10 dicas de como perder o medo de falar em público

compartilhe

Falar em público não é algo que você nasce sabendo. Você pode e deve aprender, viu? Confira as nossas dicas para perder esse medo.


Bom, a primeira coisa que eu quero que você saiba é que falar em público não é uma habilidade que as pessoas simplesmente nascem sabendo.

Ok, de certa forma algumas pessoas têm uma certa facilidade com oratória. Sem dúvidas, pessoas extrovertidas e sem timidez saem na vantagem.

Mas não é só isso. Na prática, as pessoas podem (e devem!) aprender e se desenvolver nesse quesito.

E isso passa por estudar todas as dicas que podem te ajudar nisso. Então bora? 🙂

Como estudar oratória pode ajudar a falar em público?

Antes de mais nada, se você quer falar bem em público, precisa entender o conceito de oratória.

De forma geral, oratória é a habilidade de falar bem em público. Mas, afinal, o que significa falar bem?

Com certeza, não basta apenas transmitir uma mensagem. Além de comunicar a mensagem, você também deve passar segurança e tornar o momento agradável, interessante e menos cansativo possível.

É aí que entram as características principais da oratória. Você pode perceber, todos os bons discursos compreendem uma fórmula básica com três características principais:

Transmitir a mensagem com clareza + manter uma narrativa interessante + conquistar a confiança do público

Ou seja: em primeiro lugar, assim como toda comunicação, o discurso deve ser eficiente. Isso significa que ele deve ser claro e assertivo o suficiente para que as pessoas que estão ouvindo compreendam a mensagem.

Além do mais, o discurso deve ser interessante para convencer as pessoas a ouvirem até o final. Para isso, é importante manter uma narrativa com estrutura e fluidez.

Por fim, o discurso deve convencer a pessoa que está ouvindo e transmitir credibilidade e confiança.

Há quem diga que a oratória se apoia em cinco pilares fundamentais de uma comunicação:

  • Quem diz
  • O que diz
  • A quem diz
  • Através de qual meio e com quais efeitos

Quer dizer, para se comunicar bem em público é necessário dominar todos esses cinco pontos principais.

Afinal de contas, de nada adianta uma narrativa muito interessante para pessoas adultas sendo contada para crianças que não conseguem entender a mensagem. Nesse caso, há uma incompatibilidade entre o discurso e o público alvo.

Da mesma forma, uma ótima história pode se tornar desinteressante se contada por uma pessoa prolixa e com muitos vícios de linguagem.

Percebeu como é necessário criar uma compatibilidade entre os cinco pontos? 🙂

Para que serve a oratória?

Pois bem. Nesse contexto, muito mais do que apenas para transmitir uma mensagem, a oratória tem a capacidade de persuadir e convencer as pessoas que estão ouvindo.

Já que é um conjunto de técnicas que auxiliam a transmitir uma ou mais ideias, de forma clara e interessante.

E isso pode ser útil em vários aspectos da vida de uma pessoa: para falar bem para um público de muitas pessoas ou para se expressar corretamente em uma entrevista de emprego; para se comunicar com segurança na apresentação de um trabalho, para negociar um contrato e para liderar uma reunião de um grupo de pesquisa.

modelo de trabalho academico - baner

Porque a oratória é importante para falar em público?

Enfim, é provável que você já tenha entendido a real importância de desenvolver a sua habilidade de oratória. Mas deixa eu te apresentar melhor alguns dados e fatos.

O primeiro ponto é que a oratória é uma habilidade que se destaca muito no mundo científico e no mercado de trabalho, já que tem um impacto direto na comunicação.

Inclusive, considera-se que, hoje em dia, a oratória é uma das 15 habilidades que as empresas mais valorizam em suas pessoas colaboradoras.

Uma forma interessante de pensar na importância da oratória é a partir da perspectiva contrária. Pense só quantas pessoas você já viu se prejudicarem ou perderem oportunidades simplesmente pelo medo de falar em público?

E o pior: na maioria das vezes, apesar da evidente capacidade técnica, a pessoa simplesmente não consegue defender e apresentar suas ideias, Deu para entender melhor?

Pois bem. Aqui estão alguns benefícios de uma boa oratória:

  • Melhorar o desempenho acadêmico e profissional;
  • Aumentar poder de persuasão;
  • Inspirar confiança;
  • Conquistar credibilidade;
  • Fortalecer e conseguir networking;
  • Ensinar e transmitir conhecimentos;
  • Novas oportunidades na carreira;
  • Transmitir e defender ideias com clareza.

10 dicas de como falar em público

Mas, não importa a situação, falar em público está longe de ser uma tarefa fácil, não é mesmo?

Por esse motivo, vale à pena reservar um tempinho para estudar algumas técnicas de oratória.

Aqui estão algumas delas que vão te ajudar:

1. Prepare-se para falar

Antes de mais nada, você precisa se preparar para falar. Você precisa saber sobre o conteúdo que vai falar e treinar a melhor forma de transmitir as mensagens que você quer passar.

Isso não significa decorar todo o texto que você vai falar. Pense que, além de transmitir a mensagem, você precisa fazer isso de forma didática e interessante.

Então, pode elaborar algumas estratégias para te ajudar nisso como por exemplo:

  • Estudar o tema do discurso
  • Fazer um roteiro da apresentação (se preferir, faça em tópicos na ordem que você vai falar)
  • Destaque os pontos principais da apresentação que você não pode deixar de falar

2. Conheça as pessoas que vão ouvir

Você sabe quais serão as pessoas que vão ouvir o que você está falando?

Não exatamente conhecer a pessoa. Mas saber o estilo, a faixa etária, o grau de instrução. Tente traçar um perfil do seu público-alvo.

Isso é fundamental para adaptar o seu discurso à linguagem dessas pessoas. Sem contar que, a partir disso, você pode entender melhor quais são os pontos interessantes para ressaltar.

Se você está apresentando um relatório de estágio, por exemplo, é melhor ter uma fala mais objetiva e formal. No entanto, se é um público mais jovem ou adolescente, pode ser interessante falar de forma mais despojada.

3. Estude e ensaie sua apresentação

A essa altura do campeonato, você já conhece o seu roteiro de trás para frente, não é mesmo? 

Mas continuar lendo e estudando é a melhor forma de você atingir o domínio do conteúdo necessário para se sentir confortável e seguro na sua apresentação.

Por esse motivo, leia muitas vezes o roteiro que você preparou. Se certifique dos conceitos centrais do discurso e ensaie a sua apresentação.

Uma dica é apresentar para outras pessoas. Elas podem te dar dicas ou fazer perguntas que podem auxiliar na evolução da tua apresentação.

Se você conseguir, grave um vídeo do seu ensaio. Ao se assistir, você pode identificar pontos que precisam melhorar e sua apresentação ficará muito mais segura e natural.

4. Se certifique sobre o funcionamento de equipamentos com antecedência

É importante que você chegue no local da apresentação com antecedência, para conferir itens como: computador, projetor, som, pendrive.

Assim, você previne que ocorram problemas com esses equipamentos, o que também pode prejudicar seu tempo e sua exposição.

6. Preste atenção na respiração

Olha, sentir nervosismo é absolutamente comum. Independentemente disso, é provável que você precise falar e apresentar sua ideia: seja um TCC, um relatório, apesar de todo nervosismo que aparecer.

E a respiração pode te ajudar a lidar bem com o nervosismo.

Para isso, você não pode esquecer de…respirar! Evite respirar em um ritmo acelerado. Utilize frases pequenas e coloque atenção na respiração nos intervalos das palavras. Faça pausas quando for possível.

4. A confiança começa na postura

É isso. Ao manter uma postura correta, você passa a mensagem de segurança. E não só para outras pessoas.

A pesquisa científica de Amy Cuddy, pesquisadora e professora de Harvard, indicou que a postura correta transmite mensagens de autoconfiança para o cérebro.

Então, tente manter a coluna reta. Os ombros e o pescoço devem ficar relaxados, para afastar a tensão.

Ao perceber sua postura, tanto o seu próprio cérebro, quanto outras pessoas, vão acreditar que você realmente está confiante.

7. Evite gestos involuntários

Você sabe do que eu estou falando né? Quem nunca assistiu a uma apresentação que a pessoa oradora não parava de mexer no cabelo, por exemplo?

Esse é realmente um dos gestos mais famoso. Algumas pessoas ficam tocando incessantemente o anel ou outro acessório, como brincos e relógio. Outras pessoas ficam levantando as mangas da camisa constantemente.

Parece inocente, mas se for muito frequente, o gesto acaba tomando um lugar de destaque na apresentação.

A dica aqui é antecipar a correção do gesto involuntário antes que ele aconteça. Isso só pode ser corrigido se você testar a apresentação na frente de outras pessoas ou gravar sua própria apresentação.

Só assim você vai perceber que tem a tendência de fazê-lo e pode evitar no momento da apresentação de verdade.

8. Evite vícios de linguagem

Esse é outra mania que as pessoas desenvolvem nas apresentações. Os vícios de linguagem aparecem entre uma frase e outra, para preencher um espaço vazio na fala até que o apresentador relembre o próximo ponto de seu discurso.

A dica para evitar os vícios de linguagem é treinar e praticar a apresentação. A tendência é que os vícios desapareçam com os treinos.

Se os vícios de linguagem persistirem, a segunda dica é substitui-los por pausas. Você deve aceitar o silêncio naqueles segundos e retomar do ponto que parou quando conseguir. Bora praticar?

9. Utilize recursos visuais, mas não se prenda a elas

Você pode usar slides com imagens e vídeos que ilustrem melhor sobre o que você está falando.

Os recursos audiovisuais são interessantes para chamar a atenção das pessoas e mantê-las interessadas.

Mas preste atenção nisso. Os slides da sua apresentação devem servir para guiar a exposição do conteúdo do trabalho, não para apresentar o trabalho por você.

Por este motivo, economize nos textos dos slides, deixando-os apenas para destacar citações e conceitos importantes ou apresentar dados como gráficos, tabelas, estatísticas, entre outros elementos do tipo.

Lembre-se que os slides devem ser esteticamente bonitos e limpos. Claros e assertivos. Você vai precisar dedicar um tempo para isso.

Aqui estão umas dicas para preparar seus slides:

  • Evite exagerar nos textos
  • Utilize recursos textuais, como negrito, itálico, cores, parágrafos e espaçamentos
  • Tome cuidado com as imagens
  • Use fluxogramas, gráficos, fotos e ilustrações
  • Não exagere no número de slides
  • Coloque referência dos textos e das imagens que você usou nos slides

Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado.

 Use os slides apenas como referência para se manter no roteiro, mas evite ficar olhando para os slides e concentre o foco da plateia na sua fala.

10. Lide bem com os “brancos” que surgirem

Eu preciso te dizer que: independente de você estar com o trabalho na ponta da língua, mesmo assim podem surgir brancos no meio da sua fala. É natural. Acontece com todas as pessoas mortais.

Então, você não tem outra opção a não ser lidar com eles, quando surgirem.

E, se eu fosse você, tentaria lidar bem com esses brancos: entenda que eles acontecem – e isso não significa que seu trabalho é ruim ou que você apresenta mal -.

Faça uma pausa e não tenha pressa de continuar: respira fundo, bebe um gole de água e, só então, retome seu roteiro.

Afinal de contas, você já estudou todo a apresentação, não vai ser difícil retomar de onde parou.

A Mettzer também pode ajudar no seu trabalho acadêmico

E por fim, se você está precisando apresentar um trabalho acadêmico, pode usar as ferramentas da Mettzer para economizar tempo e ganhar produtividade. Afinal, a Mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de tese.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar 🙂

banner editor - rodape
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade