Tudo o que você precisa saber sobre o mestrado sanduíche

compartilhe

O mestrado sanduíche é com certeza um dos melhores que você pode provar. Afinal, se você quer viajar pra fora, essa pode ser uma das opções!


O nome pode parecer estranho, mas posso te garantir que é uma oportunidade incrível para quem está na universidade e quer melhorar seu currículo.

Imagina que legal se desse para você fazer parte do seu mestrado aqui no Brasil e em outra universidade no exterior? Então, saiba que com o mestrado sanduíche isso é possível.

Além de passar um tempo fora do país, você acaba conhecendo novas culturas, contatos e ainda de quebra consegue terminar seus estudos. É o melhor dos dois mundos.

Mas bora aprofundar sobre o assunto? Vem comigo.

O que é o mestrado sanduíche?

O mestrado sanduíche é uma modalidade da pós graduação que oferece aos estudantes a oportunidade de fazer uma parte de seus estudos em uma universidade fora do Brasil.

O nome “sanduíche” vem da ideia de que o curso é “recheado” com um período de estudos no exterior.

Como se candidatar?

Primeiramente, antes de se candidatar, é bom você saber que não são todas as universidades que oferecem aos mestrando a opção ‘sanduíche”. Geralmente, o programa é destinado para doutorandos, por conta do seu tempo acadêmico e de pesquisador.

Agora vamos ao que interessa, como se candidatar neste programa:

  • Inscrição no Programa: Primeiro, você se inscreve em um programa de mestrado em uma universidade brasileira, como faria normalmente.

  • Seleção para o Mestrado Sanduíche: Depois de iniciar o mestrado, você pode se candidatar ao programa sanduíche (se sua universidade oferecer). Isso geralmente envolve a apresentação de um projeto de pesquisa e a escolha de uma instituição estrangeira onde você quer estudar.

  • Estudo no Exterior: Caso aprovado, você vai passar um período – que pode variar de seis meses a um ano – estudando em uma universidade parceira no exterior. Durante esse tempo, você trabalhará em sua pesquisa, assistirá a aulas e poderá aproveitar os recursos da universidade estrangeira.
  • Retorno ao Brasil: Após o período no exterior, você retorna ao Brasil para concluir o restante do seu mestrado na universidade de origem. Essa fase final inclui a finalização da dissertação e a defesa do trabalho.
plataforma

O que preciso para me candidatar?

Primeiro de tudo, você precisa de uma boa justificativa para ganhar a bolsa. Se o seu motivo é apenas conhecer outro país, lamento, não vai rolar. Tudo precisa se encaixar com seus objetivos de pesquisa.

Isso, pois o período fora do país funciona como uma pesquisa de campo, por isso, busque focar em sua pesquisa e seus objetivos.

Os principais critérios para um estudante se canditar são:

  • Estar matriculado em um programa de mestrado/doutorado
  • Não ter participado de uma parceria educional semelhante

Os critérios podem mudar de acordo com cada faculdade, procure se informar melhor na coordenadoria do seu curso.

Documentos necessários

Os documentos necessários podem diferir de uma instituição para outra, mas geralmente são:

  • Histórico escolar
  • Diploma ou certificado de graduação
  • Prova de proficiência linguística
  • Carta de motivação
  • Cartas de recomendação
  • Proposta de pesquisa.

Benefícios do mestrado sanduíche

Sendo mais simples que um intercâmbio, o mestrado sanduíche é uma das maneiras de avançar em sua pesquisa. Além disso, existem outros diversos motivos para você optar por essa modalidade:

Oportunidade acadêmica

Nesta modalidade, você vai ter a oportunidade de trabalhar em novos projetos, com colaboração de pesquisadores internacionalmente renomados em sua área.

Língua e Cultura

Vivenciar outra cultura, aprimorar o idioma e expandir sua rede de contatos acadêmicos e profissionais.

Qualificação

Ter acesso a recursos, bibliotecas e laboratórios de universidades renomadas no exterior.Essa experiência internacional pode destacar seu currículo no mercado de trabalho e abrir portas para novas oportunidades profissionais.

Como é a bolsa para o mestrado sanduíche?

A maioria das bolsas são oferecidades pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), com o objetivo de formar pesquisadores renomados na área.

O processo para conseguir a bolsa, começa com uma carta de concessão e o envio de alguns documentos (os que citei acima). Um dos principais documentos é o termo de compromisso em que você assina alegando deixar o país de destinos após a conclusão do seu projeto.

Conte com a Mettzer em seus projetos acadêmicos

Gostou da ideia de fazer mestrado sanduíche? A Mettzer pode ser sua maior aliada nesse processo. Nosso editor facilita a formatação de trabalhos acadêmicos, garantindo que suas dissertações e projetos estejam sempre de acordo com as normas exigidas, seja aqui no Brasil ou no exterior.

Durante o período no exterior, você poderá acessar suas pesquisas e documentos de qualquer lugar, sem preocupações. Além disso, nossa ferramenta de gestão de referências vai ajudar você a organizar tudo do jeito certo!

Gostou? Bora fazer um teste gratuito

mettzer

Perguntas frequentes

Quanto tempo dura o mestrado sanduíche?

O mestrado sanduíche pode variar de 6 à 12 meses, dependendo do seu projeto.

Como funciona o mestrado?

É um curso que vai aprofundar os conhecimentos da sua graduação, isso, em uma área especializada de sua escolha.

Requisitos para fazer mestrado

Para fazer mestrado, é necessário ter graduação completa e passar pelo processo seletivo da instituição desejada, que pode ser uma instituição pública ou privada.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade