Como fazer um resumo profissional de qualidade? Aqui você encontra as melhores dicas!

compartilhe

Fazer um bom resumo profissional pode ser seu grande diferencial no processo seletivo de uma vaga de emprego. Conte com nossas dicas e modelo.


Sumário

  1. O que é um resumo profissional
  2. Qual a importância de ter um resumo profissional?
  3. Resumo profissional e currículo Lattes, tem diferença?
  4. Como fazer um resumo profissional?
  5. Modelo de resumo profissional
  6. Perguntas frequentes

Conseguir um emprego no Brasil é uma das grandes problemáticas no país. O processo de seleção envolve várias etapas, e uma delas é o documento que apresenta sua trajetória profissional.

Esse documento, conhecido como, desempenha um papel crucial na triagem de candidatos durante o recrutamento. No entanto, como fazer um resumo profissional de qualidade?

Neste artigo, você aprenderá como criar um modelo adequado para essa situação.

Vem comigo🙂

O que é um resumo profissional?

O resumo profissional é elaborado para comunicar de maneira clara e concisa as experiências profissionais de uma pessoa ao mercado de trabalho, sendo conhecido como Curriculum Vitae (CV).

A expressão latina “Curriculum Vitae”, que significa “trajetória da vida”, é a origem da palavra “currículo”. Portanto, o CV deve resumir de forma sucinta e organizada toda a trajetória profissional do indivíduo.

É essencial que o documento apresente de maneira clara as habilidades e competências da pessoa candidata, a fim de destacá-lo entre os concorrentes. É necessário que seu resumo profissional contenha:

  • Informações sobre experiências profissionais anteriores;
  • Competências e habilidades;
  • Formação acadêmica.

A principal finalidade do resumo profissional é enfatizar a identidade profissional do indivíduo, oferecendo um resumo de suas experiências, aprendizados e habilidades.

Por meio desse documento, é possível despertar o interesse dos empregadores, levando-os a considerar o candidato para a fase de entrevista de emprego.

Qual a importância de ter um resumo profissional?

O resumo profissional é a principal fonte de informação que os recrutadores têm para conhecer as informações pessoais e profissionais do candidato em um processo seletivo de emprego.

Ele desempenha o papel de um cartão de visitas que pode influenciar a decisão de avançar ou não com o processo de seleção. Por isso, é essencial elaborar um resumo profissional de qualidade, que demonstre a aptidão do candidato para ocupar o cargo e que suas habilidades sejam adequadas às necessidades da vaga.

O resumo profissional é uma ferramenta importante para destacar as qualificações do profissional e atrair a atenção dos recrutadores, sendo crucial que seja bem construído e objetivo. 

Resumo profissional e currículo Lattes, tem diferença?

Você já está ciente de que o resumo profissional abrange todas as informações pessoais de um profissional, como sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho.

Portanto, o objetivo do resumo profissional é apresentar as qualificações e competências profissionais. O modelo é focado na experiência de trabalho.

Por outro lado, o Currículo Lattes foi criado pelo CNPq como uma forma de registrar a vida acadêmica de pesquisadores e cientistas do país. É importante notar que todo o conteúdo do Currículo Lattes tem um enfoque estritamente acadêmico.

Embora o resumo profissional e o Currículo Lattes possam conter informações tanto profissionais quanto acadêmicas, seus objetivos são diferentes.

Este documento é voltado exclusivamente para aspectos profissionais, enquanto o Currículo Lattes é dedicado exclusivamente ao ambiente acadêmico.

Por essa razão, ambos os formatos se complementam e não se excluem mutuamente. É essencial que você saiba qual é o momento adequado para utilizar cada um deles.

resumo profissional

Como fazer um resumo profissional?

Vamos às dicas práticas:

Organize seus certificados e diplomas

Em primeiro lugar, faça uma compilação e separe todos os documentos, certificados, diplomas, participações em eventos, trabalhos acadêmicos e experiências profissionais.

Nesse ponto, as oportunidades de estágio são muito importantes e enriquecem seu resumo profissional. Especialmente quando você está entrando agora do mercado profissional e ainda não tem tantas experiências.

Planeje uma organização para guardar os certificados e comprovantes em um local físico ou digital. Isso vai agilizar todo o processo.

Seja objetivo

O resumo profissional deve ter, no máximo, duas páginas. Por isso, você deve selecionar apenas informações realmente relevantes.

Além disso, escreva de forma assertiva, breve e clara. Não deixe margens para criar dúvidas. E não encha linguiça 🙂

Comece o quanto antes

Quando há poucas informações disponíveis para incluir, é benéfico aprender a criar o resumo profissional e se familiarizar com o conceito.

Isso também se aplica quando se trata de um resumo profissional para o primeiro emprego e você não tem experiência profissional anterior. É importante adicionar elementos que possam enriquecer sua trajetória profissional, mesmo que não sejam empregos formais ou atividades remuneradas.

Tente refletir sobre experiências passadas nas quais você tenha aprendido algo novo ou desenvolvido habilidades, mesmo que não tenham sido relacionadas a empregos formais.

Mantenha atualizado

Se você atualizar seu resumo profissional toda vez que adquirir uma nova experiência, não terá tanto trabalho acumulado. Além disso, a probabilidade de esquecer algum detalhe diminui consideravelmente.

Certifique-se de que a atualização das informações seja automática, sempre que você realizar um novo trabalho ou concluir um novo curso. Dessa forma, você evitará o acúmulo de tarefas e garantirá que seu resumo profissional esteja sempre atualizado.

Use referências

É interessante fazer uma boa pesquisa e observar como alguns outros profissionais organizam o resumo profissional. Tal qual você faria no LinkedIn.

Uma dica é observar outros resumos de profissionais que você admira, caso você tenha acesso. Também é importante olhar currículos de pessoas da sua área do conhecimento, para verificar quais pontos o mercado de trabalho valoriza.

Revise o texto

Isso vai te ajudar a evitar erros de português e de digitação.

Esse tipo de erro passa uma imagem de descuidado, que você com certeza vai querer evitar.

Adeque seu resumo para a vaga

Um equívoco bastante frequente é enviar o mesmo resumo profissional para todas as vagas e empresas distintas.

Para se destacar no processo seletivo, é necessário demonstrar que possui as qualificações adequadas para aquela vaga específica.

Em outras palavras, se, por exemplo, o processo seletivo é para uma posição na área comercial, é essencial destacar suas experiências em vendas, bem como suas habilidades e cursos que o qualificam para desempenhar essa função.

Não minta

Embora pareça óbvio, não custa repetir. Você não deve mentir em seu resumo. Então, inclua apenas informações verídicas, que você vai poder comprovar de alguma forma.

Modelo de resumo profissional

Você já sabe que este documento deve ser claro e objetivo, certo?

Mas aqui está um roteiro de informações que não podem faltar:

Dados pessoais

É importante você incluir seu nome completo, estado civil, endereço e telefone de e-mail.

Uma dica é prestar atenção ao endereço de e-mail, para que passe credibilidade. Deixe de lado os e-mails que você usava quando era adolescente.

Se precisar, faça um e-mail novo.

Objetivo profissional

Indique o cargo que você quer ocupar. Afinal, esse é o seu objetivo.

Qualificação acadêmica

Em tópicos, coloque sua qualificação acadêmica. É importante incluir o nome da instituição de ensino, curso, data de início e término.

Nesse ponto, você pode incluir todos os cursos que você fez que são importantes para a vaga. Além disso, uma dica é colocar o seu índice acadêmico e a nota do ENADE do curso de graduação.

Experiência profissional

Em seguida, adicione suas vivências profissionais, começando pelas mais recentes e relevantes para as habilidades que você considera importantes.

É crucial mencionar o nome da empresa, o cargo ocupado, o período de tempo trabalhado e as atividades desempenhadas. Um diferencial é incluir de forma sucinta as lições significativas aprendidas com cada experiência.

Informações complementares

Por fim, destaque outros cursos e informações que possam chamar atenção.

Você pode incluir o seu nível de proficiência em idiomas, conhecimentos em informática, disponibilidade pra viajar ou fazer mudança de cidade.

A Mettzer é a melhor amiga da sua vida acadêmica

Não sei se você já sabe, mas a Mettzer também é uma ótima aliada de estudantes e pode te ajudar a entrar em uma faculdade.

Na Mettzer você vai encontrar conteúdos e ferramentas para te ajudar no início da vida acadêmica e durante ela. 

Pra começar, o nosso editor de texto formata de maneira automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências. Incrível, né?

Também te ajudamos na construção de um projeto de pesquisa, artigo científico, TCC, monografia, dissertação e até da tese de doutorado. Acompanhamos você em todo o processo! 🙂 

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Vem testar de forma gratuita por 7 dias! 

resumo profissional

Perguntas frequentes

O que é um resumo profissional?

É um documento breve e conciso que resume suas habilidades, experiências e conquistas relevantes para um determinado cargo ou setor. Ele é geralmente colocado no início do currículo e tem como objetivo chamar a atenção do empregador e destacar suas qualificações.

O que deve ser incluso em um resumo profissional?

Você deve incluir uma breve descrição das suas principais habilidades, experiências relevantes para a posição, conquistas profissionais significativas e quaisquer certificações ou qualificações relevantes. Também é útil mencionar o setor em que você tem experiência e destacar características pessoais ou competências especiais que sejam relevantes para a vaga.

Como personalizar um resumo profissional para diferentes vagas?

Para personalizar seu resumo profissional para diferentes vagas, você pode adaptar as informações destacadas com base nos requisitos e nas qualificações necessárias para cada posição específica. Destaque as habilidades e experiências mais relevantes que correspondam às exigências da vaga, e tente alinhar suas conquistas passadas com os objetivos da empresa.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade