Entenda de vez o que é e como fazer um brainstorming

compartilhe

O brainstorming é uma técnica de geração de ideias em grupo, estimulando a criatividade e a colaboração. Entenda como funciona!


Sumário

  1. O que é brainstorming?
  2. Qual o propósito do brainstorming?
  3. Quais os benefícios do brainstorming?
  4. Onde usar a técnica de brainstorming?
  5. Etapas do brainstorming
  6. Tipos de brainstorming

Você está lutando para entender um conceito ou tendo dificuldade em desenvolver algum trabalho? O bloqueio criativo está te atrapalhando muito?  Você pode utilizar o brainstorming ao seu favor. 

Seja você um estudante ou um profissional, o brainstorming é um conceito universal que pode ajudar qualquer pessoa a gerar soluções criativas para problemas.

Neste guia detalhado, vamos ensinar o que é o brainstorming e qual é o seu principal propósito. Vem comigo 🙂

O que é brainstorming?

Brainstorming do inglês tempestade de ideias” é um método criativo de resolução de problemas que envolve a geração de novas ideias ou a construção de ideias existentes. Pode-se fazer individualmente ou em grupo, e não há diretrizes rígidas para o processo.

  • Para iniciar o processo de brainstorming, é importante primeiro definir a meta ou objetivo principal.
  • Quando há um objetivo ou problema, investigamos quaisquer obstáculos que possam surgir.
  • O problema ou situação é analisado de vários ângulos e soluções são identificadas para enfrentar os desafios.
  • Durante as sessões de brainstorming, todas as ideias são consideradas e anotadas sem julgamento ou estrutura, e algumas podem ser combinadas.

Brainstorming é um método de resolução de problemas em grupo que envolve a contribuição espontânea de ideias e soluções criativas. Essa técnica requer uma discussão intensa e livre, na qual cada membro do grupo é encorajado a pensar em voz alta e sugerir o máximo de ideias possível com base em seus diversos conhecimentos.

O brainstorming combina uma abordagem informal para a resolução de problemas com o pensamento lateral, que é um método para desenvolver novos conceitos para resolver problemas olhando para eles de maneiras inovadoras. Algumas dessas ideias podem ser construídas em soluções originais e criativas para um problema, enquanto outras podem gerar ideias adicionais

Qual o propósito do brainstorming?

O principal objetivo do brainstorming é ter ideias, podem ser boas ou ruins. Não tem problema. 

Alex Faickney Osborn criou o conceito em 1942 enquanto trabalhava em sua empresa de publicidade, BBDO. O objetivo principal do brainstorming é criar novas ideias sem criticar nenhum pensamento. Assim, o brainstorming pode ajudá-lo a alcançar muitas coisas, como:

  • Abordar um problema de forma criativa ou inovadora.
  • Se concentrar em aprimorar o processo de geração de ideias e promover a criatividade entre os indivíduos.
  • Encorajar o livre fluxo de ideias sem julgamento ou crítica.
  • Associação de ideias, que envolve o agrupamento de ideias ou a construção de ideias existentes.
  • Por fim, defende a abordagem de um problema de uma nova perspectiva para gerar uma infinidade de novas ideias.

Quais os benefícios do brainstorming?

O brainstorming tem várias vantagens notáveis ​​que contribuem para sua ampla popularidade e reconhecimento.

  • Usar uma abordagem diferente pode quebrar a monotonia da solução de problemas e fornecer uma nova perspectiva sobre a situação.
  • O brainstorming é uma abordagem eficaz para gerar diversas ideias que podem levar a uma solução abrangente.
  • Usa-se o brainstorming como um método de ensino para os alunos porque promove a autoaprendizagem e aumenta a compreensão.
  • Pode ser vantajoso para melhorar o trabalho em equipe e gerar ideias coletivas.
  • O brainstorming pode ser uma ferramenta útil para gerar ideias e encontrar soluções em situações como a criação de listas ou a resolução de um impasse por meio da coleta de informações de um grupo.
  • O brainstorming é um processo flexível que pode ser feito por pessoas de diversas áreas sem nenhuma limitação técnica, pois não há regras rígidas.

Onde usar a técnica de brainstorming?

O brainstorming aplica-se em diversas áreas, então, aqui estão alguns exemplos:

  • Pesquisa e desenvolvimento de artigos;
  • Reestruturação de processos logísticos;
  • Otimização de ideias existentes ou implementação de novas ideias;
  • Identificação de palavras-chave eficazes;
  • Melhoria do desempenho em setores específicos da empresa.

O brainstorming pode ser utilizado em qualquer situação em que seja percebida a necessidade de encontrar soluções. No entanto, é fundamental identificar o problema antes de iniciar o processo.

Uma vez identificado, pode-se dar início a uma sessão de brainstorming para gerar uma chuva de ideias e encontrar soluções para o problema em questão.

anotações

Etapas do brainstorming

O brainstorming conta com algumas etapas importantes para que tudo dê certo. Elas são:

Preparação prévia

É recomendável que o problema seja apresentado ao grupo e algumas diretrizes sejam estabelecidas antes de iniciar a sessão de brainstorming.

Então, ao garantir que o grupo esteja ciente do problema, as ideias geradas serão mais direcionadas e focadas. Evita-se assim um desperdício de energia causado por ideias lançadas aleatoriamente.

Reunião

Dê a devida consideração a todas as concepções. Indubitavelmente, todos dedicaram-se ao máximo para descobrir as mais excelentes antes de submetê-las ao coletivo.

Permita que todos tenham a oportunidade de se expressar.

Com o intuito de evitar que alguém se sinta desfavorecido, assegure um tempo igual para a apresentação das ideias da campanha. Aproximadamente 10 minutos podem ser adequados.

Que comece a chuva de ideias

Registre todas as ideias que estão surgindo em um local visível para todos do grupo.

Assim, é crucial que todos percebam que suas ideias estão sendo levadas a sério. Caso contrário, o processo de brainstorming perderia sua finalidade.

Abra sua mente para compreender a perspectiva de cada pessoa e evite julgar ou menosprezar qualquer uma das ideias. Isso pode interromper o fluxo e causar insegurança nos demais participantes.

Para evitar que apenas algumas pessoas dominem a reunião, você pode implementar um sistema de “rotação” ou “roleta” caso se sinta confortável com isso.

Ouça uma pessoa, depois outra, e continue dessa forma, circulando entre os participantes, até retornar ao primeiro e reiniciar o ciclo de ideias.

Seleção e definição

Apresente a todos do grupo quais ideias se destacaram e explique claramente por que essas foram selecionadas para expandir o alcance da marca, caso essa seja a solução buscada.

No entanto, todas as outras soluções seguirão o mesmo processo.

Agora é hora de aprofundar um pouco mais nas ideias selecionadas. Não é necessário que toda a equipe participe dessa etapa. Três pessoas podem ser o bastante.

Tipos de brainstorming

Existem diferentes técnicas que tornam o brainstorming mais eficaz. Veja:

Método 6-3-5

Para realizar essa atividade, é necessário que as ideias sejam registradas por escrito, com o objetivo de estabelecer um objetivo específico e avaliar a qualidade das sugestões.

Inicialmente, seriam seis pessoas escrevendo três ideias em um papel, durante um período de cinco minutos. Após seis rodadas – totalizando 30 minutos – teríamos 108 novas ideias disponíveis.

A quantidade de ideias, o tempo necessário e o número de pessoas podem variar de acordo com a realidade da empresa.

O aspecto mais importante é garantir que as pessoas percebam que serão tratadas igualmente e que suas ideias serão respeitadas.

Post-it

Os post its destacam as ideias de forma mais proeminente, agilizando o processo de brainstorming.

Além disso, eles inspiram a equipe, levando-os a participar de forma mais efetiva nessa abordagem.

Distribua um bloquinho e uma caneta para cada participante e solicite que escrevam suas ideias. Em seguida, peça que colem os papéis em um mural, compartilhando o espaço com os demais participantes.

Estimule a criatividade ao mostrar que desenhos também podem ser utilizados para transmitir melhor as ideias.

Essa técnica proporcionará uma visão privilegiada de como a equipe está sintonizada. Além disso, será o ponto de partida para a seleção da ideia a ser escolhida.

Mapa mental

Imagine se fosse possível resumir o problema em questão de forma concisa.

Essa é exatamente a proposta do mapeamento mental, resumir a questão em apenas três palavras-chave.

Identifique três termos que expressem claramente a ideia e permita que a equipe trabalhe a partir dessas palavras.

Para fazer isso, basta escrever as três palavras em uma folha e cada membro da equipe vai adicionando palavras que estejam de alguma forma relacionadas às palavras iniciais. É interessante conectar essas palavras por meio de linhas.

Após esgotar as ideias, repita o processo com as palavras derivadas das iniciais e continue trabalhando dessa forma até que todas as ideias sejam exploradas.

Brainstorming individual

Apesar de mencionar o brainstorming em grupo em todos os momentos, pode haver situações em que um brainstorming individual se faz necessário.

Assim como ocorre em grupo, essa técnica pode estimular a criatividade quando aplicada individualmente.

Realizar o brainstorming de forma individual oferece flexibilidade, podendo ser realizado em qualquer momento e quantas vezes forem necessárias.

Uma vantagem é evitar a necessidade de organizar reuniões com várias pessoas, o que demanda tempo e recursos financeiros em algumas ocasiões.

Além disso, muitas vezes as pessoas conseguem explorar sua criatividade de maneira mais eficiente quando estão sozinhas, em comparação com o trabalho em grupo.

Por essas razões, algumas pessoas optam pelo brainstorming individual, pois proporciona a liberdade de escolher quando e como realizar essa atividade.

Existem algumas situações em que o brainstorming individual se torna necessário:

  • Quando se trabalha de forma independente.
  • Quando a autonomia é requerida.
  • Quando não é possível realizar sessões em grupo.
  • Quando os funcionários não se adaptam ao brainstorming em grupo.
  • Quando os participantes não conseguem evitar discussões durante o processo.
  • Quando o brainstorming em grupo demanda um alto investimento de tempo e recursos.
  • Quando o problema em questão não é tão complexo a ponto de justificar o envolvimento de profissionais externos.

Simplifique sua vida acadêmica com a Mettzer

Sabia que a Mettzer é a melhor amiga de estudantes?

Isso pois, a Mettzer pode te ajudar em todas as etapas do trabalho acadêmico.

Em primeiro lugar, faz a formatação de todo trabalho nas normas da ABNT, independentemente do tipo — seja um TCC, uma monografia, uma dissertação e até uma tese.

Mas não é só isso. A Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias e veja como podemos ajudar a simplificar sua trajetória acadêmica.

E nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste, viu? 🙂

Perguntas frequentes

Quanto tempo devo reservar para uma sessão de brainstorming?

O tempo ideal para uma sessão de brainstorming pode variar dependendo da complexidade do problema ou do desafio. Então, recomenda-se que estabeleça um limite de tempo entre 15 a 60 minutos para manter o foco e garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir com suas ideias.

Quais os tipos de brainstorming?

Além do brainstorming tradicional, existem várias técnicas alternativas, como o brainstorming reverso, onde se pensa em soluções opostas ao problema inicial, o brainwriting, onde as ideias são escritas em papel de forma anônima e compartilhadas, e o mind mapping, que utiliza diagramas visuais para explorar relações entre ideias.

Como fazer um brainstorming eficaz?

Um brainstorming eficaz pode ser realizado seguindo algumas melhores práticas, como criar um ambiente acolhedor e livre de julgamentos, estabelecer um limite de tempo para a sessão, encorajar a participação ativa de todos os membros do grupo, estimular a diversidade de ideias e perspectivas, e registrar todas as ideias geradas, por mais estranhas que possam parecer.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade