Post atualizado em: 14/12/2023.
Quem nunca teve um bloqueio na hora de escrever, não é mesmo? Nós separamos algumas dicas cruciais para você superar a folha em branco.
Sumário:
A chamada Síndrome da Folha em Branco, recorrente entre universitários e pós-graduandos ao iniciar um trabalho acadêmico.
É muito comum que nos estágios iniciais do seu TCC, você enfrente problemas para organizar o material da sua monografia e pareça impossível começar a escrever.
Confira abaixo algumas dicas para enfrentar o problema.
O que é a síndrome da folha em branco?
Quem nunca teve um bloqueio na hora de começar a escrever um texto, não é mesmo?
Aquela sensação de olhar para a folha em branco e saber que isso não é um bom sinal, que você precisa argumentar, escrever, colocar algo no papel.
Pois bem, essa sensação de bloqueio na hora da escrita é conhecida como “síndrome da folha em branco”.
A Síndrome da Folha em Branco muitas vezes é resultado de uma falta de confiança ou ansiedade ao realizar um trabalho da faculdade ou qualquer outro texto que você precise escrever.
Mas, calma que nós separamos algumas dicas cruciais que vão te ajudar a superar isso.
Vamos lá!
Como superar a a síndrome da folha em branco?
1. Simplesmente comece a escrever
Pode parecer estranho, mas uma das melhores formas de dar início ao seu TCC é escrevendo o que vier à sua cabeça, se preocupando só depois em cortar o material inútil.
Isso é chamado brainstorming e é uma técnica muito recorrente em diversas áreas, em especial as que lidam com criatividade.
Depois que já tiver escrito bastante, releia tudo que produziu e edite, cortando o que não é relevante para o trabalho acadêmico e dando coesão ao material.
2. Faça um planejamento do trabalho
Escrever é se planejar. Se o seu TCC faz uso de dados empíricos, organize-os e determine como eles irão ser apresentados antes mesmos de começar o trabalho acadêmico.
Com tudo esquematizado e sabendo a necessidade de apresentar certos dados antes para contextualizar outros, você começará a construir na sua cabeça uma linha de raciocínio para a monografia que facilitará saber o que é começo, o meio e o fim.
3. Vá direto ao ponto com o TCC
Se nada estiver dando certo contra a Síndrome da Folha em Branco, sente e escreva a importância do seu trabalho para você.
Continue argumentando até escrever alguma informação relevante para a monografia. Depois, como no caso do brainstorming, é só editar.
Caso tenha dificuldades ao escrever, temos um post que irá te ajudar, veja alguns sites que podem facilitar a escrita do seu TCC.
4. Escreva outra coisa que não a TCC
O problema pode ser o ato de escrever em si.
Se você não tem o hábito regular de produzir textos dos mais diversos tipos, a tarefa de concluir um TCC, com uma extensão considerável e a importância que representa para você, pode ser amedrontadora.
Para combater o medo da escrita, o melhor remédio é praticar.
Comece escrevendo diariamente algo que não tenha relação com o trabalho acadêmico, como uma página de diário ou a descrição de uma cena que você viu na rua.
Aumente progressivamente o tamanho dos textos até se sentir pronto para dar início à sua monografia.
5. Não exagere, apenas faça e acabe com a folha em branco
Por vezes, a necessidade de fazer algo melhor ou perfeito é o que o força a deixar a folha em branco.
Você quer fazer o melhor trabalho possível para se orgulhar, mas pense no orgulho de ter realizado o TCC.
Se a dificuldade está em começar de uma forma criativa, pare de desejar uma inovação e escreva uma introdução padrão, com apresentação do tema e sua justificativa.
Depois, apresente a pergunta que a monografia irá tentar responder. A partir daí, basta descrever como a resposta pode ser encontrada.
6. Acabe com a folha em branco usando a Mettzer
A atividade de pesquisa pode ser muito gratificante e acolhedora, quando feita de forma coletiva e com afeto.
Sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer!
Nós temos as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve.
Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT.
Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉
Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você!
Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.
Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.
Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.
Incrível, né?!
Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂
Um do fundadores da Mettzer, é publicitário com pós graduação em Branding e Gestão de projetos.