Errata: significado, sinônimos e exemplos

Compartilhe esse post:
Tempo médio de leitura: 3 minutos

Mesmo com a revisão do trabalho alguns erros podem acabar passando, o que é absolutamente normal, e se isso acontecer você deverá recorrer a uma errata, um recurso utilizado para sinalizar erros ao longo do relatório.



1. O que é errata? Significado

A errata também pode ser chamada de corrigenda, e é o nome técnico para uma correção apresentada em trabalhos escritos no geral, por exemplo, livros, textos acadêmicos, manuais e etc.

Então, não é apenas para TCC ou monografia, mas muito mais amplo.

De modo mais objetivo, é uma correção que alude a um erro presente no trabalho.

É um termo do latim, semelhante a outros usados tecnicamente em textos como idem, ibidem, ipsis litteris, apud, et al, entre outros.

É um documento simples, onde devem ser indicados e corrigidos os erros encontrados no trabalho. Ela serve para qualquer tipo de erro, como de digitação, formatação, citação, e até mesmo para estatísticas alteradas e termos mal traduzidos.

Em algumas universidades você encontrará um modelo pronto, bastando preenchê-lo. Se esse caso não se aplicar à você, pode confiar no conteúdo completo abaixo.

2. Quando utilizar a errata?

O recurso da errata deve ser utilizado apenas quando já não há a opção de corrigir determinado trabalho. Ela vale apenas para estudos que já foram publicados ou entregues para a banca.

Por isso é fundamental que todo trabalho acadêmico seja rigorosamente revisado antes de ser entregue, possibilitando a correção de possíveis erros antes da sua entrega final.

Entretanto, caso aconteça do erro ser identificado após a entrega, é possível fazer a errata e acrescentá-la ao trabalho entregue.

3. Quando entregar a errata para TCC ou monografia?

A recomendação é de que a errata seja entregue no dia da apresentação do trabalho, com uma via para cada membro da banca examinadora.

Assim, você pode entregá-la aos examinadores antes de dar início a sua apresentação, ressaltando a necessidade do uso da errata.

4. Como fazer? Elementos obrigatórios da errata

Conforme as normas da ABNT a errata é um elemento opcional, tendo em vista, obviamente, que só será utilizado no caso de algum erro no documento.

Formato

Primeiramente, ela deve ser apresentada em folha A4 avulsa e inserida logo após a folha de rosto de um trabalho acadêmico, contendo a referência do trabalho e o texto da errata.

Informações obrigatórias

  • Titítulo e subtítulo do trabalho;
  • Natureza do trabalho (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido);
  • Nome do autor;
  • Se já tiver sido aprovado pela banca examinadora, deve ser incluída também a data de aprovação e o nome, titulação e assinatura dos componentes da banca, bem como suas instituições;
  • O erro (ou erros) e sua correção.

Formatação

Por sua vez, o título precisa estar centralizado, em negrito e com letras maiúsculas, e não deve ser numerado. Seu texto deve ser digitado com fonte tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entrelinhas.

Fonte utilizada

Na sequência, o tipo de letra pode ser o mesmo que foi utilizado no restante do trabalho, e as margens devem seguir o padrão estabelecido.

Indicação no sumário

Por fim, a errata não deve ser indicada no sumário do trabalho, uma vez que se trata de um elemento pré-textual.

5. Exemplo de errata

Para melhor visualizar os tópicos que abordamos acima trouxemos dois modelos de errata:

modelo exemplo de errata

 

exemplo de errata

6. Sinônimos de Errata

Além de corrigenda, outros sinônimos podem ser utilizados para se referir à errata, como, por exemplo, emenda, retificação e ressalva.

7. Formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT

O Mettzer é uma plataforma especializada em formatação de trabalhos acadêmicos,. e conta com um editor que formata automaticamente qualquer tipo de trabalho nas normas da ABNT.

Desta forma, você pode garantir um trabalho final completo, com mais segurança para enfrentar a banca e a formatura!

Quer saber um pouco mais? Teste agora mesmo!

Resumo
Artigo
Errata: material completo com significado, sinônimos e exemplos
Descrição
A errata é um documento simples, em que devem ser indicados erros encontrados no trabalho depois da sua entrega ou publicação. Veja o material.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.