A faculdade está se aproximando do final você não sabe como escolher uma carreira?
Calma, mesmo para quem está entrando no último ano da graduação ainda é possível trabalhar de forma a tornar seu currículo interessante para uma das áreas que você pode exercer com seu diploma.
Que tal algumas dicas de como escolher uma carreira ligada à sua graduação e mergulhar de cabeça no seu futuro?
Temos as ideias certas para te colocar numa melhor situação em relação ao mercado de trabalho. Vamos lá!
Escolher uma carreira na universidade não é um bicho de sete cabeças
Muitas pessoas perdem a cabeça em como escolher uma carreira, principalmente quando existem muitas opções e todas elas parecem interessantes.
Existem também os casos em que todos os caminhos aparentam ser ruins. O que fazer nesses casos?
As dicas para quem não consegue decidir entre várias opções que gosta ou diversas que não gosta são as mesmas.
Você vai ver abaixo que o caminho é sempre muito semelhante e cheio de descobertas.
Pode parecer chato ter que tomar essa decisão, mas a jornada compensa muito.
Vamos às dicas!
1 – Experimente tudo
Não dá pra saber do que você realmente gosta dentro da graduação se você não experimentar.
O melhor é que as universidades em geral estão bem preparadas para isso, com diversos grupos de estudo e atividades extra-curriculares em diversos aspectos da graduação.
Entretanto, para realmente entender cada uma delas, o melhor é estar o mais próximo possível do trabalho real.
Dessa forma, priorizar empresas júnior que prestam serviços em diversas áreas, experimentar a pesquisa acadêmica e dedicar um pouco do seu tempo a projetos pessoais relacionados à graduação são ótimas formas de lidar com as dúvidas.
Essa dica serve para o caso de quem acredita que gosta de várias áreas da graduação e de quem acha que não gosta de nenhuma.
Quem tem mais de um caminho para escolher, em geral, acaba conseguindo pensar melhor a partir da sua experiência em cada uma.
Quem não tem nenhum caminho pode acabar descobrindo uma afeição por alguns aspectos da área de trabalho ao dar uma chance.
2 – Converse com profissionais que estão ativos
Nada poderia ser mais frustrante que decidir seguir uma área, dedicar uma parte da sua graduação para essa carreira e descobrir ao entrar no mercado de trabalho que ele tem poucas oportunidades ou trabalha de forma completamente diferente do que você pensava.
Por mais que você possa escolher uma carreira nova, é um enorme tempo desperdiçado que poderia ter sido melhor gasto se dedicando ao caminho que realmente irá seguir.
A melhor forma de evitar esse problema é conversando com os profissionais ativos no mercado de trabalho no momento.
Mande e-mail para veteranos da sua universidade que seguiram pelas carreiras possíveis na graduação questionando sobre como está o mercado.
A maioria deles vai ficar feliz em responder sobre seus trabalhos. Com a informação em mãos, fica mais fácil decidir por um caminho.
E para quem acredita não ter opções, talvez uma conversa com um profissional que seguiu uma carreira revele aspectos dela que você jamais imaginaria enquanto está na graduação, despertando seu interesse.
Lembre-se, entretanto, de sempre interpretar o que é dito pelos profissionais.
Alguns podem responder num dia desgastante em que estão com sentimentos ruins sobre a carreira ou num dia de alegria pelas conquistas. Por isso, às vezes exageram nas vantagens e desvantagens.
3 – Pesquise o futuro das carreiras
Ao escolher uma carreira para seguir depois da graduação, você está decidindo por trabalhar com ela no futuro, e não apenas na situação atual. Por isso, saber o que espera pela área nos próximos anos e décadas é interessante.
Algumas profissões, por exemplo, podem correr risco de extinção devido a reviravoltas tecnológicas, enquanto outras podem estar apenas começando, mas têm uma grande oportunidade surgindo no horizonte.
Essa informação também pode vir dos profissionais com os quais você conversar, mas em geral é mais eficiente procurar por canais de mídia especializados na profissão que vai seguir.
Outra forma de compreender o futuro é conversando com os professores da sua universidade.
Afinal de contas, eles são também pesquisadores e fazem parte dos movimentos que trazem as inovações que você irá aplicar no seu trabalho no futuro.
E por falar em conversar com professores sobre escolher uma carreira para depois da graduação…
4 – Crie boas relações com os professores
Os professores são colegas de profissão, pesquisadores e mentores.
Muitos deles não se recusam a continuar a tirar dúvidas de alunos com os quais tinham boas relações, mesmo anos após a graduação destes.
Eles também conhecem pessoas às quais podem dar indicação do seu trabalho, ajudando a conseguir uma melhor colocação.
Não parece interessante escolher uma carreira na qual você possa se colocar no mercado de trabalho imediatamente, sem perder tempo procurando?
Então mantenha sempre boas relações com professores, coordenadores e possíveis palestrantes que forem participar de eventos em sua universidade.
5 – Não duvide das suas capacidades
Um problema sério de alguns profissionais que seguem por carreiras das quais se arrependem é a dúvida sobre as boas capacidades.
Pode parecer um desafio escolher uma carreira como jornalista de guerra, engenheiro especializado em pontes ou outros setores que oferecem maiores desafios ou concorrências.
Porém, ter o desejo é um grande começo para conseguir.
Se você deseja escolher uma carreira dessas, não se preocupe com questões sobre sua capacidade de adquirir as habilidade necessárias.
Apenas se dedique e comece a se preparar o mais cedo possível.
6 – Faça cursos, mesmo que não pretenda seguir a carreira
Se você for seguir a nossa dica inicial, de experimentar, então porque não se aprofundar e fazer cursos online ou presenciais que acrescentem ao seu currículo?
Mesmo que as chances de seguir na carreira seja pequena, você pode adquirir habilidades que depois pode transmitir para o setor que escolheu.
Isso também vale para participar de eventos com certificados.
Enriquecer o currículo lattes enquanto escolher uma carreira é uma ótima forma de dar a partida para o seu futuro.
Para poder participar de eventos ou atrair a atenção de projetos de extensão e professores para ajudar a escolher uma carreira, você pode experimentar realizar algumas pesquisas de Iniciação Científica.
O problema maior é formatar o texto acadêmico nas normas ABNT, certo?
Errado! Agora você pode contar com a ajuda do Mettzer, um editor de textos totalmente adaptado para o uso em trabalhos acadêmicos.
Ele conta com diversas facilidades para quem procura terminar a graduação e é ótimo para o TCC.
Clique abaixo para se inscrever e testar de forma gratuita.
Um do fundadores da Mettzer, é publicitário com pós graduação em Branding e Gestão de projetos.