Conheça o Linkedin, a rede social com impacto direto em sua vida profissional

compartilhe

O Linkedin é uma rede social voltada para o mercado de trabalho, mas vai muito além disso, veja como criar uma conta e dar um “up” na sua vida profissional.


Sumário

  1. O que é Linkedin?
  2. Afinal, para que serve o Linkedin?
  3. Por que usar o Linkedin?
  4. Como usar o Linkedin?
  5. Como criar um perfil no Linkedin?
  6. Dicas para potencializar seu perfil

Não é novidade para ninguém que as redes sociais dominam o mundo, seja para lazer ou estudos. Mas sabia que existe uma rede social destinada ao trabalho

Isso mesmo, o Linkedin é uma rede social para quem busca novos desafios profissionais. Atualmente conta com mais de 500 milhões de usuários em 200 países, e é sobre ele que vamos falar hoje, aqui você vai entender o que é e como utilizá-lo, vem comigo.

O que é Linkedin?

O Linkedin é uma rede social popular com um propósito bem específico.  Enquanto outras redes sociais como o Facebook, Instagram e TikTok se concentram mais em sua vida pessoal, o Linkedin foca no networking profissional, ou seja, construir um grupo de contatos para  te ajudar a progredir em sua carreira.

Além de te ajudar com os contatos, é possível usar o Linkedin como ferramenta de procura de emprego e novas oportunidades de trabalho. O seu perfil na rede social funciona como se fosse um currículo ou um resumo profissional em que você pode descrever suas experiências e áreas de atuação.

Linkedin Premium

O Linkedin é uma plataforma gratuita, mas também oferece alguns recursos pagos, que é chamado de Linkedin Premium. Nele, você tem acesso à informações privilegiadas, como: quem visualizou seu perfil, compatibilidade com vagas e muito mais. Para ter acesso a esse recurso, é necessário uma assinatura mensal.

Mas, se você ainda é estudante, você pode utilizar o seu número de matrícula para ter acesso por 6 meses grátis na plataforma. Basta acessar aqui e preencher o formulário.

Afinal, para que serve o Linkedin?

Você que é estudante, provavelmente já ouviu falar no currículo lattes, certo? Então, o Linkedin é bem parecido. Nele você pode colocar todas suas experiências profissionais e acadêmicas também.

Além disso, a plataforma conta com um canal de aprendizado online, em que os profissionais podem desenvolver ainda mais suas habilidades.

Resumindo, o Linkedin serve para impulsionar sua carreira com foco em relacionamentos profissionais.

Por que usar o Linkedin?

Muitas empresas usam o Linkedin para selecionar e recrutar profissionais. Por isso, criar uma conta no Linkedin pode fazer a diferença na hora de procurar um emprego. 

Depois de se inscrever, você pode adicionar informações à sua página de perfil, que é um breve resumo de suas habilidades e histórico profissional que serve como um currículo online.

Para construir sua rede você pode gerar contatos com outros usuários da rede social. Assim, ao fazer essas conexões, você pode pedir recomendações e encontrar novas oportunidades de trabalho.

E mais, você pode participar de grupos focados em várias empresas, setores e ocupações. Esses grupos te mantém atualizado sobre as últimas novidades em sua área de atuação.

Como usar o Linkedin?

Se você nunca usou o Linkedin, posso te ajudar. Ao entrar, você verá várias opções próximas ao topo da página inicial. Elas permitem que você navegue entre as utilidades do Linkedin. Na imagem abaixo, temos um exemplo.

Página inicial Linkedin

Perfil

Sua página de perfil é um currículo digital e é o que outras pessoas veem quando te encontram no Linkedin. 

Depois de clicar na sua foto, você pode adicionar as informações do seu perfil, editar uma foto e alterar seus interesses profissionais, entre outras coisas. Sempre que alguém visualizar seu perfil, você será notificado sobre quem o visualizou e em que empresa trabalha, mas isso pode ser mudado nas configurações.

Procurar

Você pode usar a caixa de pesquisa para procurar praticamente qualquer coisa no Linkedin, incluindo pessoas, vagas de emprego e páginas de empresas. Basta digitar o termo de pesquisa.

Além disso, o Linkedin também irá sugerir empregos, pessoas e grupos para você com base em suas pesquisas.

Início

Sua página inicial aparecerá sempre que você entrar no Linkedin. Assim, você pode ver postagens recentes e atualizações de suas conexões. Você também pode postar atualizações de status, encontrar notícias de tendências e acessar a Central de Ajuda.

Minha rede

Aqui você pode procurar pessoas que conhece no Linkedin e adicioná-las como conexões. Ainda mais, Você também pode encontrar grupos para seguir, hashtags populares e convites pendentes de outros usuários.

Vagas

Ao clicar no ícone “Vagas”, você pode usar a ferramenta de busca de empregos do Linkedin para procurar vagas que foram publicadas no site. 

Por exemplo, essa ferramenta permite classificar os resultados da pesquisa por local, nível de experiência e outros tipos de filtros. Ele também permite que você veja as posições às quais se candidatou.

Mensagens

A página Mensagens também permite compor mensagens e enviar arquivos para suas conexões, assim, facilita o processo de comunicação entre profissionais.

Notificações

Este ícone mostra suas notificações recentes . Por exemplo, se alguém visualizar seu perfil, você verá quem e quando foi visualizado. Sempre que você receber uma nova notificação, este ícone mostrará um ponto vermelho, que permanecerá até você revisar suas notificações.

Botão “eu”

Por meio do botão “Eu” , você pode alterar rapidamente suas configurações básicas, preferências de privacidade e opções de conta mais avançadas. Além disso, você pode gerenciar seu histórico de postagens, alterar seu idioma preferido no Linkedin e sair de sua conta.

Como criar um perfil no Linkedin?

Seu perfil é uma das coisas mais importantes no Linkedin, especialmente porque é a primeira coisa que as pessoas verão quando o encontrarem no site. Você deve tratar seu perfil como faria com um currículo , dedicando tempo para garantir que ele seja completo, preciso e profissional.

Adicione informações em seu perfil

O processo de alteração do seu perfil é bastante simples. Depois de entender como adicionar entradas de trabalho e editar seu histórico educacional, deve ser muito mais fácil se concentrar nas informações em si.

Para editar, navegue até a página do seu perfil e selecione o ícone de lápis na seção de sua escolha. Para adicionar uma nova entrada nas sessões de experiência de trabalho e histórico educacional, basta clicar no ícone de adição.

Adicionando uma foto de perfil

Uma foto de perfil de alta qualidade pode fazer uma grande diferença para potenciais empregadores. Lembre-se que é uma rede social voltada para o mercado de trabalho, então, recomendo usar uma foto mais formal. 

Para adicionar sua foto, clique no ícone da câmera próximo ao topo do seu perfil. Se você quiser alterar sua foto existente, basta clicar na própria foto.

plataforma

Dicas para potencializar seu perfil

Tudo o que é necessário para se inscrever no Linkedin é seu nome e sobrenome, seu endereço de e-mail e uma senha. Neste ponto, você pode decidir continuar com a versão gratuita ou optar por uma assinatura premium.

Independente da assinatura ou não, você precisa garantir que seu perfil seja profissional e atraente. Veja algumas dicas que com certeza irão te ajudar.

Escreva seu resumo

Seu resumo aparece logo abaixo da sua foto e é uma boa oportunidade para “fisgar” quem quer que encontre seu perfil.

Você deve escrever na primeira pessoa e para seu público específico, como gerentes de contratação, recrutadores ou clientes em potencial.

Descreva sua experiência e educação

Como um currículo tradicional , um perfil do Linkedin permite que você exiba qualificações. Para isso, use a seção de experiência para listar todos os trabalhos de período integral, estágios, trabalho freelance e projetos que demonstrem seu histórico.

Também é importante detalhar seu histórico educacional, incluindo cursos importantes e relevantes, atividades extracurriculares e prêmios ou bolsas de estudo que você recebeu.

As pessoas que vão te recrutar geralmente definem filtros em torno da educação ao usar o Linkedin, portanto, fornecer detalhes de graduação, pós, doutorado ou mestrado que  garantam que você apareça nos resultados de pesquisa.

E também, você pode adicionar seus certificados no Linkedin, para isso, basta descer um pouco em seu perfil e ir na opção “Licenças e Certificados”, basta clicar no botão de adição e pronto.

Se você quiser ver um pouco mais sobre Linkedin, nosso CEO Felipe Mandawalli participou de evento explicando como usar o Linkedin de modo assertivo, veja:

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Quer adicionar seus trabalhos acadêmicos em seu perfil de Linkedin e está sem tempo de formatá-lo? Conte com a gente. 🙂 

A  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho

Se interessou? Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade