Aqui estão todas as regras de como numerar páginas do seu trabalho no Word e uma dica para não precisar delas.
É só começar o trabalho que começam a surgir as dúvidas: existe um número ideal de páginas para o trabalho? Como numerar as páginas do trabalho? Como numerar páginas no Word? É melhor escrever um TCC mais objetivo ou produzir um conteúdo mais extenso?
Enfim, são muitas dúvidas e muitas regras. E não tem como ficar por fora disso, não é?
É por isso que esse post inclui:
- Todas as regras de como numerar páginas no Word.
- Uma dica especial para não precisar dessas regras.
Bora? 🙂
Como numerar páginas no Word?
Bom, vou logo adiantando: numerar páginas do trabalho no Word não é das tarefas mais simples.
Mas tenho duas boas notícias: a primeira é que eu fiz um passo a passo de como numerar páginas no Word.
A segunda é que você pode fazer a numeração do seu trabalho de forma automática. Mas não é no Word, mas na Mettzer. Vamos lá.
Aqui vai um passo a passo de como numerar páginas no Word para as normas da ABNT.
Passo 1. No começo do título da introdução do trabalho, você deve criar uma quebra de página: clique em “layout da página“, depois “quebras” e “próximas páginas“.
Passo 2. Depois disso, você deve clicar no cabeçalho da página da introdução com dois cliques e vai clicar em “desvincular ao anterior“
Passo 3. Em seguida, você deve clicar em “inserir” do menu principal” e seguir para “número de página“.
Passo 4. Em seguida, você deve escolher qual é o lugar que o número deve aparecer. No caso, deve escolher no início da página.
Para alterar o número que apareceu, você deve selecionar e clicar em “inserir” > “número de página“> “formatar número de páginas“.
E então, você deve formatar para iniciar no número de páginas do trabalho, contando da folha de rosto.
Onde começa a numerar páginas na ABNT?
As regras da ABNT estabelecem que a contagem das páginas deve começar a partir da folha de rosto. No entanto, os números só devem aparecer depois da introdução.
Formatação dos números das páginas
Além disso, a ABNT define a seguinte formatação:
- Os números das páginas devem ficar no canto superior direito da folha a 2cm da borda.
- O tamanho da fonte do número deve ser 10.
Existe um número de páginas ideal para os trabalhos?
De forma direta: não. Não existe um número de páginas ideal para a monografia. E para nenhum outro tipo de trabalho também: tese, dissertação, resenha, fichamento… enfim.
Não existe nenhum tipo de regulamentação, a nível nacional, como é o caso das normas ABNT, que estabeleça uma quantidade mínima ou máxima de páginas para os trabalhos.
O primeiro ponto que influencia nessa questão são os elementos que constituem o próprio trabalho. Ou seja: qual é o tema, qual é a metodologia científica, quais são a abordagem e as técnicas de pesquisas, quais são as hipóteses e os objetivos, por exemplo.
O segundo ponto é o tipo de trabalho: ainda que não exista uma regra, é natural que um relatório de estágio seja menor que uma dissertação e um artigo seja maior do que uma tese.
Por fim – e talvez o ponto mais importante! -, são as regras específicas de cada universidade ou de cada professora. O regulamento da instituição de ensino pode estabelecer um número de páginas ideal para o trabalho. Da mesma forma, professores da disciplina podem solicitar um trabalho com um número de páginas específico.
Quer dizer, é difícil delimitar uma quantidade de páginas ideal para um trabalho. Já que são muitos fatores que alteram esse ponto.
Mas tenha atenção. Antigamente, era comum entender que trabalhos mais longos eram mais completos e, portanto, também eram melhores.
No entanto, atualmente, entende-se que trabalhos muito longos têm muitos conteúdos dispensáveis. Então, é melhor escrever um texto sucinto com argumentos relevantes, do que encher linguiça 🙂
Como numerar a página do seu trabalho nas normas da ABNT de forma automática?
Pronto! Se você seguir essas regras, a numeração de páginas vai estar certa. O grande problema é: como fazer isso de forma automática para automatizar também o sumário do trabalho?
Afinal de contas, ninguém merece ter que atualizar tudo a cada alteração, né? Pera aí, que eu já tenho a solução também. Vamos lá.
Você já sabe que o seu trabalho precisa seguir as normas da ABNT. Não tem como fugir, né?
Mas você não precisa lidar com isso tudo sozinha. Pode contar com nossa ajuda e usar a tecnologia a seu favor 🙂
O Mettzer é o melhor editor de texto para formatar todos os seus trabalhos de forma automática nas normas da ABNT.
No editor da Mettzer, você pode numerar a página do seu trabalho de forma automática na hora de exportar o trabalho para PDF ou Word. Você não precisa se preocupar com isso.
É isso mesmo: na hora de exportar o trabalho para PDF ou Word, automaticamente aparecem os números das páginas do trabalho.
Sem contar que o editor faz o sumário de forma automática também. Não precisa atualizar as páginas o tempo inteiro. Incrível né?
Esse vídeo vai te explicar melhor como funciona:
Você pode testar por 7 dias gratuitos e entender como a tecnologia pode te ajudar nisso.
Ah! E nem precisa cadastrar o seu cartão para experimentar 🙂
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.
11 comentários em “Como numerar páginas do seu trabalho nas normas da ABNT”