Entenda de uma vez como fazer referência bibliográfica da BNCC

compartilhe

Fazer a referência bibliográfica da BNCC não é difícil. Vem aprender sobre essa e outros tipos de referências para o seu trabalho!


Sumário

  1. O que é a BNCC?
  2. Como fazer referência bibliográfica da BNCC na ABNT?
  3. Como fazer citações da BNCC?
  4. Itens obrigatórios em qualquer referência ABNT
  5. Como fazer as referências bibliográficas nas normas da ABNT

O seu curso é licenciatura? Então, você provavelmente já ouviu falar da BNCC, certo? 

Bom, se não está acostumado, a BNCC é a Base Nacional Comum Curricular. Sabe todos aqueles conteúdos que você teve no ensino médio? Então, é a BNCC que cuida de tudo isso.

Tá precisando fazer a referência bibliográfica da BNCC para algum trabalho e não sabe como fazer de maneira correta? Continue lendo esse post 🙂

O que é a BNCC?

Bom, antes de começarmos, precisamos entender do que se trata a BNCC, essa é a sigla para Base Nacional Comum Curricular.

É um documento regulamentar que estabelece diretrizes para redes de ensino, tanto públicas quanto privadas, e serve como ponto de partida obrigatório ao criar currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino fundamental e médio no Brasil. 

Como fazer referência bibliográfica da BNCC na ABNT?

Compreendo a sua abordagem simplificada para fazer referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estou aqui para ajudar. A formatação de uma referência bibliográfica da BNCC pode seguir a seguinte estrutura básica de acordo com as normas da ABNT:


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

Como fazer citações da BNCC?

Já para as citações, as regras são as seguintes:

Citação indireta

Quando você faz uma citação indireta, você está se referindo a uma ideia ou informação encontrada em outra fonte sem replicar precisamente as expressões do autor.

Portanto, ao fazer uma citação indireta da Base Nacional Comum Curricular, a referência seria formulada assim: “(Brasil, Ministério da Educação, 2018)”.

Citação direta

Ao citar diretamente a BNCC, seguir as normas da ABNT é uma prática apropriada. Assim, a citação correta com a indicação da página após o ano seria, de fato, “(Brasil, 2018, p. 35)”.

A inclusão da página é fundamental para que os leitores possam localizar facilmente a informação dentro do documento fonte, seguindo as diretrizes da ABNT para referências em citações diretas. Portanto, o seu entendimento está correto, e a lógica da ABNT se aplica a documentos oficiais e portarias como a BNCC.

formatação

Itens obrigatórios em qualquer referência ABNT

Em ordem, os itens obrigatórios em uma referência bibliográfica são: autor, título da obra, local, editora e data de publicação.

Autoria

Em primeiro lugar, vamos falar da autoria do trabalho. Não por menos, a autoria é o primeiro item da referência bibliográfica nas normas da ABNT.  

Quem escreveu a ideia – ou seja, o autor ou autora do trabalho -, é o fator mais importantes para determinar a origem da citação.

A quantidade de autores e a natureza da autoria mudam a forma como os sobrenomes devem ser colocados. Mas, vamos explicar isso melhor mais adiante.

Título da obra

Em seguida, vem o título da obra. Também é autoexplicativo, já que seria impossível saber do que se trata sem nomear o artigo citado.

Ele pode estar negritado e caso haja um subtítulo, deve-se separá-los por dois pontos. O subtítulo não é em negrito.

Local

Depois, é importante deixar claro o local da publicação. E complementar a informação referente à editora.

Desta forma, é praticamente impossível que dois trabalhos publicados por editoras de nomes semelhantes sejam confundidos.

Data

Por último, é a data de publicação. É uma forma de determinar se o estudo citado está de acordo com as últimas descobertas. Mas, também é uma maneira de diferenciar artigos com títulos semelhantes ou iguais. Isso é mais comum do que se pensa.

Como fazer as referências bibliográficas nas normas da ABNT

Vamos às dicas de como fazer as referências nas normas da ABNT.

Referências bibliográficas de livros

O formato das referências de livros podem variar a partir da quantidade de autores. Vamos ver cada um dos tipos.

Livros com apenas um autor

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação da obra.

Exemplo:

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Livro com até três autores

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.

Exemplo:

ARUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019.

Livro com mais de três autores

SOBRENOME, Nome et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.

Exemplo:

DILGER, Gerhard et al. Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Roxa Luxemburgo, 2016.

Livro com autor desconhecido

TÍTULO DO LIVRO, Local: Editora, ano.

Exemplo:

A MULA SEM CABEÇA. Florianópolis: Editora X, 2020.

Referência da Constituição Federal ou Estadual

LOCAL. Título (ano). Descrição. Local do órgão constituinte, ano de publicação.

Exemplo:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

Legislação comum

BRASIL. Lei nº XX.XXX, de dia de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do Diário.

Exemplo:

BRASIL, Lei nº 9.029, de 13 de abril de 1995. Proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 01, n. 55, 1995.

Artigo de periódico ou revista

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, Local de publicação, número do volume, páginas inicial-final, mês e ano.

Exemplo:

KILOMBA, Grada. A máscara, Revistas USP, n. 16, p. 23-40, 2016.

Artigo em um evento

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: TÍTULO DO EVENTO, nº do evento, ano de realização, local (cidade de realização). Título do documento (anais, resumos, etc). Local: Editora, ano de publicação. Páginas inicial-final.

Exemplo:

SILVA, João. A contribuição de Paulo Freire na Pedagogia. In: JORNADA DE PEDAGOGIA, nº 3, 2019, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: Editora X, 2020, p. 20-50.

Referência de monografia, dissertação ou tese

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.

Exemplo:

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Educação – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

Obras coletivas ou de autoria de entidades

AUTOR, Nome do. Entidade. Título. Local, ano.

Exemplo:

SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura. Dados sobre os aspectos culturais de São Paulo. São Paulo, 2017.

Referências de sites

Existem diversos tipos de materiais para consultar em sites. Assim, as referências de sites variam de acordo com o tipo. Também, possuem alguns detalhes específicos.

Por esse motivo, preparamos um material completo com tudo que você precisa saber para fazer referências de sites e artigos online.

Consulte este post específico para Referência de site e artigos online.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

A Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Também, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

referencias

Perguntas frequentes

Como referenciar a BNCC?

Exemplo: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

Qual a importância das referências bibliográficas?

As referências bibliográficas são de extrema importância para evitar o plágio. Com elas, você da os créditos para a pessoa autora que escreveu o conteúdo que você utilizou em sua pesquisa

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade