A linguagem informal é o tipo de comunicação que as pessoas usam quando estão confortáveis e conversando de forma oral. Vem saber mais.
Sumário
- O que é linguagem informal?
- Qual é o papel da linguagem informal?
- Características da linguagem informal
- Exemplos de linguagem informal
- Quando usar a linguagem informal?
- Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos
Com certeza você já precisou adequar sua linguagem em alguma situação específica. Em outras, entretanto, você pode falar e se comunicar à vontade, sem se preocupar com o tipo de linguagem ou com regras de português.
Bom, essa é principal diferença entre uma linguagem informal e formal. A linguagem em que você pode se expressar de forma confortável com gírias e expressões regionais é a linguagem informal.
Em geral, é o tipo de linguagem que você usa para conversar com sua família ou com um grupo de amizades.
É importante ter em mente que o Brasil é um país repleto de diversidade linguística. A linguagem informal é aquele que respeita essa variedade e só o que importa é que a pessoa entenda a mensagem que você está querendo passar.
Quer entender melhor sobre esse assunto? Então vem comigo 🙂
O que é linguagem informal?
Antes de mais nada, é importante compreender o conceito de linguagem informal. Uma forma de entender bem é pelo que ela não é. A linguagem informal é o extremo oposto da linguagem formal.
Ou seja, a linguagem informal é o tipo de comunicações de situações cotidianas entre familiares e pessoas amigas.
Em outras palavras, é o tipo de linguagem que não tem preocupação com as normas cultas — ou as normas gramaticais, da língua portuguesa.
Pensando a partir da pessoa receptora da comunicação: a linguagem informal é pressupõe uma certa intimidade e proximidade com quem está recebendo a mensagem.
Sendo assim, a linguagem informal tem como característica principal a flexibilidade e a informalidade. Por esse motivo, permite o uso de gírias, de interjeições, de neologismos, de expressões populares, de abreviações e de outras formas de linguagem coloquiais.
No entanto, por mais confortável que seja, a linguagem informal é inadequada para alguns contextos como, por exemplo, apresentações acadêmicas e relatórios profissionais.
Qual é o papel da linguagem informal?
O papel da linguagem informal refere-se especialmente às conversas mais rotineiras, em que as pessoas não precisam se preocupar com as normas culta da língua portuguesa.
É por isso que é uma linguagem que compreende todas as conversas que permite expressões regionalistas e populares, coloquialismos e gírias.
Então, serve especialmente para conversas orais e faz parte do dia-a-dia das pessoas. Ou seja, é a linguagem que as pessoas usam quando estão confortáveis.
Características da linguagem informal
Então, de maneira geral, as principais características da linguagem informal são:
- Despreocupação com as normas gramaticais;
- Uso de vocabulário simples e usual;
- Utilização de coloquialismos, gírias e expressões populares;
- Sujeição a variações culturais e regionais.
- Frequentemente utilizada na oralidade
- Uso de palavras abreviadas — como vc, dps e tô
Exemplos de linguagem informal
Vamos fazer um exercício, vou te mostrar duas ocasiões, em uma com linguagem informal, na outra, com a linguagem formal.
A partir disso, é mais fácil entender a distinção:
Exemplo 1
Estilo de linguagem | Exemplo de entrevista |
Exemplo de linguagem formal |
Acredito que sou a melhor candidata para esta posição. Disseram-me que você já revisou meu Diploma em Educação. Além disso, como você pode ver pelas minhas duas referências, fiz minha experiência de trabalho em um estágio por dois anos. |
Exemplo de linguagem informal | Vou fazer um trabalho muito massa aqui! Sabe, eu tenho tudo o que você precisa, é só olhar o currículo. Eu fui para a universidade, já trabalhei com crianças antes, foi bem da hora. |
E aí, qual é o melhor tipo de linguagem em uma entrevista? Lembre-se que se você deseja transmitir sua experiência em um assunto. Então, exige-se que as pessoas cumpram as regras coloquiais da língua portuguesa.
Olha só outro exemplo:
Estilo de linguagem |
Exemplo de atendimento médico |
Exemplo de linguagem formal | Senhora, a sua esposa está com gripe. Ela precisa tomar os medicamentos corretamente todos os dias. Caso os sintomas persistam, por favor, venha novamente. |
Exemplo de linguagem informal | Moça, sua patroa tá ruinzona. Ela tem que tomar uns remédios aí. Caso ela não melhore vem aqui de novo. |
Quando usar a linguagem informal?
Independentemente da autenticidade e da individualidade de cada pessoa, os contextos e as situações determinam o tipo de linguagem que as pessoas usam — ou, pelo menos, cria-se expectativa pelo uso de um ou outro tipo.
Então, em alguns contextos espera-se que as pessoas usem linguagem mais ou menos formais. Nesse contexto, as situações mais comuns à linguagem informal são:
- Conversas rotineiras;
- Encontros familiares;
- Mensagens de celular;
- Chats na internet;
- Redes sociais;
- Diálogos
Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos
Não sei se você já sabe, mas Mettzer é uma ótima aliada de estudantes.
Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.
Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?
A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.
A Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.
Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.
O editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.
Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?
Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.
Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.
Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.