Humanismo: o movimento que revolucionou a ciência

compartilhe

O humanismo foi um movimento que, sem teísmo ou outras crenças que afirma nossa capacidade como ser humano. Assim, criou-se filosofias, estudos e obras que seguiam esse pensamento.


Sumário

  1. O que é humanismo?
  2. De onde surgiu o humanismo?
  3. Características principais do humanismo
  4. O movimento humanista nas artes
  5. Humanismo e Renascimento
  6. Humanismo e Classicismo
  7. Humanismo e Ciência

O humanismo foi um movimento que marcou o modo de pensar do ser humano, que a partir daí, começaram a se importar com coisas diferentes além do teocentrismo.

Como o foco era o valor do ser humano, ele teve destaque com as produções artísticas em massa, como fundamento a valorização do ser humano.

Quer entender melhor sobre o assunto? Vem comigo 🙂

O que é humanismo?

Humanismo foi um termo inventado no século XIX para descrever a ideia renascentista de que estudar diretamente as obras da antiguidade era uma parte importante de uma educação completa.

Assim, dessa posição surgiu a ideia de que o estudo da humanidade deveria ser prioridade em oposição aos assuntos religiosos (que não precisam ser negligenciados ou contrariados pelos estudos humanistas).

Assim, ideais clássicos importantes que interessavam aos humanistas incluíam a importância da virtude pública e privada, gramática, técnicas de retórica, história, convenções em literatura e poesia, e filosofia.

Essa educação não criou uma filosofia dominante em seus adeptos. Assim, alguém que teve uma educação humanista pode ser católico ou protestante, por exemplo, e muitos alunos passaram a estudar ramos muito diferentes do pensamento, como física, matemática, engenharia e medicina.

De onde surgiu o humanismo?

A história do termo “humanismo” é complexa, mas esclarecedora. Foi empregado pela primeira vez (como humanismus) por estudiosos alemães do século XIX para designar a ênfase renascentista nos estudos clássicos em educação.

Esses estudos foram conquistados e passados ​​por educadores conhecidos, já no final do século XV, como umanisti .

A palavra umanisti deriva dostudia humanitatis, uma área de estudos clássicos que, no início do século XV, consistia em gramática, poesia, retórica,história e filosofia moral. 

Em suma, os studia humanitatis eram considerados equivalentes ao grego paideia. Seu próprio nome foi baseado no conceito do estadista romano Marcus Tullius Cicero de humanitas, um ideal educacional e político que foi a base intelectual de todo o movimento. 
O humanismo renascentista em todas as suas formas definiu-se em sua busca por esse ideal.

O que significava ‘humanitas’?

Humanitas significava o desenvolvimento da virtude humana, em todas as suas formas, em toda a sua extensão. O termo, portanto, implicava não apenas as qualidades da humanidade, como: compreensão, benevolência, compaixão, misericórdia – mas também características mais assertivas como amor à honra, julgamento, prudência, entre outros.

Logo, o possuidor da humanitas precisaria necessariamente ser um participante da vida ativa.

Características principais do humanismo

Em resumo, o pensamento humanista mudou a forma de pensamento e também os comportamentos humanos, deixando claro a capacidade e inteligência que possuímos para vivermos.

Agora, veja algumas características principais do humanismo.

Antropocentrismo

O ser humano passa a ser o centro dos ideais. Diferente de antigamente em que uma entidade divina estava no centro. Essa mudança fez a igreja perder um pouco de poder, junto com seus princípios. Assim, acabou-se propagando a literatura e também a vontade de conhecimento científico.

Racional

Como antigamente o conhecimento era voltado para questionar a explicação espiritual dos fatos. Assim, o humanismo fez com que os seres humanos olhassem para o lado racional para buscarem as explicações dos acontecimentos.

Ciência

Com o renascimento e humanismo, a ignorância foi deixada para trás, e assim, a ciência foi recebendo seu devido destaque, sendo utilizada para novas descobertas e explicações de fenômenos naturais.

Cultura greco-romana

Os artistas do movimento foram inspirados pelas pesquisas, obras, literatura e artes anteriores.

Ser humano

O ser humano e seus sentimentos passaram a ser mais valorizados. As artes plásticas, literatura e outros tipos de arte passaram a focar mais nos sentimentos humanos.

Beleza ideal

Junto com o classicismo, o ser humano buscou atingir uma beleza ideal, ou seja, todos buscavam a perfeição.

plataforma

O movimento humanista nas artes

Com o objetivo de valorizar o ser humano, os artistas da época passaram a utilizar modelos reais, com suas belezas e perfeições naturais. Assim, as esculturas e pinturas apresentavam inúmeros detalhes nas expressões faciais e proporções corporais.

Humanismo na literatura

Foi um movimento literário de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo que marcou o fim da Idade Média e início da Idade Moderna na Europa.

Com foco na valorização do ser humano, acabou-se destacando as produções em prosa (crônicas históricas e o teatro) e poética (poesia palaciana). 

Alguns exemplos de obras são:

  • Giovanni Boccaccio: Decameron e O Filocolo
  • Michel de Montaigne: Ensaios
  • Thomas More: A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio

Humanismo na pintura

As características desse momento foram a valorização do indivíduo e dos detalhes humanos e a ruptura com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval. Eram traços diretamente relacionados ao pensamento humanista.

Algumas obras são:

  • Raphael Sanzio: Escola de Atenas, Madona Sistina e Transfiguração.
  • Sandro Botticelli: O Nascimento de Vênus, A Adoração dos Magos e A Primavera.
  • Leonardo da Vinci: A Última Ceia, Mona Lisa e Homem Vitruviano
pintura humanista
Raphael Sanzio, Escola de Atenas

Humanismo nas esculturas

Assim como as pinturas, os artistas da época procuravam a perfeição no ser humano, por isso, as esculturas são sempre cheias de detalhes. Os escultores ficaram conhecidos por seus relevos e pelas ornamentações de púlpitos.

Alguns exemplos são:

  • Michelangelo: La Pieta, Moisés e Madonna de Bruges.
  • Donatello: São Marcos, Profetas e Davi.
escultura humanista
La Pieta, Michelangelo

Humanismo e Renascimento

O contexto histórico do humanismo é muito confundido com o do renascimento, visto que foi o pensamento humanista que desenvolveu os fundamentos ideológicos que serviram de base para o movimento renascentista.

O humanismo determinou um afastamento das doutrinas religiosas da época, proporcionando uma visão mais racional e antropocêntrica do mundo.

Durante a época do renascentismo, o pensamento humanista também foi caracterizado por tentativas de libertar o ser humano das regras da igreja.

Resumindo, tanto o humanismo quanto o renascentismo serviram como luta contra a ignorância medieval e levou à criação de um comportamento científico e livre de normas teológicas.

Humanismo e Classicismo

O classicismo também é muito confundido com o humanismo, ambos foram movimentos antropocêntricos que ocorreram durante o renascimento. 

No século XVI, o classicismo se tornou evidente, funcionando como vertente do humanismo que visava estabelecer o racionalismo e o antropocentrismo resgatando os valores clássicos greco-latinos, anteriores à influência da igreja. Assim, conseguimos afirmar que o classicismo foi gerado pelo pensamento humanista.

Humanismo e ciência

O humanismo beneficiou o desenvolvimento da ciência de várias maneiras específicas. As aplicações tecnológicas de Alberti de matemática, e sua declaração influente de que a matemática era a chave para todas as ciências, surgiu de sua educação humanística em Pádua.

Vittorino, outro aluno de Pádua, passou a fazer da matemática uma característica central de seu programa educacional.

Em suma, a importância da matemática na pedagogia humanística e o fato de que grandes humanistas como Vittorino e Alberti também foram matemáticos podem ser vistos como uma contribuição para o papel crítico que a matemática desempenharia no surgimento da ciência moderna. 

Resumindo, o humanismo foi quem abriu portas para o estudo científico, pois fomentou o desenvolvimento do espírito científico nos estudos sociais e na filosofia natural da época.

Encontre bibliografias na plataforma da Mettzer

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Também, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

O que é humanismo?

Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. Assim, deixou o ensinamento religioso de lado, dando espaço para a ciência e outros estudos.

Quais são as principais obras do humanismo?

Existem inúmeras obras que provavelmente você já viu por aí, veja alguns artistas e suas principais obras:
– Michelangelo: La Pieta, Moisés e Madonna de Bruges.
– Thomas More: A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio
– Leonardo da Vinci: A Última Ceia, Mona Lisa e Homem Vitruviano

Onde surgiu o humanismo?

Ele surgiu na Itália do século XIV, no final da Idade Média, durante o período do renascentismo cultural. Por isso, também é chamado de humanismo renascentista.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade