Artigo de divulgação científica é um gênero textual que tem como objetivo apresentar uma pesquisa científica através de uma linguagem simples e didática.
Sumário:
- O que é artigo de divulgação científica?
- Para quê serve um artigo de divulgação científica?
- Características de um artigo de divulgação científica
- Como fazer um artigo de divulgação científica?
- Exemplo de artigo de divulgação científica
- A Mettzer te ajuda na construção de uma trajetória científica mais leve
Você já ficou confuso tentando entender um texto científico cheio de conceitos e palavras que você nunca tinha visto antes?
Pois é, isso é muito comum pois a ciência possui vários campos de conhecimento e cada um deles possui uma linguagem técnica específica que não usamos no nosso dia a dia.
Mas, para facilitar a nossa compreensão de pesquisas científicas existe o gênero textual ‘artigo de divulgação científica’.
Vem comigo pra saber mais! 😉
O que é artigo de divulgação científica?
Antes de qualquer coisa você precisa saber que um artigo de divulgação científica não é a mesma coisa que um artigo científico.
O artigo científico tem como objetivo a publicação dos resultados de uma pesquisa aprofundada e, para isso, utiliza-se uma linguagem acadêmica, ou seja, formal e técnica.
Por outro lado, o artigo de divulgação científica é um gênero textual que tem como objetivo apresentar uma pesquisa científica através de uma linguagem simples e didática, sem jargões técnico-científicos.
Isso quer dizer que, o artigo científico é voltado para um público de pesquisadores e cientistas, ao passo que, o artigo de divulgação científica é voltado para um público amplo que não domina as especificidades da linguagem científica.
Para quê serve um artigo de divulgação científica?
Bom, como você já deve ter percebido, a principal função de um artigo de divulgação científica é tornar acessível ao maior número de pessoas os produtos da ciência, ou seja, o conhecimento científico.
Quem nunca ficou perdido tentando entender enquanto uma pessoa cientista estava falando sobre sua pesquisa?
Pois é, isso é muito comum, pois a ciência possui vários campos de conhecimento e cada um deles detém seus próprios conceitos e uma linguagem técnica específica que não usamos no nosso dia a dia.
Por conta disso, o gênero textual artigo de divulgação científica busca “traduzir” a linguagem científica para um tipo de comunicação mais acessível ao público não acadêmico.
“O ato de tornar acessível é traduzir o jargão, a linguagem ou o vocabulário científico para a sociedade. Existe uma distância estrutural que precisa ser mediada e a divulgação científica trabalha precisamente para diminuir esse distanciamento”
Christine Ruta — Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, 2022.
Deste modo, algumas das características desse tipo textual são:
Características de um artigo de divulgação científica
- linguagem clara, objetiva e acessível
- caráter explicativo
- uso de exemplos e analogias para contextualizar o assunto
- pode fazer uso de linguagem não verbal para facilitar a comunicação
- foca em apresentar os resultados de uma pesquisa científica para um público que não possui contato com termos científicos
- rigor científico deve ser mantido mesmo em uma linguagem não acadêmica
Podemos dizer, assim, que um artigo de divulgação científica traduz um assunto complexo — que circula em grupos de especialistas — para um público amplo por meio do uso de uma linguagem de fácil compreensão.
Esse tipo textual busca ampliar a divulgação do conhecimento científico, ao aproximar as pessoas da ciência, fazendo isso, reforça a importância das pesquisas científicas para o desenvolvimento das sociedades.
Incrível, né?!
Como fazer um artigo de divulgação científica?
Primeiramente, um texto de divulgação científica não é muito extenso, deve ser de fácil leitura e apresentar informações relevantes.
Para isso, você precisa ser simples mas sem perder o rigor científico e a profundidade do assunto.
Parece difícil, né?
Mas, calma que temos dicas para te ajudar nesse processo.
Vamos começar entendendo a estrutura desse tipo de texto.
Estrutura do texto
De maneira geral, sua estrutura é formada por: título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.
-
Título:
Aposte em um título instigante que capte a atenção e o interesse da pessoa leitora.
-
Introdução:
Contextualize o assunto de forma atrativa, aproximando o tema abordado da realidade concreta do público alvo.
-
Desenvolvimento:
Apresente os principais resultados da pesquisa em linguagem acessível, mas sem perder o rigor científico, ou seja, sempre usando fontes de pesquisa confiáveis. Para isso, a objetividade da ciência deve andar ao lado de uma narrativa envolvente e inspiradora.
Você pode fazer o uso de exemplos e analogias para aproximar o tema da realidade prática da pessoa leitora. A ideia é deixar aproximar a ciência do público de maneira leve e criativa.
-
Conclusão:
Faça o fechamento do texto, retomando os principais pontos apresentados e ressaltando a importância daquele assunto.
-
Referências:
Lembre-se de referenciar todas as fontes de pesquisa utilizadas de acordo com as normas ABNT.
Exemplo de artigo de divulgação científica
- Formigas: ‘as pequenas coisas que governam o mundo’ — Artigo publicado por Pedro Lira no Blog Ciência Fundamental do Instituto Serrapilheira em 5.out. 2023. Para acessar clique aqui.
- O que é o ‘domo de calor’, fenômeno por trás dos recordes de temperatura no Brasil — Texto publicado em BBC Ciência Brasil em 16.nov.2023. Para acessar clique aqui.
- A longa história das abelhas — Texto publicado por Adriana Tiba e Julio Pupim na Revista Pesquisa Fapesp em out.2023.
A Mettzer te ajuda na construção de uma trajetória científica mais leve
A atividade de pesquisa pode ser muito gratificante e acolhedora, quando feita de forma coletiva e com afeto.
Sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer!
Nós temos as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve.
Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT.
Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉
Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você!
Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.
Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.
Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.
Incrível, né?!
Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂
Doutoranda em Sociologia pela UFSC. Acredita no poder transformador das trocas e afetos que circulam no ambiente científico. Comprometida com a construção de uma ciência mais plural, humana e socialmente justa.
muito bom !!!!!
gostei super recomendo!!!!
gostei