OJS: conheça seu aliado na publicação de revistas periódicas

compartilhe

O Open Journal Systems (OJS) gerencia todo o fluxo de trabalho da pessoa pesquisadora. Quer entender como? Leia o post


Sumário

  1. O que é OJS?
  2. Como o OJS surgiu?
  3. Como funciona o OJS?
  4. Quais as principais funcionalidades do OJS?
  5. Quais são os cargos e funções disponíveis no OJS?
  6. Como é o processo editorial do OJS?
  7. Por que o OJS é importante para a pesquisa científica?
  8. Como publicar no OJS?

A gente sabe que fazer a publicação do seu trabalho acadêmico é sempre um desafio. Mas, atualmente, existem alguns programas que podem ajudar nesse quesito.

Aliás, é de um desses programas que vou te falar hoje, o “OJS” (Open Journal System) ou também conhecido como SEER.

Bom, se você quer entender como funciona, continue lendo o post! 🙂

O que é OJS?

O Open Journal System (OJS) é uma solução de código aberto para gerenciar e publicar periódicos acadêmicos online.

Ele foi projetado para reduzir o tempo e a energia dedicados às tarefas administrativas e administrativas associadas à edição de um periódico, ao mesmo tempo em que melhora a manutenção de registros e a eficiência dos processos editoriais. 

Ele busca melhorar a qualidade acadêmica e pública da publicação de periódicos por meio de uma série de inovações, incluindo o aprimoramento da experiência do leitor, tornando as políticas de periódicos mais transparentes e melhorando a indexação.

Como o OJS surgiu?

O Open Journal Systems (OJS) é um software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas lançado em 2001, desenvolvido no âmbito do Public Knowledge Project (PKP), com o apoio do Social Sciences and Humanities Research Council of Canada, Max Bell Foundation, Pacific Press Endowment e MacArthur Foundation. Seu desenvolvimento contínuo é atualmente supervisionado pela Simon Fraser University Library.

Como funciona o OJS?

Agora que você entendeu o que é o OJS, vou te explicar como funciona. Segue o fio:

Envio

As pessoas autoras enviam seu periódico por meio de um assistente passo a passo. Lembre-se das diretrizes de formatação.

Upload

As pessoas autoras podem fazer o upload de quantos arquivos forem necessários, basta arrastar seu trabalho para a caixa e pronto.

Monitoramento

As pessoas encarregadas da edição podem pesquisar e filtrar seus envios para entender como está a situação, podendo ser como: envio, revisão, edição e produção.

Revisão

Pessoas revisoras podem realizar revisões anônimas ou abertas.

Quais as principais funcionalidades do OJS?

O OJS é um poderoso software com alta flexibilidade desenvolvido para atender as necessidades de periódicos de todos os países, idiomas e disciplinas, por isso, é essencial que haja funcionalidades que suporte tudo o que você precisa.

Agora, veja as principais funcionalidades do OJS:

Execução de um ou mais periódicos

Cada instalação do OJS pode executar um ou mais periódicos, para que você possa decidir o que se adapta à sua configuração de publicação.

Fluxo de trabalho editorial flexível

O software hospeda um pequeno coletivo editorial simplificado com editores, revisores de texto e assistentes de produção.

Os usuários podem assumir funções diferentes em uma ou mais publicações utilizando um único cadastro (com o mesmo endereço de e-mail). Assim, um professor pode ser editor numa revista e ser autor ou avaliador em outra, e assim por diante, mantendo-se no portal com um mesmo cadastro.

Metadados avançados de publicação

Seu trabalho pode ser compartilhado em formatos de metadados legíveis por qualquer máquina.

Variedade de idiomas

Como o software é utilizado em todo o mundo, ele oferece suporte à publicação de periódicos em um ou dois ou em quantos idiomas você precisar.

A opção de alterar o idioma é somente da interface do sistema. Essa opção só se “expande” para o conteúdo publicado pela revista, quando inserido o conteúdo específico para cada idioma, pois o sistema não o traduz automaticamente.

Indexação e divulgação

Com o SEER você pode depositar o seu trabalho com serviços de base de dados como: Google Scholar, DOAJ, Crossref, DataCite e PubMed.

Acompanhamento em tempo real

Nele você pode visualizar estatísticas detalhadas artigo por artigo e monitorar métricas editoriais, como tempos de resposta e revisões por envio.

Publique outras formas de arquivo

Uma outra vantagem do SEER é que você pode publicar arquivos de áudio e vídeo ou conjuntos de dados de pesquisa juntamente com PDF de texto completo, Word e HTML.

referencias

Quais são os cargos e funções disponíveis no OJS?

O objetivo do OJS é simplificar em suporte eletrônico a edição de revistas com transparência de políticas e o aperfeiçoamento das indexações.

Por isso, para facilitar o uso, existem algumas funções de usuário, cargo e função que você precisa conhecer, veja:

  • Usuário – É qualquer pessoa que utiliza o sistema.
  • Cargo – Título editorial de uma pessoa na equipe da revista. Por exemplo: Membros do Conselho Editorial, do Comitê, Editor Científico, etc.
  • Função / Papel – Forma padronizada pela qual o sistema divide o trabalho editorial e os níveis de acesso (Editor Gerente, Leitor, Autor, Avaliador, Editor, Editor de Seção, Editor de Texto, Editor de Layout e Leitor de Prova).

Como é o processo editorial do OJS?

O OJS divide todo o fluxo de trabalho entre as diversas funções que serão desempenhadas pelas pessoas usuárias do sistema. Essas pessoas podem ou não exercer cargos dentro da equipe editorial.

Ele possui a ferramenta “Estatísticas e Relatórios”, na área de “Administração” da revista, que fica responsável pelo editor gerente. Nela contém um resumo do uso e das atividades realizadas na revista. 

Ela registra o número de usuários cadastrados e, principalmente, o fluxo editorial, ou seja, o número de artigos recebidos, aceitos, rejeitados e publicados pela revista dentro de um período determinado.

Caso o fluxograma de publicação não seja seguido corretamente, os números registrados podem não refletir a realidade da revista.

A seguir, veja o fluxograma do processo editorial dentro do OJS:

Por que o OJS é importante para a pesquisa científica?

Como o SEER é um divulgador de trabalhos acadêmicos, ele serve como base de dados para acesso à pesquisa científica. 

Então, é perfeito para quem está precisando de fontes de pesquisas para sua fundamentação teórica.

Afinal, essas fontes de consultas são totalmente seguras e confiáveis para fazer qualquer tipo de trabalho científico.

Você provavelmente já deve saber que nenhum trabalho começa do zero, né? Você precisa de outras pessoas que também já escreveram sobre o tema, para que assim, seja uma pesquisa com embasamento científico confiável e de qualidade.

Como publicar no OJS?

Documentos

As revistas no SEER não geralmente publicadas em PDF, porém, o sistema também suporta arquivos em HTML, que, como você viu anteriormente, podem conter gravações de áudio e vídeo.

Cadastro

Para fazer o cadastro em uma revista clique em “cadastro” na barra de navegação ou abaixo da revista em que deseja se cadastrar.

Assim, você irá precisar preencher um formulário e pronto! Seu cadastro está feito. 

As pessoas não cadastradas que visitam uma revista podem cadastrar-se normalmente como Leitor, Autor ou Avaliador.

Os editores gerentes conseguem desativar a possibilidade dos visitantes se cadastrarem por iniciativa própria (nesse caso aparecerá um aviso para indicar que o cadastro se encontra fechado), mas sempre e para qualquer função eles poderão registrar os usuários pela página de “Administração” desde que possuam as informações necessárias (nome completo e e-mail).

Encontre bibliografias na plataforma da Mettzer

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Também, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

O OJS é gratuito?

Sim. Embora o SEER tenha sido desenvolvido para oferecer suporte à publicação de acesso aberto, certamente pode ser usado para periódicos baseados em assinatura ou periódicos com conteúdo misto, e é usado por muitos periódicos que cobram taxas de assinatura. 
OJS possui módulos para gerenciar assinaturas individuais e institucionais, aceitando Paypal e pagamentos manuais e cobrança de taxas de pagamento de autor

Posso usar o OJS para publicar newsletters e livros?

O OJS foi desenvolvido para publicação de periódicos revisados ​​por pares, no entanto, também pode ser usado para boletins informativos, revistas, livros e boletins. 


compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade