Você sabia que existem vários tipos de classificação para os artigos acadêmicos? E que nem todos os artigos científicos são iguais? Calma, não é tão complicado como parece. Continue lendo, pois vamos te explicar como fazer para entender as diferenças.

Lembrando a diferença entre acadêmico e científico

Todos sabem que os artigos científicos e os acadêmicos não são exatamente a mesma coisa. Mas qual a diferença entre eles?

A maior dica está no nome. Os artigos acadêmicos são aqueles que têm valor para a academia, como chamamos a comunidade de estudiosos das Universidades. Um dos tipos de trabalho acadêmico são os artigos científicos.

Além dos artigos científicos, também são artigos acadêmicos temos os artigos de revisão e os artigos originais.

Os artigos científicos são aqueles que seguem um protocolo específico e restrito, além de respeitar o método científico ao buscar conclusões em respostas. Eles são responsáveis pela maior parte da criação de conhecimento e tecnologia, ainda que sejam muito focados em repetições de processos e adaptações de ideias de outros.

Os artigos de revisão são aqueles que têm por função provar ou desacreditar o que foi originalmente descrito em um artigo de outro tipo. Em geral, é um relatório de uma repetição da mesma experiência realizada anteriormente, de forma a testar se os resultados serão os mesmos.

Os artigos originais são aqueles que demonstram temas e abordagens inéditos, explorando e expandindo as fronteiras do conhecimento humano. Por serem tão importantes, são encarados com absoluto ceticismo. O método mais comum é a descrição de um caso que demonstra uma nova teoria ou o debate sobre uma ideia inédita.

Outras alternativas

Além dos três tipos citados acima, que são amplamente aceitos como artigos acadêmicos, existem alguns outros tipos que são respeitados, embora considerados menos relevantes.

Os relatórios curtos são pequenos textos que descrevem uma informação observada por um pesquisador ou grupo de pesquisa e que descreve algo que eles acreditam ser interessante para outros acadêmicos fazerem uso.

Em geral, esses relatórios são “restos” de informação que não foram utilizados pelos pesquisadores nos artigos resultantes de sua pesquisa, mas que seria um desperdício caso fosse ignorados. Assim, são publicadas descrições dos dados e fenômenos observados sem a necessidade de um contexto.

Outro tipo de artigo, mais comum na medicina que em outras áreas, é o Estudo de Caso. Nele, o pesquisador descreve uma ocorrência incomum, alertando os demais estudiosos para a possibilidade de repetição do fenômeno e trazendo atenção para o aprofundamento do estudo.

Por fim, temos a Metodologia, onde o pesquisador descreve um novo método experimental, permitindo que outros possam fazer uso do mesmo tipo de técnica. Esse tipo de artigo é muito comum na psicologia, onde os cientistas têm de constantemente inovar para conseguirem comprovar suas teorias.

E a monografia?

Ao contrário do que muitos pensam, o termo monografia não é sinônimo a artigo científico.

Enquanto o artigo científico tem compromisso com a obtenção de uma resposta, a monografia é uma dissertação sobre um recorte específico de uma arte, ciência ou assunto. Sua obrigação é meramente descritiva, ainda que se exija academicamente que se conclua algo.

Essa conclusão, entretanto, não precisa ser um pensamento inovador, apenas uma demonstração de onde se encontram os pontos discutidos. Dessa forma, a monografia se qualifica como uma boa modalidade de texto para o TCC, pois tem menos obrigações que os demais trabalhos acadêmicos.

Para realizar a sua monografia com tranquilidade, você pode precisar de uma ferramenta como o Mettzer, um editor de textos especializado em artigos científicos. Ele conta com ferramentas que facilitam a administração de referências, a aplicação da formatação segundo as normas ABNT e a comunicação entre autores, co-autores e orientadores. Quer fazer uma experiência gratuita com o Mettzer? Então não perca tempo e se cadastre clicando no link abaixo.

Summary
Article Name
Conheça os principais tipos de Artigos Científicos e acadêmicos
Description
Você sabia que existem vários tipos de classificação para os artigos acadêmicos? E que nem todos os artigos científicos são iguais? Calma, não é tão complicado como parece. Continue lendo, pois vamos te explicar como fazer para entender as diferenças.
Author
Publisher Name
Mettzer