Se você quer encontrar uma bolsa de estudo para financiar seu curso, precisa ficar por dentro das melhores formas de procurá-la. Eu posso te ajudar nisso.
Imagina ter a possibilidade de fazer um curso de graduação ou uma viagem para o exterior de graça ou pagando muito menos?
Essa é o objetivo principal das bolsas de estudo: democratizar o acesso aos cursos superiores. E, no final das contas, realizar sonhos e transformar realidades.
Se você está procurando uma bolsa de estudo pra chamar de sua, vem comigo 🙂
Tenho dicas importantes pra te ajudar.
O que é bolsa de estudo?
A bolsa de estudo é um incentivo financeiro que estudantes recebem para estudar. Tanto para graduação, quanto na pós-graduação. No Brasil ou no exterior.
Inclusive, as bolsas de estudo são uma ótima forma de financiar cursos em intercâmbio e faculdades fora do país.
De forma geral, pode-se receber esse benefício de diversas formas: através de instituições de ensino, de empresas, de entidades sociais e até do próprio Governo Federal.
Financiamento é diferente de bolsa de estudo
É importante fazer a distinção de bolsa de estudo de financiamento. São coisas completamente diferentes.
No caso do financiamento, a instituição (de ensino ou banco) deduz um valor da mensalidade, para cobrá-lo depois. Funciona exatamente como um empréstimo.
A vantagem do financiamento é que, em alguns casos, pode-se chegar à taxa zero de juros e com um prazo especial para pagar.
Por outro lado, a bolsa de estudo abate parcial ou totalmente as mensalidades de forma permanente. A pessoa universitária não precisará devolver nenhum valor.
Tipos de bolsa de estudo
Você já sabe que a bolsa de estudo é uma ajuda financeira para fazer algum tipo de curso. Essa ajuda pode ser de dois tipos:
Custos da mensalidade
Algumas bolsas de estudo cobrem os custos da mensalidade, de forma integral (100% do valor da mensalidade) ou de forma parcial.
Nesse sentido, a pessoa estudante precisa arcar com o restante do valor da mensalidade. Se a bolsa de estudo é de 80%, por exemplo, o estudante precisa pagar 20% do valor da mensalidade.
É o caso das bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal. O Prouni distribui bolsas integrais (com abatimento de 100% do valor da mensalidade) e parciais (de 50% do valor).
O objetivo do Prouni é garantir uma distribuição justa da verba que se destina à educação do país. Os critérios para inscrição são os seguintes:
- renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo para as bolsas integrais e até 3 salários mínimos pra bolsas parciais;
- ser estudante de escola pública ou de escola particular com bolsa integral;
- ser a primeira graduação;
- ter feito a última edição do Enem e atingir, no mínimo, 450 pontos sem zerar a redação.
As universidades particulares costumam conceder abatimentos das mensalidades com critérios menos rígidos. No entanto, os percentuais variam de 20% e 50%.
Algumas instituições de ensino concedem bolsas por mérito acadêmico, como patrocínio de atletas e artistas como um incentivo ao esporte e à cultura e por planos familiares.
Valor mensal
Outros tipos de bolsa de estudo não pagam a mensalidade do curso, mas oferecem um auxílio mensal financeiro. O objetivo desse tipo de bolsa é auxiliar a custear os gastos durante o estudo, com moradia e alimentação, por exemplo.
É o caso das bolsas de iniciação científica, fornecidas pelas próprias universidades como incentivo à pesquisa científica. Esse tipo de auxílio vincula-se, em grande parte, a alguma entidade do governo, como a CAPES e o CNPq.
Contudo, algumas instituições privadas também concedem esse tipo de bolsa: a Fullbright, nos Estados Unidos, a Fundação Carolina, na Espanha e o Santander, com bolsas em várias partes do mundo.
Como ela pode ajudar na vida de estudantes?
O principal objetivo das bolsas de estudo são ampliar o acesso ao ensino superior, sobretudo para pessoas em situação socioeconômica vulnerável.
Ou seja: elas são uma ótima forma de democratização do ensino superior e da ciência. Afinal de contas, elas ampliam o acesso à graduação e pós-graduação e também diversificam a produção de pesquisa acadêmica.
De forma individual, as bolsas são uma ferramenta importante para a realização de sonhos e transformação de realidade das pessoas. Tanto para completar o ensino superior, quanto para fazer viagens e intercâmbios.
Tá procurando uma bolsa de estudo? A Mettzer pode te ajudar
A gente sabe que a falta de dinheiro é o grande empecilho de muitos estudantes que querem fazer uma universidade. Ou para realizar o sonho de fazer um intercâmbio fora do país.
Da mesma forma, é a maior barreira para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil (ainda mais depois de tantos cortes…)
Mas se você tá procurando o edital perfeito pra financiar seu estudo, pode usar a tecnologia a seu favor!
E nisso a gente pode te ajudar 🙂
Com a ferramenta de oportunidades da Mettzer você consegue pesquisar em uma única plataforma todos os editais nacionais e internacionais.
Você pode, inclusive, criar seus próprios filtros personalizados para sua necessidade.
Só no ano passado tivemos R$ 2 bilhões disponíveis pra captação e financiamento de pesquisas. Incrível né?
Você também pode pesquisar por editais de outros tipos como:
- vagas de estágio
- bolsas de intercâmbio
- vagas de mestrado ou de doutorado
- bolsa de iniciação científica
- editais de projeto de extensão
Nossa plataforma tem tudo pra te ajudar a encontrar o tipo de edital que você precisa 😉
Você pode testar nossa ferramenta de oportunidades, de forma gratuita, por 7 dias.
Ah, nem precisa cadastrar seu cartão para testá-la
A bolsa de estudo é um incentivo financeiro que estudantes recebem para estudar. Tanto para graduação, quanto na pós-graduação. No Brasil ou no exterior.
Inclusive, as bolsas de estudo são uma ótima forma de financiar cursos em intercâmbio e faculdades fora do país.
Ppesquisadora, mestra em Direito pela UFSC e redatora na Mettzer. Seu objetivo é transformar temas em conteúdos claros e úteis para o dia a dia de todas as pessoas.