

Perguntas frequentes

O que devo incluir na introdução?

Na introdução, você deve fornecer informações sobre o curso e a instituição de ensino, o objetivo do estágio, o período em que ocorreu e uma breve visão geral do que será abordado no relatório.

Como descrever as atividades realizadas no relatório?

Detalhe as tarefas específicas que você executou durante o estágio, relacionando-as ao aprendizado teórico do curso. Use verbos descritivos e exemplos concretos para ilustrar suas contribuições.

Quais detalhes sobre a empresa/organização devo incluir?

Descreva a empresa/organização onde você realizou o estágio, incluindo sua área de atuação, histórico, estrutura organizacional e principais atividades desenvolvidas.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade