Referência bibliográfica de artigo: dicas e exemplos importantes

compartilhe

Neste post você vai aprender como fazer referência bibliográfica de artigo, siga nossas dicas e tenha a formatação pronta para seu trabalho.


Sumário

  1. Qual a importância das referências bibliográficas?
  2. Como fazer referência bibliográfica de artigo?
  3. Como fazer citação de artigo em trabalhos acadêmicos?
  4. O que fazer e o que não fazer ao referenciar artigos científicos
  5. Dicas para utilizar fontes de pesquisas de sites e endereços eletrônicos

A referência bibliográfica de um artigo é um elemento essencial em trabalhos acadêmicos, pois permite ao leitor verificar a fonte das informações utilizadas pelo autor. 

Além disso, uma referência correta e completa garante a credibilidade e a seriedade do trabalho realizado. 

Neste post, será apresentado um guia ensinando como fazer referência bibliográfica de  artigo de forma adequada, seguindo as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Vem comigo

Qual a importância das referências bibliográficas?

A inclusão adequada de referências bibliográficas desempenha um papel de extrema importância em trabalhos acadêmicos, pois evidencia a qualidade e a confiabilidade da pesquisa realizada.

Ao fornecer referências, é possível identificar as fontes de pesquisa utilizadas, permitindo que quem está lendo avalie a veracidade das informações apresentadas e a base teórica que sustenta o trabalho.

As referências bibliográficas são indispensáveis para evitar o plágio, que ocorre quando um autor utiliza ideias ou trechos de textos de outros autores sem mencionar corretamente as fontes utilizadas.

Ao referenciar as fontes de informação, a pessoa autora atribui devidamente o crédito aos autores originais, assegurando a integridade da pesquisa.

As referências bibliográficas também facilitam a tarefa de leitores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, pois fornecem indicações das fontes utilizadas no trabalho.

Por fim, as referências bibliográficas desempenham um papel importante na conformidade com as normas e padrões acadêmicos estabelecidos pela ABNT.

Seguir essas normas é fundamental para garantir a qualidade e a aceitação do trabalho dentro da comunidade acadêmica.

Como fazer referência bibliográfica de artigo?

Para fazer referência bibliográfica de um artigo seguindo as normas da ABNT, você precisa incluir as seguintes informações:

  • Autor(es): Sobrenome, Nome da pessoa autora. Se houver mais de um, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula.
  • Título do artigo: O título do artigo deve ser escrito em letras minúsculas, exceto a primeira palavra e nomes próprios. Utilize itálico ou negrito para destacar o título.
  • Título da publicação periódica: O nome da revista, periódico científico ou jornal em que o artigo foi publicado. Utilize itálico ou negrito para destacar o título.
  • Local de publicação: O local onde a revista foi publicada. No caso de periódicos internacionais, inclua o nome do país.
  • Volume e número do periódico: Indique o volume e o número do periódico em que o artigo foi publicado. Utilize o número do volume em negrito, seguido pelo número do periódico entre parênteses, sem itálico ou negrito.
  • Páginas: Indique as páginas inicial e final do artigo separadas por hífen.
  • Data de publicação: Ano de publicação do artigo.

Exemplo

COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.

Lembre-se de consultar as normas ABNT específicas para o seu tipo de trabalho (TCC, monografia, dissertação, tese, etc.) e de verificar se há variações nas regras para citação de livros em diferentes tipos de documentos (artigos, capítulos de livros, etc.).

Referência de site de revistas eletrônicas

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

NARDES, Scarleth. Mulheres em situação de rua: memórias, cotidiano e acesso às políticas públicas. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 1 – 18, julho, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/66011/46755. Acesso em: 23 jul. 2021.

Referência de artigo ou matéria de jornal

Esse formato inclui todos os tipos de artigo de jornais: comunicações, entrevistas, editoriais, reportagens e resenhas.

Elementos essenciais

Os elementos obrigatórios são:

  • nome de quem escreveu o artigo
  • título
  • título do jornal
  • local de publicação
  • data de publicação
  • seção, caderno ou parte do jornal
  • paginação correspondente.

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, local de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista), página.

Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

Exemplo 1

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

Caso seja necessário pode-se acrescentar elementos complementares à referência

Exemplo 2

PAIVA, Anabela. Trincheira musical: músico dá lições de cidadania em forma de samba para crianças e adolescentes. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 2, 12 jan. 2002.

Referência de artigo ou matéria de jornal em meio eletrônico

Existem dois tipos de referências de jornais eletrônicos:

Referência de site de jornal com autoria conhecida

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

LIMÓN, Raúl. Pfizer afirma que sua vacina contra o coronavírus tem eficácia de 90%. El país, 09 nov. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-11-09/pfizer-afirma-que-sua-vacina-contra-o-coronavirus-tem-uma-eficacia-de-90.html. Acesso em: 18 nov. 2020.

Referência de site de jornal sem autoria conhecida

TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

CORONAVÍRUS: responsável por vacina da Pfizer, cientista diz que vida volta ao normal em 2021. Hypeness, 17 nov. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-11-09/pfizer-afirma-que-sua-vacina-contra-o-coronavirus-tem-uma-eficacia-de-90.html. Acesso em 18 nov. 2020.   

Referências de artigos de página inicial ou homepage

AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

METTZER. Site do Mettzer, 2020. A plataforma para desenvolver seus trabalhos e pesquisas acadêmicas. Disponível em: https://www.mettzer.com/. Acesso em: 18 nov. 2020.

Referência de artigos de lei

Essa categoria compreende artigos da Constituição Federal, das emendas constitucionais e dos textos legais infraconstitucionais (lei complementar e ordinária, medida provisória, decreto em todas as suas formas, resolução do Senado Federal).

Elementos essenciais

A referência deve constar:

  • a jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas),
  • título da lei
  • número da lei
  • data e dados da publicação.

No caso de Constituição ou emenda constitucional, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra “Constituição“, seguida do ano de promulgação entre parênteses.

Exemplos de referência de artigos de lei

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

Caso necessário pode-se acrescer elementos complementares. Como nesse caso:

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

referencias

Como fazer citação de artigo em trabalhos acadêmicos?

Para fazer citação de um artigo em trabalhos acadêmicos, você pode utilizar duas formas principais: citação direta e citação indireta.

Citação direta:

A citação direta Quando você reproduz exatamente as palavras do autor do artigo, é necessário utilizar aspas para delimitar a citação e fornecer a referência bibliográfica completa.

Exemplo:

De acordo com Silva e Santos (2020), “As referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos são de extrema importância para demonstrar a qualidade e a credibilidade da pesquisa realizada” (p. 27).

Citação indireta

A citação indireta é quando você parafraseia as ideias do autor do artigo com suas próprias palavras, não é necessário utilizar aspas. No entanto, ainda é necessário fornecer a referência bibliográfica completa

Exemplo:

Segundo Silva e Santos (2020), as referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos possuem um papel essencial ao evidenciar a qualidade e a confiabilidade da pesquisa realizada (p. 27).

Lembre-se sempre de fornecer a referência bibliográfica completa do artigo utilizado no final do trabalho, de acordo com as normas de citação e referências bibliográficas adotadas.

O que fazer e o que não fazer ao referenciar artigos científicos

Ao referenciar artigos acadêmicos, existem algumas práticas recomendadas que você deve seguir e algumas coisas que deve evitar. Aqui estão algumas orientações gerais:

O que fazer

  • Cite corretamente: Utilize um estilo de citação adequado às diretrizes da área de estudo ou às exigências da instituição.
  • Inclua informações completas: Forneça todas as informações necessárias para identificar corretamente o artigo. Isso pode incluir o nome do autor(es), título do artigo, nome da revista ou conferência, volume, número, páginas, ano de publicação e URL (se disponível).
  • Verifique a credibilidade da fonte: Certifique-se de que os artigos que você está referenciando são de fontes acadêmicas confiáveis e respeitáveis. Revistas científicas revisadas por pares e conferências acadêmicas são boas opções.
  • Seja consistente: Mantenha uma formatação consistente em todas as suas referências. Isso inclui a ordem dos elementos de citação, pontuação, itálico ou negrito, e qualquer outra convenção específica do estilo de citação que você está usando.
  • Atualize as referências: Verifique se as informações de citação estão corretas e atualizadas. Caso o artigo seja posteriormente corrigido, atualizado ou republicado, você pode precisar ajustar a referência em conformidade.

O que não fazer

  • Plágio: Não copie o conteúdo de um artigo acadêmico sem a devida atribuição. Sempre cite corretamente as fontes e evite o plágio. Isso inclui o uso de citações diretas ou parafraseadas sem a devida referência.
  • Referenciar fontes não confiáveis: Evite citar artigos de fontes não acadêmicas, como blogs pessoais não especializados, sites não verificados ou fóruns de discussão. Essas fontes podem não ter o mesmo rigor acadêmico ou revisão por pares.
  • Referenciar artigos não revisados por pares: Embora existam exceções, geralmente é preferível citar artigos acadêmicos que tenham sido revisados por pares. Essa revisão é um processo importante para garantir a qualidade e a validade dos artigos.
  • Fazer citações imprecisas: Evite erros ao citar informações, como omissões, erros ortográficos ou interpretações errôneas. Sempre verifique cuidadosamente os detalhes da citação para garantir que estejam corretos.
  • Sobrecitar ou subcitar: Seja criterioso ao escolher quais artigos citar. Certifique-se de que suas referências sejam relevantes e forneçam um suporte adequado às suas afirmações. Evite sobrecitar (referenciar muitos artigos para um único ponto) ou subcitar (não fornecer referências suficientes para apoiar suas afirmações).

Dicas para utilizar fontes de pesquisas de sites e endereços eletrônicos

É crucial exercer cautela em relação à qualidade das informações encontradas em artigos de websites e endereços eletrônicos.

É amplamente conhecido que a internet é um vasto repositório de informações, porém nem todas são submetidas a um rigoroso processo de apuração e verificação.

Portanto, é importante que você verifique a autenticidade das informações e avalie a credibilidade da fonte de pesquisa. Essas medidas assegurarão a confiabilidade do seu trabalho.

Aqui estão algumas orientações que podem auxiliá-lo a verificar a confiabilidade de uma fonte:

Examine o envolvimento do site com o tema

Primeiramente, analise o comprometimento do site com o tema em questão. Essa análise é um indicador relevante da seriedade com a qual o site aborda o assunto e, principalmente, da sua autoridade no tema abordado.

Além disso, é recomendável identificar a postura adotada pelo site. Dessa forma, você poderá evitar reproduzir opiniões ou informações que não sejam relevantes para o seu trabalho acadêmico.

Consulte as fontes utilizadas

Adicionalmente, verifique se o site, artigo ou reportagem fornece referências para respaldar as informações apresentadas.

Assim como acontece em trabalhos acadêmicos, fontes de pesquisa confiáveis costumam citar suas fontes e referências.

Essa prática é fundamental para verificar a veracidade dos dados e informações, bem como garantir a qualidade do material encontrado.

Pesquisa em site de reputação confiável

Por último, avalie a reputação da fonte. Existem fontes de pesquisa que naturalmente possuem maior confiabilidade, como sites de órgãos oficiais e universidades, por exemplo.

Além disso, é recomendável buscar por artigos no Google Acadêmico e na Scielo, como uma dica adicional.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Sabia que a Mettzer é a maior aliadas dos estudantes?

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

Perguntas frequentes

Como fazer referência de artigo de revista?

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome da revista, local de publicação, numeração correspondente ao número e/ou ao ano, fascículo ou número, paginação inicial e final.

Como fazer referência de artigo de jornal?

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome do jornal, local de publicação, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente

Como fazer referência de jornal eletrônico?

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

compartilhe

2 comentários em “Referência bibliográfica de artigo: dicas e exemplos importantes”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade