Citação indireta e paráfrase: o que é e como fazer corretamente

compartilhe

Nesse post você vai aprender o que é uma citação indireta ou paráfrase e como formatá-la de acordo com as normas ABNT 2023.

Publicado em 22 de julho de 2019. | Atualizado em 06 de set. 2023.


Sumário

  1. O que é citação?
  2. ABNT NBR 10520 
  3. O que é citação indireta ou paráfrase?
  4. Qual é o objetivo da citação indireta?
  5. Qual a diferença entre citação direta e indireta?
  6. Como fazer uma citação indireta?
  7. Normas ABNT 2023 — o que mudou?
  8. Como fazer citações de forma automática com o Mettzer

Nenhum texto acadêmico começa do zero. Sempre alguém já escreveu, nem que seja de forma introdutória, sobre o tema. É aí que entram as citações.

Só que, muitas vezes, não prestamos atenção na diferença substancial entre as citações diretas e as citações indiretas, o que impacta muito na formatação delas.

Essa dúvida é bastante recorrente em estudantes que precisam elaborar citações nas normas da ABNT.

Pensando nisso, elaboramos esse post com todo o carinho para facilitar a sua vida.

O foco desse conteúdo é sobre citação indireta. Mas nós também temos um conteúdo específico sobre citação direta. Se você quiser conhecer, basta entrar no link 🙂

O que é citação?

Em primeiro lugar, é importante saber que a ABNT tem uma definição específica sobre o que é citação.

De acordo com a norma NBR 10520 (2002, p.1), citação é a “[…] menção de uma informação extraída de outra fonte”. Isso inclui livros, artigos, jornais, revistas, blogs, vídeos, etc.

Você percebeu que para te apresentar o que é citação precisei usar uma citação? Pois é, elas estão em todos os lugares. E dão mais confiabilidade a informação.

Por a ABNT ser uma fonte confiável, a informação da definição que eu apresentei também parece mais confiável.

Ou seja, as citações dão credibilidade ao seu trabalho e, quanto mais confiável o trabalho é, maior é sua qualidade científica e técnica.

ABNT NBR 10520 

A ABNT NBR 10520 estabelece as regras da apresentação das citações nos trabalhos acadêmicos.

Essa norma é fundamental para você referenciar de forma correta as fontes de pesquisa que utilizou e não cometer plágio.

Os tipos de citações são: citação diretacitação indireta e citação de citação (apud).

citação direta é feita com as palavras do próprio autor do texto original. Ou seja, é uma transcrição dos exatos termos da fonte de pesquisa.

citação de citação também pode ser chamada de apud, que é utilizado como sinônimo de “citado por”. É quando você transcreve literalmente a parte de um texto, sem modificá-la.

Já a citação indireta ou paráfrase é a utilização das ideias do autor da fonte original, mas sem transcrevê-las literalmente. Ou seja, a utilização de uma ideia de outro autor, mas escrita com as suas próprias palavras.

O que é citação indireta ou paráfrase?

A citação indireta, também conhecida como paráfrase, é a utilização de uma ideia de um autor, mas sem transcrevê-la de forma literal.

Ou seja: quem está escrevendo utiliza as próprias palavras para explicar a ideia que leu da fonte original.

Em outras palavras, é a tradução ou explicação da ideia do autor, mas utilizando os próprios termos.

Só precisa ter cuidado de jamais alterar a intenção do texto original. Isto é, não se pode alterar o que foi dito originalmente.

Assim como nos outros formatos de citação, a referência da fonte deve ser feita.

É sempre preferível fazer a referência de forma completa. Contudo, em alguns casos, o uso da paráfrase não precisa da inclusão do número da página. Isso acontece, de forma especial, quando a ideia pertence ao todo da obra consultada.

Qual é o objetivo da citação indireta?

O objetivo da paráfrase é expressar certa ideia de modo mais acessível, com uma linguagem de fácil compreensão.

Além do mais, é possível dar o seu próprio tom a uma ideia que está no texto. Ou seja: adaptar a ideia ao contexto da pesquisa.

Nesse sentido, esse formato de citação deixa claro que você entende o conteúdo de forma correta. Inclusive, pode explicar a ideia com os seus próprios termos.

Para fazer uma boa citação indireta, o ideal é que você compreenda todo o contexto da obra, para não pegar uma parte isolada e acabar deturpando a ideia do autor ou autora.

Qual a diferença entre citação direta e indireta?

Agora que você já sabe o que é uma citação indireta, talvez já saiba diferenciar bem a citação direta e indireta. De todo modo, aqui estão as principais diferenças entre esses dois tipos de citação 🙂

Para começar, é importante ter em mente que a diferença entre citação direta e indireta está na forma como a informação está apresentada no trabalho acadêmico.

A citação direta é quando a pessoa autora do trabalho reproduz exatamente as palavras da autora original, utilizando aspas e indicando a fonte. Ou seja, é literalmente um copia e cola do trecho do texto.

Esse tipo de citação funciona para casos em que se deseja destacar um ponto de vista específico, enfatizar um trecho importante ou apoiar uma afirmação com a autoridade do autor original.

Já a citação indireta, como você já sabe, ocorre quando o autor do trabalho reescreve as ideias da pessoa autora original, utilizando suas próprias palavras. Nesse caso, não são utilizadas aspas e o autor deve indicar a fonte da informação.

Sendo assim, a citação direta e indireta são usadas em situações diferentes. Em geral, a citação indireta é apropriada para situações em que a pessoa autora quer apresentar a informação de uma forma mais resumida ou para evitar uma citação direta muito extensa.

Como fazer uma citação indireta?

As citações indiretas não incluem a mera reprodução ou troca de uma palavra por outra dentro do texto.

Você pode considerar esses dois pontos na produção:

a) Faça um comentário explicativo, para apresentar a ideia e desenvolver conceitos e esclarecimentos.

b) Desenvolva ou amplie as ideias do texto original, acrescentando exemplos, comparações e contrastes.

Não se esqueça que, diferente da citação direta, a citação indireta deve seguir a formatação do próprio texto, sem recuo ou alteração no tamanho da fonte!

Exemplos de citação indireta

Veja estes dois exemplos de citação indireta:

Exemplo 1:

De acordo com Mattar (1996), a pesquisa bibliográfica é apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são geralmente pouco ou inexistentes.

Exemplo 2:

Os estudos exploratórios têm como principal característica a informalidade, a flexibilidade e a criatividade, e neles procura-se obter um primeiro contato com a situação a ser pesquisada (Samara; Barros, 2002).

Expressões que podem ser utilizadas em citações indiretas

  •  De acordo com Mettzer (ano, p.), …
  • Como aponta Mettzer (ano, p.)…
  • Segundo Mettzer (ano, p.)…
  • Para Mettzer (ano, p.)…
  • Mettzer (ano, p.) afirma/declara que…
  • Nas palavras de Mettzer (ano, p.), …
  • … por isso, Mettzer (ano, p.) recorda…

Normas ABNT 2023 — o que mudou?

Em 19 de julho de 2023, a ABNT divulgou a sua mais recente atualização, que se refere à NBR 10520 — citações.

A revisão e atualização das normas ABNT 2023 se referem apenas a um dos aspectos de trabalhos acadêmicos: as citações.

Vamos entender o que mudou 😉

Autor-data sem caixa alta

Até esse ano, a norma de citação da ABNT seguia o padrão autor-data em caixa alta, isso foi alterado com a atualização de 2023.

Agora, o padrão autor-data segue existindo, mas sem caixa alta, ou seja, o sobrenome do autor terá apenas a inicial em maiúsculo.

Antes:

  • (BOURDIEU, 1997, p. 2).

Agora:

  • (Bourdieu, 1997, p. 2).

Mas preste atenção, essa regra vale apenas para citações no texto. Na lista de referências que vem lá no final do trabalho, o nome do autor (a) continua sendo todo em caixa alta.

Citação: (Bourdieu, 1997, p. 2).

Referência: BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

Citação da citação – Apud

Esse tipo de modelo é observado quando a pessoa autora de uma obra destaca uma citação feita por outro autor. Para isso, utiliza-se a expressão APUD, que tem origem latina e significa “junto a” ou “perto de”.

Geralmente, a citação de citação é empregada quando a obra original não pode ser encontrada, mas o trecho em questão é considerado relevante para o trabalho apresentado.

Nesse caso, é importante fazer referência tanto ao autor original quanto ao autor da obra pesquisada. Por exemplo:

“A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e a participação de todos os níveis” (Rhodia, 1985, apud Kunsch, 2003, p. 154).

Com a atualização de 2023, a ABNT estabelece que as expressões em latim devem ser usadas em itálico. 

Citação de vídeo

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas plataformas e formatos, tem se tornado cada vez mais comum a utilização de vídeos como fonte de pesquisa.

É importante saber que esse tipo de fonte é aceito pela ABNT e, de acordo com a NBR 6023:2018, a citação deve conter informações como título, diretor, produtor, local, produtora, data e especificação do suporte.

No caso de vídeos disponíveis no YouTube, a recomendação é diferente.

Devem ser fornecidos apenas informações sobre autoria, título da obra e ano de publicação. Além disso, se possível, é recomendável incluir o link de acesso ao vídeo.

Citação direta de fonte sem paginação

A revisão das normas ABNT tem como objetivo acompanhar também as mudanças no mundo científico.

Nos últimos anos, vem crescendo significativamente a leitura por meio digital, através de e-books, por exemplo. Esses arquivos, no entanto, nem sempre possuem uma paginação, o que gerava preocupação na hora de citá-los.

As normas ABNT 2023 flexibilizam a exigência de paginação, recomendando que, em casos como esses, você possa indicar a localização da citação.

Por exemplo, para citar o trecho de um texto de Kindle sem paginação:

  • (Cavalcanti, 2018, local 27).

Mas cuidado, essa flexibilização deve ser usada apenas para fontes sem paginação. Para as demais fontes, em citações diretas continue sempre colocando o número da página de onde você retirou o trecho.

Citação em língua estrangeira

Não é obrigatório traduzir uma citação que esteja em outro idioma. Nesse sentido, você tem a opção de mantê-la no texto original.

Entretanto, para facilitar a compreensão do conteúdo por diferentes públicos, é vantajoso utilizar a mesma linguagem em todo o trabalho.

Nesse caso, você pode optar por traduzir a citação estrangeira e inserir a expressão “tradução nossa” ou “tradução própria” ao final da referência.

Além disso, é importante incluir a versão original da citação em uma nota de rodapé.

Como fazer citações de forma automática com o Mettzer

Colocar todo o trabalho nas normas ABNT pode consumir um tempo precioso do seu dia a dia. Mas não precisa ser desse jeito. 

Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Veja como é fácil fazer citações na plataforma:

citações no mettzer

Quer entender melhor? Veja nosso vídeo

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

citação abnt
O que é citação indireta?

A citação indireta, também conhecida como paráfrase, é a utilização de uma ideia de um autor, mas sem transcrevê-la de forma literal. Ou seja: quem está escrevendo utiliza as próprias palavras para explicar a ideia que leu da fonte original.

Qual é o objetivo da citação indireta?

O objetivo da paráfrase é expressar certa ideia de modo mais acessível, com uma linguagem de fácil compreensão.

Como fazer uma citação indireta?

As citações indiretas não incluem a mera reprodução ou troca de uma palavra por outra dentro do texto. Não se esqueça que, diferente da citação direta, a citação indireta deve seguir a formatação do próprio texto, sem recuo ou alteração no tamanho da fonte.
Você pode considerar esses dois pontos na produção:
a) Faça um comentário explicativo, para apresentar a ideia e desenvolver conceitos e esclarecimentos.
b) Desenvolva ou amplie as ideias do texto original, acrescentando exemplos, comparações e contrastes.

compartilhe

41 comentários em “Citação indireta e paráfrase: o que é e como fazer corretamente”

  1. Embora se oponham completamente ao modelo antigo de mulher, estas mulheres transformadas não se opõem aos homens
    (Touraine, 2007).
    Está correta essa citação?

    Responder
    • Oi, tudo bem? Além do ano de publicação, lembre-se de de colocar a página de onde você encontrou a citação. 🙂

      Responder
  2. Se eu fizer uma paráfrase de um parágrafo inteiro de um livro, como eu cito no meu trabalho ja que não será possível indicar a página?

    Responder
    • Oi, Paula. Tudo bem?

      Pode colocar o sobrenome da pessoa e o ano da publicação, sem a página mesmo. Assim:
      Conforme Sobrenome (2023) […].
      […] texto (SOBRENOME, 2023).

      Um abraço!

      Responder
    • Oi, Renata. Tudo bem?

      Na citação indireta, você deve escrever o que você entendeu do trecho do livro que você leu com suas próprias palavras.
      No final, deve incluir entre parênteses o nome da pessoa autora, da seguinte forma: (SOBRENOME, ano, p. X).
      Por exemplo: (COELHO, 2023, p. 4)

      Espero que ajude.
      Um abraço 🙂

      Responder
  3. Olá,

    Me esclarece uma informação por gentileza:

    Para fazer uma paráfrase, eu posso usar uma parte do texto original do autor citado, mesclando com as minhas próprias palavras ou somente expor a ideia do autor citado usando minhas próprias palavras sem usar nenhuma parte do texto original dele?

    Responder
    • Oi, Gustavo. Tudo bem?

      A paráfrase deve compreender apenas as ideias da pessoa autora com suas próprias palavras.
      Você não pode usar a parte do texto original de forma alguma.
      Se você fizer isso, terá que formatar essa parte como uma citação direta.

      Um abraço!

      Responder
  4. Nos resultados de um artigo, vários autores de artigos distintos, relatam as suas experiencias .
    Como citar todos eles?

    Esse formato de ensino caracteriza os alunos como mais autônomos quanto ao processo de aprendizagem, incita-os a procurarem esclarecer suas dúvidas no encontro com o professor, o qual está mais no lugar de orientador, curador do conhecimento, do que dono deste. Ele auxilia os alunos na compreensão daquele conteúdo e esclarece as possíveis dúvidas. Quanto às plataformas mais predominantemente descritas nos artigos foram as ferramentas G-Suite como Meet e Classroom (SPALDING et al., 2020; SILVA et al, 2020, FREIRE; PAIVA; FORTES, 2020; FOSSA et al, 2020).

    Responder
  5. Após as citações direta ou indireta posso incluir um paragrafo de conclusão? Por exemplo: fiz varias citações em um trabalho acadêmico sobre os temas: salvação, soteriologia e escatologia. As ideias levaram o texto pra lá e pra cá, havendo a necessidade de uma conclusão acadêmica para que se possa dar um sentido mais literal aos assuntos abordados. Ou seja, que se possa concluir e fechar a argumentação positiva ou negativa.

    Responder
    • Oi, Marcelo. Tudo bem?

      Você pode fazer um parágrafo conclusivo.
      Mas tenha atenção para toda informação que você usar.
      Não esqueça de fazer as citações e as referências.

      Um abraço!

      Responder
  6. Boa tarde, se a citação for de uma caderno ou artigo que o autor está como a instituição de ensino (Caderno de Graduação – Ciências Exatas e Tecnológicas), como faço?

    Responder
    • Oi, Oliana. Tudo bem?

      Para fazer uma citação indireta de uma citação de citação você deve:
      – Em primeiro lugar, escrever as ideias do texto da citação com suas próprias palavras.
      – Em seguida, você deve fazer a referência nos mesmos moldes da citação de citação:
      (AUTOR ORIGINAL, ano apud AUTOR QUE VOCÊ LEU, ano, página). Lembre que “apud” significa “citado por”.

      Um abraço!

      Responder
      • Oi, Beatriz! Boa tarde! Tudo bem?
        Eu posso fazer uma citação indireta de um trecho de um artigo científico? Como que eu faço?

        Muito obrigado pela atenção e disposição! Abraço!

        Responder
        • Oi, Antônio. Tudo bem?

          Sim. O que você precisa fazer é escrever o que tu entendeu do trecho do artigo com suas próprias palavras.
          Depois disso, você deve colocar entre parêntese a referência do artigo.
          Veja que não precisa alterar a formatação do conteúdo. A citação indireta deve ser feita ao longo do texto.

          Espero que ajude.
          Um abraço!

          Responder
    • Oi, Mairon. Tudo bem?

      Nesse caso, utilize o nome da instituição no lugar do nome dos autores.
      Como nesse exemplo:

      […] (SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. 2017).

      Nas referências fica assim:

      SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura. Dados sobre os aspectos culturais de São Paulo. São Paulo, 2017.

      Espero que ajude.
      Um abraço!

      Responder
  7. Olá
    Boa Noite!
    Preciso fazer uma citação feita por um autor muito importante para o meu TCC, da página da ABC, está correto citar desta foram:
    No webinário – O impacto da pandemia na saúde mental, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), Fulano faz a seguinte colocação: “……a citação direta……….” e na referência colocar o site e data e horário do acesso.
    Está correto?

    Responder
    • Oi, Cláudia. Tudo bem?

      Como é uma referência de vídeo, você precisa usar o seguinte formato nas referências:

      SOBRENOME, Nome do autor do vídeo. Nome do vídeo. Nome do site, data de publicação do vídeo. Disponível em: . Acesso em: data de acesso.

      Um abraço.

      Responder
  8. Boa noite. Para fazer uma citação indireta, eu posso pegar uma parte do artigo em que o autor fala algo com suas palavras sem citar ninguém, e colocar essa parte no meu artigo com minhas próprias palavras e cita-lo ?

    Responder
    • Oi, Maikon. Tudo bem?

      Isso mesmo. É assim que funciona.
      Se você citar alguma parte de um texto que o autor cita outro autor é o caso de usar apud.

      Um abraço!

      Responder
  9. boa noite como eu coloco o nome do site na hora de fazer a citação indireta dentro do corpo do texto, ex. de acordo com o site ….. oque devo colocar alem do nome do site?

    Responder
  10. Bom dia, usando a NBR como norma como faço citações indiretas para inicio de parágrafo e para final de parágrafo, como exemplos nesses casos:
    1. AMMAR,A. Hydrocephlus What do we? And what do we still not know?
    1 ed. Springer Intermational Publishin. Al Khobar, 2017 p. 159-161

    2. BECH-AZEDDINE,R.; HOGH, P.; JUHLER,M.; GJERRIS, F.; WALDEMAR,G.
    Idiopathic normal-pressure hydrocephalus: clinical comorbidity correlated with cerebral biopsy findings and outcome of cerebrospinal fluid shunting. Neural Neurosurg Psychiatry. Copenhagem.v.78, n.2, p.157-61, 2007. DOI:10.1136/jnnp.2006.095117

    Responder
    • Oi, Alexandre. Tudo bem?

      Para fazer citações indiretas você deve apresentar as ideias com suas próprias palavras.
      Uma forma é usar ao longo do texto, como por exemplo: Ammar (2017, p. 159) definiu […].
      Ou então você pode escreveu toda a ideia e colocar o nome do autor entre parênteses no final da frase.
      Por exemplo: texto (AMMAR, 2017, p. 159).

      Espero que ajude.
      Um abraço.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade