Você está pensando em fazer a faculdade de Enfermagem?

compartilhe

Vem conhecer todas as questões práticas e burocráticas do curso de Enfermagem e descobrir se essa é (ou não!) a graduação ideal para você.


Se você está pensando em fazer a faculdade de Enfermagem, precisa ficar por dentro de todas as características do curso.

Afinal de contas, elas podem te indicar se esse é (ou não!) o curso ideal para você.

Aqui você vai encontrar tudo para te ajudar nessa decisão: valor das mensalidades, disciplinas até o tempo de duração e as áreas de atuação.

Vamos lá 🙂

Resumo do curso

Área: Ciências da Saúde

Tipo: Bacharelado, tecnólogo, pós-graduação e técnico

Modalidade: Presencial e à distância

Duração: 5 anos

Mensalidade: em média, de R$ 300 – R$ 2.000. 

O que é o curso de Enfermagem?

De forma geral, o curso de Enfermagem prepara as pessoas para prevenir, promover, proteger e restabelecer a saúde das pessoas.

É uma profissão que trabalha em conjunto com outros profissionais da área das Ciências da Saúde.

Em outras palavras, a faculdade de Enfermagem prepara estudantes para compreender o estado de saúde e tomar decisões que promovam o bem-estar das pessoas.

O objetivo principal do curso é que estudantes adquiram conhecimentos teóricos e técnicos sobre a saúde e o bem-estar de pacientes.

E mais: o ideal é que os estudantes também desenvolvam habilidades de comunicação e gestão de informações e de equipes no local de trabalho.

Faculdade de Enfermagem

A profissão de enfermeiros e enfermeiras é uma das mais antigas no país.

Há quem diga que a profissão se formalizou com a inauguração do primeiro hospital do país, a Santa Casa de Misericórdia de Santos, no ano de 1543, e depois, em 1549, em Salvador.

Esses hospitais, até hoje em dia, funcionam como instituições de ensino para faculdades de Enfermagem.

Dentre todas as faculdades, o curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; é considerado o melhor do país.

Nas posições seguintes da lista de melhores faculdades de Enfermagem no Brasil, pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), estão:

  • Universidade de São Paulo – USP;
  • Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP;
  • Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ;
  • Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;
  • Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Como é a faculdade de Enfermagem?

A duração média de uma faculdade de Enfermagem é de 5 anos.

Os cursos mais tradicionais são presenciais. No entanto, também existem cursos de Enfermagem que são, em parte, à distância. É o que chamam de semipresencial.

O tempo do curso é dividido entre as três grandes áreas, conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC):

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Ciências da Enfermagem – fundamentos, assistência, administração e ensino.

Contudo, há também estudos práticos em casos concretos e os estágios obrigatórios de atendimento de pessoas.

No final do curso, também é requisito obrigatório que estudantes desenvolvam um trabalho de conclusão de curso – TCC.

O curso, como você já sabe, fornece conhecimentos suficientes para que estudantes possam compreender o estado de saúde de pessoas e que promovam ações a partir disso.

Além do mais, desenvolvem conhecimentos de coordenação de serviços, pessoas e recursos no local de trabalho.

Como não poderia ser diferente, boa parte das disciplinas foca no estudo do funcionamento e da estrutura do corpo de pessoas humanas.

As outras disciplinas referem-se à preparação de estudantes para exercer a profissão, como, por exemplo:

  • Assistência de enfermagem em clínica cirúrgica;
  • Saúde comunitária;
  • Epidemiologia;
  • Enfermagem do adulto e idoso;
  • Saúde comunitária;
  • Saúde das mulheres;
  • Saúde mental.

Qual á diferença entre pessoas enfermeiras, técnicas de Enfermagem e auxiliar de Enfermagem?

Bom, o curso de Enfermagem é uma graduação. É, portanto, um curso de nível superior, com uma grande profundidade teórica.

Nesse sentido, técnicas de enfermagem têm formação teórica mais básica. É um curso com foco maior na parte prática da profissão e tem duração de, em média, 2 anos.

Então, essas profissionais podem executar ações de enfermeiros. No entanto, há necessidade de supervisão de bacharéis.

O curso de auxiliar de Enfermagem, por outro lado, tem duração de apenas 1 ano. Diferente de profissionais técnicos, a atuação de auxiliares é mais limitada.

Para ter uma ideia, as atribuições de auxiliares compreender a higiene pessoa de pacientes, esterilização de materiais e administração de medicação.

Estágio em Enfermagem

Além dos estágios obrigatórios, é comum que os acadêmicos de Enfermagem busquem outras experiências de estágios. São os estágios não-obrigatórios ou extracurriculares.

O estágio em Enfermagem é, de forma geral, uma maneira interessante de introduzir a prática das profissões na rotina dos estudantes, aliando as experiências cotidianas de trabalho com as teorias da sala de aula.

Dito de outra forma, através da experiência cotidiana dos estágios, os acadêmicos começam a se familiarizar com procedimentos, técnicas, formalidades e linguagem específicas da área da Saúde.

Ou seja: aprendem a colocar na prática o que aprendem nas aulas.  

Outro ponto importante é que as experiências de estágios enriquecem os currículos de estudantes.

Então, é possível que, após concluírem o curso, estudantes alcancem melhores opções de trabalho, a partir de suas experiências durante a faculdade.

O que fazer depois de formado?

As atribuições práticas de enfermeiros e enfermeiras compreende administração de medicações e curativos, aplicação de injeções, organização de prontuários e instrumentos cirúrgicos, coordenação de equipes.

No mercado de trabalho, pessoas enfermeiras podem trabalhar tanto na saúde pública – SUS, quanto no setor privado. Os locais de trabalho, de forma geral, são hospitais e clínicas.

Entretanto, esses profissionais também podem se inserir em vagas de:

  • Ambulatórios empresariais;
  • Centros de estética;
  • Centros escolares infantis;
  • Laboratórios de análises clínicas;
  • Serviços de assistência de saúde domiciliar.

A responsabilidade desses profissionais consiste na higiene, alimentação, administração de remédios e curativos dos pacientes.

E a rotina de trabalho pode envolver atividades de prestação de cuidados de saúde em quadros das mais diversas complexidades: de casos simples até os casos graves de risco de morte.

Áreas de atuação da Enfermagem

Você já deve saber que todas as áreas da Saúde têm necessidade do trabalho de profissionais da Enfermagem.

É por isso que o curso realmente abre um grande leque de opções de áreas de atuação dentro desse segmento.

Aqui estão as principais áreas de destaque da Enfermagem:

Enfermagem geral

A maior parte de profissionais de Enfermagem se encaminham para a atuação em hospitais.

Nessa área, enfermeiros e enfermeiras prestam auxílio e assistência no tratamento de pessoas que estão internadas no hospital.

As atribuições desses profissionais são: ministrar remédios, realizar entrevistas pré e pós-operatórias e todas as outras relativas ao cuidado de pacientes.

Obstétrica

As enfermeiras e os enfermeiros obstétricos atuam no nascimento de bebês.

Nessa área, os profissionais auxiliam a família e os médicos na hora do parto. Além disso, podem prestar assistência e amparo integral às mulheres durante a gravidez e a amamentação.

Enfermagem do Trabalho

Na área de Enfermagem do Trabalho atuam profissionais responsáveis por zela a integridade e saúde de pessoas trabalhadoras nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.

De forma geral, as empresas privadas contratam essas profissionais para evitar acidades de trabalho e auxiliar na recuperação e prevenção de doenças que se relacionam ao trabalho.

UTI Adulto e Neonatal

As pessoas que atuam na UTI Adulto ou Neonatal são “intensivistas“.

Em razão da complexidade do quadro de pacientes, o trabalho dessas profissionais também é bastante complexo. Isso exige conhecimentos técnicos e científicos, além de capacidade de liderança.

Área acadêmica

No mercado de trabalho, o profissional de Enfermagem também pode dar aulas em universidades públicas ou privadas.

Normalmente, a carreira acadêmica tem relação com o desenvolvimento de pesquisas. Isso quer dizer que os professores acumulam as tarefas de sala de aula com as funções da pesquisa acadêmica.

Dentre as atribuições da pesquisa, estão tarefas de escrever artigos e livros, comparecer em eventos acadêmicos, dar palestras em congressos, etc.

Algumas instituições de ensino exigem, como requisito básico para iniciar a carreira como professor universitário, apenas uma pós-graduação lato sensu.

Contudo, de forma geral, é comum que as universidades – sejam públicas ou privadas, exigem a titulação mínima de mestrado.

Perguntas frequentes sobre a faculdade de Enfermagem

Vou responder as principais dúvidas sobre a faculdade de Enfermagem:

1.      Como escolher uma faculdade de Enfermagem?

 No Brasil existem muitas faculdades de Enfermagem. É realmente difícil escolher entre tantas opções. A primeira questão é verificar qual é a modalidade do curso que mais se adapta à sua necessidade e à sua rotina: se são cursos presenciais ou semipresenciais.

Se o objetivo é fazer um curso presencial deve-se levar em consideração os cursos de sua região. Ou que estejam dentro das suas possibilidades.

Também, deve-se pesquisar sobre o enfoque dado pela Instituição de Ensino ao curso de Enfermagem. Algumas faculdades focam em atendimento ao SUS, por exemplo. Outras, focam no setor privado.

Então, se você já souber a área que se interessa, pode escolher a partir desse critério.

 Como foi dito, o Ranking Universitário da Folha (RUF) selecionou os melhores cursos de Enfermagem. Então, vale a pena conferir a lista de instituições que receberam o Selo.

3.      Qual é o valor da faculdade de Enfermagem?

A mensalidade dos cursos de Enfermagem pode variar muito, a depender da região do Brasil, da faculdade e da modalidade do curso.

Nesse contexto, os valores das mensalidades dos cursos semipresenciais tendem a ser mais baixos.

Vale lembrar que, em geral, todas as universidades públicas têm um curso de Enfermagem. E que existem muitos programas de bolsas de estudos para auxiliar na mensalidade de cursos particulares.

Contudo, em média, o valor da mensalidade de Enfermagem varia de R$ 300 e pode chegar até R$ 2.000.

4.      Qual é o salário médio de uma pessoa profissional da Enfermagem?

O salário de profissionais de Enfermagem pode variar bastante, a depender da região do Brasil e da especialização do profissional.

Para responder a essa questão utilizamos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Estima-se que o salário médio de enfermeiros e enfermeiras no Brasil é de R$ 3.136,50.

Os estados que melhor remuneram um advogado são São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais.

A Mettzer pode ajudar na sua faculdade de Enfermagem

Não sei se você já sabe, mas a Mettzer também é uma ótima aliada de estudantes e pode te ajudar na faculdade de Enfermagem.

Isso porque a Mettzer tem o melhor editor de texto para fazer as suas anotações de aula. Você pode criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar 🙂

banner editor - rodape
O que é o curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem prepara as pessoas para prevenir, promover, proteger e restabelecer a saúde das pessoas.

Quais as melhores faculdades de Enfermagem do país?

Dentre todas as faculdades, o curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; é considerado o melhor do país.
Nas posições seguintes da lista de melhores faculdades de Enfermagem no Brasil, pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), estão:
Universidade de São Paulo – USP;
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP;
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ;
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS;
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP;
Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ;
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;
Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Quantos anos é o tempo de duração da faculdade de Enfermagem?

A duração média de um curso de graduação em Enfermagem é de 5 anos.

Qual é o valor da mensalidade da faculdade de Enfermagem?

Em média, o valor da mensalidade varia de R$ 300 e pode chegar até R$ 2.000.

Qual é o salário médio de um profissional do Enfermagem?

Para responder a essa questão utilizamos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Estima-se que o salário médio de enfermeiros e enfermeiras no Brasil é de R$ 3.136,50.
Os estados que melhor remuneram um advogado são São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade