As graduações no formato de bacharelado forma profissionais generalistas. Por isso, a grade curricular tem um panorama amplo da área, com disciplinas teóricas e algumas práticas.
O que é bacharelado?
Tendo visto de forma mais rasa o que são o bacharelados, a licenciatura e o tecnólogo, é hora de aprofundar a compreensão do que é tecnólogo.
Como você leu, o bacharelado é um curso superior de caráter generalista.
Portanto, é o tipo de graduação que permite que o profissional trabalhe em diversas áreas dentro da sua especialidade.
Ou seja, quem se forma em um curso de bacharelado recebe o título de bacharel.
Em geral, os cursos de bacharelado são em áreas como Administração, Medicina, Arquitetura, Direito, Engenharia, Farmácia, Publicidade, Design de Moda, Enfermagem, Turismo, Relações Internacionais, e por aí vai.
Por exemplo, um bacharel em Administração pode tanto gerenciar seu próprio empreendimento como trabalhar em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor.
Além de escolher uma área de atuação ou departamento, como Recursos Humanos, Finanças, Logística, Operações, Marketing, etc.
O bacharel realiza o exercício da profissão que optou, mas não pode dar aulas em instituições de ensino, para isso é necessária uma pós-graduação pelo menos.
A maior parte das graduações oferecidas nas universidades brasileiras concede o bacharelado em seus cursos de todas as áreas: Exatas e Tecnológicas, Humanas, Artes e Biológicas. A duração média para um aluno se formar é de 3 a 6 anos.
Quanto tempo dura um bacharelado?
O bacharelado em Medicina dura 6 anos e é o mais longo de todos – a maioria dura entre 4 e 5 anos.
- Administração: 4 anos
- Agronomia: 5 anos
- Arquitetura e Urbanismo: 5 anos
- Biomedicina: 4 anos
- Direito: 5 anos
- Enfermagem: 5 anos
- Engenharia Civil, mecânica e química: 5 anos
- Farmácia: 5 anos
- Fisioterapia: 5 anos
- Fonoaudiologia: 4 anos
- Jornalismo: 4 anos
- Medicina: 6 anos
- Medicina Veterinária: 5 anos
- Nutrição: 4 anos
- Odontologia: 5 anos
- Psicologia: 5 anos
- Publicidade e Propaganda: 4 anos
- Relações Públicas: 4 anos
Cursos do bacharelado
Neste sentido, cada curso de graduação, como o bacharelado, estará enquadrado em uma área do conhecimento.
Assim, são três as grandes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Ciências Humanas. Mas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) faz uma divisão maior, em oito especialidades:
- Ciências Agrárias;
- Ciências da Saúde;
- Engenharias;
- Ciências Humanas;
- Ciências Sociais;
- Linguística, Letras e Artes;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Ciências Biológicas.
Como entrar na graduação?
Depois de escolher a carreira e o tipo de graduação de sua preferência, você deve procurar universidades que oferecem esse curso.
Para tanto, é importante procurar referências sobre as faculdades além de ter certeza de que elas sejam reconhecidas pelo MEC.
O reconhecimento pelo MEC garante, por exemplo, que as instituições tenham estrutura adequada para que os alunos possam adquirir o conhecimento necessário para exercerem a profissão.
Além disso, o diploma destas instituições regulares são melhores vistos pelo mercado de trabalho.
Depois será preciso entender como é o processo seletivo da instituição, porque existem diferentes formas de ingressar em universidades, podendo, cada instituição, realizar de uma maneira própria.
Os mais tradicionais são os vestibulares, mas há também o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , transferências, entre outros métodos. Veja:
Enem
Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio é o principal método de ingresso no Ensino Superior.
No geral, a prova vem substituindo os vestibulares tradicionais de grande parte das universidades do Brasil.
Além disso, o Enem também é necessário para conseguir um financiamento ou bolsa estudantil.
Quais os outros tipos de graduação?
Licenciatura
O principal foco da licenciatura é formar professores e educadores.
Deste modo, o conteúdo desse curso superior combina matérias específicas da área escolhida (Matemática, Letras, Física, História, Geografia, etc.) com disciplinas ligadas à educação, como Didática, Metodologia de Ensino, Políticas Educacionais, Gestão Escolar, etc.
Quem se forma em licenciatura obtém o título de licenciado e pode dar aulas em escolas públicas ou particulares, no ensino fundamental ou médio.
De modo geral, a licenciatura é para aquele estudante que pretende dar aulas na Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio ou Profissionalizante).
Por isso, deve-se preparar para lecionar o que aprendeu em sua área do conhecimento. Os cursos costumam durar entre 4 e 5 anos.
As principais licenciaturas estão relacionadas às disciplinas ministradas nos colégios de Educação Básica, como Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, etc.
Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?
A principal dúvida é entre os cursos de licenciatura e bacharelado, já que alguns cursos dessas modalidades possuem a mesma base curricular inicial nas faculdades.
Há casos em que o aluno de licenciatura passa a ter um conteúdo diferente de quem faz bacharelado somente após um determinado momento do curso, por exemplo na educação física.
Na licenciatura, também é comum que o aluno passe a estudar disciplinas relacionadas à Pedagogia, Didática e Psicologia, que o habilita a ministrar aulas.
Tecnólogo
O curso tecnológico, tecnólogo , ou curso superior de tecnologia , é uma modalidade de graduação para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho.
Por isso, os estudantes são preparados para exercerem atividades em áreas específicas de determinadas profissões, mas sem deixar de ser um curso de nível superior. Para obter o diploma, o tecnólogo estuda de 2 a 3 anos.
O Ministério da Educação (MEC) divide esses tipos de cursos em 13 eixos tecnológicos, como: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Infraestrutura.
Editor de formatação automática nas normas da ABNT
Qualquer graduação, seja ela bacharelado ou licenciatura, vai depender de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que poderá ser uma monografia, artigo científico ou tantos outros tipos de trabalhos de acordo com a instituição.
Portanto, de qualquer forma você vai precisar das normas da ABNT, e assim, vai precisar também do Mettzer, o melhor editor do mercado que formata automaticamente qualquer trabalho de acordo com as normas da ABNT, pronto para entregar!
Teste agora mesmo!
Doutoranda no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Bacharela e mestra em Direito e pesquisadora desde o primeiro semestre da faculdade.