Quer entender melhor como funciona a análise de discurso como uma metodologia de pesquisa?

0
(0)

Vem entender como a análise de discurso como uma metodologia da pesquisa. Talvez seja o que seu trabalho está precisando.


Me deixa adivinhar. Você terminou a etapa da coleta de dados e aí não sabe como interpretar tantas informações. Acertei?

Bom, a análise de discurso é uma forma interessante para analisar contextos e significados de dados qualitativos de sua pesquisa. Quem sabe isso não seja o que está faltando para sua pesquisa, né?

Nesse post vou te mostrar em quais situações você pode usar essa metodologia e como se deve fazer. Qualquer dúvida, não deixe de me enviar mensagem. Combinado? 🙂

O que é análise do discurso?

Sabe-se que o discurso é uma construção linguística que se relaciona ao contexto social do texto. Então, o contexto político-sócio-cultural em que a pessoa autora vive influencia nas ideologias que o discurso reproduz.

Nesse contexto, a análise de discurso é uma metodologia de pesquisa, que tem como objetivo interpretar textos. É, portanto, um método qualitativo de análise. Afinal de contas, ela busca analisar a forma que as pessoas se expressam. O objeto de estudo, nesse caso, é o próprio discurso.

Mas não se engane. Essa análise é muito mais do que uma análise textual. Já que ela busca compreender as construções ideológicas que estão presentes no conteúdo do objeto. Ou seja, é uma análise do contexto da estrutura político-social em que o discurso se insere.

Então, o objetivo central dessa análise é verificar quais são as relações entre a linguagem, a história e a sociedade em si presentes em um discurso.

Em outras palavras, esse tipo de análise tem o intuito de compreender como um objeto simbólico (seja um texto, uma foto, uma escultura) produz sentidos. Quer dizer: pode-se fazer a análise do discurso a partir de conteúdos verbais ou não-verbais.

Como Foucault descreveu a análise do discurso?

No livro Ordem do Discurso, Foucault definiu o discurso como uma construção das características de uma sociedade. Na concepção dele, a sociedade é que produz o contexto do discurso.

Então, todo e qualquer elemento que fará parte do sentido e significados do discurso relaciona-se à sociedade em que ele foi produzido. É por isso que se diz que o contexto social e a “estrutura textual do contexto“.

Um ponto importante, entretanto, é que Foucault deixava claro que a análise de discurso não serve para interpretar o que está visível (na superfície do discurso), mas o que está oculto, dentro da fala e do contexto.

Quando a análise do discurso é utilizada?

Pois bem. Pode-se utilizá-la sempre que se quiser fazer uma análise qualitativa de algum objeto. Isto é, sempre que se quiser estudar os significados presentes na expressão de alguém.

Nesse sentido, pode-se, por exemplo, utilizar essa metodologia para analisar entrevistas ou grupo focais. Ou então, para analisar discursos presentes em editoriais de jornais ou manifestações políticas.

Ou seja: sempre que se for analisar de forma qualitativa o contexto e os significados de uma manifestação de expressão.

Como fazer análise do discurso?

Bom, você já sabe qual é o objetivo central desse tipo de metodologia, certo?

Então, em primeiro lugar, é fundamental não perder de vista que toda manifestação de expressão parte de algum lugar (que compreende diversos fatores como classe social, localidade geográfica, gênero, raça, enfim).

Nesse contexto, a análise deve partir sempre da seguinte questão: “dentro desse discurso, o que se enxerga do contexto da pessoa que está se manifestando?”

Sendo assim, será possível analisar a pessoa e a linguagem em relação ao contexto, que representa: o ambiente, a situação econômica, a situação sociopolítica, o gênero, a raça… enfim, todas as perspectivas que forem interessantes ao tema do trabalho.

Formatação automática de trabalhos nas normas da ABNT

Independente da metodologia que você utilizar, você não pode esquecer de formatar seu trabalho nas normas da ABNT. Mas nisso, a Mettzer pode te ajudar.

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT e nas normas APA.

Apresentação Geral - Mettzer

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à pesquisa.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

O que você achou disso?

Mande corações

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

2 comentários em “Quer entender melhor como funciona a análise de discurso como uma metodologia de pesquisa?”

  1. Gostei muito do ponto de vista de partilha de conhecimentos. Afinal, para que serviria o tal conhecimento se nao for para dar um contributo na resolucao de algum tipo de problema.

    muito obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se aos mais de 750 mil estudantes que usam o Mettzer todos os dias

Das anotações de aulas até a tese de doutorado

Você nem precisa cadastrar o cartão para testar!


Formas de pagamento

Garantia de 7 dias ou seu dinheiro de volta


Mettzer Sistemas LTDA - 20.874.116/0001-67
Acate - Rodovia SC 401, 4100 - Km4 - Florianópolis/SC


Termos de Uso | Políticas de privacidade | Segurança | Status