Conheça o MedLine, o banco de referências bibliográficas da área da saúde

compartilhe

O Medline é o maior banco de dados para suas referências bibliográficas da área da saúde, atualmente conta com mais de 70mil periódicos em sua base para que você use em seus trabalhos.


Sumário

  1. O que é Medline?
  2. Por que o MedLine é importante?
  3. Como fazer pesquisa no MedLine?
  4. Qual a diferença entre Medline e PubMed?

Você precisa fazer seu TCC, mas não sabe por onde começar? Eu tenho uma dica pra você;

A base de dados do seu trabalho é um dos passos principais de sua pesquisa, portanto, você precisa de fontes de pesquisa confiáveis.

Se você é da área da saúde, precisa conhecer o Medline, um banco de referências sobre temas de saúde pública, clínica médica, bioquímica e muitas outras áreas da saúde. 

O Medline é uma base completa, pois reúne publicações do mundo inteiro. Há vários artigos de acesso livre em 40 idiomas. 

Quer entender como funciona? Vem comigo.

O que é Medline?

O MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) é um banco de referências bibliográficas da área da saúde. Estudantes podem utilizar a plataforma digital e buscar por assuntos específicos, graças à ferramenta PubMed

A base de dados do MedLine reúne publicações médicas de diversos países. O acervo conta com estudos antigos (a partir de 1966), até publicações atuais que são capazes de ajudar em seu trabalho. Vale lembrar que a base recebe atualizações mensais. 

Geralmente é utilizado por alunos da área da saúde, pois abrange literatura, como periódicos, trabalhos de pesquisa e relatórios sobre campos emergentes das ciências biológicas, como bioquímica, microbiologia e evolução molecular.

A biblioteca online é usada especialmente para exploração e pesquisa acadêmica.

Por que o MedLine é importante?

A área da saúde exige um aprimoramento constante de conhecimento, por isso, as pessoas dessa área precisam investir na ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos, acompanhando a evolução do mercado e o surgimento de novas tecnologias e tratamentos. 

Visto isso, as bases de dados em saúde são essenciais para a formação de quem atua nessa área. 

plataforma

Como fazer pesquisa no MedLine?

O Pubmed é a principal ferramenta de busca do Medline, contém mais de 22 milhões de fontes, que vão desde periódicos a Ebooks.

A seguir, veja o passo a passo de como usar o MedLine para encontrar artigos científicos sobre o tema do seu trabalho.

1- Acesse: http://www.pubmed.com/

2- Escolha uma palavra chave relacionada à sua pesquisa e digite no campo de busca. No exemplo abaixo, pesquisamos sobre a COVID -19.

3- Na esquerda de sua tela você encontra recursos para filtrar o resultado da pesquisa, como o tipo de trabalho (bibliografia, ensaio clínico, estudo comparativo, entre outros), disponibilidade e data de publicação.

pesquisa no medline

4- Clique no link da publicação do seu interesse. Você será direcionado para uma tela com o resumo do material.

5- Para ter acesso ao texto na íntegra, clique em Full Text Links”. Assim, o sistema vai mostrar os links das bases de dados que disponibilizam o conteúdo completo gratuitamente. Nessas bases, você consegue baixar o artigo científico do seu interesse em PDF.

medline arquivo

Busca por autor ou periódico

Além da palavra chave, o PubMed também pode pesquisar por autores e periódicos. 

Na busca pelo nome da pessoa autora, o sobrenome deve ser colocado antes dos demais nomes, que, por sua vez, precisam ser grafados apenas pelas iniciais. Por exemplo: Ferreira NM. Em seguida, use a palavra “Author” para refinar a busca.

A busca por um periódico também é bem simples, pode ser feita pelo nome completo da publicação ou apenas pela abreviatura. Só se lembre de usar ponto final ao abreviar as palavras.

Qual a diferença entre Medline e PubMed?

A principal diferença é que o MedLine é uma base de dados online, e é o principal componente do PubMed, recurso gratuito criado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, que oferece acesso aos recursos relacionados ao Medline.

A Mettzer te ajuda em seu trabalho

Não sei se você sabe, mas a Mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. E tenho o que pode te ajudar. 

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos de acordo com sua palavra chave, fácil, né? 

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e geramos a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade