Como funciona a coautoria em trabalhos acadêmicos?

compartilhe

Publicado em 09 de abril de 2018. | Atualizado em 15 de setembro de 2021.

Vem entender melhor como funciona a produção de trabalhos acadêmicos em coautoria.


Trabalhos em coautoria é uma tendência cada vez maior no mundo acadêmico.

Isso porque não é de hoje que as publicações deixaram de ser uma consequência da pesquisa científica e se tornaram uma obrigação.

E, nesse contexto, a exigência de produtividade no meio acadêmico pode ser exagerada e maçante. Fazer trabalhos em coautoria é, portanto, uma alternativa interessante para resolver essa questão.

Prepara teu café e vem entender melhor sobre isso 🙂

O que é a coautoria em trabalhos acadêmicos?

A regra básica é que coautores são as pessoas que participaram da concepção e da escrita do trabalho.

Isso quer dizer que, mesmo que outra pessoa tenha ajudado com uma resposta ou outra sobre o tema do trabalho, é necessário participar ativamente da produção do trabalho para caracterizar a coautoria.

O artigo 15 da Lei nº 9.610/98 – que estabelece as regras de direitos intelectuais – delimita as regras para se caracterizar a coautoria.

Nesse sentido, “não se considera coautor quem simplesmente auxiliou o autor na produção da obra literária, artística ou científica, revendo-a, atualizando-a, bem como fiscalizando ou dirigindo sua edição ou apresentação por qualquer meio”.

Para considerar como coautor, a pessoa deve ter participado das seguintes atividades de um artigo:

  1. Concepção, planejamento, análise e interpretação dos dados;
  2. Redação do artigo ou revisão intelectual crítica;
  3. Responsabilidade pela aprovação final para publicação.
modelo de trabalho academico - baner

Qual é a diferença entre autor e coautor?

Daí surge a dúvida sobre a diferença entre autor e coautor de um trabalho acadêmico. Vamos lá.

O autor principal – ou primeiro autor – é a pessoa que fez a pesquisa e que escreveu o artigo. O artigo 11, da Lei nº 9.610/98 diz que o “autor é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica”.

Quer dizer, fica claro que o papel do autor é a criação da obra. Isso é bastante simples de entender.

É importante ter em mente que o primeiro autor a ser citado é considerado como o principal do artigo. Então, entende-se que ele deu a maior contribuição para o trabalho.

Além do mais, nos termos do relatório do CNPq, cabe ao autor a responsabilidade integral sobre a veracidade e a idoneidade do trabalho.

O coautor, por sua vez, é quem colaborou com o autor principal no processo de desenvolvimento de alguma parte do trabalho.

Nesse ponto, o coautor tem responsabilidade apenas pelas suas contribuições individuais. Ou seja: apenas pela parte do trabalho que participou.

Qual é a importância de produzir trabalhos em coautoria?

Bom, trabalhar e desenvolver artigos em coautoria é importante por diversas perspectivas. Contudo, o ponto mais importante da coautoria é possibilitar a participação de diferentes pessoas, com distintos pontos de vista, no desenvolvimento do tema.

É possível, portanto, um trabalho sobre violência obstétrica ser escrito por uma pessoa do curso de Direito em coautoria com alguém do curso de enfermagem.

Veja só: nesse contexto, o trabalho abordará a perspectiva da área da saúde e das legislações. Isso pode ser realmente interessante para escrever um trabalho mais completo.

Além do mais, a vida acadêmica exige uma produtividade muito além do comum. Então, escrever trabalhos em coautoria é uma alternativa para realmente dividir as funções de produção do artigo acadêmico.

O papel de orientadores no trabalho acadêmico

O trabalho de orientação de um trabalho acadêmico refere-se às atividades de auxílio, condução e estruturação do trabalho acadêmico.

O orientador funciona, portanto, como um guia do trabalho acadêmico. Para auxiliar estudantes no desenvolvimento do trabalho.

Não é tarefa de orientador, entretanto, fazer quaisquer das atividades referentes ao autor do trabalho acadêmico. Então, por exemplo, a tarefa de escrever o trabalho é exclusiva de estudantes, que são os autores do trabalho.

Isso também significa que o trabalho do orientador, de auxiliar na produção do trabalho acadêmico, não conta como coautoria.

Se o professor realizar tarefas que configurem a coautoria de uma monografia ou TCC estará indo contra as regras que delimitam o trabalho de orientação.

Formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT

Pois bem. Independente do tipo de trabalho – seja uma monografia, um TCC, uma dissertação ou uma tese de doutorado, você pode esquecer de formatar seu trabalho nas normas da ABNT.

Mas nisso você não precisa se preocupar, porque, a Mettzer pode te ajudar.

O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT e nas normas APA.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à pesquisa.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

compartilhe

3 comentários em “Como funciona a coautoria em trabalhos acadêmicos?”

  1. Bom dia! Por favor gostaria de ler os processos onde os professores foram julgados culpados por se incluírem na publicação. E gostaria também de ler as leis e artigos que regem as funções do orientador. Obrigada

    Responder
    • OI Bárbara, tudo bem?

      Nosso caráter é apenas informativo, acredito que você pode encontrar esses materiais e processos em sites como o Jusbrasil por exemplo.

      Sobre a função do orientador não existe uma lei específica, somente os artigos referentes a autoria e co-autoria de produções científicas.

      Também temos um post que fala do risco do crime de falsidade ideológica quando existe a compra de trabalhos por exemplo. blog.mettzer.com/fraude-academica-e-ilegal/

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade