“Chegou a hora do anel de formatura!” — o que significa essa tradição e qual a cor da pedra de cada curso?

compartilhe

Conheça a história da tradição do anel de formatura e fique por dentro da cor da pedra de cada curso.


Sumário

  1. Como surgiu a tradição do anel de formatura?
  2. A cor das pedras do anel de formatura de cada curso
  3. Qual é a cor do anel de formatura de Direito
  4. Qual é a cor do anel de formatura de Pedagogia
  5. Qual é a cor do anel de formatura de Enfermagem
  6. Qual é a cor do anel de formatura de Administração
  7. Qual é a cor do anel de formatura de Medicina
  8. Qual é a cor do anel de formatura de Psicologia
  9. Qual é a cor do anel de formatura de Farmácia
  10. Qual é a cor do anel de formatura de Fisioterapia
  11. Qual é a pedra do anel do curso de Odontologia
  12. Qual é a pedra do anel do curso de Engenharia Civil
  13. Qual é a pedra do anel do curso de Nutrição
  14. Qual é a pedra do anel do curso de Arquitetura
  15. Qual é a pedra do anel do curso de Ciências Contábeis
  16. Qual é a pedra do anel do curso de Educação Física
  17. Qual dedo se usa anel de formatura?
  18. A Mettzer pode te ajudar na sua vida acadêmica

Não é de hoje que as pessoas usam os anéis para fazer simbologias e seguir tradições. É só você perguntar para qualquer pessoa, por exemplo, o que significa uma aliança dourada na mão esquerda.

É provável que todas saberão responder que é uma aliança de casamento. Ou seja, o anel indica que a pessoa é casada. Se for na mão direita, dá para saber que está noiva.

O anel de formatura, por sua vez, é uma tradição afetiva que representa a superação de momentos difíceis da graduação e que, por fim, conquistou o tão esperado diploma da faculdade.

No entanto, cada curso e área do conhecimento são representadas por uma pedra específica — que, por suposto, traz ainda mais significado à tradição.

Se você quer saber mais sobre a história dos anéis de formatura, inclusive sobre as cores das pedras de cada curso, esse artigo é para você 🙂

Como surgiu a tradição do anel de formatura?

Assim como outras tradições — e outros conhecimentos empíricos, a história dos anéis de formatura é bastante controversa.

No entanto, há quem diga que tudo começou na West Point, uma clássica academia militar dos Estados Unidos, em 1935.

Um grupo de formandos queriam marcar a passagem deles pela escola e identificar todas as pessoas que faziam parte da turma, como uma demonstração da amizade e da superação em comum.

A partir disso, “o anel foi criado para indicar um rito de passagem, ou seja, a finalização de uma parte fundamental na formação de alguém“, explica a professora Patrícia Sant´Anna, do curso de Design de Joias da Universidade Anhembi.

Depois dessa turma, a escola West Point institucionalizou o anel como um laço entre as pessoas. Logo, outras universidades norte-americanas também passaram a usar os anéis como uma simbologia da finalização do curso.

Com o tempo, a tradição foi se espalhando e chegando em outros lugares e outros países. Chegou, inclusive, aqui no Brasil 🙂

Por aqui, o anel de formatura tem um significado bastante afetivo. Normalmente, é um presente dos pais e das mães (mas, claro, pode ser de qualquer pessoa querida) da pessoa formanda e representa a superação de todas as dificuldades da vida universitária.

Então, funciona como um prêmio pela conquista da formatura e como reconhecimento por todo esforço durante a faculdade.

A cor das pedras do anel de formatura de cada curso

De forma geral, todos os anéis de formatura têm a mesma estrutura, com uma pedra de cor no centro, que simboliza a profissão.

A relação entre as cores das pedras e os cursos compreende o significado das próprias pedras para o Ocidente.

Então, por exemplo, a Ametista — pedra roxa, simboliza a meditação e a espiritualidade. Sendo assim, é a pedra que representa o curso de Teologia.

Ou seja, no fim das contas, a cor da pedra de cada curso é a combinação entre o significado dessa pedra e as características específicas de cada área.

Anel de formatura de Direito

Sem dúvidas, o símbolo mais famoso do curso de direito é a balança — que representa a justiça e o equilíbrio entre o certo e errado.

Assim, a pedra do curso de direito é o Rubi, uma pedra verba, que tem conexão com a imparcialidade e com a comunicação (tanto escrita quanto falada).

rubi - cor da pedra do anel de formatura de direito
Rubi – anel de formatura de direito

Anel de formatura de Pedagogia

O curso de pedagogia tem dois símbolos importantes: a coruja — que tem relação à sabedoria; e o caduceu de Hermes à frente da flor de lis — que, além de sabedoria, representa o espírito nobre e a orientação.

Assim, a pedra do curso de pedagogia é a Safira Azul, que remete à criatividade e à sabedoria. Além do mais, simboliza a superação dos limites e o fortalecimento da mente.

safira azul - anel de formatura de pedagogia
Safira azul – anel de formatura de pedagogia

Anel de formatura de Enfermagem

Os símbolos do curso de enfermagem são uma lamparina grega acesa e a cruz vermelha com uma cobra sobreposta. A lamparina representa o caminho e a cobra e a cruz representam a ciência.

Nesse sentido, a pedra do curso é a Esmeralda — verde, que se relaciona à natureza, à cura e à proteção. Por isso, também é a pedra de outros curso da ciências da saúde.

anel de formatura de esmeralda do curso de enfermagem
Anel de formatura de Esmeralda do curso de enfermagem

Anel de formatura de Administração

Assim como o curso de pedagogia, a pedra da Administração também é Safira Azul. Como você já sabe, a pedra simboliza a criatividade e a sabedoria.

Apenas por curiosidade, o símbolo do curso é composto por setas, flechas e triângulos. O significado disso é uma meta comum e a organização.

Anel de formatura de Medicina

Assim como outros cursos da área da saúde, a pedra do curso de Medicina é a Esmeralda. O símbolo do curso compreende uma serpente que, muitas vezes, também compõe o anel.

Anel de formatura de Psicologia

Assim como Medicina e Enfermagem, a pedra do curso de Psicologia também é a Esmeralda.

Anel de formatura de Farmácia

O curso de farmácia é o único representado pela pedra Topázio — na cor amarela. Entre tantos significados, essa pedra simboliza a concentração e a energia.

Além do mais, é uma pedra que auxilia na ativação de energia e na cura de experiências ruins. Por isso, representa a vitalidade e a cura, elementos que têm bastante ligação com o propósito do curso de Farmácia.

Anel de formatura de Fisioterapia

Assim como outros cursos, a pedra do curso de Fisioterapia é a Esmeralda, que simboliza a saúde, a natureza e a regeneração.

Pedra do curso de Odontologia

A pedra do curso de Odontologia é a Granada — de tom vermelho-acastanhado. E a explicação, nesse caso, é bastante diferente das outras pedras.

Granada - pedra do curso de Odontologia
Granada – pedra do curso de Odontologia

Como é uma especialização mais moderna da área da saúde, a Odontologia só ganhou um símbolo próprio muito tempo depois, em um Congresso Internacional de Odontologia em Granada, na Espanha.

Nesse evento, ficou definido que, a partir de então, o símbolo do curso seria uma pira envolvida por duas serpentes. A pedra, nesse caso, ficou sendo a granada, em homenagem à cidade do congresso.

Depois disso, o símbolo já foi alterado, mas a pedra permaneceu com um dos símbolos da profissão.

Pedra do curso de Engenharia Civil

A pedra do curso de Engenharia Civil é a Safira Azul. Dentre tantos significados, essa pedra representa a vontade de superar os limites.

Além do curso de Engenharia Civil, também é a pedra que simboliza outras engenharias como, por exemplo, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

Em geral, é o símbolo dos cursos das Ciências Exatas, especialmente pela profunda ligação com as atividades de criação.

Pedra do curso de Nutrição

A pedra do curso de Nutrição também é a Esmeralda. Afinal de contas, é um curso que se relaciona à saúde do corpo, à natureza e a regeneração através da nutrição do corpo físico.

Pedra do curso de Arquitetura

A pedra do curso de Arquitetura é a Safira Azul, especialmente porque é uma pedra que representa o raciocínio, a análise e a criação. E tudo isso tem muita relação com as próprias características do curso.

Além disso, como você já sabe, é uma pedra que simboliza a sabedoria, o controle da mente e tem o poder de atrair tranquilidade.

Se pensar por esse lado, é possível perceber como são atribuições necessárias para exercer a profissão de arquiteta ou arquiteto.

Pedra do curso de Ciências Contábeis

Diferente de todos os outros cursos, a pedra do curso de Ciências Contábeis é a Turmalina rosa clara.

Os significados da pedra, em geral, refere-se ao relaxamento, à paz de espírito e aos pensamentos mais otimistas. Além do mais, a pedra está fortemente ligada ao poder de atração.

Todos esses atributos são essencialmente importante na relação com o dinheiro e com todos os tipos de gestão financeira.

Pedra do curso de Educação Física

A pedra do curso de Educação Física é a Esmeralda que, como você já sabe, é a que mais representa a saúde e a regeneração. Não por menos, é o símbolo da maioria dos cursos da saúde.

Qual dedo se usa anel de formatura?

No Brasil, as pessoas costumam usar o anel de formatura no dedo anelar esquerdo. Isso porque é o dedo que se relaciona à prosperidade e ao sucesso profissional.

No entanto, as alianças de noivado ocupam o mesmo dedo. Assim, algumas pessoas preferem utilizá-lo no dedo médio.

Nos Estados Unidos, país em que a tradição surgiu, as pessoas usam o anel na mão direita, para não confundir com outros anéis.

Claro que essa não é uma regra. O ideal é que cada pessoa use o anel no dedo que achar melhor. Na verdade, o importante é escolher o anel de acordo com o tamanho do dedo que for usar, para não correr o risco de perdê-lo.

A Mettzer pode te ajudar na sua vida acadêmica

Não sei se você sabe, mas a mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade