Vem descobrir o que é conhecimento filosófico. E mais do que isso: vem entender qual é a sua importância para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.
Bom, a maior importância de todos os tipos de conhecimento é desenvolver a capacidade de resolver problemas e mudar situações violentas.
Para isso, é necessário desenvolver pensamento crítico sobre a realidade e fazer perguntas sobre questões que fazem parte dos costumes e do cotidiano.
Nesse ponto, nada melhor do que a capacidade de questionar sobre a existência humana e sobre nossa relação com as pessoas e com o mundo. É aí que entra o conhecimento filosófico.
Bateu curiosidade por aí? Vem comigo 🙂
O que é conhecimento filosófico?
O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana.
Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.
Alguns temas comuns de questões filosóficas são: a verdade, os valores morais e éticos e a linguagem.
Em outras palavras, é o conhecimento lógico-racional que se orienta pela construção de conceitos. Isto é, constrói ideias e conceitos que explicam questões do mundo e da existência das pessoas.
As conclusões surgem a partir de suposições, projeções, reflexões e perguntas. Sempre de teor puramente teórico.
É por isso que se diz que a Filosofia se preocupa mais com as perguntas do que com as respostas. Afinal de contas, não é necessário comprovar teses, apenas formulá-las.
Características do conhecimento filosófico
Essas são as principais características do conhecimento filosófico:
Sistemático
Para resolver questões, a filosofia formula hipóteses sobre o mundo.
Depois, as organiza de forma sistemática, para relacioná-las umas às outras. Tudo para diminuir a chance de contradições.
Elucidativo – racional
As reflexões se baseiam na razão. Ou seja: esse tipo de conhecimento se guia por critérios lógicos e coerentes.
Crítico – questionador
Um dos pilares centrais desse tipo de conhecimento é manter constante o estado crítico. Isso porque a filosofia se mantém fazendo perguntas sobre o mundo.
Assim, todas as informações passam por profundas análises e reflexões.
Especulativo – reflexivo
As conclusões desse tipo de conhecimento se baseiam apenas em hipóteses e possibilidades.
Afinal de contas, é um conhecimento puramente teórico.
Isso significa que não precisa necessariamente testar as teorias na prática. Por esse motivo, é possível não seja um conhecimento vericável.
Exemplo de conhecimento filosófico
Alguns exemplos de conhecimento filosófico são:
- Qual é o sentido da vida?
- O que é tempo?
- Qual é o futuro da humanidade?
- De onde seres humanos vieram
Qual a importância do conhecimento filosófico?
A grande importância desse tipo de conhecimento é desenvolver a capacidade das pessoas refletirem e raciocinarem sobre as questões de existência.
Já que a Filosofia “serve para refletir sobre a vida, sobre o ser humano. E para que se questionem as coisas”, como disse o professor Merlí no seriado da Netflix.
Quer dizer, nos auxiliar a ter uma percepção crítica sobre a realidade e, a partir disso, formular perguntas e buscar soluções para alguns problemas.
É por isso que esse conhecimento é fundamental para analisar costumes, práticas, paradigmas da sociedade e, depois, mudar as questões prejudiciais e violentas.
A partir disso, esse conhecimento tem o potencial de transformar e melhorar o mundo.
Qual é a diferença entre conhecimento filosófico e científico?
Depois de tudo isso, pode surgir a dúvida: afinal, qual é a diferença entre esse tipo de conhecimento e o conhecimento científico?
E a resposta é bastante simples. O conhecimento científico se baseia em experiências para testar a veracidade e a validade de uma hipótese.
O conhecimento filosófico, por outro lado, possui um caráter puramente racional e lógico. Ou seja: não requer que testem a validade das hipóteses e tampouco as comprovem para a ciência.
Então, o conhecimento filosófico é mais um dos tipos de conhecimento, além do conhecimento científico, empírico e teológico.
A Mettzer também pode ajudar na sua pesquisa filosófica
Agora que você já sabe o que é conhecimento filosófico, pode encontrar ferramentas para te ajudar na sua pesquisa filosófica.
Nisso a Mettzer pode te ajudar. Nós somos uma ótima aliada de universitários.
Isso porque, a Mettzer pode te ajudar a procurar bibliografias e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.
É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google.
Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.
E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito 🙂
É um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.
– Sistemático
– Racional
– Crítico e questionador
– Especulativo e reflexivo
– Qual é o sentido da vida?
– O que é tempo?
– Qual é o futuro da humanidade?
– De onde seres humanos vieram
– O que é moral?
– O que é ética?
O conhecimento científico se baseia em comprovações de hipóteses a partir de experiências, enquanto o conhecimento filosófico tem caráter puramente racional e lógico e não precisa ser testado ou validado.
A grande importância desse tipo de conhecimento é desenvolver a capacidade das pessoas refletirem e raciocinarem sobre as questões de existência. É por isso que esse conhecimento é fundamental para analisar costumes, práticas, paradigmas da sociedade e, depois, mudar as questões prejudiciais e violentas.
Pesquisadora, mestra em Direito pela UFSC e redatora na Mettzer. Seu objetivo é transformar temas em conteúdos claros e úteis para o dia a dia de todas as pessoas.