Entenda a situação da empregabilidade no Brasil

compartilhe

Esse artigo vai te explicar o que é e quais os fatores influenciam na empregabilidade e como está a situação da empregabilidade no país.


Sumário

  1. O que é empregabilidade?
  2. Quais são os pilares da empregabilidade?
  3. Quais são os fatores que influenciam na empregabilidade?
  4. Qual é a realidade da empregabilidade no Brasil?
  5. A Mettzer pode te ajudar a fazer seu trabalho

O desenvolvimento da carreira, sucesso e estabilidade financeira são questões frequentes na vida de estudantes universitários.

Não por menos, são palavras que se relacionam entre si. No Brasil, ter o status de pessoa empregada (e, mais ainda, bem-sucedida) não é tão simples quanto deveria.

No entanto, uma coisa é fato: a empregabilidade está diretamente relacionada ao nível de escolaridade. Mesmo que a empregabilidade não dependa exclusivamente de capacidade técnica.

É só olhar os dados: os níveis de desemprego são muito maiores nas faixas de pessoas com apenas ensino superior ou fundamental completo.

E mais, as taxas de rotatividade nos empregos também é muito maior nessas faixas.

Sendo assim, fica difícil projetar uma carreira a longo prazo que não passe por pilares de competência técnica, que inclui cursos tecnólogos ou de graduação e pós-graduação.

Ainda assim, não basta só focar em habilidades técnicas. A empregabilidade também considera as competências interpessoais, sociais e emocionais  – que também são chamadas de soft skills.

Enfim, entender essas questões pode te fornecer uma visão mais ampla sobre as necessidades do mercado de trabalho e sobre o que você precisa considerar na hora de planejar sua carreira.

Esse artigo vai te explicar o que é e quais são os pilares e quais os fatores influenciam na empregabilidade. Além disso, vai apresentar um breve panorama sobre a situação da empregabilidade no país. Vamos lá?

O que é empregabilidade?

Para começar, é importante entender o conceito de empregabilidade. De forma geral, a empregabilidade é o que define se as pessoas estão aptas (ou não!) para concorrer a uma vaga de emprego.

É, portanto, uma combinação de habilidades que as pessoas precisam ter para ocupar uma função: tanto conhecimentos técnicos como pessoais.

Vamos pensar, por exemplo, na seguinte situação: para ser professora na educação infantil, a pessoa precisa, em primeiro lugar, fazer faculdade de Pedagogia. Esse é o conhecimento técnico necessário.

Além disso, é necessário ter boa comunicação, ser compreensível, ter habilidade para tratar e cuidar de crianças e por aí vai. Esses são conhecimentos mental, emocional e social.

Então, a empregabilidade compreende muito mais do que o currículo profissional. Logo, também inclui:

  • Se capacitar de forma técnica;
  • Aprimorar suas habilidades e competências interpessoais;
  • Conhecer novas tecnologias;
  • Se adaptar às mudanças e atualização de mercado.

Quais são os pilares da empregabilidade?

Sendo assim, também é possível compreender o conceito de empregabilidade a partir de seus pilares:

Vocação

A melhor forma de se manter motivado e em constante evolução é conciliar o trabalho a algo que você gosta muito de fazer.

Essa é uma maneira fácil de continuar se dedicando aos processos de melhoria. É aí que entra a vocação, como uma forma de relacionar aptidão profissional aos interesses pessoais.

Competência profissional

A competência profissional compreende principalmente se manter atualizada sobre as novas tecnologias e as novidades.

Relacionamento

O relacionamento envolve dois aspectos da empregabilidade: tanto na questão de networking quanto em relação às habilidades interpessoais.

Afinal de contas, as pessoas precisam dedicar tempo e esforço para se relacionar com pessoas que podem ser parceiras de trabalhos. Nesse ponto, vale a pena participar de cursos, eventos e grupos de redes sociais.

Ao construir laços com as pessoas, você terá com quem contar quando precisar de alguma ajuda.

Mas não basta ser ajudado, você também precisa ajudar. Então, além disso, também é importante desenvolver habilidades interpessoais como, por exemplo, empatia, boa comunicação, demonstrar interesse sobre a vida das pessoas, oferecer ajuda, ser solícito e por aí vai.

Saúde física e mental

Por fim, é necessário estabelecer um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Os momentos de lazer, de prática de esportes e convivência em família são importantes para recarregar inspiração e desenvolver seu processo criativo.

Sem contar que é extremamente necessário dormir bem e descansar para cuidar da saúde física e mental e, inclusive, otimizar tempo e produtividade.

plataforma

Quais são os fatores que influenciam na empregabilidade?

Além de cursos de graduação e pós-graduação, outros fatores influenciam na empregabilidade, como:

  • nível de escolaridade;
  • capacidade de inovação;
  • visão estratégica;
  • vontade de aprender;
  • flexibilidade;
  • experiências profissionais e pessoais;
  • competências gerais e específicas;
  • rede de relacionamentos;
  • necessidades do mercado de trabalho.

Qual é a realidade da empregabilidade no Brasil?

A empregabilidade no Brasil é bastante instável e depende do contexto social, político e econômico da época.

Com a pandemia do Covid-19, por exemplo, o número de desempregados chegou a um dos maiores patamares da década, com cerca de 13,8%, de acordo com os dados do IBGE. Isso compreende cerca de 14,8 milhões de pessoas.

Nesse contexto, as taxas de desemprego costumam ser maiores do Nordeste e menores no Sul. A pesquisa mais recente, de 2020, demonstra a desigualdade de oportunidades de emprego nas regiões do país:

  • Centro-Oeste: 10,6%
  • Sul: 7,5%
  • Sudeste: 12,4%
  • Nordeste; 15,6%
  • Norte: 11,9%

A relação de desempregados é menor conforme aumenta o nível de escolaridade. Olha só:

  • Ensino superior completo: 6,4%
  • Ensino médio completo: 15,3%
  • Ensino fundamental completo: 15,6%

A Mettzer pode te ajudar a fazer seu trabalho

Não sei se você sabe, mas a mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

custo
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade