O poder da coesão para escrever textos claros

compartilhe

Saiba o que é coesão, quais os tipos que existem e qual é a sua importância e, a partir disso, você vai escrever textos mais claros.


Sumário

  1. O que é coesão?
  2. Características da coesão
  3. Qual é a diferença entre coesão e coerência?
  4. Tipos de coesão
  5. Qual é a importância da coesão para um texto?
  6. A Mettzer também pode ajudar no seu texto

Nada é mais importante para um texto do que ele cumprir a sua finalidade principal: repassar, de fato, a mensagem proposta. Para ser compreensível, é indispensável que o texto seja claro.

É aí que entra a coesão — que é o resultado final de um texto que mantém a conexão lógica entre as suas partes.

Esse artigo vai te ajudar a entender melhor o que é coesão, quais os tipos que existem (a partir de seus exemplos, claro) e qual é a sua importância para um texto. Vamos lá?

O que é coesão?

Para começar, é importante entender o conceito de coesão. De forma geral, a coesão é a relação entre elementos de um texto, que ajuda na compreensão da mensagem.

Para entender melhor, é só pensar na seguinte situação: imagina um conjunto aleatório de palavras ou de frases que não têm relação entre si. Como entender a mensagem que esse texto quer passar?

Em outras palavras, é a conexão que permite a amarração das ideias dentro de um texto. Ou seja, é a harmonia e o encadeamento entre as frases.

A coesão textual — apenas para aprofundar, é um mecanismo linguístico que permite a conexão lógico-semântica entre as partes do texto.

No entanto, se limita às estruturas do texto. Isto é, considera apenas os elementos linguísticos — que são os elementos coesivos.

Em outras palavras, os elementos coesivos são responsáveis pela articulação das ideias do texto. Assim, normalmente eles são:

  • Conjunções
  • Preposições
  • Pronomes
  • Advérbios
  • Locuções adverbiais

Olha só essas frases:

A nova identidade visual do governo federal se inspirou nas cores das obras de Tarsila do Amaral. A artista fez parte da Semana de Arte Moderna de 22.

Perceba que “a artista” é responsável pela conexão entre as duas frases. É ela que demonstra que quem fez parte da Semana de Arte Moderna é Tarsila do Amaral. Ou seja, “a artista” é um elemento coesivo.

Então, a partir deles, uma ideia fica conectada à outra: a frase B retoma o elemento da frase A. O parágrafo B dá continuidade à informação do parágrafo A. O resultado disso é a coesão do texto.

Quer dizer, o resultado da disposição e da correta utilização das palavras propiciam a ligação entre as frases, os períodos e os parágrafos de um texto. A partir disso, o texto se torna coeso.

Características da coesão

Em resumo, as principais características da coesão são:

  • Ser um fenômeno linguístico — que se limita, portanto, aos elementos que estão no texto;
  • Representar a articulação entre as ideias nas palavras e nas frases do texto;
  • A finalidade principal é tornar o texto claro e compreensível;
  • É construída a partir de palavras específicas no texto, que são os elementos coesivos.
modelo de artigo

Qual é a diferença entre coesão e coerência?

Nesse sentindo, é bem comum que as pessoas façam confusão entre coesão e coerência. De fato, apesar de serem diferentes, os dois conceitos andam juntos.

Afinal de contas, tanto a estrutura quanto a organização do texto são responsáveis por trazer a informação e a mensagem de forma clara e objetiva.

A coesão se refere aos mecanismos gramaticais que permitem a conexão entre os elementos de um texto. A coerência, por outro lado, tem relação com os sentidos desse texto.

Para entender melhor a diferença, pode-se pensar que a coesão é o tecido que compreende o texto. Na coesão estão, estruturalmente, as palavras e as frases (que podem ser as linhas e os fios do tecido).

A coerência, por outro lado, é a linha que alinhava todo tecido: ou seja, que alinha os sentidos do texto e faz com que ele seja “amarradinho“.

De forma geral, a coerência é a organização das ideias de uma forma lógica. Ou seja, não são apenas os elementos estruturais do texto, mas também os seus significados e o alinhamento lógico entre eles.

Então, enquanto a coesão compreende a estrutura linguística, a coerência compreende também os elementos extralinguísticos.

A ideia da coerência é que, além de as ideias estarem interligadas, elas precisam fazer sentido. Ainda que coeso, um texto incoerente compromete a clareza e a transmissão a mensagem.

Se eu digo, por exemplo: o trabalho está pronto, porém estou finalizando até agora.

Qual é o problema dessa frase? A informação de que o trabalho está pronto, mas ainda têm coisas para finalizar é incoerente.

Assim, para ser coerente, a estrutura do texto precisa ter um encadeamento de ideias e:

  • Eliminar todas as possíveis ambiguidades;
  • Usar conectivos corretos;
  • Não ter contradições;
  • Alinhar os sentidos das frases;
  • Evitar trechos fora do contexto;
  • Seguir o gênero textual do começo até o final.

Quais são os tipos de coesão?

Existem dois tipos principais de coesão: referencial e sequencial.

Referencial

A coesão referencial é o vínculo que existe entre as palavras e as frases de um texto, através de um referente.

Nesse tipo de coesão, os elementos coesivos anunciam ou retomam as frases e as palavras.

Isso pode ocorrer através da anáfora ou catáfora. A anáfora faz referência a uma informação que já foi mencionada. Ou seja, ela retoma um componente textual. A catáfora, por outro lado, antecipa um componente textual.

Os elementos coesivos referenciais, por outro lado, servem para fazer referências a alguma palavra ou ideia que você já mencionou no texto.

Ou seja, eles fazem que o texto fique mais fluído e menos repetitivo. Olha só esses exemplos:

  • “Bárbara foi fazer residência no Rio de Janeiro. Sempre soube que ela estudaria na Fio Cruz”. Nesse caso, “ela” é um elemento coesivo.
  • Caetano Veloso e Gilberto Gil são famosos mundialmente. Os cantores se destacam pelas composições e pelo pioneirismo no movimento tropicália. ~ “os cantores” é um elemento coesivo.
  • A nova identidade visual do governo federal se inspirou nas cores das obras de Tarsila do Amaral. A artista fez parte da Semana de Arte Moderna de 22. ~ a artista é um elemento coesivo.

Sequencial

A coesão sequencial é a maneira como os fatos se organizam no texto. Para isso, é necessário usar relações semânticas que ligam as orações e os parágrafos.

Nesse sentido, os elementos coesivos sequenciais servem para dar continuidade ao texto. Ou seja, serve para conectar uma ideia à outra e estabelecer uma relação lógica entre as frases.

No entanto, não basta simplesmente usar elementos coesivos nas frases. Você precisa usar o elemento coesivo adequado para cada situação.

É só pensar na seguinte frase: “Comprei um carro maior, isto é, preciso carregar muitas coisas“.

Bom, a frase não faz muito sentido, não é? Isso porque o elemento coesivo “isto é” serve para exemplificar algo.

Uma forma de ajustar essa frase seria: “Comprei um carro maior, porque preciso carregar muitas coisas“. Pronto! Agora o conectivo está certo e dá a ideia de explicação.

Qual é a importância da coesão para um texto?

A coesão é responsável por garantir que a ideia original do texto seja passada à quem estiver lendo. Isto é, é a garantia de que o texto está claro e fluído.

No fim das contas, sé um elemento fundamental para que o texto cumpra seu real propósito. Afinal, de nada adianta um texto se ele não é capaz de enviar a mensagem e completar o ciclo da comunicação. Certo?

Como se não bastasse, a coesão é um dos critérios principais na análise de qualquer texto. Seja um trabalho da faculdade ou na redação do ENEM.

Não é por menos, né? Já que, como você já sabe, apenas com elementos coesivos (e, consequentemente, coesão), é possível escrever bons textos.

A Mettzer também pode ajudar no seu texto

Não é só essas dicas que podem te ajudar a escrever um texto claro e compreensível. A Mettzer também é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor: nós podemos te ajudar 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade