Texto jornalístico: o que é, características, exemplos e dicas!

compartilhe

Antes de começar a escrever um texto jornalístico, você precisa saber suas características e sua estrutura. Isso vai te ajudar muito no resultado final.


Sumário

  1. O que é um texto jornalístico?
  2. Características de um texto jornalístico
  3. Qual é a função da linha fina em um texto jornalístico?
  4. Tipos de texto jornalístico
  5. Como fazer um texto jornalístico?
  6. A Mettzer pode ajudar na sua produtividade

Se você chegou até aqui, imagino que você esteja precisando escrever um texto jornalístico. Certo?

Eu não adivinhei por acaso. Os professores e as bancas solicitam esse tipo de texto com muuuita frequência. Seja em disciplinas da graduação, nos vestibulares ou até em concursos públicos.

Além do mais, ainda que você não escreva textos jornalísticos, você vai ler muitos durante a sua vida.

Isso já é suficiente para entender a importância de entender um pouquinho mais sobre esse tipo de texto. Já viu que não dá para ficar por fora desse assunto né?

Vou te ajudar nisso. Esse conteúdo é para te explicar o que é e como fazer um bom texto jornalístico. Vamos lá? 🙂

O que é um texto jornalístico?

Como o próprio nome sugere, os textos jornalísticos são aqueles que são publicados em jornais, revistas, rádio e televisão. O objetivo desse texto é, portanto, comunicar e informar as pessoas sobre algum tema.

Por isso, muitas vezes, os textos jornalísticos se constroem em forma de narrativa. Afinal de contas, as notícias apresentam fatos, com uma locução impessoal.

A principal característica desse tipo de texto é a capacidade de levar informação para as pessoas que estão lendo, através de fatos e dados. Ou seja: a intenção do texto é propagar informações.

Em outras palavras, o texto jornalístico é aquele cujo principal objetivo é divulgar informações através de veículos de informação — podem ser audiovisuais, impressos ou digital.

Características de um texto jornalístico

As principais características desse tipo de texto são:

  • Estrutura direta de frases: combinação sujeito + verbo + predicado — por exemplo, as meninas coloriram os desenhos (e não: os desenhos foram coloridos pelas meninas).
  • Narrativa direta e assertiva
  • Texto temporal: não tem uma vida útil de muitos anos porque se relacionam ao contexto dos fatos que aconteceram — não terão grande relevância a longo prazo
  • Ausência de figura de linguagem: o texto evita o uso de, por exemplo eufemismo e metáforas para ser mais prático e direto
  • Apresentação de fatos e dados: o objetivo do texto é informar as pessoas leitoras com base em fatos e dados — informações sobre localização, estatísticas, horários e daí por diante
  • Linguagem acessível: os textos jornalísticos usam linguagem cotidiana, clara e simples — com palavras que fazem parte do vocabulário da maioria das pessoas — para chegar ao maior público possível

Qual é a função da linha fina em um texto jornalístico?

A linha fina é a frase sem ponto final que aparece embaixo do título das notícias e reportagens. É como se fosse um contexto a mais para o título.

Então, de forma geral, serve para completar o sentido do título ou para dar mais informações para a pessoa leitora sobre o texto. Então, pode-se dizer que funciona como um subtítulo.

Olha só um exemplo de linha fina na reportagem do Brasil de Fato:

Reportagem — Brasil de Fato

No caso do exemplo, a linha fina “disputando sua sexta Copa do Mundo, jogadora falou sobre a luta do futebol feminino no espaço” explica a fala da jogadora Marta no título.

Ou seja, a linha serviu para explicar quem é a Marta do título (jogadora de 6 Copas do Mundo) e que a referência que menciona diz respeito à luta do futebol feminino por um espaço nos esportes.

Tipos de texto jornalístico

Os textos jornalísticos podem ser classificados em três grandes grupos: interpretativo, opinativo e informativo. A classificação, nesse caso, se baseia no objetivo de cada um dos textos. Olha só:

Texto interpretativo

O texto interpretativo tem como objetivo analisar e aprofundar um assunto específico. Os principais gêneros desse tipo de texto são as resenhas críticas e as reportagens.

Opinativo

Os textos jornalísticos opinativos compreendem a opinião e o ponto de vista da pessoa autora. Os principais textos desse tipo são as crônicas e o editorial.

Texto informativo

Os textos informativos têm o objetivo central de divulgar informações — mas de forma imparcial. Ou seja, sem demonstrar a opinião da pessoa autora.

Os principais exemplos de texto informativo são entrevistas, notas e notícias.

Gêneros de texto jornalístico

Dentre esses tipos de textos, a reportagem e a crônica são dois gêneros textuais que costumam aparecer com frequência em provas de vestibulares e redação do Enem.

Mas, além desses gêneros, também existem as notícias e os editoriais. Por isso, vou explicar melhor a característica de cada um:

Reportagem

A reportagem são textos que servem pra aprofundar uma notícia. Ou seja, compreendem mais detalhes de algum fato, através de entrevistas, dados estatísticos e pesquisas.

Por isso, são os textos jornalísticos mais longos que você pode encontrar. Afinal de contas, o objetivo é, de fato, descrever os fatos com muitos detalhes, para não deixar passar nenhuma informação relevante.

Então, a reportagem compreende diversos desdobramentos de cada história, diferentes pontos de vistas e comentários de pessoas especialistas.

O objetivo é, além de informar a pessoa autora, trazer credibilidade sobre as informações.

Crônica

A crônica é um gênero textual que compreende uma narrativa sobre acontecimentos cotidianos. Normalmente, o texto tem traços de humor e linguagem mais simples.

Um ponto interessante é que a crônica alterna entre textos ficcionais e não-ficcionais. E apesar de normalmente ser escrita por um profissional jornalista, não é um texto que aparece com frequência em canais de comunicação jornalística.

Por isso, existe a discussão se a crônica é um gênero literário ou se faz parte de um texto jornalístico.

Notícia

As notícias são os textos mais comuns nos jornais, sites e revistas. Normalmente, servem para fazer atualização sobre algum assunto, mas também podem servir para entreter.

De forma geral, de acordo com o objetivo do texto, podem variar na formalidade da linguagem e apresentam um resumo antes do conteúdo — que se chama “lide“.

Editorial

O editorial usa textos jornalísticos que compreendem a opinião das pessoas. Trata-se, em resumo, de textos que disponibilizam informação sobre fatos, mas também trazem o ponto de vista da pessoa autora.

A ideia é que fique evidente o que é opinião e o que é fato, para que as pessoas leitoras possam tirar suas próprias conclusões.

Como fazer um texto jornalístico?

Agora que você já sabe o que é e quais as características de um texto jornalístico, mãos à obra.

Aqui estão 11 dicas para escrever um bom texto:

1. Comece pela estrutura do um texto jornalístico

E estrutura é bastante importante para esse tipo de texto. Isso porque os elementos da estrutura constroem um pensamento lógico. Fica muito mais simples escrever um conteúdo assertivo e claro a partir dela.

Nesse ponto, é fundamental entender que cada elemento tem uma função específica dentro da estrutura do texto.

Então, mais importante do que a delimitação de cada elemento, é a distribuição das informações neles. Quer dizer, os conteúdos devem estar nos seus devidos lugares 🙂

Nesse contexto, o desenvolvimento de um texto jornalístico pode ser dividido nas seguintes etapas:

  • Pauta: que é a escola do tema
  • Apuração: é a apuração dos fatos — reunião dos dados, informações e verificação da veracidade dos fatos.
  • Redação: transformação das informações em um texto
  • Edição: correção e revisão dos textos

2. Pesquise muito sobre o tema

Você já sabe que o texto jornalístico exige que se apresente informações aprofundadas sobre o assunto. Certo?

Para isso, depois de definir a pauta, pesquise muito sobre o tema. Apure todas as informações sobre o fato e verifique a veracidade dos dados.

Busque conhecimentos suficientes para ficar por dentro dos principais fatos, dados e argumentos sobre o assunto.

3. Tenha atenção à linguagem jornalística

A linguagem jornalística é feita em prosa e deve ser clara, simples e, de forma geral, imparcial. A ideia deve ser expor as informações mais relevantes sobre um tema.

Escreva frases curtas e ideias assertivas. Lembre-se que o texto deve ser o mais objetivo possível. Além disso, construa frases na ordem direta: sujeito + verbo + complementos.

Tenha em mente que esse tipo de texto deve ter uma linguagem denotativa. Ou seja, deve ser isenta de ambiguidades.

Por isso é que se diz que a pessoa jornalista tem a função de investigar, desvendar e traduzir as informações para o público geral.

Uma forma interessante de desenvolver o texto é usando o critério básico de responder às seguintes perguntas:

  • O quê? — qual é o fato?
  • Quem? — quem são as personagens envolvidas no acontecimento?
  • Quando? — esclareça a data e o horário em que ocorreu o fato
  • Onde? — em que local aconteceu?
  • Como? — quais foram as circunstâncias do fato? de que modo ele aconteceu?
  • Por quê? — quais foram as causas do evento?

4. Desenvolva uma lide

Como você já sabe, lide (ou lead) é a primeira parte do texto jornalístico e serve para apresentar e contextualizar as principais informações da matéria.

Em resumo, o objetivo da lide deve ser chamar a atenção das pessoas leitoras.

5. Use a pirâmide invertida

A pirâmide invertida é um recurso jornalístico que tem o objetivo de hierarquizar as informações no texto. Assim, deve-se escrever em uma ordem decrescente de importância — ou seja, do maior para o menor.

Dessa forma, a informação mais importante fica na base da pirâmide (na parte mais larga) e no começo da página. O conteúdo menos relevante, por sua vez, fica no ápice ou vértice, na parte inferior do texto.

6. Prefira a simplicidade e fundamente seu texto

Aqui estão duas dicas em uma só. Primeiro, escreva um texto simples e claro. Evite palavras rebuscadas, figura de linguagem e ambiguidades.

No entanto, não deixe de lado as informações relevantes para levar as informações. Não se restrinja a achismos. Faça pesquisas, use dados, entreviste pessoas, adicione relatos, mostre diferentes pontos de vista sobre um texto.

7. Escreva com clareza e assertividade

Eu sei que você precisará respeitar um número específico de linhas ou de páginas. Busque escrevê-las a partir de informações relevantes.

O objetivo principal deve ser escrever com clareza e assertividade, para que todas as pessoas compreendam o que você escreveu. Tente não encher linguiça 🙂

8. Tenha atenção à língua portuguesa

De nada adianta você trazer informações relevantes, mas cometer erros grotescos de português.

A atenção à gramática é fundamental para que você escreva um bom texto.

Uma dica é: se você tiver dúvidas sobre como escrever uma palavra, por exemplo, e não for possível consultar, não arrisque. Pense em sinônimos dos quais você tem certeza da grafia. 

9. Não esqueça do título do seu texto

Em hipótese alguma, escreve de definir um título para seu texto. Ele deve ser feito por último, mas é fundamental que seja criativo e objetivo. Um texto sem um título é como um livro sem uma capa.

10. Faça uma revisão

A revisão é fundamental para corrigir os erros de português e de digitação.

Mas não é só isso. Quando você lê o texto pela segunda vez, fica mais fácil identificar problemas na estrutura e na argumentação.

11. Cuidado com as referências

Cuidado ao usar referências desatualizadas ou incertas. Se não tiver certeza, é melhor não escrever a informação no texto.

Seu texto perde muitos pontos quando as referências não são exatas. Afinal, são nas referências que se apoiam os seus argumentos.

A Mettzer pode ajudar na sua produtividade

Não sei se você já sabe, mas Mettzer é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

Perguntas frequentes

O que é um texto jornalístico?

Um texto jornalístico é uma narrativa informativa e objetiva que relata eventos, fatos ou notícias, seguindo padrões éticos e de imparcialidade.

Como fazer um texto jornalístico?

Para escrever um texto jornalístico, comece com um lead envolvente, destaque os fatos essenciais nas primeiras linhas e siga uma estrutura piramidal invertida, priorizando informações cruciais no início e detalhes menos relevantes posteriormente.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade