Como fazer referências de site nas normas ABNT?

compartilhe

Muitas fontes de pesquisa do seu trabalho estão em sites, certo? Então, aprenda nesse post a fazer referência de sites nas normas da ABNT.

Publicado em 13 de julho de 2017 | Atualizado em 19 de set de 2023.


Sumário:

  1. Por que fazer referência bibliográficas de sites?
  2. Como fazer referência de sites?
  3. Dicas para utilizar fontes de pesquisas de sites e endereços eletrônicos
  4. Dicas extras para fazer referência de sites
  5. Formatação automática nas normas ABNT

Eu sei que, atualmente, a maior parte das fontes de pesquisas que estudantes – seja da graduação ou da pós-graduação – consultam para fazer trabalhos estão em sites e endereços eletrônicos.

Afinal de contas, consultar qualquer tipo de bibliografia do computador é muito mais prático, rápido e barato do que visitar bibliotecas, tirar cópias ou comprar livros.

Então, não tem como fugir. Você precisa saber como fazer referência de sites nas normas da ABNT.

Mas não se preocupe! Estou aqui para te ajudar 🙂

Por que fazer referência bibliográficas de sites?

Se você já fez algum trabalho acadêmico, sabe que precisa fazer as referências e citações de acordo com as normas ABNT.

Em linhas gerais, a referência bibliográfica conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é a indicação de autores, título, edição, local, editora e data de qualquer citação de um texto.

 E o primeiro passo é entender o porquê de fazer as referências. A resposta é bastante simples.

O melhor jeito de garantir a defesa da própria ideia em um trabalho acadêmico é buscar referências de outras produções acadêmicas. Ou seja: ninguém começa um trabalho do zero e sempre busca informações e ideias de outras pessoas já pesquisaram e escreveram sobre o assunto, certo?

É a partir das teorias de outras pessoas que você vai provar que suas ideias têm embasamento e respaldo teórico de outros estudos. Essas referências virão das citações e das referências bibliográficas.

Então, para utilizar conceitos e teorias de outras pessoas, você vai precisar referenciá-las para dar os devidos créditos. Entendeu? 🙂

O caminho contrário é bastante perigoso e mal visto entre as bancas e entre professores. Você não pode simplesmente tirar as ideias da sua cabeça: é necessário ter um embasamento teórico.

Nem tampouco você pode deixar de referenciar uma fonte ou errar na formatação das referências: isso é plágio.

Então, agora que você já sabe o porquê de fazer as referências de qualquer tipo de fonte – inclusive de sites, vamos à parte prática.

Como citar sites pelas normas ABNT

Existem três jeitos para você poder citar sites de acordo com a ABNT. Que são:

  • Artigo ou matéria online;
  • Artigo ou matéria de site;
  • Homepage, que é qualquer site que não se encaixa nessas duas categorias acima.

Visto isso, para essas três referências é preciso de alguns elementos obrigatórios, como:

  • Autor ou nome da organização;
  • Título da página ou da matéria;
  • Local de publicação (caso ele esteja contido no site);
  • Dia, mês e ano de publicação;
  • Endereço eletrônico (localizado entre os sinais []) e depois de “Disponível em:”;
  • Data em que o acesso foi feito, depois de “Acesso em:”

Como fazer referência de sites

As referências de sites dependem do tipo de informação. A referência de um site de jornal, por exemplo, é diferente da referência da página inicial de um site.

Então você precisa estudar cada um dos tipos a partir de suas particularidades 🙂

Referência de sites de jornal

Saiba como fazer as referências bibliográficas de textos de site de jornal.

Referência de site de jornal com autoria conhecida

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

LIMÓN, Raúl. Pfizer afirma que sua vacina contra o coronavírus tem eficácia de 90%. El país, 09 nov. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-11-09/pfizer-afirma-que-sua-vacina-contra-o-coronavirus-tem-uma-eficacia-de-90.html. Acesso em: 18 nov. 2020.

Referência de site de jornal sem autoria conhecida

TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

CORONAVÍRUS: responsável por vacina da Pfizer, cientista diz que vida volta ao normal em 2021. Hypeness, 17 nov. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-11-09/pfizer-afirma-que-sua-vacina-contra-o-coronavirus-tem-uma-eficacia-de-90.html. Acesso em 18 nov. 2020.    

Referência de site de revistas eletrônicas

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

NARDES, Scarleth. Mulheres em situação de rua: memórias, cotidiano e acesso às políticas públicas. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 1 – 18, julho, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/66011/46755. Acesso em: 23 jul. 2021.

gerador referências

Referência de sites de publicação periódica

Saiba como referenciar sites de publicação periódica em meio eletrônico:

Referência de site de publicação periódica com autor

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

TUMELERO, Naína. Referências ABNT: aprenda como fazer. Mettzer, 2019. Disponível em: https://blog.mettzer.com/referencias-abnt. Acesso em: 18 nov. 2020.

Referência de site de publicação periódica sem autor

TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

FEMINISMOS africanos. Instituto de Estudos de Gênero, 2020. Disponível em: http://www.ieg.ufsc.br/noticias/360. Acesso em 18 nov. 2020.

Referências de página inicial ou homepage

AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

METTZER. Site do Mettzer, 2020. A plataforma para desenvolver seus trabalhos e pesquisas acadêmicas. Disponível em: https://www.mettzer.com/. Acesso em: 18 nov. 2020.

Referência de endereços eletrônicos de documentos

AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Título. Cidade: Responsável pela publicação, ano. Total de páginas. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

SILVA, Marluce Pereira. Sociedade de consumo: resenha. Porto Alegre: Horizontes Antropológicos, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ha/v13n28/a21v1328.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

Referência de sites de enciclopédias e dicionários

TÍTULO do verbete ou conceito. In: NOME da enciclopédia ou dicionário. Cidade: Responsável pela publicação/editora, ano. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

CIÊNCIA. In: SINÔNIMOS. 7Graus, c2020. Disponível em: https://www.sinonimos.com.br/ciencia/. Acesso em: 18 nov. 2020.

Dicas para utilizar fontes de pesquisas de sites e endereços eletrônicos

Um ponto importante é que você deve ter cuidado com a qualidade das informações de sites e endereços eletrônicos.

Você sabe, existe uma infinidade de informações aleatórias na internet. Mas nem todas são apuradas e verificadas de forma correta.

Então, se certifique da autenticidade das informações e da credibilidade da fonte de pesquisa. Isso vai garantir a credibilidade do seu trabalho.

Aqui vão algumas dicas para você verificar a confiabilidade de uma fonte:

a) Examine o envolvimento do site com o tema

Em primeiro lugar, examine o envolvimento do site com o tema. Esse é um bom indicativo sobre a seriedade do site ao abordar o tema e, principalmente, a autoridade do site no assunto.

Nesse contexto, também é interessante identificar o posicionamento do site. Assim, você pode evitar replicar opiniões ou informações que não sejam pertinentes ao seu trabalho acadêmico.

b) Consulte as fontes utilizadas pelo site

Além do mais, analise se o site, artigo ou reportagem indica suas fontes de pesquisa para chegar àquele material que você encontrou.

Isso porque, assim como trabalhos acadêmicos, fontes de pesquisa confiáveis publicam suas referências.

Só assim é possível checar a veracidade dos dados e das informações e se certificar da qualidade do material.

c) Pesquise em sites de reputação confiável

Por fim, analise a reputação da fonte. Algumas fontes de pesquisa por si só tendem a ser mais confiáveis, como sites de órgãos oficiais e de universidades, por exemplo.

Outra dica é pesquisar artigos do Google Acadêmico e da Scielo.

Dicas extras para fazer referência de sites

  • Os conteúdos que você apenas consultou, mas não citou, não devem integrar às referências bibliográficas.
  • O endereço eletrônico sempre deve proceder de “Disponível em:”.
  • Você deve informar a data que acessou o site em “Acesso em:”.
  • Ao informar as datas, indique apenas três letras do mês – com exceção do mês de maio e os quatro números do ano. Exemplo: nov. 2020.
  • Organize as suas referências bibliográficas por ordem alfabética.
  • Você deve destacar o nome do site, do jornal ou do documento com algum recurso tipográfico – negrito, itálico ou sublinhado. Mas, cuidado. Você deve usar o mesmo recurso em toda a lista de referências e também seguir a um padrão do restante do trabalho.
  • Se um texto não tiver a data de publicação, utilize o ano de copyright do site, antecedido da letra “c”. Exemplo: c2019. Essa informação costuma ficar no final da página, com a indicação da palavra copyright ou pelo símbolo ©.
  • Se a informação da cidade não constar no texto, você pode indicar o estado ou o país, desde que essa informação esteja no texto.
  • Por fim, anote a referências bibliográfica imediatamente. Se você encontrou um texto perfeito para seu trabalho e vai fazer a citação, já faça a referência dentro dos padrões. Separe um documento para você incluir as referências ao mesmo tempo que está escrevendo o trabalho. Isso vai impedir que você esqueça informações essenciais e tenha que pesquisar por elas mais tarde.

Aqui está um resumo de todos os modelos de referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT:

referencia de site

Formatação automática nas normas da ABNT

Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir adequação aos padrões científicos.

Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?

Por isso, a Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

Afinal, o nosso editor de texto formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

mettzer
Como fazer referência de site de revista eletrônica?

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Como fazer referência de site de jornal?

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Como fazer referência de site de documento?

AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Título. Cidade: Responsável pela publicação, ano. Total de páginas. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Como fazer referência de página inicial de site ou homepage?

AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Como fazer referência de site de enciclopédia ou dicionário?

TÍTULO do verbete ou conceito. In: NOME da enciclopédia ou dicionário. Cidade: Responsável pela publicação/editora, ano. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

compartilhe

138 comentários em “Como fazer referências de site nas normas ABNT?”

  1. Olá, tudo bem?

    Podem informar qual a formatação correta da estrutura das Referências?

    O nome REFERÊNCIAS deve ser em caixa alta, em negrito e justificado? A fonte deve ser Arial ou Times New Roman de tamanho 12?

    Devo deixar uma linha em branco após o nome REFERÊNCIAS?

    Qual a fonte e tamanho das referencias? Devem ficar justificadas e com espaçamento simples?

    Agradeço a atenção.

    Responder
    • Oi, Arthur.

      Você pode referenciar esse artigo a partir do nome do site.
      Ou, se preferir, podes enviar mensagem para o site solicitando o nome completo do autor.

      Um abraço!

      Responder
  2. METTZER. Site do Mettzer, 2020. A plataforma para desenvolver seus trabalhos e pesquisas acadêmicas. Disponível em: https://www.mettzer.com/. Acesso em: 18 nov. 2020.

    Eu não compreendi essa de autoria desconhecida. Eu sempre que retiro algo de algum site, se não tiver autor, coloco o nome do site, está correto, ou houve alterações da ABNT?

    Responder
  3. Como faço para citar um informação de documento da internet? A referência ficou clara no post. Mas a citação no texto gerou dúvida.
    Obrigado

    Responder
  4. Olá!
    Utilizei informações da conferência de Tbilissi de 1977, mas como não achei o documento original, usei as informações transcritas no site do Ministério do meio ambiente, porém eles não especificam o número da página no documento que essas informações estão contidas. Como ficarão as citações dentro do texto e a referência bibliográfica?

    Responder
    • Oi, Caio! Tudo bem?

      Você deve citar o documento do Ministério do Meio Ambiente. Nesse caso, é uma citação de citação.
      Você precisa utilizar o apud.
      Você pode ler melhor sobre essa assunto nesse post: https://blog.mettzer.com/citacao-de-citacao-apud/
      Em termos gerais, você deve indicar que o Tbilissi foi citado pelo Ministério do Meio Ambiente e indicar a página do documento que você consultou.

      Um abraço.

      Responder
  5. Olá boa tarde, estou fazendo um relatório de estágio, então para falar um pouco sobre a empresa recorri ao site da companhia, como posso referenciar esse site?

    Muito Obrigada

    Responder
    • Oi Roseane, tudo bem?

      Você pode seguir esse modelo que apresentamos no post. Inserindo o nome da empresa como autor e o nome do site.

      MANDAWALLI, Felipe. Pagar para fazer trabalho acadêmico é ilegal. Disponível em: blog.mettzer.com/fraude-academica-e-ilegal/ Acesso em: 23 de junho de 2017

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  6. Prezados, preciso de uma ajuda!
    Estou usando em minha dissertação um artigo que está publicado no formato de capítulo de livro.
    Contudo, o artigo está disponibilizado na página do autor (um blog), e a paginação não confere (no livro está entre as páginas 393-418, e no artigo disponibilizado no blog está 1-17).
    A questão que se impõe é sobre como referenciar a página na citação direta, uma vez que estão com paginação diferente e quantidades diferentes.
    Grato desde já pela ajuda.

    Responder
    • Oi, tudo bem?

      O ideal seria você encontrar uma cópia desse livro ou referenciar sem a página exata. Usando apenas o livro.

      Você pode também tentar encontrar outros artigos e materiais que usaram a mesma citação que você.

      Espero que tenha te ajudado.

      Abraços

      Responder
    • Oi Aline, tudo bem?

      Existe um padrão para apresentação de slides, que segue o padrão de Documento Iconográfico.

      Você não precisa do endereço Web para referenciar ou citar esse tipo de arquivo.

      Abraços

      Responder
  7. estou fazendo um fichamento e tem uma folha só para citações, esse devem ser com recuo de 4cm ( fonte arial 10)

    Responder
    • OI Rita, tudo bem?

      Se você for usar uma citação direta longa, você deve sim usar o recuo 4. Porém o tamanho da fonte é 12, o mesmo usado no texto.

      Abraços

      Responder
  8. Olá!

    Para referenciar um artigo de uma revista que eu encontrei na internet, devo fazer a referência colocando os dados da revista (nome, edição, data…) ou colocando o link em que encontrei na internet?

    Responder
    • Oi Jéssica, tudo bem?

      Você deve colocar os dados da revista, mas que encontrou ela no site, dessa forma você colocar o endereço para o site e também quando você acessou.

      Abraços

      Responder
  9. Bom dia. Eu tenho uma dúvida quanto a referenciar dados (temperatura, precipitação, etc.). Eu usei na minha dissertação dados que foram repassados diretamente por um órgão governamental, que faz as medições, mas eles não foram publicados e nem são encontrados em nenhum lugar (nem online e nem por cartilhas/livros). São específicos da base de dados da organização (no caso é a EPAGRI). Como faço a referência neste caso? Obrigado.

    Responder
    • Oi Alex, tudo bem?

      Nesse caso, os dados estão em alguma página da Epagri? Você vai usar a Epagri como autor e citar a página de onde você coletou os dados e também a data que buscou as informações.

      Abraços

      Responder
  10. achei um artigo que na parte da introdução está cheio de citações importantes. Eu coloco referência do artigo ou posso pegar somente as citações e referencia-los individual.

    Ex:
    As operações de descascamento, corte e centrifugação, normalmente utilizadas durante o processamento mínimo, provocam uma série de injúrias nos tecidos (Kluge et al., 2006).

    Mas está dentro de um artigo. Qual faço referência?

    Responder
    • Oi Jociara, tudo bem?

      Você pode colocar a citação original ou usar o APUD e citar através do artigo se for um comentário por exemplo sobre a citação original.

      abraços

      Responder
    • Oi Lucas, tudo bem?

      Vai sim. Conforme o exemplo que mostramos no post.

      BLOG METTZER. Pagar para fazer trabalho acadêmico é ilegal. Disponível em: blog.mettzer.com/fraude-academica-e-ilegal/ Acesso em: 23 de junho de 2017

      Abraços

      Responder
  11. bom dia,
    eu e meus colegas de faculdade entramos em empasse,
    esses vazamento de msgs do ministro Moro, alguns meios de comunicação estão utilizando e fazendo publicações, mas não tem certeza da fonte, pois se trata de um blog , no qual não se divulga as fontes, o que poderia acontecer com quem publica tais informações .

    Responder
    • Oi Rodrigo, tudo bem?

      Em tese quem está publicando é o Intercept. Então você deve citar ele como fonte de publicação e não a fonte original (quem repassou os materiais para o Intercept) .

      Abraços

      Responder
  12. oI, gostaria de saber como faz pra referencias no texto um site ?? não só nas referencias bibliográficas

    Obrigada

    Responder
  13. Minha duvida é a respeito da configuração q eu uso para citar um artigo.
    Nome do artigo é “O relacionamento professor aluno” e o autor é Idae Rodrigues.
    COMO POSSO REFERENCIAR ?
    Agradeço desde já

    Responder
  14. Bom dia !!!
    Em meu pré TCC, a referencia foi desta maneira:

    9 REFERÊNCIAS
    BARBOSA, Andresa Wanderley de Gusmão; CAVALCANTI, Stela Valéria Soares de Farias. A constitucionalidade da Lei Maria da Penha. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1497, 7 ago. 2007. (acesso em 15 de março de 2019)

    BRASIL. Lei Maria da Penha: Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006, que dispõe sobre mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010. (acesso em 18 de março de 2019)

    GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.(Acesso em 15 de março de 2019)
    LISBOA, Teresa Kleba; PINHEIRO, Eliana Aparecida. A intervenção do Serviço Social junto à questão da violência contra a mulher. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 08, n. 02, p. 199-210, jul./dez. 2005.( acesso em13 de abril de 2019)

    https://www.relogiosdaviolencia.com.br/ (acesso em 9 de março de 2019)

    https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/acoes-contra-violencia/servicos-especializados-de-atendimento-a-mulher ) (acesso em 18 de abril de 2019)

    porem recebi retorno da tutora:
    “Referências bibliográficas de pesquisa eletrônica tem que ser apresentadas conforme normas da ABNT para pesquisa em internet.”

    aonde preciso alterar?

    Responder
    • Oi Sabrina, tudo bem?

      Você deve seguir esse modelo aqui: MANDAWALLI, Felipe. Pagar para fazer trabalho acadêmico é ilegal. Disponível em: blog.mettzer.com/fraude-academica-e-ilegal/ Acesso em: 23 de junho de 2017

      Responder
  15. Dúvida:
    Pela nova ABNT, em vigor desde o final de 2018, quando temos que incluir sites na Bibliografia, o uso de “” antes e depois da indicação do site não deixou de existir ?

    Responder
    • OI Alberto, tudo bem?

      Sim, houveram mudanças na referências em 2018. Mas a mudança, foi que agora você não precisa mais usar o <> para destacar o site.

      Já alteramos nosso post.

      Obrigado.

      Responder
  16. boa noite minha duvida é que na referencia pede a cidade da revista mas no caso se a revista é online nao tem cidade o que devo colocar no lugar da cidade?

    Responder
    • OI Diego, tudo bem?

      Se você pegou de um site você deve usar a referência de site. Colocando o local de onde você tirou esse conteúdo e quando você acessou o trabalho.

      Se tiver mais alguma dúvida nos envie.

      Abraços

      Responder
  17. Boa noite!

    Como eu cito o nome do site no texto, sendo uma citação indireta?
    Exemplo: Preciso fazer uma citação indireta do site Sebrae, no texto fica como?

    “De acordo com dados do Sebrae…”

    Ou teria que colocar o ano da matéria também? Exemplo:

    “De acordo com dados do Sebrae (2018)…”

    Responder
    • Oi Danilo, tudo bem?

      O ideal é você colocar o ano que o conteúdo foi escrito se você tirar. Não esqueça que você deve colocar o site na lista de referëncias bibliográficas.

      Abraços

      Responder
  18. Bom dia!

    Quero referenciar uma pesquisa feita pela BigData Corp, mas não tem autor. Posso referenciar mesmo sem ter autor?

    Responder
    • Oi, tudo bem?

      Em nosso conteúdo tem alguns exemplos:

      De acordo com Gough (1972, p. 59, apud NARDI, 1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”

      Responder
  19. É obrigatório colocar na monografia acadêmica a data de acesso ao site que foi usado como referência?

    Responder
    • Oi Marilze, tudo bem?

      Não existe um limite para as fontes do seu trabalho. Você precisa alinhar isso com seus professores.

      Abraços

      Responder
  20. Boa noite.

    Como faço citação direta de um texto institucional do site da Escola Politécnica da USP?
    No caso, não possui autor.

    Responder
  21. Bom dia! Como devo fazer referência do site onde eu baixei o programa utilizado para meu trabalho.

    Obrigada!

    Responder
    • OI Jésica, você deve citar o nome do site como autor e depois usar o endereço do site para mostrar o caminho de como encontrar o programa. Seguindo o padrão apresentado no texto.

      Abraços

      Responder
    • Oi Junior, tudo bem?

      Você deve citar o nome de todos autores, seguindo o padrão Sobrenome e nome deles. Separando os por .

      Abraços

      Responder
  22. Boa tarde,

    Estou em duvida quanto a referenciação de várias normas ABNT NBR em um mesmo trabalho. Na hora de referenciar tenho usado esse padrão:

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8545: Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos: Procedimento. Rio deJaneiro, p. 1–13, 1984.

    Porém estou referenciando várias normas, a partir da segunda referenciação eu uso esse mesmo modelo acima ou algo muda? Ex:

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8545: Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos: Procedimento.Rio de Janeiro, p. 1–13, 1984.

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13753: Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante: Procedimento.Rio de Janeiro, p. 1–19, 1996.

    Porque se você observar, a parte “ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS” é a mesma. Nada muda a partir da segunda (terceira, quarta e por ai vai…) referenciação de norma?

    Responder
    • OI Vitor, tudo bem?

      Geralmente quando temos mais de uma referência do mesmo autor. Costuma-se usar depois da segunda referência somente assim:

      ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8545: Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos: Procedimento.Rio de Janeiro, p. 1–13, 1984.

      _____________. NBR 13753: Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante: Procedimento.Rio de Janeiro, p. 1–19, 1996.

      Dessa forma representa o mesmo autor, não precisando duplicar o nome dele.

      Responder
  23. Olá oq eu faço quando a pessoa tem nome composto, tipo Ana Carolina?
    No meu caso a autora se chama Ana Carolina Bezerra da Silva, como eu teria que colocar?

    Responder
    • OI Ana, tudo bem?

      Você pode conversar com ela, mas você terá que usar o Silva ou o Bezerra. FIcando assim: SILVA, Ana carolina Bezerra da

      Responder
    • Oi Rochally, tudo bem?

      Você deve seguir o modelo de citação direta curta: blog.mettzer.com/citacao-direta-curta-longa/

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  24. Olá,
    Como faço para referenciar ao final do paragrafo um artigo disponível em um site? Sem ser o rodapé

    Responder
    • OI Fernanda, tudo bem?

      Você deve citar no rodapé, seguindo o mesmo padrão apresentado no artigo. Essa é a forma correta segundo a abnt.

      Abraços

      Responder
  25. Bom dia!
    Na citação de um artigo de um blog, como eu faço para colocar o ano?

    Por exemplo, acessei o blog de um certo Carlos Campelo.

    Na referência eu coloco:

    CAMPELO, Carlos. O Mercado de Casa Amarela. Disponível em campelo.com.br/omercadodecasaamarela/. Acesso em 11/02/2019.

    E na citação?

    De acordo com Campelo (xxxx)…

    Qual ano eu coloco?

    Obigada!

    Responder
    • Oi Patricia, tudo bem?

      Nos casos de citação de sites, você não precisa colocar o ano que o autor escreveu o conteúdo. Somente quanto e por onde você fez esse acesso.

      Abraços

      Responder
  26. Estou com uma duvida, e quando o autor tiver dois sobrenomes como fica?
    Ex. Karine rodrigues barbosa ficaria
    RODRIGUES BARBOSA, Karine.
    ??

    Responder
    • OI Karine, tudo bem?

      Você deve sempre usar o último sobrenome do autor. No caso ficaria BARBOSA, Karine rodrigues.

      Abraços

      Responder
  27. Queria tirar uma dúvida
    Estou fazendo as referências de uma trabalho da escola não entendi muito bem como faz a referência de artigo científico

    Responder
  28. Boa noite,
    No caso do artigo que foi encontrado no site SciELO e lá tbm específica que este artigo foi publicado em uma revista, como posso descrever? Coloco apenas o link de acesso (página do SciELO) ou coloco o o link de acesso e o nome da revista que ele foi publicado?
    Grata!

    Responder
  29. Boa noite,
    Estou fazendo um projeto de estágio e nele solicita referências..
    Mas fomos nós que criamos,mas, com certeza existirão atividades parecidas com essas na internet. Como referência uma atividade adaptada? Grata, Andréia

    Responder
    • Oi Andréia, tudo bem?

      Quando é um autor que cita outro você pode usar o APUD. Mas sempre que conseguir a original, você deve citar ela.

      A adaptação você pode fazer, mas precisa usar a referência da origem.

      Abraços

      Responder
  30. Eu tenho de fazer uma citação direta da “Wikipédia: Copa do Mundo FIFA”, como não tem autor deve colocar (Copa do Mundo FIFA, 2018)? Se não for isso o que devo colocar?

    Responder
  31. Boa noite,
    Poderia tirar uma duvida?
    Como faço referência bibliográfica de uma carta manuscrita da Princesa Isabel a D. Pedro?

    Ex.:
    CARTA [da] Princesa Isabel a D. Teresa Cristina. São Cristóvão, 4 de outubro de 1859.
    (Arquivo Grão Pará, XLI -4)
    ou
    (SOBRENOME, Prenome do Remetente. [Tipo de correspondência] data, local de emissão [para] SOBRENOME, Prenome do Destinatário. Local a que se destina. total de folhas. Assunto em forma de nota)

    No segundo, não soube como colocar “princesa Isabel” no formato (SOBRENOME, N.)

    Responder
    • OI Catarina, tudo bem?
      No caso de referenciar a Princesa Isabel, você deve usar o nome original dela: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon e Bragança.

      Usando esse padrão: (SOBRENOME, Prenome do Remetente. [Tipo de correspondência] data, local de emissão [para] SOBRENOME, Prenome do Destinatário. Local a que se destina. total de folhas. Assunto em forma de nota)

      Abraços

      Responder
  32. Olá Boa tarde
    Como citar o site de uma sociedade ou sistema?
    P.Ex. SNOMED CT OU SBN
    BASTA NO RODAPÉ?

    Responder
  33. estou com duvidas, utilizei artigos para fazer meu tcc na parte de refrencias coloco

    MANDAWALLI, Felipe. Pagar para fazer trabalho acadêmico é ilegal. Disponível em: Acesso em: 23 de junho de 2017

    assim mesmo?

    Responder
  34. Olá! Boa tarde, sobre a expressão latina apud para utilizar uma citação já feita pelo autor do texto que estou lendo. Como fazer a citação correta se o texto que tenho acesso, onde consta a citação, é de um site e não consta o autor?

    Trata-se de uma citação direta.

    Obrigado!

    Responder
    • Oi Denilson, tudo bem?

      Você cita primeiro o autor do livro por exemplo e depois no APUD segue o mesmo padrão de uma referência de internet:blog.mettzer.com/referencia-de-sites-e-artigos-online/

      Abraços
      Everton

      Responder
  35. Adorei o texto. Devo colocar todos os sobrenomes quando o autor colocou o nome completo?
    Ex: ROSA, Adriane Silva Ribeiro. Pagar para fazer trabalho acadêmico é ilegal. Disponível em: Acesso em: 23 de junho de 2017

    Responder
  36. Conheci agora o site. Excelente. Desde as respostas aos comentários a qualidade e organização da informação. Totalmente de parabéns. Grande abraço e grato pelas informações.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade