Análise do discurso: o que é e como aplicar essa metodologia de pesquisa?

compartilhe

Nesse post você vai aprender o que é uma análise de discurso e como aplicar essa metodologia no seu trabalho. Vem conferir!


Sumário:

  1. O que é análise do discurso?
    Como Foucault descreveu a análise do discurso?
    Quando a análise do discurso é utilizada?
  2. Como fazer análise do discurso?
  3. Formatação automática de trabalhos nas normas da ABNT

Me deixa adivinhar. Você terminou a etapa da coleta de dados e aí não sabe como interpretar tantas informações. Acertei?

Bom, a análise de discurso é uma forma interessante para analisar contextos e significados de dados qualitativos de sua pesquisa. Quem sabe isso não seja o que está faltando para sua pesquisa, né?

Nesse post vou te mostrar em quais situações você pode usar essa metodologia e como se deve fazer. Qualquer dúvida, não deixe de me enviar mensagem. Combinado? 🙂

O que é análise do discurso?

Sabe-se que o discurso é uma construção linguística que se relaciona ao contexto social do texto. Então, o contexto político-sócio-cultural em que a pessoa autora vive influencia nas ideologias que o discurso reproduz.

Nesse contexto, a análise de discurso é uma metodologia de pesquisa, que tem como objetivo interpretar textos. É, portanto, um método qualitativo de análise. Afinal de contas, ela busca analisar a forma que as pessoas se expressam. O objeto de estudo, nesse caso, é o próprio discurso.

Mas não se engane. Essa análise é muito mais do que uma análise textual. Já que ela busca compreender as construções ideológicas que estão presentes no conteúdo do objeto. Ou seja, é uma análise do contexto da estrutura político-social em que o discurso se insere.

Então, o objetivo central dessa análise é verificar quais são as relações entre a linguagem, a história e a sociedade em si presentes em um discurso.

Em outras palavras, esse tipo de análise tem o intuito de compreender como um objeto simbólico (seja um texto, uma foto, uma escultura) produz sentidos. Quer dizer: pode-se fazer a análise do discurso a partir de conteúdos verbais ou não-verbais.

mettzer

Como Foucault descreveu a análise do discurso?

No livro Ordem do Discurso, Foucault definiu o discurso como uma construção das características de uma sociedade. Na concepção dele, a sociedade é que produz o contexto do discurso.

Então, todo e qualquer elemento que fará parte do sentido e significados do discurso relaciona-se à sociedade em que ele foi produzido. É por isso que se diz que o contexto social e a “estrutura textual do contexto“.

Um ponto importante, entretanto, é que Foucault deixava claro que a análise de discurso não serve para interpretar o que está visível (na superfície do discurso), mas o que está oculto, dentro da fala e do contexto.

Quando a análise do discurso é utilizada?

Pois bem. Pode-se utilizá-la sempre que se quiser fazer uma análise qualitativa de algum objeto. Isto é, sempre que se quiser estudar os significados presentes na expressão de alguém.

Nesse sentido, pode-se, por exemplo, utilizar essa metodologia para analisar entrevistas ou grupo focais. Ou então, para analisar discursos presentes em editoriais de jornais ou manifestações políticas.

Ou seja: sempre que se for analisar de forma qualitativa o contexto e os significados de uma manifestação de expressão.

Como fazer análise do discurso?

Bom, você já sabe qual é o objetivo central desse tipo de metodologia, certo?

Então, em primeiro lugar, é fundamental não perder de vista que toda manifestação de expressão parte de algum lugar (que compreende diversos fatores como classe social, localidade geográfica, gênero, raça, enfim).

Nesse contexto, a análise deve partir sempre da seguinte questão: “dentro desse discurso, o que se enxerga do contexto da pessoa que está se manifestando?”

Sendo assim, será possível analisar a pessoa e a linguagem em relação ao contexto, que representa: o ambiente, a situação econômica, a situação sociopolítica, o gênero, a raça… enfim, todas as perspectivas que forem interessantes ao tema do trabalho.

Formatação automática de trabalhos nas normas da ABNT

Você sabia que a Mettzer tem um editor de texto que formata todo o seu trabalho acadêmico — desde a capa até as referências bibliográficas, de forma automática, nas normas da ABNT?

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho acadêmico. Incrível, né?

E não para por aí!

Somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico. Desde o planejamento, orientação online, padronização ABNT e verificação de plágio.

A Mettzer também conta com modelos de projeto de pesquisaresumorelatório de estágioartigoTCC e muito mais.

Nossa plataforma existe para te ajudar na construção de uma trajetória científica mais leve.

Vem testar! É gratuito por 7 dias 🙂

compartilhe

2 comentários em “Análise do discurso: o que é e como aplicar essa metodologia de pesquisa?”

  1. Gostei muito do ponto de vista de partilha de conhecimentos. Afinal, para que serviria o tal conhecimento se nao for para dar um contributo na resolucao de algum tipo de problema.

    muito obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade